Novidades

Ver Elefantes com ética e respeito

Makoto

Membro
Olá malta!

Estou há um tempo a planear uma viagem a Tailândia e li que existem reservas naturais em que respeitam os elefantes (em que não os põem a pintar, ou acorrentados, ou mesmo com pessoas a andar em cima dos elefantes).
Posto isto, tenho andado a pesquisar a fundo cada um mas, mesmo os que se intitulam como reserva que respeita os elefantes deixam as pessoas sentar em cima dos elefantes, tiram os filhos ás mães, etc.
Há excepção do Patara e do Elephant Nature Park ainda não vi nenhum em que a opinião é unânime em afirmar que respeitam os elefantes.
O problema é que estas duas reservas pedem valores que eu não posso comportar.
Conhecem alguma reserva que respeite os animais, e que um dia custe menos de 80€?

Já agora, partilho um artigo interessante sobre o tema.

Eu queria mesmo visitar um centro destes mas tendo a certeza que estou a contribuir para o respeito aos elefantes e não ao seu mau-trato.

Obrigado e fiquem bem.
 

susy4

Membro Conhecido
Gostaria só de dar uma palavra de apreço pelo seu cuidado ao escolher este tipo de atividades ... são frequentes os relatos de animais que morrem por exaustão, que são dopados, entre outras atrocidades ... Seria muito bom que quem viaja tenha esta consciência e que não promova a exploração dos animais ( elefantes, tigres, camelos, macacos, ...).
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Olá malta!

Estou há um tempo a planear uma viagem a Tailândia e li que existem reservas naturais em que respeitam os elefantes (em que não os põem a pintar, ou acorrentados, ou mesmo com pessoas a andar em cima dos elefantes).
Posto isto, tenho andado a pesquisar a fundo cada um mas, mesmo os que se intitulam como reserva que respeita os elefantes deixam as pessoas sentar em cima dos elefantes, tiram os filhos ás mães, etc.
Há excepção do Patara e do Elephant Nature Park ainda não vi nenhum em que a opinião é unânime em afirmar que respeitam os elefantes.
O problema é que estas duas reservas pedem valores que eu não posso comportar.
Conhecem alguma reserva que respeite os animais, e que um dia custe menos de 80€?

Já agora, partilho um artigo interessante sobre o tema.

Eu queria mesmo visitar um centro destes mas tendo a certeza que estou a contribuir para o respeito aos elefantes e não ao seu mau-trato.

Obrigado e fiquem bem.
Não sei se isso existe. Há uns anos nós próprios andamos de elefante no Laos - e até era um sítio que aparentava poder ser um "santuário" - mas com tudo o que vi sobre esse "negócio" desde então, decidi que não o voltaria a fazer.
Curiosamente há cerca de um mês um condutor de tuk-tuk indiano fez questão de nos mostrar onde se processa a engorda dos elefantes para transportar pessoas no Ambrr Fort em Jaipur e onde estes são guardados: acorrentados pelas 4 patas sem um metro de folga que seja, assim passam os dias quando não estão a transportar humanos.
Se a isto juntarmos o que se passava numa dessas "reservas" de tigres na Tailândia - que até era gerida por "monges" mas que na realidade se dedicavam ao tráfico dos animais, das suas peles e das suas crias enfrascadas - acho que passarei a evitar todo esse tipo de "show".
 

Makoto

Membro
Gostaria só de dar uma palavra de apreço pelo seu cuidado ao escolher este tipo de atividades ... são frequentes os relatos de animais que morrem por exaustão, que são dopados, entre outras atrocidades ... Seria muito bom que quem viaja tenha esta consciência e que não promova a exploração dos animais ( elefantes, tigres, camelos, macacos, ...).
Olá!
Obrigado mas eu apenas estou a dar "continuidade" a uma corrente de sensibilização. Quem a começou merece muito mais apreço :)
Somos todos habitantes deste mundo.
Não sei se isso existe. Há uns anos nós próprios andamos de elefante no Laos - e até era um sítio que aparentava poder ser um "santuário" - mas com tudo o que vi sobre esse "negócio" desde então, decidi que não o voltaria a fazer.
Curiosamente há cerca de um mês um condutor de tuk-tuk indiano fez questão de nos mostrar onde se processa a engorda dos elefantes para transportar pessoas no Ambrr Fort em Jaipur e onde estes são guardados: acorrentados pelas 4 patas sem um metro de folga que seja, assim passam os dias quando não estão a transportar humanos.
Se a isto juntarmos o que se passava numa dessas "reservas" de tigres na Tailândia - que até era gerida por "monges" mas que na realidade se dedicavam ao tráfico dos animais, das suas peles e das suas crias enfrascadas - acho que passarei a evitar todo esse tipo de "show".
Existe. Pelo menos, tudo aponta que aqui e aqui sim, exista.
Afirmo isto pois em praticamente todos os artigos na internet sobre o tema, recomendem esses dois "abrigos".
O problema é o preço!
 

goaman

Membro Conhecido
Eu tenho planeada uma visita ao Elephant Nature Park, mas nada definitivo ainda. De tudo o que vi parece-me a mais credível, mas já não digo nada...
 

