Novidades

TAP - Notícias

roller

Membro Conhecido
Hello Tomorrow disse:
Quando for privatizada tudo muda
Infelizmente tens toda a razão.

Eu sou um fã incondicional da TAP em termos de serviço e apoio ao cliente, para mim mete qualquer companhia aérea da Europa a um campo nesse aspecto... mas estas greves já são demais!

é demasiado este ano!

Se bem que a lufthansa também parou a Alemanha e a semana passada e a air france também adora estas coisas...

Tenho uma bota para descalçar... dia 27 um familiar meu, menor vai viajar sozinho (acompanhado por hospedeira) e ainda não sei como vou fazer... :thumbdown:
 

Rodolfo

Membro Novo
roller disse:
Infelizmente tens toda a razão.

Eu sou um fã incondicional da TAP em termos de serviço e apoio ao cliente, para mim mete qualquer companhia aérea da Europa a um campo nesse aspecto... mas estas grevas já são demais!

é demasiado este ano!

Se bem que a lufthansa também parou a Alemanha e a semana passada e a air france tambem adora estas coisas...

Tenho uma bota para descalçar... dia 27 um familiar meu, menor vai viajar sozinho (acompanhado por hospedeira) e ainda não sei como vou fazer... :thumbdown:
Mandas uma mensagem pelo facebook para a Tap e vês o que te respondem
 

roller

Membro Conhecido
Voo alterado sem custos para dia 26, apenas com pré-aviso de greve a TAP altera sem custos... é nestas alturas que certos detalhes das empresas valem a pena (dentro de toda a palhaçada que são estas greves :boxing: )
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Pois é, só quem está dentro do convento é que sabe o que vai lá dentro.

Normalmente não opino sobre colegas (qualquer trabalhador é colega, está do mesmo lado do que eu).
Uma coisa é certa, pelo que se vê, a TAP anda a cometer ilegalidades a torto e a direito, não cumprem com o AE e até trabalhadoras que estão a amamentar, são alvo de pressão. Se calhar, as mães aqui do forum, deveriam estar solidárias com elas, mas percebo que reajam assim porque a sua viagem é que pode ser afectada...

As greves têm sempre uma causa e dão-se porque não se entra em acordo entre as 2 partes, logo, nunca pode ser responsabilizada apenas 1 delas e ilibada a outra.
 

lfdm

Membro Conhecido
Relativamente as greves na TAP só me lembro de uma coisa que li num site de internet.

- A famosa frase "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro.", atribuída por muitas pessoas ao filósofo inglês Herbert Spencer, indica que a verdadeira liberdade respeita o próximo, e o seus direitos.

Como podem os trabalhadores exigir o respeito pelos seus direitos, quando eles próprios, não respeitam os direitos dos outros (clientes).
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Indo ao encontro da palavra respeito, quem é que falta mais ao respeito ? Aquele que prevarica e rouba, ou aquele que pede justiça pela única forma que está na sua mão ?

Qualquer empresa que pára, afecta os clientes que utilizam os seus produtos ou serviços.
Assim, é impossível fazer greves que não afectem !
Basicamente essa afirmação é o mesmo que dizer que é-se contra qualquer greve, seja ela qual for e por que motivo for.
 

lfdm

Membro Conhecido
Greve na TAP no Natal e Ano Novo é “cruel”
Portugueses vão perder pré-pagamentos a hotéis

