Novidades

Tripadvisor - críticas pagas

uska

Membro
Continuo a pensar que o Tripadvisor é uma fonte fiável para a recolha de informações sobre hotéis em todo o mundo, mas ao ler esta notícia (http://www.dailymail.co.uk/news/article-2013291/Hotels-bribe-guests-online-reviews-Tripadvisor-website-free-rooms-meals.html) que denúncia a oferta de recompensas por alguns hotéis :angry: a troco de opiniões positivas dos clientes, não posso deixar de achar que a sensação que algumas análises exageravam um bocado estava certa. Por acreditar que nem todas as análises são verdadeiras e nem podemos tirar conclusões de uma ou duas amostras, sempre li o máximo de críticas possível, comparando-as depois com opiniões em outros sites e com as fotos dos clientes (muitas vezes uma imagem vale mais do que mil palavras) e é isso que vou continuar a fazer.
Estou certa de que os próprios administradores do site vão estar mais atentos daqui para a frente porque este tipo de notícias é má publicidade, embora não seja minimamente da sua responsabilidade.
 

badbones

Membro Conhecido
Continuo a pensar que o Tripadvisor é uma fonte fiável para a recolha de informações sobre hotéis em todo o mundo, mas ao ler esta notícia (http://www.dailymail...ooms-meals.html) que denúncia a oferta de recompensas por alguns hotéis :angry: a troco de opiniões positivas dos clientes, não posso deixar de achar que a sensação que algumas análises exageravam um bocado estava certa. Por acreditar que nem todas as análises são verdadeiras e nem podemos tirar conclusões de uma ou duas amostras, sempre li o máximo de críticas possível, comparando-as depois com opiniões em outros sites e com as fotos dos clientes (muitas vezes uma imagem vale mais do que mil palavras) e é isso que vou continuar a fazer.
Estou certa de que os próprios administradores do site vão estar mais atentos daqui para a frente porque este tipo de notícias é má publicidade, embora não seja minimamente da sua responsabilidade.
Já me tinha ocorrido que os hoteis podiam inventar clientes para dizerem bem deles e/ou mal dos outros mas oferecer coisas é escandaloso.
De qualquer forma hoje em dia existem diversos sites onde pesquisar opiniões sendo que eu continua a preferir o tripadvisor pelas fotos e pelas informação mais abrangente referente ao pais. Acho que não devemos é ir cegamente atrás das boas criticas mas sim ver as fotos, ler os comentarios analisando o que as pessoas dizem (já li um que dizia que a comida do hotel não prestava porque não faziam bons hamburgeres), dar atenção aos comentarios negativos...E no fim esperar que tudo corra bem.
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Pois....
eu acho que o sistema do booking.com é mais fiável, por isso eu consulto sempre os 2, mas dou mais crédito ao booking.com.

Além disso eu utilizo uma regra de ouro que aprendi à alguns anos, eis um exemplo:
Se quero analisar um campeonato de futebol, olho para uma tabela classificativa e com a mão tapo os 1ºs do topo e com a outra mão tapo os últimos e assim obtenho rapidamente uma imagem representativa daquele campeonato (os que estão no meio). A mesma "formula" serve para analisar rapidamente qualquer tabela de resultados (desde desempenho de funcionários, até ás ofertas hoteleiras).
Ora, aplicando aos comentários, aquilo que faço é ignorar os que classificam excessivamente bem o hotel e ignorar os que classificam excessivamente mal, pois a "coerência" vou encontrar naqueles que tiveram a lucidez de apontar aspectos positivos e negativos.... ou seja... é a sabedoria popular... No meio é que está a virtude
 

uska

Membro
Pois....
eu acho que o sistema do booking.com é mais fiável, por isso eu consulto sempre os 2, mas dou mais crédito ao booking.com.

Além disso eu utilizo uma regra de ouro que aprendi à alguns anos, eis um exemplo:
Se quero analisar um campeonato de futebol, olho para uma tabela classificativa e com a mão tapo os 1ºs do topo e com a outra mão tapo os últimos e assim obtenho rapidamente uma imagem representativa daquele campeonato (os que estão no meio). A mesma "formula" serve para analisar rapidamente qualquer tabela de resultados (desde desempenho de funcionários, até ás ofertas hoteleiras).
Ora, aplicando aos comentários, aquilo que faço é ignorar os que classificam excessivamente bem o hotel e ignorar os que classificam excessivamente mal, pois a "coerência" vou encontrar naqueles que tiveram a lucidez de apontar aspectos positivos e negativos.... ou seja... é a sabedoria popular... No meio é que está a virtude
Ora, nem mais, bom senso é sempre uma boa prática.
Tb vejo sempro o booking.com pq são comentários de clientes que estiveram lá de certeza, pq eles pedem-nos o feedback depois da estadia. Depois disto tb já não sei se foram subornados para manipularem as escolhas de outros, mas pronto... sempre é melhor que nada.
 

