Novidades

Veneza em Dezembro

Nando1143

Membro Novo
Olá

Eu vou a Veneza em meados de Dezembro e gostava de algumas dicas!

Para mim e pelo que pesquisei há prós e contras.

Os contras estão, a meu ver, todos relaccionados com a meteorologia. A chuva, o frio e as cheias são as minhas "preocupações" (principalmente as cheias).

Os prós serão a possível baixa dos preços em geral, o cenário que penso que poderá ter um toque de mistério e a muito menor quantidade de turistas (o que me agrada bastante) pois tornará a estadia mais íntima.

Estou também a pensar ir ver um espetáculo ao La Fenice!
Gostava também de saber como funciona o transporte do aeroporto prá cidade. É preciso reservar ou é um serviço regular?

Gostava se alguém me podesse dar algum conselho e me dissesse se me devo de facto preocupar com as cheias, ou se são apenas momentâneas, como já li.

Obrigado
 

mokas

Membro Conhecido
Olá! :p

Veneza é uma cidade encantadora, pelo menos para mim! :D ;)

Realmente ao ires em Dezembro o único contra é mesmo o tempo. É uma cidade com cheias e por isso se eu fosse a ti levava umas galochas.
No entanto, também deve ser muito bonita nesta altura do ano com as decorações de Natal.

Quanto aos transportes tens o Alilaguna. É regular, e tens 4 linhas diferentes (se bem me recordo). ;)

Podes sempre também dar uma espreitadela aos report's existentes para tirares mais informação e preparares a tua viagem! :p


Espero ter ajudado! Se for preciso mais alguma coisa "apita"! :D
 

fatimat

Membro
Olá,

Veneza é linda e mágica!

O que tu chamas de cheias é o que eles chamam de "água alta" e um fenómeno momentaneo, provocado pelas marés. Se tiveres a sorte de presenciar esse fenómeno só tens de ir à Ponte do Rialto comprar umas galochas e divertir-te a percorrer as ruas alagadas da cidade (ou percorrer a cidade em cima dos estrafos que são colocados nos locais problemáticos. Mas acredita que é muito giro ver a água a brotar no meio das pedras da Praça de S. Marcos e depois ver esta linda praça transformada num lago...

Mas prepara-te que nesta altura do ano faz muito frio e escurece muito cedo... às 16h00 já é noite!

Em relação ao transporte do aeroporto para a cidade, podes apanhar um autocarro para Piazzale Roma (única parte da ilha onde circukam carros) e depois seguir de vapporetto para a paragem desejada. Vale a pena comprar o passe de pelo menos 1 dia e percorrer o Canal Grande e fazer a volta à Ilha no transporte público local. Se tiveres tempo vale a pena ir a Burano, uma ilha de pescadores muito mas mesmo muito colorida e silenciosa!

Não sei se nesta altura do ano as orquestras tocam à noite em S. Marcos... se tocarem é um momento a não perder.

Se precisares de mais alguma informação é só dizer!!!!

Boa viagem! Já fiquei a morrer de saudades da minha Itália...
 

Nando1143

Membro Novo
Olá!

Antes de mais obrigado a ambos pelas dicas.

Gostaria apenas de saber mais algumas coisitas!
  1. Gostava de saber se os transportes por água do aeroporto para a cidade são muito regulares ou se é preciso algum cuidado (reserva). Eu chego por volta das 10:00, acho que deve ser boa hora!
  2. Gostei de saber que presenciar as águas altas é uma sorte! :mellow: Em relação a isso, estava a pensar levar galochas!! Tenho algum receio que lá o preço seja um bocado inflacionado!
  3. Gostava também de saber se conhecem alguns sítios bons e não muito caros para comer (eu vou ficar num hotel mesmo no centro junto do grande canal).
  4. Para terminar, sabem se valerá a pena ir ver um espetáculo ao teatro La Fenice? Pelo que eu vi o teatro é magnífico e estou inclinado a ir lá, mas para ver alguma coisa em condições os preços são de no mínimo 45€ por pessoa!
Muito obrigado
 

fatimat

Membro
Olá novamente,

Os transportes de barco para a ilha são regulares. Para mais informação é melhor consultar o site www.actv.it e descobrir os horários. Não sei se interessa mas um barco taxi deve custar cerca de 60,00 € do aeroporto à Ilha.