Presstur 11-12-2014 (10h52)A greve na TAP marcada para quatro dias entre o Natal e Ano Novo é até “cruel”, comenta o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, assinalando que não só atenta contra o direito dos portugueses a viajarem num momento de reunião de famílias e de férias, como, inclusive, vai fazer com que muitos percam os pagamentos que já tiveram que fazer a hotéis e outros serviços.
Em declaração ao PressTUR, o presidente da APAVT, cujos associados contam com milhares de reservas para o período de Natal e Ano Novo, elenca os impactos potencias da realização da greve se mantidos os contornos anunciados e também apela para os sindicatos “recuarem nessa pretensão” que “prejudica portugueses, TAP, empresas em geral, agências de viagens, o País de um modo geral”.
Pedro Costa Ferreira começa por destacar que uma greve entre os dias 27 e 30 de Dezembro “prejudica de forma absolutamente visível, eu diria cruel, os portugueses, no sentido em que este é o momento que escolhem para visitar as suas famílias no Natal e para passar férias no final do ano, e quer visitar famílias quer passar férias é um direito”.
A questão colocada pelo presidente da APAVT evidencia que a acção anunciada pelos sindicatos não se cinge a não haver voos em quatro dias, pois esses quatro dias são geralmente os períodos de regresso das viagens de Natal, o que inviabiliza também as partidas antes de 24 de Dezembro, como prejudicados os voos de 27 a 30 de Dezembro se perdem as viagens de Ano Novo, sobretudo as de longo curso, que nunca se fazem no dia 31, como evidenciam os dados de tráfego na TAP, que em vários anos já reduziu voos nesse dia por não haver passageiros.
Esta situação, assinala Pedro Costa Ferreira, inclusivamente vai fazer muitos portugueses perderem o dinheiro que tiveram que avançar quando reservaram viagens para o Natal e Ano Novo.
“Há vários hotéis que já estão pré-pagos e que não haverá direito a reembolso”, afirma, sublinhando que assim “teremos portugueses que amealharam durante o ano para poderem visitar famílias no Natal ou fazer férias no final do ano e que não apenas não vão realizar esse direito, como ainda vão ficar sem o dinheiro que já está adiantado a vários hotéis”.
O presidente da APAVT destaca ainda os impactos para a própria TAP, para o sector que lidera e para o Turismo em Portugal.
No caso específico do impacto para a TAP, Pedro Costa Ferreira sublinha que a greve custará milhões de euros à companhia, o que “enfraquece claramente a posição da companhia no processo de privatização, tornando eventualmente o seu preço mais atractivo e mais barato e, obviamente por tudo isto, coloca também em perigo certamente várias centenas de postos de trabalho na própria TAP”.
E “prejudica de uma forma mais lata todas as empresas portuguesas, com especial ênfase para as agências de viagens”, prosseguiu o presidente da APAVT, destacando que as viagens de Natal e Ano Novo são “a última réstia de esperança de equilibrar exercícios, equilibrar balanços, arranjar dinheiro para pagar subsídios de Natal e, portanto, também aqui não apenas teremos empresas mais fracas como teremos também postos de trabalho em risco”.
Pedro Costa Ferreira comentou ainda dois aspectos que disse causarem “incredulidade”, o primeiro dos quais que “parece que a maior parte dos sindicatos tem medo da privatização da TAP, mas pelos vistos não tem medo de acabar com a TAP antes dela ser privatizada”.
Adicionalmente, “é uma greve em que vários dos sindicatos se manifestam contra a privatização da TAP, mas em que pelo menos um dos sindicatos se manifesta contra esta privatização e ao mesmo tempo exige participar nela”, acrescentou, referindo-se às reivindicações apresentadas pelo sindicato dos pilotos (para ver mais clique aqui).
“Ou seja, aparentemente estará de acordo com a privatização desde que participe nela enquanto accionista. Não conseguimos compreender, esta situação. É perfeitamente insólita”, sublinhou.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
Indo ao encontro da palavra respeito, quem é que falta mais ao respeito ? Aquele que prevarica e rouba, ou aquele que pede justiça pela única forma que está na sua mão ?

Qualquer empresa que pára, afecta os clientes que utilizam os seus produtos ou serviços.
Assim, é impossível fazer greves que não afectem !
Basicamente essa afirmação é o mesmo que dizer que é-se contra qualquer greve, seja ela qual for e por que motivo for.
Fazer uma greve é uma coisa, fazer greves constantemente é outra... A greve é um direito sem dúvida, mas para empresas como TAP, Metro, já é uma moda...

Basicamente estão a afundar uma empresa, e quem paga? Mais uma vez os contribuintes, para não variar muito...

