Novidades

Vírus Zika - Para onde é seguro viajar?

AMSA84

Membro
Boa noite pessoal.
Estamos a pensar ir às Caraíbas em Setembro deste ano, Aruba.

No entanto, lembrei que essa zona das Caraíbas e América do sul está demarcada com nível 2 relativamente ao vírus zika. Lá se foi tudo por água abaixo, pois a curto prazo estamos a pensar engravidar.

Alguém tem sugestões de destinos de praia fora dessa zona? Ela estende-se a África, Tailândia, Filipinas, Índia, etc.

Cumps.
 
Última edição por um moderador:

rum

Membro Conhecido
Imagino que todas as zonas tropicais ou sub tropicais como as clássicas Republica, Cuba ou México deva haver algum risco. Se o sudeste asiático não é hipótese, pelo mesmo problema talvez Cabo Verde seja uma possibilidade ou as ilhas espanholas. ou num outro patamar Maurícias, Reunião ou Maldivas ou ainda num outro (haja dinheiro) Bahamas ou Pacífico Sul. Florida também pode ser hipótese.
 

Bee

Membro Conhecido
Aconselho que antes de decidir qual o destino faça uma pesquisa sobre os locais onde existe transmissão do vírus.
Ainda esta semana vi um documentário sobre o ZIKA (creio que no National Geographic) e algumas zonas da Florida eram totalmente desaconselhadas. Cabo Verde também era até ao inicio deste ano um local com vários casos reportados. Não sei atualmente como está a situação mas por isso aconselho que coloquem em cima da mesa os vossos destinos alternativos e posteriormente façam consulta junto dos organismos competentes. Felizmente a maior parte dos países tem sites com essa informação online.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
A doença do vírus Zika é, normalmente, ligeira e não exige tratamento específico.
É perigosa, isso sim, para o bebé de quem está grávida.
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá,
Se pensa muito em mosquitos e vírus, não vai para nenhum destino tropical ou subtropical ou mesmo equatorial... ou seja não vai para nenhum daqueles destinos com praias fantásticas.
O melhor seria obter informação no Instituto de Medicina Tropical e até mesmo fazer uma consulta do viajante para ficar informada e aconselhada; de caminho até pode fazer vacinas que são aconselhadas/obrigatórias para esses destinos e não tem mais que se preocupar com elas. Como a consulta ainda é cara, comece por consultar o site para saber sobre as doenças, gravidade e prevenção.
www.ihmt.unl.pt
 
Última edição por um moderador:

AMSA84

Membro
A questão não é com o pensar nos mosquitos. A questão é o timing, se ler a minha primeira mensagem.
 
Última edição por um moderador:

Leonorb

Moderador
Staff
A questão não é com o pensar nos mosquitos. A questão é o timibg, se ler a minha primeira msg.
Sim eu li, será a questão da futura gravidez
Veja as informações no IHMT antes.
No caso do Zika creio que basta adiar a gravidez 1 mês após a estadia... Em muitos dos destinos possíveis que referiu pode ter este problema; se não for mosquito é vacina...
 
Última edição por um moderador:

XanaFernandes

Membro Novo
Antes de viajar para as Caraíbas no ano passado consultei o médico exatamente por essa questão. A informação que me deram foi que caso tivesse o azar de ser picada teria que esperar 1 mês antes de engravidar.
Normalmente parece que tenho mel para os mosquitos e acho que não houve um único dia que não levasse umas três medalhinhas para o quarto quando saía para jantar, mesmo usando repelente e não aconteceu nada, nem no ano passado nem este ano.
Para mulheres grávidas é que é totalmente desaconselhável viajar para esses destinos.
 
Última edição por um moderador:

AMSA84

Membro
Nuno, já tinha visto.

Xana, segundo a CDC e o WHO a mulher 8 semanas e homem 6 meses. Como é que o medico disse isso?

Já agora Xana, onde estiveste? Mais ainda, qual foi o repelente usado? DEET? Qual a percentagem?

A realidade é tbm que segundo a WHO a trend tem vindo a diminuir, tendo no mês 5 deste ano reportado <10 casos.

Cumps.
 
Última edição:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
A última dúvida é pertinente !
Agora, apenas lembrar, mesmo que seja 6 meses para o homem...só se apanhar o vírus. Sim, eu sei que é óbvio, mas há que ver a probabilidade de apanhar.
Uma coisa é uma grávida apanhar, aí há risco elevado. Outra é o homem e esperando 6 meses, podem voltar aos "treinos".
 
Top