Novidades

Tunísia

anaka

Membro Novo
Obrigado Frika pela tua pronta resposta.

Eu também pernoitei em Tozeur, mas o que eu quero desta vez é pernoitar mesmo no deserto (Ksar Ghilane?) ou outro sítio, num tour passando por Tataouine, e outros lugares do deserto.
Agradeço quem possa acrescentar mais alguma informação acerca de pernoitar em Ksar Ghilane, no deserto da Tunísia.
 

Sheila FS

Membro Novo
Boa noite,

Em Setembro vou para Hammamet, para o RIU MARCO POLO.
Gostaria de saber se alguem ja la esteve e o que achou...Vou com o meu namorado, não marcamos excursões mas ja recebi algumas dicas de actividades qe la possa fazer?
Alguem tem conselhos?Gostaria de saber onde possa fazer algumas compras pois muitas pessoas me têm dito que é perigoso irmos ao mercados...mas gostaria mesmo de o fazer...
Se alguem for para este Hotel ou ja tenha ido informe-me do que me espera...Obrgd

Cumprimentos,
Sheila Santos
 

ricardosa

Membro Novo
Chegada da Tunísia

Olá a todos,

Acabei de chegar agora mesmo da Tunísia. Acabei por fazer uma excursão pelo país, passando por El-Jem, Sfax, Matmata, Douz, Tozeur, Nefta, Sidi Bouzid. E depois ainda alugamos um taxi (uma vez que ficamos em Hammamet) para irmos ver Tunes, Cartago e Sid Bou Said.

Tenho a dizer-vos que gostei muito do que vi, com a excepção da população. Pareceram-me sempre muito desconfiados com tudo e mais alguma coisa, uma falta de educação enorme com as meninas que iam no grupo (alguns até tinham graça com os piropos, mas alguns eram mesmo porcos) e morriam pelo que não faziam. Só para dar uma exemplo, fora do hotel eles sabiam montes de linguas (melhor ou pior lá se desenrascavam), era ve-los a falar Inglês, Françês, Espanhol, Alemão, alguns até arranhavam o Português. Dentro do hotel era um martírio fazer-nos entender, tentavamos em Espanhol, Inglês (valeu-nos um colega que se desenrascava muito bem em Françês e mesmo esse teve algumas dificuldades com alguns deles).

A minha opinião resumia-se ao hotel e a algumas situações de rua que vi. Mas estava com a ideia que tinha tido azar (até porque mais profissionais há em todo o lado e o nosso país não é excepção) mas encontrei-me com alguns portugueses, alguns que eram a terceira vez que lá iam e eles também eram da minha opinião na sua primeira visita, agora chegaram à conclusão que é geral.

Outra coisa que não gostei, é a forma como tratam os animais. Que estes sejam o seus sustento sem problemas (que nos levam a dar uma voltinha em cima dos dromedários, na boa - eu também era para ir, estive em cima de um e cheguei a dar uns passo - até reparar nas condições em que estavam, desnutidos, cheios de carrapatos, com as narinas rasgadas pelas argolas que eles lhes colocam para que os animais obdeçam).
 

globetrotter

Membro Novo
Já estive na Tunísia, país que conheço de lés a lés, de norte a sul, de este a oeste...é um país muito interessante, nalgumas zonas totalmente fascinante, noutras nem tanto, mas estamos a falar de um país árabe, com tudo o que de bom e mau tem.
Não tenho dúvidas que de todos os países magrebinos a Tunísia é o mais evoluído e atractivo do ponto de vista turístico, muito melhor do que Marrocos, que só tem a seu favor ter cidades mais históricas e antigas.
Por norma prefiro ficar em Hammamet ou em Sidi Bou Saïd, locais que considero os mais bonitos na costa tunisina.