Cláudio Pereira se são assim tão mal tratados, demita-se quem não está contente em trabalhar na TAP...
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
O grande mal deste país é que as pessoas acham que só têm direitos, mas não têm deveres!
E como assim é, vale tudo! A palavra RESPEITO não existe no vocabulário destas pessoas.
Se acham que os direitos dos trabalhadores não estão a ser salvaguardados, exijam-nos pelos meios próprios, não á custa de todo um país que paga os prejuízos que meia dúzia causa.
Se querem fazer greve, podem fazê-la em qualquer outra altura, não em altura de "época alta". Mas claro, assim é que tem impacto, assim é que causa transtornos, deste modo é que veícula a noticia na comunicação social.
Nunca vi numa empresa privada trabalhadores, que são espoliados dos seus direitos (também os há), fazerem greve, e muito menos em alturas cruciais para essa empresa. Não, reivindicam-os em sede própria, junto do ACT, junto dos tribunais.
Ás vezes até parece que são os próprios trabalhadores da tap, que se dizem tão ciosos da empresa e tão defensores do bom nome da companhia, que querem dar cabo dela!
Com estas atitudes, só têm contribuído para o avolumar dos prejuízos, e, quem sabe, se não a vão conseguir destruir bem mais rápido!
Quiçá seja esse o intuito.......
Assumam-se!
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Então vamos lá a direitos.
- 7 dias a trabalhar a mais (4 feriados e 3 dias de majoração de férias perdidos);
- Corte de 50% no valor das horas extraordinárias;
- Corte de 30 para 12 dias por ano no caso de despedimento;
- Aumento de 2% nos escalões do IRS;
- Sobretaxa de 3,5% no IRS;
- Corte no acesso ao sub. desemprego. Apenas 1/3 dos inscritos nos centro de emprego têm subsidio;
- Não cumprimento dos AE e CCTs;
- Fecho de centros de saúde;
- Fecho de escolas;
- Fecho de maternidades;
- Fecho de repartição de finanças;
- Fecho de CTTs;
- Fecho de tribunais;
- Aumento de preço da electricidade e gás para os valores mais altos da Europa;

Podia estar aqui o dia todo a escrever o que perdemos e ainda nos falam em deveres ? Então e se se lembrarem dos que realmente ganham com isso, como BPN, BPP, BES, Soares dos Santos ? Esses que lucram milhões à conta de milhões de pessoas, não se fala ? Esses não têm deveres, só direitos ? E que direitos...aqui não é preciso respeito pelos vistos.

"Nunca vi numa empresa privada trabalhadores, que são espoliados dos seus direitos (também os há), fazerem greve, e muito menos em alturas cruciais para essa empresa. Não, reivindicam-os em sede própria, junto do ACT, junto dos tribunais."

Nunca viste, mas eles estão aí. Ainda esta semana foi à porta do El Corte Inglês. Mas é normal haver menos, há mais medo. Na ACT estão pessoas, tal como nas administrações das empresas e muitas vezes a ACT defende o que as administrações defendem e nem sequer conhecem a lei. Tribunais ? E dinheiro para abrir o processo em tribunal ? A forma de reivindicar não é no tribunal, é organizadamente no sindicato.

É unânime que a TAP é uma referência não só a nível nacional, mas também internacionalmente ! O que estão a tentar fazer é vendê-la pelo preço mais barato.
 

lfdm

Membro Conhecido
SPAC formaliza greve na TAP
para reivindicar 10% a 20% da companhia Presstur 11-12-2014 (09h34)O sindicato dos pilotos (SPAC) já formalizou a marcação de greve para os dias 27 a 30 de Dezembro, simultânea com a greve convocada pela Plataforma Sindical, mas enquanto esta é para contestar a privatização, o que o SPAC reivindica é que a privatização preveja o “direito” dos seus associados a ficarem com 10% a 20% da companhia.
“O Governo não indicia ser sua intenção honrar este compromisso, salvo se os Pilotos se movimentarem nesse sentido”, diz o documento do SPAC a que o PressTUR teve acesso, na linha do que o sindicato já tinha escrito no comunicado a mobilizar os pilotos para a assembleia geral realizada ontem (para ver mais clique aqui).
O documento mostra que o SPAC não contesta a privatização, mas sim, que o Governo pretenda “excluir ilegitimamente os Pilotos, assim como os demais trabalhadores do processo de privatização”.
“O Governo pretende entregar a interesses privados as cedências que os Pilotos fizeram ao Grupo TAP de boa-fé e que contribuíram significativamente para a valorização dos activos da empresa”, salienta o documento.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Conhecendo um pouco do que é a TAP...

A TAP é a maior exportadora nacional ! Tem mais de 2.000 milhões de vendas ao exterior. 7 mil postos de trabalho directos, mais 12 mil directos no Grupo e mais 10 mil indirectos. Contribui para a Seg. Social anualmente 100 milhões de euros, só da TAP SA. Contribui com quase outro tanto para o Orçamento do Estado via IRS.

É a principal empresa do sector do turismo, essencial na ligação às comunidades portuguesas no estrangeiro. Garante uma capacidade de investigação, manutenção e desenvolvimento técnico no sector da aviação civil que é referência em todo o mundo.

Lembram-se, em 2001 quando queriam enterrar a TAP com o negócio com a Swissair (que entretanto faliu) ? Felizmente o negócio não se concretizou e tiveram a oposição dos trabalhadores porque sabiam o que os esperava.

Lembram-se do frete com o Grupo Espírito Santo, que adquiriu a preço de ouro a falida Portugália ?

