Novidades

Taxas aeroportuárias obrigatórias no preço do voo

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá,

Hoje estava a lembrar-me que muitos sites que vendem bilhetes de avião não informam sobre as taxas aeroportuárias. Interroguei-me se tal informação não deveria ser obrigatória e pesquisei sobre o assunto.

Encontrei no site oficial da legislação da União Europeia o que procurava e pelo que me deu a entender, é claro como água, a informação das taxas é obrigatória(Artigo 23.°).

Aqui fica o endereço.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Viva!

Sim, já é assim há algum tempo!
Os sites sem taxas são aquelas empresas agregadoras? tinha ideia que também apresentavam os valores finais, mas nunca comprei lá nada, por norma só uso para ter uma noção dos preços.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Viva!

Sim, já é assim há algum tempo!
Os sites sem taxas são aquelas empresas agregadoras? tinha ideia que também apresentavam os valores finais, mas nunca comprei lá nada, por norma só uso para ter uma noção dos preços.
Não sei exactamente o que queres dizer com empresas agregadoras, agências de viagens ?
Eu não queria citar nomes, mas o que me levou a pesquisar pelas taxas foi o programa de pontos do cartão Wizink.
Para quem não sabe, o cartão Wizink, assim como outros, converte os pontos obtidos, através de compras, em bilhetes de avião(entre outros) cobrindo o valor do preço base, exceptuando as taxas.
A Wizink tem um protocolo com a Geostar que é quem gere depois a comprar desses bilhetes de avião.
Ora, se a Geostar vende estes bilhetes de avião ao cliente Wizink, onde este último paga apenas as taxas aeroportuárias, como é possível que não mostre esta informação no seu próprio site ?
 

ploferreira

Administrador
Staff
Agregadoras de viagens são empresas que agregam voos em várias companhias aéreas, como a Momundo, Kayak, Skyscanner, etc.

Nesse caso em especifico parece-me que não há nada de errado uma vez que o programa da Wizink é claro, os pontos apenas podem ser convertidos em bilhetes sendo que todas as Taxas são da responsabilidade do Titular.
O mesmo se passa em algumas companhias aéreas quando os bilhetes são reservados com milhas, acrescendo depois as taxas.

Mas em caso de duvida nada como uma exposição ao regulador ;)
 
Top