Nuno

Administrador
Staff
Boas,

Partilho da opinião que se deve sempre consultar múltiplas fontes para termos uma visão mais abrangente e fiável, mas não deixa de ser um ponto negativo particularmente para o Hotel, mais do que para o TA.
 

goncalo82

Membro Ativo
Eu sou bastante fiel ao Tripadvisor, mas é normal que essas coisas aconteçam num mercado com elevadissima competição como é a industria hoteleira.
Mas uma coisa é certa: já estive em hoteis que tinham pessimas classificações e maus comentários e achei optimos, assim bem como o contrário, optimos comentários e ser horrivel!
Mas nos ultimos tempos tenho feito escolhas acertadissimas, usando apenas o TA, talvez porque já consigo filtrar um pouco os comentários e perceber quais sao aqueles por onde nos devemos fiar.....
 

TeK

Membro Conhecido
Também consulto os dois, mas dou mais credibilidade ao TripAdvisor, basta terem a paciência e lerem 90% dos comentários, os bons hoteis têm bastantes, mas eu aí não perdoou, passo os olhos por quase todos os post's. Uso o booking só mais para confirmar a pontuação do hotel e comentários na globalidade.

E as fotos ajudam muito a acompanhar alguns comentários aos hotéis, que por vezes são ridículos.

Cumpts
 

martinsjoao

Membro Conhecido
dou mais credibilidade ao que leio em fóruns do que ao que leio no tripadvisor.

Há dias em conversa sobre férias surgiu uma ideia interessante: é mais fácil escrever quando não se gostou do que quando se vem satisfeito com a viagem....

no ano passado li imensas coisas sobre o hotel em que fiquei.. a única com que concordei foi a parte de praia!! fora isso, notava-se que ou era exagerado ou era ressabiamento por algo que não correra bem.


quanto ao booking muitas vezes há hóteis com pontuação alta, mas os comentários não traduzem essa pontuação! No entanto tem o seu maior grau de fiabilidade pela obrigatoriedade de reserva, mas............................ quem nos garante que o hotel não simula meia dúzia de reservas? Paga a comissão ao booking, mas fica com boa pontuação!

Regras que (tento) colocar:

* Falar com amigos que conheçam pessoalmente o hotel;
* Ler várias opiniões;
* Duvidar das FABULÁSTICAS, mas também das más;
 

basapistas

Membro Conhecido
Este metodo fraudulento... sempre aconteceu e sempre ira acontecer... no entanto, naqueles hoteis com maior dimensão e grande numero de turistas... é muito dificil controlar aquilo que os clientes dizem dele... pois existe muitas penssoas a comentar, principalmente se não concordarem com as opiniões anteriores, igaulmente para faloar bem... ou mal é preciso justificar a sua opinião, logo a posição generíca no tripadvisor, é simplesmente um factor entre muitos outros... que são tido em conta para tomar decisões... visto que cada um tem a sua forma de estar e de ver as coisas.. e o que para muitos é mau... essa mesma coisa pode ser boa para outros..!!
 

uska

Membro
Este metodo fraudulento... sempre aconteceu e sempre ira acontecer... no entanto, naqueles hoteis com maior dimensão e grande numero de turistas... é muito dificil controlar aquilo que os clientes dizem dele... pois existe muitas penssoas a comentar, principalmente se não concordarem com as opiniões anteriores, igaulmente para faloar bem... ou mal é preciso justificar a sua opinião, logo a posição generíca no tripadvisor, é simplesmente um factor entre muitos outros... que são tido em conta para tomar decisões... visto que cada um tem a sua forma de estar e de ver as coisas.. e o que para muitos é mau... essa mesma coisa pode ser boa para outros..!!
Concordo perfeitamente! É tudo relativo: uma vez li uma crítica de alguém que chegava ao detalhe de dar as medidas "certas" para fazer uma cama, ou seja qts cms do lençol devem ficar debaixo do colchão, que medida deve ter a dobra, etc...:eek: Para ela isso era o suficiente para dar uma má nota, para mim, desde que esteja limpa e mais ou menos direita, já está bem :lol:
 

TeK

Membro Conhecido
Vai dar tudo ao mesmo, ou será que as mesmas pessoas fantasmas que escrevem bem sobre os seus hoteis, não têm também acesso a fóruns. Aliás, é onde aparecem mais frequentemente.

Se tiverem pessoas de confiança que já estiveram no hotel é o ideal, senão a maioria dos comentários normalmente traduz a qualidade/serviço dos mesmos.

Cumpts
 
Top