Novidades

Viagem ao Brasil

Miguel Nunes

Membro Novo
Boa tarde pessoal
Fui convidado por uns amigos a visitar o Brasil, será a primeira vez que irei sair da Europa, então estou com algumas dúvidas, neste caso eu teria alojamento, pois iria ficar em casa deles, que fica no RJ. Então, basta tirar a passagem e ir? Sei que por ser um país de clima exótico devo ter também algumas precauções sobre a saúde. Tenho grande vontade de ir, mas neste caso burocracias e tal ainda não me aprofundem bastante, se alguns me poder dar algumas dicas ficaria grato.
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá
Basicamente é comprar o bilhete e ir
Quanto a questões de saúde, no Rio, não é necessário cuidados especiais. Protector solar e repelente de insectos. Também não costumo beber lá água da torneira, just in case
 

roller

Membro Conhecido
Ja fui 2x ao Brasil em trabalho e só precisas do bilhete e passaporte válido! Ao chegar é dizer que vais em turismo e ficas em casa de amigos (podes ter a morada contigo se te perguntarem)... just that! ;)
 

Dsanto

Membro Conhecido
Olá, devido ao surto a OMS recomenda a vacina contra a febre amarela a todos os viajantes para o Brasil (incluindo RJ...) o ideal será fazer consulta do viajante…

Aliás, a partir de maio deste ano o portal das comunidades também atualizou nos cuidados nas viagens ao Brasil o concelho desta vacinação, alertando especialmente os viajantes para os estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Baía, como pode ver abaixo:
Ministério dos negócios estrangeiros
 

roller

Membro Conhecido
É uma recomendação não é obrigatório.

Logo só se for por precaução que se vá sujeitar a pagar uma consulta de viajante e respectiva vacina.

Mas a havendo tempo mais vale prevenir que remediar. ;)
 
Última edição por um moderador:

Dsanto

Membro Conhecido
é uma recomendação não é obrigatório.

Logo só se for por precaução que se vá sujeitar a pagar uma consulta de viajante e respectiva vacina.

Mas a havendo tempo mais vale prevenir que remediar. ;)
Mas se nos é recomendado será por algum motivo, digo eu… Ok, como é só isso pode ir só ao médico de família pedir, a vacina em si é barata… Havendo tempo não pensaria mesmo duas vezes.
 

roller

Membro Conhecido
Febre amarela não é prescrita pelo médico de família, que eu saiba apenas a da hepatite A
 
Última edição por um moderador:

Dsanto

Membro Conhecido
febre amarela não é prescrita pelo médico de família, que eu saiba apenas a da hepatite A
Se explicar a situação passa sem problemas. A minha irmã já teve que tomar para ir a Cabo Verde há uns anos e pediu ao médico de família.
 

roller

Membro Conhecido
Desconhecia, digo isto porque o registo dessa vacina fica no boletim de vacina internacional (que só na consulta do viajante é fornecedor) e não no boletim comum. ;)
 
Última edição por um moderador:

Dsanto

Membro Conhecido
Desconhecia, digo isto porque o registo dessa vacina fica no boletim de vacina internacional (que só na consulta do viajante é fornecedor) e não no boletim comum. ;)
Pois, se formos para um país que exija alguma vacina para entrarmos temos que ter o boletim internacional que de facto tem que ser pedido a um médico das viagens, mas como no caso não é exigido fica no boletim normal na zona de vacinas que não fazem parte do plano nacional de vacinação. Depois se um dia tiver por algum motivo um boletim de vacinas de viajante pode pedir a transferência da vinheta para o mesmo e respetiva autenticação numa consulta do viajante. Pelo menos é essa a ideia com que fiquei numa consulta do viajante que fiz em 2016. Ah, e temos direito a consultas do viajante gratuitas, têm é que ser marcadas em certos centros e hospitais com muita antecedência, no privado custa o mesmo que qualquer especialidade (70/80,00 Euros) e não é contemplada em seguros de saúde :confused:
 
Última edição:

yara

Membro Conhecido
Top