Novidades

Viagem a Maputo

Chackan

Membro Novo
Boa tarde,

Vou viajar para Maputo em breve (dentro de 1 semana) em trabalho. Vou passar grande parte do dia a trabalhar e pouco tempo livre, por isso não vai dar para grandes passeios de lazer.

Como nunca fui a nenhum pais de Africa, tenho algumas duvidas quanto ás entradas e saidas no Aeroporto, especialmente no que toca ás vistorias.
Sou obrigado a levar portatil e iPad da empresa, e estava a pensar em levar uma Nintendo Switch para os tempos mortos no hotel (que hão-de ser após trabalho, especialmente porque vou sozinho).

Devo preocupar-me que confisquem alguma coisa no Aeroporto? Apenas tenciono utilizar equipamentos eletronicos no hotel ou no escritorio.

Obrigado desde já!
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Legalmente não podem confiscar nada.
Após a recolha das bagagens há uma inspecção "aleatória" em que obrigam a abertura de todas as malas para inspecção, se notarem que é a primeira vez em Moçambique vão tentar sacar dinheiro, provavelmente vão dizer que são muitos equipamentos electrónicos... basta manter a calma e dizer que são equipamentos da empresa e pessoais, nenhum deles novo.

Uma dica importante após recolher a bagagem tenha atenção à mesma, há uns jovens que tentam agarrar as malas para o ajudar a passar o controlo mas depois no final não se vão embora e menos que lhes pague algo ;)
 
  • Gostar
Reações: Bee

Chackan

Membro Novo
Obrigado pelas dicas! O meu maior receio seria esse, chegar a Moçambique e ter de ficar sem alguma coisa dessas até porque não são equipamentos baratos, mesmo sendo a maior parte deles da empresa.

Desde que tenha cuidado e não ande a mostrar em publico, não devo ter problemas então?
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá
Levo sempre PC, tablet e telemóvel e nunca tive problema no aeroporto.
Na cidade já fiz percurso a pé (24 de Julho) com eles numa pasta e foi pacífico
 

ploferreira

Administrador
Staff
Sim, a cidade é relativamente segura, durante o dia pode andar à vontade mesmo a pé, eu fazia regularmente trajetos de 1- 2 km com a mala do portátil a pé sem grandes problemas.
Assim de repente, recordo-me de ter tido "problemas" à entrada duas vezes: na primeira implicarem por levar 3 telemóveis (2 da empresa e um pessoal) insinuaram que a minha ideia seria vender os equipamentos...
Na segunda vez porque levava um perfume ainda na caixa.
Calmamente expliquei que levava dois telemóveis da empresa (sim português e moçambicano) e 1 telemóvel pessoal). Sobre o perfume indiquei que comprei precisamente para a viagem para que não se partisse e por isso levei a caixa de cartão.
Depois de alguns argumentos e uma ou duas piadas lá me deixaram seguir.

Outra coisa importante é andar sempre com o passaporte, é muito comum a policia parar os estrangeiros para verificar o visto e se não tiver o passaporte consigo não se safa de ter de pagar uns 500 Meticais para a gasosa do policia :D
 

Leonorb

Moderador
Staff
@ploferreira :D:D:D

e també é preciso cuidado a atravesar as ruas porque se estiver polica por perto aproveitam logo para passar uma multa; dizem que estamos fora da passadeira:D:D:D
normalmente querem uma gratificação e depois esquecem a multa
 

Copas

Membro Ativo
Sim, tal como já foi referido não deve ter problemas com o equipamento.

Tenha em atenção que no aeroporto de Maputo todas as bagagens passam por o RX antes de sair do aeroporto e que, por norma, também verificam as etiquetas das mesmas (guarde bem o talão de embarque onde colam a respetiva etiqueta). Se implicarem com alguma coisa seja firme com a justificação.

Andar com o passaporte (original) é mesmo obrigatório, se não o tiver pode mesmo ter ir passar umas horas na esquadra mais próxima :confused:.
Tenha também os contatos da embaixada de Portugal, qualquer coisa entre em contato com eles.