hydra

Membro Conhecido
Em que zona é que pretende visitar o campo?
Existem dois em kachananburi, o Elephant world e o Elephant Haven, nunca fui a nenhum mas foi os que pesquisei e me pareceram cumprir esses requisitos que indicou. Acabamos por optar pelo Elephant Hills em Khao Sok mas o valor tb é elevado
 

hydra

Membro Conhecido
Pois nessa zona tenho ouvido falar bem do Elephant Nature Park, mas os valores são sempre mais elevados o_O
 

Makoto

Membro
Afinal o Elephant Nature Park não cobra pelo transporte, portanto já posso ir!!
Não consigo é perceber um pormenor:
Na pagina dos programas, existem varias opções de programas. Nos programas que incluem o ENP não existe vaga para a data que pretendo então escolhi outro programa.
A questão é, em cima do programa em questão está escrito "Chiang Mai (North) Special ! - Does not include a visit to Elephant Nature Park"
Se não é no ENP, então onde será?
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Olá!
Obrigado mas eu apenas estou a dar "continuidade" a uma corrente de sensibilização. Quem a começou merece muito mais apreço :)
Somos todos habitantes deste mundo.

Existe. Pelo menos, tudo aponta que aqui e aqui sim, exista.
Afirmo isto pois em praticamente todos os artigos na internet sobre o tema, recomendem esses dois "abrigos".
O problema é o preço!
Eu não digo que não exista, duvido é sempre muito de todos esses sítios.
Quem vê os elefantes durante o dia, não os vê durante o "resto" do dia.
Quanto a recomendações, ainda bem recentemente fui a um "santuário" de Társios nas Filipinas que era "o recomendado", aquele que verdadeiramente cuidava e educava para a protecção destes animais para rapidamente perceber que era apenas mais um "mini-zoo" privado onde existiam társios de 20 em 20m quando eles próprios lá têm afixado um pouco por todo lado que cada um precisa de 1 hectare. Mais chocante - mas não surpreendente dada a "disposição" dos bichos pelo parque - foi descobrir que à noite são "guardados" em jaulas, o que leva frequentemente ao suicídio destes primatas ameaçados.
Este até há bem pouco tempo era do mais recomendável que havia e afinal...
 

LALakers

Membro
Em Novembro fiz a experiência de meio dia no Elephant jungle sanctuary em Chiang Mai e gostei bastante.
Segundo o que foi dito, os elefantes deles são comprados/ resgatados de outros campos onde são mal tratados.
A experiência começa com uma sensibilização sobre os elefantes e a sua proveniência, depois alimentar os elefantes, estar com eles e dar-lhes banho num rio. não vi maus tratos, correntes e claro não se faz passeio em cima deles.
O ponto que gostei menos foi a quantidade de pessoas por grupo, eram cerca de 30 pessoas para uns 7 elefantes.
 

Makoto

Membro
Reservei para O Elephant Jungle Sanctuary!
O site não tem informação sobre as vagas, mas espero que haja para o meu dia.
@LALakers , eles demoraram muito a responder ao teu e-mail da reserva?

@Viagens Mochileta , compreendo perfeitamente e deve ser péssimo constatar depois essa realidade.
Eu já pesquisei e neste sitio não deixam sentar em cima dos elefantes, não os prendem com correntes, têm 400Kg de comida disponível por dia, mas lá está: nunca se sabe.
Isto no de Chiang Mai. No de Phuket não é tanto assim: source.

Li um artigo de uma rapariga que também foi a uma reserva do género. Na hora do almoço decidiu ir dar uma volta e viu os elefantes acorrentados.
 

LALakers

Membro
Eu comprei no dia anterior, numa agência de tours em Chiang Mai. custou 1600 thb meio dia.

Tenta entrar em contacto pelo facebook, devem responder rápido, mas agora só devem responder amanhã, já são 21h por lá.
 
Última edição por um moderador:

Makoto

Membro
Eu não tenho pressa porque só vou dia 12, mas queria ter a certeza que há vagas.
Já "bookei" no site deles :)
 
Última edição por um moderador:

carla08

Membro Conhecido
A triste realidade é mesmo essa e sinceramente não acredito que nesses campos , que se dizem tão éticos, haja algum respeito para com os animais. A encenação será diferente, mas a realidade será praticamente a mesma. O que acontece é que quem lá vai, fica de consciência um pouco menos pesada, mas isso tem um preço, e acho sinceramente um absurdo os preços praticados, o explorado passa ser também quem lá vai. Atenção que não estou a criticar, acho bem que se comece a ter em conta estes aspectos menos bons, eu própria, à medida que comecei a entrar na realidade da Tailândia, abdiquei de fazer certas coisas que tinha em mente, sendo uma delas a tão famosa visita às mulheres girafa, outro grande exemplo de exploração humana no turismo.
 

Makoto

Membro
Alôh pessoal!
Já fui e já voltei! :D

Quanto ao santuário, fui ao Elephant Jungle Sanctuary e adorei completamente!
É um dia único e não vi quaisquer maus-tratos aos animais.

No entanto a minha amiga viu, noutro grupo, pessoas andarem em cima de elefantes.

Muito obrigado por toda a ajuda! Foi uma experiência inesquecível! Agora é poupar para a próxima :p
 
Top