Se tens galochas leva-as mas as minhas custaram 15,00 € na Ponte do Rialto (uma verdadeira pechincha para Itália)
Eu comi em vários restaurantes, alguns baratinhos, outros nem por isso... Têm de ter atenção aos "extras" que eles cobram: o "coperto" e há mais uma taxa que cobram... normalmente é isso que encarece uma refeição. O que ainda achei mais caro foi a àgua - aguei 3,50 por uma água (é o preço normal da água ou refrigerantes nos restaurantes). No Campo Santa Marherita, local menos "turistco" tinha restaurantes com bom ar. Fiquei com pena de não jantar por lá. Junto ao mercado também há umas trattorias engraçadas. Há uma loja de sandes onde os locais, no fim das compras do mercado vão comer uma sandocha e beber um copo de vinho antes de regressarem a casa. :mellow:

Outra coisa gira e prática é atravessar o Canal Grande de traghetto (em certos locais há gondoleiros que transportam os passageiros de uma margem para a outra. Custa cerca de 1,00 € por pessoa e é outra maneira gira de ver, fotografar e olhar a cidade.

Infelizmente nunca fui ao teatro, por isso não posso dar nenhum conselho sobre isso. No entanto a cidade tem museus e galerias óptimos!

E poderia dizer-te mais uma infinidade de coisas... Já estive em Veneza uma data de vezes mas mesmo assim ainda me falta muito para ver e descobrir, com toda a certeza!

Se precisares de mais alguma informação é só dizer! Para o caso de não nos voltarmos a escrever desejo uma óptima viagem!
 

Nando1143

Membro Novo
Olá de novo!

Em relação às viagens já fui ao site www.venicelink.com e tem tudo! :mellow: Até estou a pensar comprar um pacote de 72 horas que fica em 45€/pessoa e dá para andar nas linhas todas durante esse período de tempo e ainda fazer uma visita a Murano, Burano e Torcello (só o bilhete de ida e volta para o aeroporto é 24€/pessoa)!!

Em relação às galochas 15€ parece-me muito bom! Sendo assim não vale a pena levar daqui (posso nem precisar)!! :blush: Mas é o preço de tabela, ou foi sorte?? :angry:

Provavelmente não vou é ir ao teatro! Só vou lá estar 2 dias e prefiro gastar esse tempo a passear na cidade e gastar os 90€ (2 pessoas), que é o preço mais acessível para se ver alguma coisa em condições, noutra coisa qualquer! Há mais barato, mas pelo que percebi nem se vê o palco!

Muito obrigado mais uma vez pelos conselhos! De hoje a 2 semanas lá estarei! :(
 

fatimat

Membro
Boa viagem e divertam-se!!!

Espero que venham de lá tão "enfeitiçados" como eu vim! :mellow:








Olá de novo!

Em relação às viagens já fui ao site www.venicelink.com e tem tudo! :blush: Até estou a pensar comprar um pacote de 72 horas que fica em 45€/pessoa e dá para andar nas linhas todas durante esse período de tempo e ainda fazer uma visita a Murano, Burano e Torcello (só o bilhete de ida e volta para o aeroporto é 24€/pessoa)!!

Em relação às galochas 15€ parece-me muito bom! Sendo assim não vale a pena levar daqui (posso nem precisar)!! :angry: Mas é o preço de tabela, ou foi sorte?? :(

Provavelmente não vou é ir ao teatro! Só vou lá estar 2 dias e prefiro gastar esse tempo a passear na cidade e gastar os 90€ (2 pessoas), que é o preço mais acessível para se ver alguma coisa em condições, noutra coisa qualquer! Há mais barato, mas pelo que percebi nem se vê o palco!

Muito obrigado mais uma vez pelos conselhos! De hoje a 2 semanas lá estarei! :D
 

Nando1143

Membro Novo
Obrigado!

