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rum

Membro Conhecido
Os governos não financiaram a TAP, logo, nem sequer houve parecer da UE em relação a algo que não aconteceu.
A bola de neve aumentou bastante quando compraram a VEM, sobre isso não contra-argumentam, como é natural.
Não se trata aqui de concorrência, a TAP não tem concorrência para destinos onde as outras companhias não voam. De qualquer forma, se assim fosse, não faria sentido o mesmo governo que não colocou 1 cêntimo na TAP, fosse do outro lado financiar as companhias de baixo custo. O interesse nacional não passará por dar dinheiro a um privado em detrimento de um público.
Na CP, aquando da criação da Fertagus, o governo de então deu(literalmente) os comboios à Fertagus, a Fertagus vendeu os mesmo comboios à CP e agora está a pagar um aluguer dos comboios à CP, que é menor do que a mensalidade que a CP paga pelo empréstimo contraído para comprar os comboios à Fertagus ! O caso da CP vs Fertagus, é um bom exemplo de como funcionam as PPPs.
Cláudio, claro que não financiaram... não podem. O negócio do Brasil foi de fato um problema, foi uma decisão mal tomada mas é daquelas coisas que só sabemos depois de acontecerem. Correu mal e provavelmente alguém foi responsabilizado por isso, e espero que não o tenha sido responsabilizado de bolsos cheios. De resto a questão aqui é só mesmo a da concorrência, independentemente se a companhia voa para Tires ou para Caracas. Enquanto companhia área tem concorrência em toda a Europa de todas as outras companhias europeias. Quanto à Fertagus além dos comboios e as contrapartidas que o estado paga pelo baixo número de passageiros em determinados horários, e outras PPPs que todos conhecemos isso sim são vergonhas, mas aqui não há as tais imposições que vigoram em Bruxelas, ou há outras, e talvez por isso sejam o que são.

Por muito que nos custe, a mim custa, não acredito que houvesse outra solução.
 
Do modo que foi realizado a venda, o "espetáculo" que antecedeu a venda com a greve, etc...

Algo me diz que o futuro da TAP vai ser algo do estilo do que o Cláudio mencionou...

Mas assusta-me bastante mais a questão da privatização da água, um bem essencial...
 

rum

Membro Conhecido
Cláudio, entretanto tropecei nisto: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:31994D0698:PT:HTML
Se não quiseres ler, porque é fastidioso podes ver no fim as decisões da Comunidade Europeia em 1994 sobre a injeção de capital que foi feita. Tens dois artigos, e no primeiro artigo vê a alínea h). De todo o documento e de todas as decisões que lá constam era e é aquela a posição da Comunidade Europeia... Já tivemos uma exceção e não podemos continuar a correr atrás das exceções.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
rum, esse foi o parecer da Comissão Europeia e como é óbvio não vai ao encontro dos interesses nacionais, a não ser que Portugal estivesse na Alemanha... ;)
Também posso "tropeçar" :)
"O governo PSD/CDS, justificam a privatização da TAP, invocando a proibição da sua capitalização pelo Estado, supostamente para defender a igualdade de concorrência com as companhias privadas. É uma mentira porque, sendo legal e constitucional a existência de empresas públicas, aliás possíveis no quadro dos Tratados da União Europeia, nada pode impedir a sua capitalização pelo detentor do seu capital. O contrário seria um contra-senso. Manter o Estado arredado desse papel é condenar a TAP ao estrangulamento financeiro e à inoperacionalidade."
"Bruxelas/TAP: Ajudas estatais é matéria «delicada» mas possível"
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=4290112&page=-1

Quando o interesse do governo é privatizar, invocar argumentos para tal e diz ser a única solução.
Num debate televisivo há uns tempos sobre a privatização da Valorsul, após uma deputada do PSD ser confrontada com o facto da empresa pública dar lucro, a resposta foi algo como: Pois, mas nós achamos que tudo o que fique nas mãos privadas é melhor gerido.
A afirmação causou tanto impacto que até o jornalista/moderador perguntou, admirado: Todas as empresas ?!
 

