Novidades

Vírus Zika

valter_2014

Membro Conhecido
Ola a todos.
Decidi colocar este tópico para saber opiniões sobre o vírus zika, dado que vamos para uma das zonas afectadas por esse vírus, a República Dominicana.
Por mim não vejo motivo para cancelar ou alterar a viagem mas a minha namorada não pensa assim :)
Por isso gostaria de saber as vossas opiniões........
 

susy4

Membro Conhecido
Ola
As orientações que foram emitidas pela DGS podem ajudar nesta questão. basicamente são os mesmos cuidados a ter para o dengue ou malária ( se bem que para a malária pode-se fazer medicação de prevenção, que não é o caso do Zika).
É mais grave nas mulheres gravidas, como é do conhecimento geral, mas apesar disso ser infectado com Zika pode estragar umas férias, por isso deixo as recomendações da DGS.
- aconselho sempre a fazer consulta do viajante

https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0012016-de-15012016.aspx
boa viagens
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Ola
As orientações que foram emitidas pela DGS podem ajudar nesta questão. basicamente são os mesmos cuidados a ter para o dengue ou malária ( se bem que para a malária pode-se fazer medicação de prevenção, que não é o caso do Zika).
É mais grave nas mulheres gravidas, como é do conhecimento geral, mas apesar disso ser infectado com Zika pode estragar umas férias, por isso deixo as recomendações da DGS.
- aconselho sempre a fazer consulta do viajante

https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0012016-de-15012016.aspx
boa viagens
Boas,

Isto... tá cá tudo..., Obrigado @susy4 ,

Todas as dúvidas esclarecidas...
 

Nika

Membro Conhecido
Mais 1 comunicado da Direcção-Geral de Saúde:

"Doença por vírus Zika - Atualização das recomendações para viajantes

Recomendações para viajantes que se desloquem para áreas afetadas com vírus Zika:
  • A principal medida de prevenção é a proteção contra a picada do mosquito:
a) Ter especial atenção ao período do dia em que os mosquitos do género Aedes picam mais frequentemente (do nascer ao pôr do sol);

b) Aplicar repelentes observando as instruções do fabricante, fazendo notar:
i. Crianças e mulheres grávidas podem utilizar repelentes de insetos apenas mediante aconselhamento de profissional de saúde;
ii. Não são recomendados para recém-nascidos com idade inferior a 3 meses;
iii. Se tiver de utilizar protetor solar e repelente, dever-se-á aplicar primeiro o protetor solar e depois o repelente.

c) Utilizar vestuário, de cor clara, adequado para diminuir a exposição corporal à picada (camisas de manga comprida, calças);

d) Optar preferencialmente por alojamento com ar condicionado; em alternativa, utilizar redes mosquiteiras, mesmo durante o dia.
  • Antes do início da viagem os cidadãos devem procurar aconselhamento em Consulta do Viajante2;
  • As grávidas não devem deslocar-se, neste momento, para zonas afetadas. Caso tal não seja possível, devem procurar aconselhamento em Consulta do Viajante e seguir rigorosamente as recomendações dadas, antes da partida e após o regresso;
  • As pessoas imunocomprometidas ou com doenças crónicas graves devem obter aconselhamento junto do seu médico antes de planear uma viagem a uma área afetada;
  • Existe comprovação científica que o vírus Zika pode ser transmitido por via sexual, e que poderá permanecer no sémen durante várias semanas após a recuperação da infeção. Os viajantes para áreas afetadas com Zika devem ser informados de que o risco de transmissão sexual de um homem infetado para outra pessoa existe, pelo que se recomenda o uso do preservativo;
  • No país de destino seguir as recomendações das autoridades locais.