O único argumento invocado para a privatização da TAP é a proibição da sua capitalização pelo Estado. E já foi provado que é mentira porque, sendo legal e constitucional a existência de empresas públicas, aliás possíveis no quadro dos Tratados da União Europeia, nada pode impedir a sua capitalização pelo detentor do seu capital. O contrário seria um contra-senso.
 
Caros colegas viajantes,
Peço desculpa se ofendo alguém com o que vou dizer.
Não sou, nem nunca fui cliente TAP, pelo simples facto de a oferta que eles produzem, está uns bons €€€€ acima da concorrência. Se o serviço é melhor, se são mais simpáticos, não faço ideia. O certo é que nas companhias onde voei fui sempre muito bem atendido/servido e não tenho a reclamar. Para além de ser cara, eu mesmo não usando, sai-me do bolso todos os anos, em impostos, para pagar os ordenados aos trabalhadores que muito oportunamente marcam greves sucessivas todos os anos nas alturas festivas Natal e Páscoa, tendo assim um direito que eu não tenho: férias alargadas ás custas dos outros.
Por mim tanto me faz que a vendam a metade do preço, até a podem dar. Livrem-me é deste fardo.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Como é óbvio, estou no sitio errado para defender a posição de pessoas que trabalham numa companhia aérea.
Este é um forum de viajantes, logo, quando os seus voos são afectados quando há uma greve, o dedo é imediatamente apontado a quem convoca a greve, desconhecendo na maioria dos casos o porquê da greve.

Acontece que também sou um viajante, mais ou menos, sou. E não é por isso que estou contra trabalhadores de outra empresa e digo que têm mais férias(se calhar o Gustavo nem sabe se têm ou não) e não olho para o que eu tenho.
Eu posso dizer que ando a pagar menos para a Seg. Social(grande parte dos trabalhadores paga menos e nem sequer sabe) enquanto que os trabalhadores da TAP pagam por mim e por eles.
 

roller

Membro Conhecido
Cláudio... eu não estou aqui a dizer que se deve ou não fazer greve... opiniões são opiniões.

Mas engraçado que tudo o que referes todos os trabalhadores das companhias aéreas que operam em portugal com contrato de trabalho português tem as mesmas leis... e por sinal só a TAP que não é privada é que usa, e na minha opinião, abusa desse direito...
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
Então vamos lá a direitos.
- 7 dias a trabalhar a mais (4 feriados e 3 dias de majoração de férias perdidos);
- Corte de 50% no valor das horas extraordinárias;
- Corte de 30 para 12 dias por ano no caso de despedimento;
- Aumento de 2% nos escalões do IRS;
- Sobretaxa de 3,5% no IRS;
- Corte no acesso ao sub. desemprego. Apenas 1/3 dos inscritos nos centro de emprego têm subsidio;
- Não cumprimento dos AE e CCTs;
- Fecho de centros de saúde;
- Fecho de escolas;
- Fecho de maternidades;
- Fecho de repartição de finanças;
- Fecho de CTTs;
- Fecho de tribunais;
- Aumento de preço da electricidade e gás para os valores mais altos da Europa;

Podia estar aqui o dia todo a escrever o que perdemos e ainda nos falam em deveres ? Então e se se lembrarem dos que realmente ganham com isso, como BPN, BPP, BES, Soares dos Santos ? Esses que lucram milhões à conta de milhões de pessoas, não se fala ? Esses não têm deveres, só direitos ? E que direitos...aqui não é preciso respeito pelos vistos.

"Nunca vi numa empresa privada trabalhadores, que são espoliados dos seus direitos (também os há), fazerem greve, e muito menos em alturas cruciais para essa empresa. Não, reivindicam-os em sede própria, junto do ACT, junto dos tribunais."

Nunca viste, mas eles estão aí. Ainda esta semana foi à porta do El Corte Inglês. Mas é normal haver menos, há mais medo. Na ACT estão pessoas, tal como nas administrações das empresas e muitas vezes a ACT defende o que as administrações defendem e nem sequer conhecem a lei. Tribunais ? E dinheiro para abrir o processo em tribunal ? A forma de reivindicar não é no tribunal, é organizadamente no sindicato.

É unânime que a TAP é uma referência não só a nível nacional, mas também internacionalmente ! O que estão a tentar fazer é vendê-la pelo preço mais barato.
Claudio,
Tudo o que citaste não tem a ver com os trabalhadores da Tap, mas com todos nós! Com o país que temos. Todos nós sentimos na pele esses constrangimentos, não são exclusivos dos funcionários da tap!
A questão que eu coloco é: parando um país constrói-se riqueza? melhora-se a vida?