Ricardo_7

Membro Conhecido

A TAP vai reforçar a partir de março a ligação aérea entre o Porto e Lisboa, com voos de hora a hora, novos aviões - da ATR e da Airbus - nas horas de ponta e a preços que competirão com os do comboio.
Segundo apurou o JN, a empresa que gere os aeroportos nacionais terá facilitado as condições em que o embarque e o desembarque de passageiros são feitos. O objetivo é que quem viaja entre Porto e Lisboa o faça de forma rápida e fácil.

Fonte conhecedora do processo avançou ao JN que haverá mais voos - um por hora - e que os preços andarão taco a taco com os da CP

Em JN
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
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"A TAP vai ser a primeira companhia aérea do mundo a operar o A330neo, o novo avião da Airbus. A transportadora portuguesa começa a operar o novo avião a partir do final de 2017. “Equipado com a nova versão de cabine Airspace da Airbus, este avião representa o futuro da aviação: novos espaços de acolhimento, um sistema de iluminação LED de última geração com uma infinita variação de cores, compartimentos de bagagem maiores, modernas casas de banho e sistemas de entretenimento a bordo e conectividade da mais recente geração", descreve a TAP, em comunicado enviado às redações. Este é um “novo conceito”, que será apresentado esta semana, num evento em Hamburgo, na Alemanha.
A Airbus está a desenvolver o A330neo para substituir o A330. A nova versão é maior e será mais eficiente no consumo de combustível, permitindo uma poupança de 14% por assento. Além disso, o avião será equipado com motores Trent 7000, da Rolls-Royce. A TAP encomendou 14 destes aviões, no âmbito de um processo de renovação da frota."
Dinheiro Vivo
 
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Ricardo_7

Membro Conhecido
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A TAP deverá começar a voar para destinos das Caraíbas no próximo Inverno, avançaram as fontes do PressTUR, que apontaram como destinos prováveis a capital cubana, Havana, e Cancun, principal destino turístico da costa atlântica do México.
As fontes do PressTUR avançaram que, porém, os destinos não estão ainda definidos em definitivo, dizendo que não se exclui que a TAP venha a optar por Punta Cana e/ou por Varadero.

Fontes do mercado da operação turística em Portugal confirmaram ao PressTUR já terem sido sondados pela TAP relativamente ao seu potencial interesse em voos da companhia para esses destinos das Caraíbas, que inicialmente poderão ser apenas voos no Inverno, que é época alta para as Caraíbas em alguns mercados emissores europeus, designadamente da Europa do Norte.

“Mas se serão apenas voos sazonais ou se serão voos anuais vai depender dos resultados”, disse uma das fontes ouvidas pelo PressTUR.

Essa fonte chamou a atenção que é uma tendência recente das chamadas companhias aéreas ‘tradicionais’ apostarem muito mais no mercado das viagens de lazer, oferecendo voos para destinos de Sol e Mar, como seja o Algarve ou as Caraíbas.

Há uns anos considerava-se que essas companhias apenas deveriam voar para destinos com mercados corporate (de viagens empresariais) que sustentassem parte importante da ocupação dos aviões, mas nos últimos anos da British Airways, à Air France e Lufthansa, por exemplo, todas têm vindo a apostar em rotas de Sol e Mar, sazonais ou anuais.

