Novidades

Viagem a Roma

Joana Cruz

Membro Novo
Boa Tarde,

Estou a pensar ir a Roma com a família, durante 5 dias. No planeamento da viagem estão a surgir algumas dúvidas...
Já temos o hotel reservado, com cancelamento gratuito, através do Booking... O hotel escolhido é o Hotel Contilia que fica perto da estação Termini. Alguém que já tenha ido que me possa dizer se ficamos bem localizados em relação ao centro?

Roma Pass ou Omnia Card? Qual deles vale a pena comprar?

Alguém tem um roteiro com os essenciais de Roma para 5 dias? Já vimos tanto monumento e museu, que nem sabemos quais podemos deixar de fora...

Obrigada :)
 

susy4

Membro Conhecido
Olá.
A zona de Termini é muito central. Desta zona facilmente chega ao Coliseu, bem como outras atracções mais comuns, e é bem servido pelos transportes públicos ( o metro é fácil de utilizar). Atenção que é uma zona estranha ( muitos indigentes e imensas lojas árabes), mas apesar disto nunca me senti insegura - também fiquei nesta zona.
Em 5 dias vão conseguir ver muito de Roma, mas vão ter de fazer alguns kms a pé :)
Roma é incrível - a cada esquina há algo que nos surpreende, pelo que percebo a dificuldade. "Percam-se" pela cidade pois facilmente vão dar de caras com algo que consta nos roteiros turísticos.
E pode dar uma espreitadela aos reports que estão no PV - Reports de Itália e assim construir o vosso roteiro. Depois venham contar como correu a viagem :)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Boas.
Para mim ficam bem localizados pois é uma zona com transporte para todo o lado e com muita oferta de restauração. Sim vão ver sem-abrigos etc.. tal como se vê junto a Santa Apolónia, Campanhã e afins..
Eu comprei o Roma Pass e utilizei para entrar no Coliseu, existia uma fila especifica para o Roma Pass e julgo que no Museu Nacional Romano.
Acho que com 5 dias não deves ter problemas em deixar algo de fora.
 

XanaFernandes

Membro Novo
Ficam bem localizados, perto de transportes publicos e chegam facimente a pé aos locais mais turisticos, mas vão fazer bastantes km a pé :)
Estive há dois anos em Roma também por 5 dias e na altura não comprei Roma Pass e não me arrependo visto que não encontrei filas nem sequer no coliseu (a estratégia passa por estar lá à hora de abertura - não há filas e começamos a aproveitar o dia logo pela manhã) e como só utilizei transportes públicos para ir ao Vaticano o Roma Pass acabava por não me compensar.
Roma é uma cidade para se conhecer a pé, em cada esquina existe uma igreja em que vale a pena entrar, uma escultura lindíssima, uma fachada impressionante. É cansativo? Muito, mas vale muitíssimo a pena. Sai de Roma com vontade de voltar!
Além dos locais mais conhecidos e que nao pode deixar de visitar, nao deixe de visitar igrejas mais pequenas e menos conhecidas onde pode apreciar obras de arte fabulosas. Dessas destaco San Pietro in Vicoli, Santa Maria del Popolo, San Francesco em Ripa.
Se vai ficar na zona de Termini experimento o restaurante Elettra, pastas deliciosas e uma lasanha de cogumelos de comer e chorar por mais.
 
Última edição por um moderador:

lfmc

Membro
Fica o meu roteiro para 5 dias
Dia 1- Coliseu, Palatino e Fórum Romano ; Circus Maximus; Boca della Verità
Dia 2- Vaticano; Castelo de Santo Ângelo; Ponte Sant'Angelo
Dia 3- Villa Borghese; Galeria Borghese; Piazza del Popolo; Igreja Santa Maria del Popolo; Piazza di Spagna; Chiesa di Sant'Ignazio di Loyola; Piazza Navona; Fontana dei Quattro fiumi; Igreja Santo António Portugueses
Dia 4- Termas de Caracala; Basilica de São João de Latrão; Fórum e Mercado de Trajano; Piazza Venezia; Fontana di Trevi
Dia 5- Monumento Vittorio Emanuel; Panteão; Bairro Trastevere; Santa Maria in Trastevere

Espero pô-lo em prática daqui a sensivelmente um mês e meio, quando visitar Roma.
 