Deixo aqui algumas dicas para quem precisar:

1- O custo de vida na Tunísia é muito semelhante ao nosso, uns 20/25% mais barato se tanto, o próprio rating das moedas, 1€ = 1.25 dinares tunisinos assim o indicia.
2- Água só de garrafa, da torneira só para a banhoca e para lavar as mãos.
3- Não recomendo irem daqui com pacotes de 4 dias de hotel (praia) + 3 dias de Tour (Deserto e sul da Tunísia), sai muito mais caro, arranjem uma semana num hotel ****, Port El Kantaoui, Hammamet, Monastir, etc, já se arranjam a 350€ (Junho e Setembro) num hotel de 4 estrelas, meia pensão à escolha, e depois contratem um tour de 2 dias no hall do hotel, onde há quase sempre uma mesa com um funcionário dessas empresas de touring. Sai-vos a uns 100-120€ por pessoa, para dois dias, com alojamento ***, pensão completa e entrada no Coliseu de El Jem. Se optarem por levar um pacote 4+3 dias daqui vai custar-vos bem acima dos 600€, se seguirem o meu conselho poupam 100-120€ por cabeça, mesmo perdendo dois dias da estadia contratada...:D
5- A Tunísia é o único país árabe que tem ensino misto, ou seja não há segregação por sexo, raparigas e rapazes estudam na mesma turma, as leis defendem tanto as mulheres como os homens, mas não abusem, estamos num país árabe, embora seja o mais progressista e democrático de todo o mundo islâmico, ainda mantém algum conservadorismo...PS- atenção na forma de olhar a mulher alheia, a forma como eles olham para as nossas é natural, a mulher ocidental é o Paraíso na Terra para os árabes, mas muitas vezes olhares e piropos são uma forma de elogiar a beleza delas e de dizer ao namorado/marido "tens uma bela mulher, parabéns", não levem isso a peito, é uma coisa social/cultural...;)
6- É completamente proibido filmar/fotografar edifícios militares e públicos, é crime e pode custar-vos no mínimo uma repreensão e uma ordem para apagarem as fotos, no máximo pode chegar a umas horas na esquadra e uma multa de algumas dezenas largas de dinares.
7- Por norma os restaurantes na Tunísia são locais confiáveis e asseados, onde a cozinha mediterrânica é Rainha, não é complicado encontrar alguns restaurantes com pratos gregos, espanhóis, italianos e até portugueses no menu, já para não falar da cozinha local...não esperem encontrar carne de porco em lado nenhum...álcool há nos centros das cidades e nas zonas turísticas, aliás a Tunísia fabrica cerveja e uns Rosés que são aclamados e reconhecidos por estarem entre os melhores do Mundo.
8- A temperatura da água do mar, mesmo em meados de Setembro, pode chegar ou ultrapassar os 28º, desaconselho idas à Tunísia de 15 de Julho até 7/8 de Setembro, o calor é insuportável, mesmo para aqueles que se julgam mais habituados, as temperaturas roçam os 42-45º sem dificuldades, nesse caso vão ter de se recolher nas horas de calor, e é menos tempo útil que têm para visitar os locais de interesse...não falando que em Julho/Agosto os preços das viagens são 40% mais caros.
9- Aconselho experimentarem o cabrito assado à beira da estrada, na Nacional que vai para Sul, logo a seguir a Yasmine Hammamet, há duas casas do lado de quem se dirige a Sul que valem muito a pena, até entre os tunisinos são consideradas casas asseadas, recomendo vivamente.
10- Para se deslocarem evitem os táxis, a única vez que usei um táxi na Tunísia foi para ir visitar Cartago e Sibi Bou Saïd, saíndo do centro de Tunis, negociei o preço com o taxista, paguei 20 dinares para ele me levar a Cartago (1h) e a Sibi Bou Saïd (45m) e levar-me de regresso ao centro de Tunis.
Se estiverem em Port El Kantaoui, Hammamet, Yasmine Hammamet, etc, e quiserem e visitar Tunis (Medina, Souk, etc), não vão de táxi, porque são muitos dinares, mesmo negociando o preço, os autocarros são baratos mas demoram muito a chegar lá. A melhor solução é apanharem uma Luage, tipo Besta no Brasil, são carrinhas de 7 lugares, tipo táxi colectivo que vos cobram pouco mais de 3€ para vos deixarem em Tunis, cada viagem demora entre 40 e 55 minutos, dependente da localidade onde estiver o vosso alojamento.