Presstur
 

roller

Membro Conhecido
É o inicio do fim dos charters... isto num cenário a alguns anos pois só com a Tap a operar para la... nunca vai compensar ir para o caribe por conta própria lol.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Quanto maior oferta houver melhor, maior probabilidade de se verificar uma descida de preços, embora tratando-se da TAP, as coisas nem sempre funcionam desta forma, pois o dar prejuízo não é problema para a TAP.
Provavelmente irão operar nos mesmos moldes que a Aireuropa, fazem um voo regular e vendem X lugares aos operadores, ou seja, no mesmo voo vão passageiros que apenas pretendem ir do ponto A para o ponto B e vão uma boa parte de turistas que compraram pacotes aos mais variados operadores.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Para mim é o que temos, uma companhia da treta... Quando vendiam o Punta Cana com lucro 3x por semana... deram-no para "os charters"... agora que anda tudo aflito e se vive no red line... vão voar para lá.... grande tap.....
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Há coisas que estão para lá do entendimento do comum dos mortais...
Estando Portugal geograficamente localizado no ponto mais ocidental da Europa, seria previsível que as ligações aos EUA, Canadá e Caraíbas fossem mais baratas a partir do nosso país, pois as distancias são menores, infelizmente temos de andar para trás e fazer distancias significativamente maiores para ter preços mais baixos, ou seja, para as Caraíbas temos de andar para trás até Madrid e depois sobrevoar Portugal rumo às Caraíbas, fazendo o inverso no regresso. Quanto aos EUA ainda é mais berrante, tendo de seguir até Frankfurt de avião e depois andar para trás rumo ao destino final, mais uma vez para ter preços mais acessíveis, pois embora a TAP preste serviço para dois aeroportos nos EUA, cobra sempre mais, apesar de partir de Portugal. Enfim...
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Há coisas que estão para lá do entendimento do comum dos mortais...
Estando Portugal geograficamente localizado no ponto mais ocidental da Europa, seria previsível que as ligações aos EUA, Canadá e Caraíbas fossem mais baratas a partir do nosso país, pois as distancias são menores, infelizmente temos de andar para trás e fazer distancias significativamente maiores para ter preços mais baixos, ou seja, para as Caraíbas temos de andar para trás até Madrid e depois sobrevoar Portugal rumo às Caraíbas, fazendo o inverso no regresso. Quanto aos EUA ainda é mais berrante, tendo de seguir até Frankfurt de avião e depois andar para trás rumo ao destino final, mais uma vez para ter preços mais acessíveis, pois embora a TAP preste serviço para dois aeroportos nos EUA, cobra sempre mais, apesar de partir de Portugal. Enfim...
Sem querer entrar em off topic, isso já é outra história... mas é relativamente "fácil" de explicar ;) ... pense nisto voos diários vs voos semanais ;)
 

Asae

Membro Conhecido
É o inicio do fim dos charters... isto num cenário a alguns anos pois só com a Tap a operar para la... nunca vai compensar ir para o caribe por conta própria lol.
Não sei se não vai @roller mas acho que vai. Partindo do preço para Pequim e NY os bilhetes devem rondar os 600€ e podes ficar mais do que 7 dias (6 noites) - 1200€ e depois encontras estadias a começar nos 600€ por semana para 2: o que dá 1800€. Agora vê os preços de Cuba, por exemplo, e vê se não compensa mesmo não tendo comida incluída o que te dá a possibilidade de não teres de voltar para trás para comer e agora imagina pessoas com filhos e/ou grupos que 4 pessoas que fiquem na mesma casa/aparthotel.

Eu cá vou esperar para ver mas lembro-me que temos alguém no portal que por exemplo já foi a Cuba por conta própria e por Madrid e ficou no lucro ;)
Esperemos para ver o que acontece...
 

roller

Membro Conhecido
Sem duvida que é verdade @Asae a ver se é desta que vou ao caribe em versao low cost ahahah:cool:

o que impera é a lei da oferta procura não as distancias geográficas...
 

