viagem de 15 dias na turquia
Acabo de regressar de uma viagem por minha conta na turquia e digo-vos que valeu pena.
Custo total para 4 pessoas: 3400 euros , se fosse por agência era 1600 euros por pessoa!
Ida lx- Madrid -Istambul via iberia 250 euros i/v
Hoteis utilizei booking, excepto o de istambul que foi por mail e tudo correu na perfeição inclusive foram-me buscar ao aeroporto.
Atenção evitar andar de taxi é mto caro e tentam enganar-nos no preço. Aliás esse é o único senão, tem de se pedir preço sempre antes quando não está fixo.
O custo de vida é ligeiramente inferior ao nosso, mas há algumas coisas caras a gasolina 1,7 euros, entrada nos museus paga-se em todos cera de 15 a 20 Liras o que convertido para euros é metade.
Como é tipico dos muçulmanos tem de se regatear mto!!!!! é uma boa escola de negoçiação.
Istambul é magnifica, tem mtos hoteis, atenção escolher um hotel no centro que é o bairro de sultanahmet. Pode-se ir para hoteis de 3 estrelas, são clean. Evitar restaurantes só para turistas são caros e a comida nada de especial.
Os pratos tipicos são Iogurte comem em doses industriais e no inicio da refeição.
Bebe-se Ayran iogurte liquido mto àcido e com sal!!!! é bom...., espetadas de vaca, frango, borrego e kofte que é uma especie de carne picada em bolas com especiarias.
È seguro, não há assaltos, e eles não nos assediam com vendas como noutros paises.
Resumo:
1º-4º dia istambul
4º-5º Viagem comboio cama istambul -ankara ( 1 noite) é fixe...
5º-7º dia Aluguei carro (via net) para fazer ankara -capadócia , são 300 km mas a estrada é via dupla, eles são um bocado indisciplinados, mas faz-se bem. A anatólia central é linda com uma paisagem tipo alentejo.
A capadócia é espectacular, fiquei em Goreme (lindo, e os hoteis espectaculares, dentros de caves na rocha)
7º-8ºdia voltei de carro a Ankara , para de novo fazer 1 noite (comboio cama) ankara-Izmir excelente pq as distâncias são grandes e assim não te cansas tb é mto barato.
8º-13ºdia Aluguei carro em izmir, que me acompanhou até ao fim da viagem.
Estive em Kusadasi, vila turistica, junto do egeu, o mar tem àguas mornas 25 graus e serve de base para visitar Efesos (espectaculares ruinas romanas, e pamukkale que é lindo e único)
14º dia voltar para istambul, são 700 km fomos a Troia (mto emocionante), dormimos mal com mtos mosquitos em gelibolu, e no dia seguinte chegamos de novo a istambul ao aeroporto.
Deixo este relato de como fazer umas férias óptimas por um excelente preço.