Nota: Importante...a Tunísia é um país seguro, não há assaltos violentos nem insegurança, pode haver uns carteiristas e uns malandrecos que vos saquem a máquina fotográfica se forem à casa de banho e a deixarem na mesa, ou lhes virarem as costas uns segundos que sejam. Por decreto do falecido e histórico Presidente Bourguiba, é crime grave qualquer delito cometido contra estrangeiros/turistas, seja agressão, roubo, ofensas, etc...o Decreto diz qualquer coisa como isto "1986, bla bla bla...Considera-se os turistas e visitantes estrangeiros, Património e Tesouro Nacional do povo tunisino...qualquer crime ou ofensa será severamente punido"...só para dar um exemplo, em 1999 um tunisino apontou uma faca a uma turista alemã para lhe levar a carteira, foi apanhado 2 dias depois e ainda hoje, segundo consta, está numa prisão estatal...vão descontraídos, não há crise, nem insegurança, o maior contribuinte para o PIB deles é o Turismo.

Locais de interesse
Medina e Souk de Tunis, Centro de Hammamet, respectiva praia e Souk, Sidi Bou Saïd que fica colada a Tunis e é património da UNESCO, Cartago e respectivas ruínas, Coliseu de El Jem, Kairouan (3ª cidade da Tunísia e local da 4ª mesquita mais importante do mundo islâmico), Matmata (onde existem as casas dos trogloditas e onde se filmou a Guerra das Estrelas), Tamerza (Oásis no deserto, palmeiras tamareiras e nascentes de água) e Douz, à porta do deserto (recomendo um passeio de dromedário ao entardecer) é qualquer coisa de especial.
Alguma dúvida é só dizerem...

Boas viagens
 

ploferreira

Administrador
Staff
Duas correcções,

Não considero o curso de vida na tunisa igual a portugal, diria que é 50% (ou mais) barato relativamente ao nosso pais, a taxa de câbio referida não está correcta, o valor de referência a 30 de Agosto pelo Banco Central Portugues é de 1 EUR = 1,8929 TDN

Em relação à questão do Circuito, não concordo de todo, quando fui em 2009, comparei varios preços e ficou-me mais barato ir já com o circuito contrato em hoteis de 4* e estadia na praia de 5* do que ir em 4* para a praia e depois fazer o circuito em 3*.
 

globetrotter

Membro Novo
ploferreira disse:
Duas correcções,

Não considero o curso de vida na tunisa igual a portugal, diria que é 50% (ou mais) barato relativamente ao nosso pais, a taxa de câbio referida não está correcta, o valor de referência a 30 de Agosto pelo Banco Central Portugues é de 1 EUR = 1,8929 TDN

Em relação à questão do Circuito, não concordo de todo, quando fui em 2009, comparei varios preços e ficou-me mais barato ir já com o circuito contrato em hoteis de 4* e estadia na praia de 5* do que ir em 4* para a praia e depois fazer o circuito em 3*.
Parabéns...
 

frika

Membro
ploferreira disse:
Duas correcções,

Não considero o curso de vida na tunisa igual a portugal, diria que é 50% (ou mais) barato relativamente ao nosso pais, a taxa de câbio referida não está correcta, o valor de referência a 30 de Agosto pelo Banco Central Portugues é de 1 EUR = 1,8929 TDN

Em relação à questão do Circuito, não concordo de todo, quando fui em 2009, comparei varios preços e ficou-me mais barato ir já com o circuito contrato em hoteis de 4* e estadia na praia de 5* do que ir em 4* para a praia e depois fazer o circuito em 3*.


Sim, concordo! Estive, em Julho em Djerba, e achei o custo de vida deles bem mais barato, aliás, a maior parte das pessoas ficou com dinares por gastar... Foi o meu caso... Trouxe um saco cheio de compras, gastei dinheiro por lá e no total devo ter gasto uns 30 ou 40 euros! lol
Nós achamos tudo realmente barato...:D
 
Top