Recomendações para os viajantes que regressem de áreas afetadas com o vírus Zika:
  • Os viajantes provenientes de uma área afetada que apresentem, até 28 dias após a data de regresso, sintomatologia sugestiva de infeção (febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares) devem contactar a Saúde 24 (808 24 24 24) ou consultar o médico, referindo a viagem recente;
  • As grávidas provenientes de uma área afetada, mesmo sem sintomas, devem mencionar a sua viagem durante as consultas de vigilância pré-natal, para serem avaliadas e monitorizadas adequadamente;
  • Os homens provenientes de uma área afetada devem considerar o uso do preservativo com uma mulher grávida ou que planeie engravidar:
- Até 28 dias após o seu regresso de uma área afetada com Zika, se não tiver apresentado quaisquer sintomas compatíveis com a infeção;
- Durante 6 meses após a recuperação de uma infeção por vírus Zika (com confirmação laboratorial).

Estas medidas devem ser cumpridas à luz do princípio da precaução e são baseadas em provas científicas disponíveis pelo que serão atualizadas em função de novos conhecimentos." 16-02-2016

Fonte: DGS
 

Kufrua

Membro Conhecido
Vim há 1 semana da Republica Dominicana, ficamos num hotel onde abundavam os mosquitos, tem bastante vegetação e lagos. Normalmente não há mosquitos que me pegue, mas desta vez fartei-me de ser picada, chegou a um ponto que de manhã já saímos com repelente. Mas em nada condicionamos a nossa vida por isso. Antes de irmos como é óbvio tentei informar-me.
Mas a preocupação do Zika apenas se sentem na Europa, já viajei com outros tipos de epidemias mundiais e nos aeroportos tanto de saída como de chegada éramos informados dos cuidados, sintomas e o que fazer em caso de suspeita de contagio, desta vez nada.
 

valter_2014

Membro Conhecido
Vim à 1 semana da Republica Dominicana, ficamos num hotel onde abundavam os mosquitos, tem bastante vegetação e lagos. Normalmente não à mosquitos que me pegue, mas desta vez fartei-me de ser picada, chegou a um ponto que de manhã já saímos com repelente. Mas em nada condicionamos a nossa vida por isso. Antes de irmos como é obvio tentei informar-me.
Mas a preocupação do Zika apenas se sentem na Europa, já viajei com outros tipos de epidemias mundiais e nos aeroportos tanto de saída como de chegada éramos informados dos cuidados, sintomas e o que fazer em caso de suspeita de contagio, desta vez nada.
Usaram as tais roupas compridas como recomendação?
 

Kufrua

Membro Conhecido
Usaram as tais roupas compridas como recomendação?
Não, nem pouco mais ou menos, andamos sempre em trajes de Verão e de praia. Usamos o repelente, e algumas noites até nos esquecemos e não achei que tenha sido mais picada por isso. Tínhamos bastante cuidado para tentar que não entrasse nenhum para o quarto. Mas de resto não nos preocupamos nada.
 

Kufrua

Membro Conhecido
E o repelente resolve o problema?
Não. Nós éramos picados tanto com repelente como sem ele. Obvio que para Saona não levamos. Mas sinceramente nunca foi muito uma preocupação, nós até brincávamos com o assunto dos "Zikas" como nós lhe chamamos.
 

Kufrua

Membro Conhecido
:), nós vamos em Junho e estamos com algum receio se devemos cancelar ou alterar.......
Cada um é livre de achar o que quiser e ter a sua opinião, e longe de mim estar a criticar. Mas ainda falta tanto tempo, e até lá ainda arranjam mais uns quantos vírus para passar na comunicação social e alarmar a população. Mas este é o meu ponto de vista. Eu fui sem qualquer problema, o avião ia cheio de portugueses, muitas crianças e óbvio que se falava mas as pessoas iam informadas e despreocupadas. Mas como disse isto sou eu.
 

sandralves121

Membro Novo
Alguém vai para a ilha do sal que esteja preocupado com o vírus do zika? Que medidas vão tomar?

Alguém sabe de casos na ilha do sal e se tem muitos mosquitos por lá em maio.
Que cuidados devo ter para além do repelente.
Agradeço informações
 
Última edição por um moderador:

Dsanto

Membro Conhecido
Última edição:
Top