rum

Membro Conhecido
Há coisas que estão para lá do entendimento do comum dos mortais...
Estando Portugal geograficamente localizado no ponto mais ocidental da Europa, seria previsível que as ligações aos EUA, Canadá e Caraíbas fossem mais baratas a partir do nosso país, pois as distancias são menores, infelizmente temos de andar para trás e fazer distancias significativamente maiores para ter preços mais baixos, ou seja, para as Caraíbas temos de andar para trás até Madrid e depois sobrevoar Portugal rumo às Caraíbas, fazendo o inverso no regresso. Quanto aos EUA ainda é mais berrante, tendo de seguir até Frankfurt de avião e depois andar para trás rumo ao destino final, mais uma vez para ter preços mais acessíveis, pois embora a TAP preste serviço para dois aeroportos nos EUA, cobra sempre mais, apesar de partir de Portugal. Enfim...
Sem ter certeza do que vou dizer, apesar de geograficamente estarmos mais perto do continente Americano do ponto de vista de uma linha paralela ao Equador as trajetórias dos aviões não seguem essa regra. Os aviões que parte do Norte e centro da Europa só ao circulo polar Ártico e desce do outro lado esta rota faz com que a linha que nós imaginamos/visualizamos não seja assim tão distante como parece sendo em alguns casos se calhar mais curta até. O resto é como diz o @roller o que impera é a lei da oferta e procura que baliza os preços.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Em termos de rota, as companhias procuram sempre fazer a mais directa possível, claro que o volume de tráfego aéreo nem sempre o permite, sendo que os controles aéreos acabam por definir a rota possível no momento, considerando sempre a eficácia em termos de consumo. Independentemente da rota, dificilmente um voo que parte de Frankfurt para NY fará uma distancia inferior a um voo que parte de Lisboa para o mesmo destino.
Creio que o nosso maior problema é a má gestão e o não aproveitamento do nosso posicionamento geográfico favorável, que poderia fazer de Lisboa e Porto uma plataforma de partida para muitos países fora da Europa.
Mas voltando ao tópico, talvez este voo seja o primeiro passo par que tal aconteça e que se comesse a ver Espanhóis a fazerem voos de ligação a Lisboa, para daqui partirem para as Caraíbas e não o Zé Tuga a ter de viajar até Madrid para apanhar um voo a preços decentes para as Caraíbas.
 
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Nuno Gomes

Membro Conhecido
Não esperem milagres em termos de preços, a única vantagem, poderá ser evitar a ida a Madrid para seguir para alguns destinos que neste momento não existem de Lx.
Mas isto tudo depende da rentabilidade da ligação, neste momento a TAP tem gestão privada, vieram para a TAP para ter lucro não fazer rotas só porque sim.
Veja-se as ligações à Colômbia e Panamá que foram suspensas, simplesmente porque não existe procura em número suficiente para ser rentável.
Como já foi referido, Espanha tem fortes ligações comerciais a esses países, com isso conseguem ter voos de companhias regulares e charters, a TAP apenas conseguiria explorar o mercado turístico porque comercialmente Portugal tem pouca presença.
Vamos esperar para ver.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá

A Tap reformulou as tarifas e apresentou novos produtos para viagens a partir de 1 de Outubro.

Para todas as viagens de e para Europa e Norte de África, na Classe Económica passam a estar sempre disponíveis quatro opções de viagem e na Classe Executiva a ter duas opções.
Estes novos produtos distinguem-se através dos serviços que estão associados a cada um, assim como a diferentes regras tarifárias (alterações e reembolsos).

Com vendas a partir de 1 de setembro e início de viagem a partir de 1 de outubro, terá a oportunidade de escolher qual a forma de viajar que melhor se adapta a si.

Passam assim a exiistir 5 tarifas com serviços diferenciados e algumas propostas mais voltadas par o lowcost



Mais info: Novos Produtos TAP
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
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"Depois de vários anos de pagamentos “parcelados” no Brasil, a TAP cria em parceria com a Unicre um cartão que permitirá o pagamento de viagens em três meses sem juros. A única condição é que o valor final a pagar seja superior a 300 euros.

O cartão TAP Fly + será apresentado esta sexta-feira pela companhia aérea e, além do faseamento do pagamento, permitirá também a oferta de milhas aéreas, isenção da taxa de gasolineira, acesso automático ao programa TAP Victoria e seguros de assistência em viagem. Não é só: por cada euro gasto em compras, o utilizador acumula uma milha que poderá depois descontar em produtos ou em parceiros da transportadora.

Ao mesmo tempo, com este cartão é disponibilizado um serviço online exclusivo onde o utilizador pode controlar a utilização do cartão. “Esta colaboração com a Unicre é resultado da nossa contínua aposta na criação de mais serviço para o cliente TAP, disponibilizando as melhores condições de pagamento aos clientes que valorizam viajar connosco” , refere Gilda Luís, responsável da TAP.
Por sua vez, Tiago Oom assume que “no advento da era digital é fundamental que as empresas disponibilizem soluções de pagamento modernas e adequadas para facilitar a vida aos clientes, associadas aos respetivos programas de fidelização” "

DinheiroVivo
 
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