Novidades

Turismo em Portugal

NunoCorreia

Membro Conhecido
Olá viajantes,



Decidi escrever aqui algumas palavras numa espécie de desabafo em relação à qualidade do serviço (no geral) em Portugal.

Até à pandemia viajei muito fora de Portugal mas com esta situação toda comecei a passar muitos fins de semana no país. Tenho vindo a ficar desiludido com a qualidade do serviço para o preço que se paga.

Como já li muito por aqui: "Portugal está a ficar caro".

Permitam-me corrigir, Portugal já era caro nomeadamente o Algarve e o Douro. Agora está tudo caro e com serviço péssimo no que se refere a hotéis entre 100€-150€ noite e restaurantes de 20€-25€ pessoa.

Os trabalhadores não vestem a camisola da empresa, são rudes e só os funcionários estrangeiros (nomeadamente os brasileiros) proporcionam um serviço acima da média.

Nós somos um casal de 38 anos com 2 crianças com 7 anos e 1 ano e gostamos de ir fazer uns fins de semana com piscina interior de inverno e piscina exterior de verão.
São raras as exceções que obtenho preços convidativos de pernoita ou de refeição.
Já me aconteceu escolher um quarto em promoção para o Blue & Green de Troia e quando chego lá dão-me o quarto com a pior vista que existia, e com a desculpa que se tivesse feito a reserva com eles podiam fazer upgrade.
Fui há pouco tempo ao Vila Galé da Ericeira e o hotel está antiquado, quartos com wcs com limpeza dúbia, com a piscina das crianças por fazer manutenção e uma piscina interior que mais parece um tanque com 2 pilares a meio.
Como digo, há exceções, o Vila Galé de Évora valeu o dinheiro pago e marquei logo outro fim de semana. O hotel aldeias dos capuchos golf & Spa (pelo preço que paguei com MP) também foi uma experiência agradável, mas pelo preço de tabela, não metia lá os pés.
E o que falar dos restaurantes? Restaurantes que aumentaram demasiado os valores de pratos e bebidas, e a qualidade ficou em 2010. Qualidade da comida e do serviço. O serviço está lastimoso. Assim que vêem que são portugueses.... sinto-me discriminado no meu país.
Isto acontece(ia) somente no algarve, agora atendem com pressa, sem perguntar como está a refeição em qualquer parte do país. Mais uma vez estou a generalizar e quero dar aqui um apreço ao rapaz que me atendeu no cantinho dos amigos ao lado da aldeia José Franco em Mafra, que rapaz fantástico num restaurante de estrada daqueles onde vão desde famílias a pessoal na sua hora de almoço.
E que falar de restaurantes sem (ou 1) cadeirinhas para bebés? Faz sentido marcar um restaurante que tem 100 lugares e depois só há 1 cadeirinha? As cadeiras do IKEA são baratuxas e arrumam-se facilmente.

Isto é triste, todo o restaurante que abre em Setúbal (cidade onde almoço e janto muitas vezes) tem refeições para cima de 20€ pessoa sem sobremesa e vinho da casa. Porquê? Porque estamos a sofrer o que muitos países que vivem do turismo sofrem. Querem fazer lucro o mais rápido possível e depois não querem saber do cliente nem dos trabalhadores que (não) vestem a camisola.

Está tudo a ficar caro para quem vive neste país.

PS.
Não quero com este texto ferir susceptibilidades, generalizo porque conheço o país de lés-a-lés e sei que em certos sítios do interior o atendimento continua de excelência como se fossem os nossos avós a servir-nos.
 
Última edição por um moderador:

basapistas

Membro Conhecido
Claramente este já era um problema pré-pandemia... E com a quantidade de turistas a aterrar nos aeroportos e com dinheiro para gastar... Muito dos serviços que viviam dos portugueses mudaram a rota para o mercado estrangeiro, aproveitando o aumento das reservas e aos preços que pudessem seleccionar mais os clientes!

O Algarve é um destino que já padecia deste problema há muito tempo... E só com a pandemia se lembrou que existiam Portugueses em Portugal... Mas já voltaram ao mesmo no ano passado... Com preços absurdos para a qualidade apresentada ...

O douro tornou-se igualmente um segundo Algarve ... Hotéis que duplicaram os preços em poucos anos... Com o mesmo serviço...

Na cidade do Porto, que conheço melhor, existem estabelecimentos claramente orientados só para estrangeiros e que servem comida portuguesa só para estrangeiros, pois a qualidade é pouca ou nenhuma! E já tive experiências que ser ignorado ou mal servido, por simplesmente ser português!

Mas também temos que perceber que já não há funcionários em Portugal para trabalharem como escravos a receber o que recebem... E isso obviamente tem implicações no serviço e nos valores dos serviços... Pois tem que pagar mais...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Viva,

Creio que o post está cheio de generalizações.

Também tenho viajado mais por Portugal ultimamente, e tenho tido experiências fantásticas a nível de atendimento, no Douro ou nos Açores só para dar dois exemplos.

A nível de preços, sim está bastante mais caro, mas acaba por ser a procura a determinar esse aumento, alías já ficava contente de encontrar algo na casa dos 100€, ultimamente na zona do douro por exemplo só se encontra algo em condições de 200€ para cima.

Creio que o principal problema reside aqui, muitos horteis e restaurantes aumentaram o preço de tal maneira que pensamos estar a um nível em que realmente não estão:

  • os hotéis caros, estão muito caros
  • os hotéis "normais" estão caros mas mantêm o mesmo serviço

Dai a dizer a qualidade do serviço (no geral) em Portugal é fraca, vai uma grande diferença.
 
Top