AndréPimenta

Membro Ativo
Boa tarde, desculpa usar este tópico mas penso que também te pode ser útil esta informação.

Tenho viagem marcada para Roma de dia 3 a 6 de Novembro e estou bastante preocupado com a meteorologia. Que sites recomendam para ver a mesma? Que considerem minimamente fiáveis.

Obrigado.
 

Dsanto

Membro Conhecido
Boa tarde, desculpa usar este tópico mas penso que também te pode ser útil esta informação.

Tenho viagem marcada para Roma de dia 3 a 6 de Novembro e estou bastante preocupado com a meteorologia. Que sites recomendam para ver a mesma? Que considerem minimamente fiáveis.

Obrigado.
Uso estes dois e nunca me deixaram ficar nal:
Portugal Weather - AccuWeather.com
Condições e previsões meteorológicas para Lisboa, Portugal - The Weather Channel | Weather.com
 

Dsanto

Membro Conhecido
Muito obrigado @Dsanto . Usei agora os dois e dão-me resultados opostos para Roma. Acho que tenho de me mentalizar que vai chover...
A sério? Costumam acertar comigo... um consulto no telefone e o outro no pc. Para darem opostos deve ser uma situação muito incerta...ou então o panorama mudou e um deles ainda não foi devidamente atualizado.
Se servir de consolo, quando visitei Roma choveu torrencial num dia (optei por escolher esse dia para visitar os museus do vaticano já que eram fechados) e chuviscou nos restantes, sendo que era sempre uma chuvita que se enfrentava bem de carapuço apenas... Exceto o Coliseu em que tive mesmo de andar de guarda chuva, e mesmo assim foi altamente ;)
Portanto relaxa...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

O Accuweather costuma a ser de confiança, recordo-me que este ano em NY num dos dias dizia que começava a chover a partir das 15:30 e de facto começou a chover praticamente as 15:30 em ponto :D
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A 10 dias as previsões ainda não são muito fiáveis. Ainda pode haver mudanças significativas. Acho que só daqui a oito dias pode ter uma previsão mais próxima do que será a realidade. De qualquer forma Roma é linda com sol ou com alguma chuva. Vai ver que o sol acabará sempre por espreitar. ;)
 

AndréPimenta

Membro Ativo
A sério? Costumam acertar comigo... um consulto no telefone e o outro no pc. Para darem opostos deve ser uma situação muito incerta...ou então o panorama mudou e um deles ainda não foi devidamente atualizado.
Se servir de consolo, quando visitei Roma choveu torrencial num dia (optei por escolher esse dia para visitar os museus do vaticano já que eram fechados) e chuviscou nos restantes, sendo que era sempre uma chuvita que se enfrentava bem de carapuço apenas... Exceto o Coliseu em que tive mesmo de andar de guarda chuva, e mesmo assim foi altamente ;)
Portanto relaxa...
Mas, em caso de chuva, é muito chato para aproveitar a viagem como ela merece.
Já agora, surgiu-me uma dúvida: podemos levar guarda chuvas nas malas de viagem? Não implicam?

Olá,

O Accuweather costuma a ser de confiança, recordo-me que este ano em NY num dos dias dizia que começava a chover a partir das 15:30 e de facto começou a chover praticamente as 15:30 em ponto :D
Ando a ver todos os dias! Espero mesmo que não chova, mas burro fui eu, marquei a viagem para Novembro porque sempre pensei que seria uma boa altura...
 
Última edição por um moderador:

Dsanto

Membro Conhecido
Mas, em caso de chuva, é muito chato para aproveitar a viagem como ela merece.
Já agora, surgiu-me uma dúvida: podemos levar guarda chuvas nas malas de viagem? Não implicam?
Se for uma chuva forte daquelas em que chove o dia todo, de facto atrapalha. Se forem aqueles períodos de alguma chuva fraca, acaba por quase não fazer diferença... depende sempre do que se está a fazer naquele momento :D
Na mala de porão não implicam com qualquer guarda-chuva, na de cabine só cabe os guarda-chuvas retráteis com os quais também não implicam portanto levem à vontade ;)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
@AndréPimenta Eu diria que Roma em Novembro soa muito bem! Não te preocupes! Com chuva ou sem chuva, vão aproveitar. Antes chuva que multidões sufocantes não achas? É o tipo de destino onde tens muitos locais onde te abrigar, igrejas por explorar, caso não queiras mesmo estar muito tempo na rua terás imenso que fazer. Ignora isso, vai bem preparado caso apanhes chuva, e usufrui da cidade. Podes levar o chapéu na bagagem de mão sem problemas.