Depois, daqui a 2 semanas digo como correu, mas tenho a certeza que vai ser muito bom! :mellow:

Obrigado mais uma vez pela ajuda
 

Nando1143

Membro Novo
Boas

Já cheguei e a viagem correu muito bem!
  • Os transportes Aeroporto-Hotel e vice-versa, funcionam muito bem. Eu já tinha tudo preparado mas, se não tivesse é fácil de comprar bilhetes e de chegar ao cais (fiando apenas ligeiramente mais caro).
  • O Hotel (Ca'Angeli) é muito bom, com uma ótima localização, quarto muito bom e pequeno almoço delicioso com vista para o grande canal.
  • Tive sorte com o tempo, pois esteve sempre sol (se bem que muuuuuito frio).
  • Fui ainda fazer a visita a Murano, Torcelli e Burano, que também vale a pena.
  • Em Veneza, corri os sítios mais marcantes (sempre a pé, claro), desde a ponte do Rialto (perto do hotel), praça de S. Marcos, a pontinha, na Dogana di Mare, fui à praça de Roma, onde chegam os carros e comboios, e ainda fiz uma visita ao Teatro La Fenice que vale bem a pena pois é maravilhoso.
  • A comida é boa, e pode ser acessível. Eu optei por ir às fatias de pizza nos almoços (que é mais rápido, são maravilhosas e não são nada caras) e ao jantar comer algo mais elaborado.
O que achei menos bom da viagem prende-se com 2 pontinhos:
O primeiro é o estado de degradação de todos os edifícios (a ponte do Rialto tinha grafitis-ainda por cima fraquíssimos)!
Acho que uma cidade exclusivamente turistica devia cuidar melhor da sua arquitectura que é bonita e única.
O segundo é a falta de iluminação!
Nem a praça de São Marcos é bem iluminada! Com edifícios maravilhosos que, com uma boa iluminação ficavam fantásticos de noite, está tudo quase apagado, numa estranha obscuridade. Isso para já não falar das ruas normais! Foi-me dito que era seguro e, por isso, apesar de andar quase sozinho com a minha namorada nas ruas de noite, andei e explorei mas, acredito que para quem tenha um espírito menos aventureiro, seja muito complicado sair do hotel depois do sol se por. É que andar por ruas labirinticas, algumas com 1,5m de largura, sem ver vivalma, quase sem luz e fraca sinalização não é para todos.

Em resumo, adorei, é uma cidade única que vale a pena visitar (não sei se repetir). Aconselho 2 dias, 3 no máximo para quem, como eu, não quiser "perder" horas em museus. No entanto tem que se ir preparado para estes 2 pontinhos negativos.

Cumprimentos a todos e obrigado pelas dicas (qualquer ajuda sobre viagens peçam).
 

mokas

Membro Conhecido
Oi!

Ainda bem que a viagem correu 5*.

Concordo com tudo o que disseste, inclusive os pontos negativos. Mas também penso que esse é parte do charme de Veneza, as suas ruas labirinticas mal iluminadas faz lembrar as histórias do Casanova. Quanto aos edifícios, realmente os bem preservados são os de maior relevo histórico. Mas numa cidade como Veneza, em que o conjunto vale por si, realmente devia haver um maior cuidado no restauro e preservação do património edificado. No entanto, o ar de degradação faz tb parte do seu charme (a meu ver), pois lembra uma época já perdida em que esta era uma cidade esplendorosa da belle epoque.

