Novidades

Terá Coimbra Rival?

travelman

Membro Novo
na vossa opinião que cidade (tirando Lisboa e Porto) se poderá comparar a Coimbra em termos de beleza e Historia?
 

Nuno

Administrador
Staff
Viva,

Eu diria que Évora é uma cidade com uma vertente histórica muitíssimo rica com uma beleza única, sendo que aqui entram os gostos pessoais de cada um de nós.
Em termos gastronómicos é "deliciosa" ... os seus pratos típicos, acompanhados por um encorpado vinho alentejano e complementado por um doce conventual de deixar água na boca :) ..

PS: acho que vou jantar :D
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Ola Nuno,

Acabei de lanchar, mas depois da tua sugestao era capaz de jantar ja de seguida:D
 

Fernanda

Membro Novo
Boas,
Beleza, história, gastronomia e encanto Évora ganha a Coimbra :).

Mas lá está, depende dos olhos de quem a vê, e eu sou uma "apaixonada" pelo Alentejo.
 

Silvia

Membro Novo
Olá,

Para mim cidade nenhuma em Portugal se compara a Coimbra.
Gosto de Lisboa e das redondezas (Sintra, Estoril, Cascais) mas Coimbra (e arredores) não tem rival. Claro que o facto de ter estudado lá :D , ter vivido de forma intensa a vida académica que se 'respira' por lá de forma impar :D e ter sentido na pela a 'hora da despedida' :) , ajuda. No entanto, acho que consigo admirar a beleza da cidade de forma mais ou menos imparcial.

Sílvia
 

bnuno

Membro
Pois...eu tambem vivo em Coimbra e francamente acho que Coimbra apenas não tem rival no facto de não ter absolutamente nada a não ser a tão falada vida académica. Não tem emprego, não tem industria, não se come bem, não ha nada para fazer. Apenas tem uma universidade que já nem de perto nem de longe é a melhor do pais e hospitais.....

N
 

AnaCS

Membro Novo
bnuno disse:
Pois...eu tambem vivo em Coimbra e francamente acho que Coimbra apenas não tem rival no facto de não ter absolutamente nada a não ser a tão falada vida académica. Não tem emprego, não tem industria, não se come bem, não ha nada para fazer. Apenas tem uma universidade que já nem de perto nem de longe é a melhor do pais e hospitais.....

N
Nascida e morando já há uns bons anos em Coimbra, concordo plenamente... :p

Apenas, adiciono que o hospital comparando com o que tenho visto noutras cidades tem bastante mais qualidade em vários aspectos...

Refiro ainda a pena e o que me dói a alma quando passo pela Quinta das Lágrimas... ou pelo que resta dela... :p ;)




Sintra encanta-me... Era capaz de ir lá passear todos os dias. ;)
É uma cidade mágica, cheia de história, com jardins e "palacetes" que parecem saídos de contos de fadas...



O Porto tem uma vista (se é que assim se pode dizer) muito semelhante a Coimbra... Um a colina cheia de casas, luzes e vida reflectida nas águas do Douro... :p
Tem uma beleza diferente, mas semelhante nesse sentido. E tem muito mais que fazer, ver, aproveitar, sei lá...



Apenas algumas outras cidades portuguesas que me vêm agora à ideia...
Tudo para dizer que, na minha opinião, Coimbra não tem Rival, porque já foi "batida" à muito tempo... :s

Coimbra já não luta... (Sobre)Vive dos estudantes e da construção de prédios... :p





EDIT: Mas pronto... Eu também já cá vivo há tanto que a minha opinião não será totalmente imparcial... :)

A emoção dos estudantes, das borgas, serenatas, entre outros, comecei a vivê-la ainda antes da faculdade... :)

A história da cidade e seus monumentos são-me de tal modo familiares que talvez se me tenham tornado "indiferentes"... :p

Acima de tudo, custa-me sinceramente ver que Coimbra parou no tempo...
O novo, o recente é na sua maioria um amontoado de prédios espalhados ao redor do Mondego...
Surgiu apenas um "arranjo" das suas margens com o Programa Pólis... Algo que, na minha opinão, não foi suficiente... as margens continuam "mal aproveitadas"... Terras mais pequenas como Tomar ou Torres Novas, por exemplo, "põe-nas a um canto"...

Fizeram um passeio/jardim junto à zona do Coimbra Shopping, também... E arranjaram finalmente a zona do Convento de Santa Clara, passados já nem sei quantos anos...

De resto, fizeram estradas; deixaram destruir aos poucos a Quinta das Lágrimas; tentaram cobrar para se ver o pouco do jardim botânico que permitem ver (sim! Porque a mata do botânico é imensa e lindíssima! Mas está fechada a sete chaves!); ... Já nem sei... :s



Achei apenas que devia clarificar a minha opinião... ;)
 
Top