Uma dica: vá beber um copo (ou jantar) ao por do sol no restaurante Dhow, Dhow Mozambique, Maputo - Comentários de restaurantes - TripAdvisor, boas vistas e bom ambiente ;) (o hotel Cardoso, embora com outro estilo, também é bom para o efeito). Vá de táxi (alguns taxistas podem não conhecer o local mas se mostrar no mapa devem conseguir la chegar, os últimos 20 mts são em terra batida) e no regresso o pessoal do restaurante chama-lhe um táxi, sem problema.
 
Última edição:

Chackan

Membro Novo
Muito agradecido pelas respostas! Neste caso vou estar a cerca de 50m de distância entre o hotel e o escritorio, por isso as viagens vão ser curtas. Normalmente devo andar com o portatil na mochila ás costas e o iPad e Switch deixo no cofre do hotel.

Também já me tinham avisado quanto ao passaporte, tê-lo sempre comigo. Vai estar igualmente na mochila do portatil :p

Edit: Já agora, pelas respostas parecem-me ser visitantes frequentes de Moçambique?
 
Última edição:

Leonorb

Moderador
Staff
@Chackan @Copas

Hiiiii o Dhow:rolleyes::rolleyes: muito bom... mas caro e fecha ás 7 ou 8 da tarde.

O wine lovers também. Depois há o Bela Madalena na baixa... é dançante
Restaurantes não faltam

Sim, visito algumas vezes em trabalho

E quanto ao passaporte tira uma fotocópia e guarda.
eu por acaso até ando lá com a fotocópia, mas tenho "suporte técnico" se acontecer alguma coisa

@Chackan
para almoçares diariamente tens o Glodisses no Millennium parque, a Meia Tigela, na Vladimir Lenin (salvo erro) o Boa Maré, na 24 de Julho...
Para jantar também tens a maria ao pé do hotel Cardoso
E com tempo, o kalus - são grelhados, frango ou compras a carne lá e mandas grelhar. Fica num pátio +/- frente ao Boa Maré
 
Última edição por um moderador:

Chackan

Membro Novo
Vocês estão a deixar-me é com fome :)
O que oiço no geral é que o marisco é muito bom e barato! É verdade?
 

Leonorb

Moderador
Staff
Os lagostins... é o que conheço melhor porque não sou apreciadora de marisco.
Na Costa do Sol há um restaurante dos mais antigos na cidade (do tempo colonial) e lá são muito bons. Também tem bom peixe.
Chama-se mesmo Costa do Sol
Marisco, vou saber e já te digo.

Restaurantes de marisco:
Marítimo, é mais ou menos de qualidade/preço
Zambia, caro
Cervejaria Goa, na Euduardo Mondlane - o mais votado

Logo à noite talvez tenha mais
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Em relação à cópia do passaporte só se for reconhecida senão não vale nada, cuidado com isso que eles já conhecem bem as manhãs para sacar uns trocos ;)

Sim o Marisco é bom e relativamente barato.
Maputo tem restaurantes fantasticos, para Marisco recomendo o Zambi, provavelmente o melhor restaurante em Maputo e o Mar na Brasa.
O Mercado do Peixe também é paragem obrigatória, é possivel escolher o peixe e o marisco no mercado e os restaurantes preparam-no.
o Dhow é imperdivel, ao almoço ou final da tarde só para tomar uma bebida, é dos melhores spots de Maputo.

@Leonorb estou a ver que andamos pelos mesmos sitios, o Meia Tigela era a minha "cantina" quando estava por Maputo :D
 

Leonorb

Moderador
Staff
@ploferreira
Pelos vistos... eu quando lá vou costumo tento variar restaurantes uma ou outra vez ao almoço, mas por causa do trânsito é dificil...o mais habitual costuma ser o Glodisses

O mercado do peixe, o ano passado, os meus colegas lá disseram que estava bera e caro.... não cheguei a ir. Para esses lados gosto muito do Costa do Sol
 

ploferreira

Administrador
Staff
O novo mercado do peixe abriu em 2016 salvo erro, fica a cerca de 600 metros do antigo mesmo em frente ao mar.
Está muito maior, com melhor aspecto e as condições de higiene não tem comparação, mas de facto perdeu-se um pouco da autenticidades do mercado anterior.
Também achei os preços (ainda) mais inflacionados, mas para uma primeira visita a Maputo diria que é obrigatório.

--
Ps - Atualizei o titulo do tópico para ser mais abrangente e não entrarmos em off-topic :D
 
Última edição:
Top