Mas claro, esta é apenas a minha opinião. :blush: :D
 

Car_lota

Membro
Boas

Já cheguei e a viagem correu muito bem!
  • Os transportes Aeroporto-Hotel e vice-versa, funcionam muito bem. Eu já tinha tudo preparado mas, se não tivesse é fácil de comprar bilhetes e de chegar ao cais (fiando apenas ligeiramente mais caro).
  • O Hotel (Ca'Angeli) é muito bom, com uma ótima localização, quarto muito bom e pequeno almoço delicioso com vista para o grande canal.
  • Tive sorte com o tempo, pois esteve sempre sol (se bem que muuuuuito frio).
  • Fui ainda fazer a visita a Murano, Torcelli e Burano, que também vale a pena.
  • Em Veneza, corri os sítios mais marcantes (sempre a pé, claro), desde a ponte do Rialto (perto do hotel), praça de S. Marcos, a pontinha, na Dogana di Mare, fui à praça de Roma, onde chegam os carros e comboios, e ainda fiz uma visita ao Teatro La Fenice que vale bem a pena pois é maravilhoso.
  • A comida é boa, e pode ser acessível. Eu optei por ir às fatias de pizza nos almoços (que é mais rápido, são maravilhosas e não são nada caras) e ao jantar comer algo mais elaborado.
O que achei menos bom da viagem prende-se com 2 pontinhos:
O primeiro é o estado de degradação de todos os edifícios (a ponte do Rialto tinha grafitis-ainda por cima fraquíssimos)!
Acho que uma cidade exclusivamente turistica devia cuidar melhor da sua arquitectura que é bonita e única.
O segundo é a falta de iluminação!
Nem a praça de São Marcos é bem iluminada! Com edifícios maravilhosos que, com uma boa iluminação ficavam fantásticos de noite, está tudo quase apagado, numa estranha obscuridade. Isso para já não falar das ruas normais! Foi-me dito que era seguro e, por isso, apesar de andar quase sozinho com a minha namorada nas ruas de noite, andei e explorei mas, acredito que para quem tenha um espírito menos aventureiro, seja muito complicado sair do hotel depois do sol se por. É que andar por ruas labirinticas, algumas com 1,5m de largura, sem ver vivalma, quase sem luz e fraca sinalização não é para todos.

Em resumo, adorei, é uma cidade única que vale a pena visitar (não sei se repetir). Aconselho 2 dias, 3 no máximo para quem, como eu, não quiser "perder" horas em museus. No entanto tem que se ir preparado para estes 2 pontinhos negativos.

Cumprimentos a todos e obrigado pelas dicas (qualquer ajuda sobre viagens peçam).
Eu acho que parte do charme de Veneza está precisamente no seu ar de certa "decadência". Se estivesse tudo pintadinho e super arranjadinho não teria a mesma graça, penso eu. É uma verdadeira cidade postal e eu certamente que repetia. Muitas vezes até. Ainda me lembro de ficar de queixo caído quando lá cheguei. Achei um sonho e senti-me dentro de um sonho. Vibrei imenso com Veneza. E o teu post agora deu-me saudades. :)
 

hydra

Membro Conhecido
Concordo plenamente, o charme de Veneza, o que a torna única é o aspecto descuidado lindo lindo lindo.

Foi uma das cidades que visitei em que mais prazer tive em perder-me pelas ruas labirínticas.

A falta de luz nocturna tb me fez confusão...mas depois cheguei à conclusão que se enquadra no espirito.

Ainda bem que gostaste
 

VOADORA

Membro Ativo
Olá Nando,

Como fizeste para ir ás ilhas de Murano e Burano? tinhas passe de X horas? o barco é sempre o mesmo, ou tens que apanhar um diferente para cada percurso? estão bem identificados?

Obrigada
 

Nando1143

Membro Novo
Olá Nando,

Como fizeste para ir ás ilhas de Murano e Burano? tinhas passe de X horas? o barco é sempre o mesmo, ou tens que apanhar um diferente para cada percurso? estão bem identificados?

Obrigada
Boas.
Comprei um bilhete que dava para as linhas todas e incluía essa viagem a Murano, Burano e Torcelli neste site:
http://www.venicelink.com
Clicas onde diz allilaguna tickets e escolhes o que mais achas se enquadrar. Eu escolhi o 2º de 45 euros que tem as linhas todas durante 72 horas (que eu só usei para ir do aeroporto para a cidade e voltar) e tem a excurção.
Eu comprei no site e foi o melhor que fiz.
 

VOADORA

Membro Ativo
Obrigada, apesar de já ter regressado, comprei 1 bilhete de 12 horas e vi tudo, incluso o Lido.
 
Top