Novidades

Vacinação, viajar na Europa

AntonyS

Membro Ativo
Boa tarde

Considerando as recentes alterações que entraram em vigor em 01/02/2022 para viagens na Europa, estava nos meus planos viajar até Madrid na próxima semana.

Acontece que, até lá não perfazem 14 dias desde a dose de reforço da vacina, apesar de no certificado já constar a indicação "3/3".

Perante isto, após uma breve pesquisa verifico que o meu certificado não será aceite na chegada a Madrid, por ter levado a 3ª dose e não ter decorrido aquele período de 14 dias (se não tivesse levado, poderia viajar, acho estranho), sendo que na partida de Madrid/chegada a Portugal já será aceite, uma vez que já se completou aquele período.

É mesmo assim, ou estou a ver mal a coisa?

Agradeço desde já a quem puder ajudar.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá, @AntonyS ,

Também pesquisei as regras para visitar Espanha e no Spain Travel Health diz que o prazo dos 14 dias após a data de vacinação refere-se à vacinação primária e essa é aceite desde que não tenham decorrido mais de 270 dias desde a última dose. Diz também que a partir desses 270 dias o certificado deve reflectir uma dose de reforço: Spain Travel Health
No site diz apenas que é necessário dose de reforço após os 270 dias mas não fala em nenhum prazo mínimo pelo que eu diria que se o certificado diz 3/3 está válido.
No canto inferior direito do site tem um assistente virtual onde podes deixar a questão para teres a certeza.
 

AntonyS

Membro Ativo
Olá
Antes de mais obrigado pela resposta.

Veja o seguinte link:
Ministerio de Sanidad, Consumo y Bienestar Social - Profesionales - Viajes y COVID-19

Aí pode ler-se que:
"certificado de vacunación frente a COVID-19. A partir del 1 de febrero de 2022, se aceptarán como válidos los certificados de vacunación expedidos por las autoridades competentes del país de origen a partir de los 14 días posteriores a la fecha de administración de la última dosis de la pauta vacunal completa (primovacunación), siempre y cuando no haya transcurrido más de 270 días desde la fecha de administración de la última dosis de dicha pauta."
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Eu coloquei o link do Spain Travel Health por estar em inglês pois fui lá parar por esse link do Governo que colocaste, mas o primeiro que me apareceu na pesquisa até foi o Boletim oficial: BOE.es - BOE-A-2021-21665 Resolución de 28 de diciembre de 2021, de la Dirección General de Salud Pública, por la que se modifica la de 4 de junio de 2021, relativa a los controles sanitarios a realizar en los puntos de entrada de España.
Em todos diz o mesmo: a validade do certificado é entre 14 e 270 dias após a primo vacinação (no caso da Pfizer a primovacinação são 2 doses)... depois diz que "após esses 270 dias deve reflectir a administração de uma dose de reforço" mas não fala em qualquer prazo... a forma como está escrito cria dúvida na interpretação!
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Boas tardes.
Vai de avião ou de carro ?
Não sei se essa questão da vacinação completa está a incluir a dose de reforço.
 

ALTF4

Membro Conhecido
Não tem nenhuma copia do certificado antes da dose de reforço?? Se tiver e a segunda dose tiver sido à menos de 270 dias, pode levar esse..
 

pmas

Membro
Bom dia,

Dia 18 de Fevereiro, vou para Paris e tenho apenas a 1ª dose da vacina da Janssen tomada no mês de Julho de 2021, estou com dúvidas se ainda é válido para entrar no país/visitar pontos de interesse frequentar a
restauração.. ou tenho de tomar a dose de reforço?
 

tangerina79

Membro Conhecido
Bom dia,

Dia 18 de Fevereiro, vou para Paris e tenho apenas a 1ª dose da vacina da Janssen tomada no mês de Julho de 2021, estou com dúvidas se ainda é válido para entrar no país/visitar pontos de interesse frequentar a
restauração.. ou tenho de tomar a dose de reforço?
A dose única é válida para entrar em França, mas depois de estar em França vão exigir-lhe um certificado que cumpra as regras do passe vacinal, ou seja, precisa da dose de reforço. Resumindo, pode entrar em França mas está muito limitado quanto ao que pode fazer depois de entrar. Incusivamente, embora os hoteis não estejam por si só na lista de locais que exigem certificado (como estão os restaurantes, por exemplo), alguns estão a exigir na mesma o certificado válido (de acordo com a regras francesas) para fazer check-in. Os da Disney, por exemplo, estão a fazer isso.

Everything about the vaccine pass

Olá
Antes de mais obrigado pela resposta.

