Novidades

Viagem à China

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Portugueses:
- Por norma não arrotam, não dão traques e não cospem, por uma questão de educação...
- Deitam lixo para o chão e há sítios que mais parece uma estrumeira

Chineses:
- Há arrotos, traques e cuspidelas
- Não se vê uma rua com um papel no chão.

Qual gostam/gostavam mais de viver ?
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Cláudio,

Ninguém está de forma alguma dizer que em Portugal não há quem faça o mesmo. Contudo, os comentários que tenho visto em documentários de quem foi trabalhar para lá é que os padrões de higiene são efetivamente diferentes e há que ter a noção disso.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Inês,

O que quis dizer é que os padrões de higiene pessoal dos chineses saltam à vista dos ocidentais por serem mais sujos, mas os padrões de higiene pública por cá, em muitos casos, são piores do que lá.

Traduzindo para miúdos, para mim, afecta-me mais a falta de salubridade das ruas portuguesas do que o comportamento dos chineses.
Andar no meio da porcaria(desculpem lá a linguagem) afecta-me mais do que ver um chinês a cuspir para o chão ou a dar um traque.

Acho sim que na China há contrastes. Tanto vemos as ruas impecavelmente limpas, como um restaurante que mais parece uma oficina de carros.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
No que conheci da Ásia vi coisas que por cá com muita certeza nunca irei ver. Isto dá tanto para o bom como para o mal.
Há que aproveitar.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
O assunto era a higiene e comportamento dos chineses...e eu acrescentei as dos portugueses.
Desculpem lá, mas eu também vi cuspir para o chão (quanto a...gases, não ouvi), não respeitarem filas, etc. e não é por isso que dou grande nota desse aspecto aqui. Isto porque, cada povo tem os seus costumes e o mundo é rico pela diversidade de costumes, história, língua, gastronomia, arquitectura e por aí fora. Por isso é que, para esses costumes que consideramos maus nos chineses, também enumerei os que eu considero maus nos portugueses. Não é só na China que há contrastes.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Sim claro. Eu em Pequim não os achei nada simpáticos. Muito fechados. Até tive uma situação no hotel que não acontecia com um oriental com muita certeza, ou não acontecia comigo numa zona mais ocidental, nomeadamente na Europa.
Em Shangai já achei um povo mais "aberto".
Mas isto é uma das razões porque adoro viajar.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Cláudio,

Quando referi o norte de África quis dizer que os hábitos de higiene na China não me irão surpreender nem chocar, certamente.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
inesaldeia disse:
Cláudio,

Quando referi o norte de África quis dizer que os hábitos de higiene na China não me irão surpreender nem chocar, certamente.
"já estou habituada", diz exactamente isso.
A mim também não me surpreende, nem me choca o que há por cá, mas custa-me a aceitar.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
A questão aqui, na minha opinião, é que não se trata de estar bem ou mal, mas sim de considerarmos que o que está bem é o que idealizamos.

Porque razão o acto de arrotar é algo mau ? Incomoda ? Para alguns de nós, sim. Para os chineses, provavelmente é um sinal de que estão satisfeitos. O "mau" para nós pode ser o "bom" para eles.

A mesmo não se aplica a não cumprir regras de transito(que lá não se cumpre) ou a deitar lixo para o chão(coisa muito comum por cá).

Eu gosto de conviver com pessoas diferentes porque aprendo e satisfaz-me saber que não copiamos os costumes dos outros, desde que isso não me prejudique.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Cláudio, como sabe por aqui não se costuma arrotar em publico, pelo menos penso que 80% dos Portugueses não o façam.
Na China secalhar 80% arrotam.
Ok, para eles é normal, mas para nós à partida não é muito normal. Para quem costuma viajar há coisas que já não nos surpreendem.
A mim fez me mais "confusão" a arrogância por vezes demonstrada perante nós (ocidentais) do que esse tipo de costumes que possam ter de arrotar etc.
Não me surpreende quando alguns turistas dizem que os Portugueses são um povo muito acolhedor.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Já vi muita arrogância por parte de portugueses a turistas estrangeiros, no Algarve então é mais do que comum. Enfim, gosta-se de valorizar(porque é o que achamos o correcto) o que é nosso e ver nos outros, defeitos. Os outros, muito provavelmente, vêem em nós defeitos e virtudes neles...
 
Boa noite, alguem sabe me dizer qual a melhor altura para visitar a china?!já estou a planear a viagem para 2015 e esse é o destino!só não sei a nível do clima principalmente, quais os melhores meses...
 

Bioka

Membro
neliopereira disse:
Boa noite, alguem sabe me dizer qual a melhor altura para visitar a china?!já estou a planear a viagem para 2015 e esse é o destino!só não sei a nível do clima principalmente, quais os melhores meses...
Olá,

Estive lá em Junho e estava bastante calor, ao que percebi as estações são idênticas às nossas.

Boa viagem pois este é mesmo um excelente destino...
 
Top