Vim ontem de Estocolmo onde também se previa chuva para todos os dias que lá estive, choveu e nevou um pouco e não atrapalhou em nada. Faz parte. :)

Quanto a onde vejo as previsões, é sempre pela app de metereologia do meu telefone, e nunca me deixou mal. Concordo com a Cristina que de qualquer forma ainda é cedo no teu caso.
 

Luís Morais

Membro Novo
Boas pessoal,
Estou a planear uma viagem de 6 dias até Roma no mês de agosto. E gostaria de saber quais os locais de estadia mais acessíveis, o que visitar, os melhores locais de restauração mais acessíveis também, entre outros. Obrigado :)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Boas !
Existem vários tópicos acerca dessas informações, zona para estadia a minha opinião recaí sobre Termini.. muito bem servido de transportes, segurança diria que é a mesma realidade que algumas zonas de Lisboa ou Porto.. sem abrigo e afins.. nunca tive problemas por lá..
 

Ana Bernardes

Membro Novo
Boa Tarde,
Vou a Roma 6 dias em Maio. E tenho algumas duvidas em relação ao Roma City Pass. Se me puderem ajudar agradecia.
Comprar online e levantar em Roma ou comprar no local?
O cartão só inclui duas atrações grátis, quanto desconto tem as restantes?
Imaginado o seguinte cenário, quero escolher o Vaticano e o Coliseu como os locais gratuitos, e vou em dias diferentes. Contudo no dia em que vou ao Vaticano também gostava de ir ao castelo Sant'Angelo. Posso escolher ser bilhete reduzido? Ou eles automaticamente decidem que é um dos gratuitos?
Quando no cartão fala que o Vaticano é gratuito, estão a incluir todos os locais do Vaticano (capela, basílica, os vários museus)? Incluindo jardins?
Uma outra duvida o Vaticano vê-se durante uma manhã ou o dia inteiro?
Obrigada pela vossa ajuda, e agradeço igualmente as várias sugestões de restaurantes que tenho lido.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Ana Bernardes, vou tentar responder às suas questões:

Eu comprei o roma pass no aeroporto logo a seguir à recolha das bagagens, foi fácil e rápido;
Pode ver aqui os valores de entrada nas atracções, sendo o full rate o valor de bilheteira e o reduced rate o valor a pagar com o desconto do Roma pass;
Primeiro tem de usar as duas entradas gratuitas e só depois é que pode beneficiar das entradas com desconto;
Atenção que o Roma Pass não é válido para o Vaticano.
Para o vaticano é aconselhável reservar online, Vaticano e Basilica de S. Pedro será melhor reservar o dia inteiro.

Pode dar uma vista de olhos no meu report de Roma, qualquer dúvida disponha ;)
 

Ana Bernardes

Membro Novo
Olá @Ana Bernardes, vou tentar responder às suas questões:

Eu comprei o roma pass no aeroporto logo a seguir à recolha das bagagens, foi fácil e rápido;
Pode ver aqui os valores de entrada nas atracções, sendo o full rate o valor de bilheteira e o reduced rate o valor a pagar com o desconto do Roma pass;
Primeiro tem de usar as duas entradas gratuitas e só depois é que pode beneficiar das entradas com desconto;
Atenção que o Roma Pass não é válido para o Vaticano.
Para o vaticano é aconselhável reservar online, Vaticano e Basilica de S. Pedro será melhor reservar o dia inteiro.

Pode dar uma vista de olhos no meu report de Roma, qualquer dúvida disponha ;)

Obrigada pelas ajudas. Mas comprou o Roma City Pass? ou o Roma Pass? é que o li num site pareceu-me que incluía o Vaticano.
 
Top