Veja o seguinte link:
Ministerio de Sanidad, Consumo y Bienestar Social - Profesionales - Viajes y COVID-19

Aí pode ler-se que:
"certificado de vacunación frente a COVID-19. A partir del 1 de febrero de 2022, se aceptarán como válidos los certificados de vacunación expedidos por las autoridades competentes del país de origen a partir de los 14 días posteriores a la fecha de administración de la última dosis de la pauta vacunal completa (primovacunación), siempre y cuando no haya transcurrido más de 270 días desde la fecha de administración de la última dosis de dicha pauta."
Os 14 dias referem-se à vacinação primária (duas doses ou uma dose para a Janssen). Esta vacinação primária tem "validade" de 270 dias. Depois dos 270 dias, o seu passe tem de refletir que já levou a terceira dose (ou segunda para a Janssen) - e neste ponto não são referidos os 14 dias. Mas experimente validar o seu certificado com a App Passe Covid. As regras neste momento são as mesmas em Portugal e em Espanha, por isso se estiver válido cá, à partida também estará lá.
 

pmas

Membro
Os 14 dias referem-se à vacinação primária (duas doses ou uma dose para a Janssen). Esta vacinação primária tem "validade" de 270 dias. Depois dos 270 dias, o seu passe tem de refletir que já levou a terceira dose (ou segunda para a Janssen) - e neste ponto não são referidos os 14 dias. Mas experimente validar o seu certificado com a App Passe Covid. As regras neste momento são as mesmas em Portugal e em Espanha, por isso se estiver válido cá, à partida também estará lá.
Obrigada pela resposta, no entanto tenho uma dúvida a validade de 270 dias não se aplica também em França ?

Ou seja se o certificado continuar válido cá dentro desses 270 dias não será válido lá também?
 

tangerina79

Membro Conhecido
Sim, aplica-se, mas apenas para controlo de fronteiras. As regras são independentes (controlo de fornteiras é uma coisa - e aí as regras foram acordadas por todos os estados membros e são essas dos 270 dias para a primovacinação - seguida de dose de reforço). Outra coisa são as regras internas e, no caso específico de França, as regras internas são diferentes e aplicam-se quer a franceses quer a turistas.

Neste caso, dentro do território francês, é necessário o passe vacinal que entrou em vigor a 24 de janeiro e que obriga a uma dose de reforço a todos os maiores de 18 anos e 1 mês - foi a forma que Macron encontrou de "chatear" os não vacinados (sendo que a palavra usada por ele foi um pouco mais forte). Para estes maiores de 18 anos e 1 mês o passe vacinal perde validade 2 meses depois da dose única (para a Janssen) ou 7 meses depois das duas doses (para as outras vacinas) - sendo que a partir de 15 de Fevereiro a validade das duas doses passa a 4 meses em vez dos 7.
 

pmas

Membro
Sim, aplica-se, mas apenas para controlo de fronteiras. As regras são independentes (controlo de fornteiras é uma coisa - e aí as regras foram acordadas por todos os estados membros e são essas dos 270 dias para a primovacinação - seguida de dose de reforço). Outra coisa são as regras internas e, no caso específico de França, as regras internas são diferentes e aplicam-se quer a franceses quer a turistas.

Neste caso, dentro do território francês, é necessário o passe vacinal que entrou em vigor a 24 de janeiro e que obriga a uma dose de reforço a todos os maiores de 18 anos e 1 mês - foi a forma que Macron encontrou de "chatear" os não vacinados (sendo que a palavra usada por ele foi um pouco mais forte). Para estes maiores de 18 anos e 1 mês o passe vacinal perde validade 2 meses depois da dose única (para a Janssen) ou 7 meses depois das duas doses (para as outras vacinas) - sendo que a partir de 15 de Fevereiro a validade das duas doses passa a 4 meses em vez dos 7.
Ou seja tenho de tomar a dose de reforço, para poder circular livremente no entanto não vai ser com 15 dias antes de viajar, será válido na mesma?

Obrigado.
 

tangerina79

Membro Conhecido
No caso de França o passe fica válido 7 dias depois da dose de reforço. mas é preciso que o código QR do seu certificado reflita essa dose. Se tiver dúvidas verifique fazendo o download da aplicação TousAntiCovid, que eles usam em França. Ao fazer o scan do seu código QR diz-lhe logo se está válido ou não, e quando perde a validade.
 

pmas

Membro
No caso de França o passe fica válido 7 dias depois da dose de reforço. mas é preciso que o código QR do seu certificado reflita essa dose. Se tiver dúvidas verifique fazendo o download da aplicação TousAntiCovid, que eles usam em França. Ao fazer o scan do seu código QR diz-lhe logo se está válido ou não, e quando perde a validade.
Muito obrigado, fiquei esclarecido com todas as dúvidas que tinha 👍
 
Top