E quanto ao "vendê-la pelo preço mais barato"......sinceramente acho que é isso que os pilotos e o resto do pessoal que trabalha na Tap quer.
E de preferencia passarem a ser accionistas sem desembolsar um tostão!
Daí não se importarem com as perdas, quanto mais desvalorizada ela estiver, mais fácil será para eles converterem-se em patrões!
Assim não custa........
Custa é criar emprego, investir, fazer pela vida sem estar à espera que o estado crie postos de trabalho! Esperar apenas que o dinheiro a cair na conta ao final do mês, lá colocado por todos nós, não gera riqueza!
 
Cláudio Pereira disse:
Como é óbvio, estou no sitio errado para defender a posição de pessoas que trabalham numa companhia aérea.
Este é um forum de viajantes, logo, quando os seus voos são afectados quando há uma greve, o dedo é imediatamente apontado a quem convoca a greve, desconhecendo na maioria dos casos o porquê da greve.

Acontece que também sou um viajante, mais ou menos, sou. E não é por isso que estou contra trabalhadores de outra empresa e digo que têm mais férias(se calhar o Gustavo nem sabe se têm ou não) e não olho para o que eu tenho.
Eu posso dizer que ando a pagar menos para a Seg. Social(grande parte dos trabalhadores paga menos e nem sequer sabe) enquanto que os trabalhadores da TAP pagam por mim e por eles.
Caro Claudio Pereira,
Tal como disse, espero não ofender ninguém. Cada um luta por aquilo que acha que deve lutar. Eu enquanto viajante, sinto-me lesado pelas empresas publicas que supostamente existem para poder fornecer serviços a um custo mais atrativo aos moradores do seu país. Para além de ser mais caro, e não estou a falar só da TAP, é ridiculo o historial de greves e datas das greves que são convocadas pela TAP, METRO, STCP e outros dentro do mesmo ambito.
Quanto a férias e descontos para Segurança Social, eu tenho 22 dias por ano,que não posso tirar quando quero, e desconto sobre o meu vencimento o que a lei obriga.
Quanto as férias alargadas, por acaso estou a falar de um caso concreto de um colega (trabalhador da TAP) que me disse que vai aproveitar o periodo de greve para fazer uma pequena viagem. Como vê, é uma bela forma de revindicar os direitos.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Cristina Sousa. disse:
Claudio,
Tudo o que citaste não tem a ver com os trabalhadores da Tap, mas com todos nós! Com o país que temos. Todos nós sentimos na pele esses constrangimentos, não são exclusivos dos funcionários da tap!
A questão que eu coloco é: parando um país constrói-se riqueza? melhora-se a vida?

E quanto ao "vendê-la pelo preço mais barato"......sinceramente acho que é isso que os pilotos e o resto do pessoal que trabalha na Tap quer.
E de preferencia passarem a ser accionistas sem desembolsar um tostão!
Daí não se importarem com as perdas, quanto mais desvalorizada ela estiver, mais fácil será para eles converterem-se em patrões!
Assim não custa........
Custa é criar emprego, investir, fazer pela vida sem estar à espera que o estado crie postos de trabalho! Esperar apenas que o dinheiro a cair na conta ao final do mês, lá colocado por todos nós, não gera riqueza!
Cristina, começaste com a frase "O grande mal deste país é que as pessoas acham", logo, não te referes a greves ou trabalhadores da TAP, mas sim a algo mais amplo, a nível nacional. Foi seguindo esta frase que respondi, também, a nível nacional.

Tanto assim é que, voltas a estar contra qualquer greve, senão, não dirias "parando um país, constrói-se riqueza?"
Portanto, mais uma vez, não se trata de época alta, trata-se DA greve. Para alguma pessoas a greve deveria ser feita entre as 00h e as 07h, excepto pessoal de recolha do lixo, hospitais e pouco mais. Assim seria tudo perfeito e não se causava transtorno, só que efeito prático, seria zero.
É fácil responder à questão da riqueza, no dia 25 de Abril de 1974 o país parou por completo, "greve" de 100% dos trabalhadores e foi por isso que o país não avançou e que a riqueza não foi gerada ?

Sobre os trabalhadores serem accionistas da TAP, não sei onde leste que seria a custo zero, mas é um contra-senso que os trabalhadores não queiram a privatização e ao mesmo tempo quererem acções a custo zero.
 
Top