Novidades

Tanzânia e Zanzibar

madzippo

Membro Novo
Viva viajantes,

Muitas vezes se fala dos grandes safaris do Quénia/África do Sul ou das praias de Moçambique mas existe um país que tem safaris fantástico com "garantia" de ver sempre animais interessantes e muitos! e praias fantásticas, para além de uma diversidade cultural muito interessante - a tanzânia.

Estive há muito pouco tempo 2 semanas na Tanzânia.

A primeira estive a fazer um safari no norte, onde visitei os parques : Lake Manyara, Tarangire, Cratera Ngorongoro e claro ... o fantástico Serengeti.

Na segunda foi descanso e praia na ilha das especiarias : Zanzibar.

Estou disponível para qualquer dúvida que tenham relativamente ao destino. Para aqueles que ainda estão reticentes relativamente ao destino convido-vos a ver as minhas fotos :

Picasa Web Albums - Madzippo - Northern Tanz...
Picasa Web Albums - Madzippo - Zanzibar


Boas viagens,
 

Asae

Membro Conhecido
Olá

São muito boas fotos e deve ter sido uma excelente viagem. Quando puderes deixa pormenores da tua viagem e estadia (condições de viagem, de instalações, custos, que dificuldades encontras-te, o que mais te fascinou e concelhos para quem vai partir).
 

sapm

Membro Ativo
As tuas fotografias estão espectaculares!
Bem que podias colocar uma no concurso de fotos aqui do forum.

Porque não fazes um report sobre a tua viagem?

Bjs
Sílvia
 

jfreitas

Membro Conhecido
olá

Fiz exactamente a mesma viagem que tu (excepto tarangire) em 2006

Em zanzibar fiquei em stone town uma noite e 7 em Kiwengwa.

Marquei tudo directamente com a leopards tours (e voos à klm)

Posso dizer que foi a viagem que mais gostei de fazer.

Tinha estado dois anos antes no quénia e monbaça.

Acho que não há comparação... a Tanzania ganha 10 a 0.

Como marcamos directamente com o operador pudemos escolher tudo ao pormenor, desde o tipo e marca de jeep, aos hoteis, aos percursos, etc etc. (assim pudemos "encontrar" a migração e ver dezenas de milhares de zebras e gnus)

O serviço foi fantástico e o custo foi 40/50% inferior ao que nos pediam nas agências para viagens semelhantes (sem a possibilidade de escolha que tivemos).

É sem dúvida um destino a repetir, talvez no inverno para ver "o outro lado" de africa. As planicies verdes.

Dava-me algum gozo conseguir convencer pessoal deste portal a investir numa viagem destas.
 

tsuki

Membro Novo
Andar á "solta"

Olá Boa Noite!!!!
Essa ideia de marcarmos tudo com o operador, é uma boa...;)Gostaria de saber como marcaste....Tenho feito as minhas viagens, maioritariamente, em grupo mas gosto imenso dos citybreaks porque posso andar á "solta" e fazer o meu próprio programa.Como no próximo ano quero ir á India visitar as Ajanta Caves e não encontro nenhum circuito que faça esse destino era optimo eu escolher tudo e poder marcar...:DFico á espera da tua ajuda:)
 

jfreitas

Membro Conhecido
tsuki disse:
Olá Boa Noite!!!!
Essa ideia de marcarmos tudo com o operador, é uma boa...;)Gostaria de saber como marcaste....Tenho feito as minhas viagens, maioritariamente, em grupo mas gosto imenso dos citybreaks porque posso andar á "solta" e fazer o meu próprio programa.Como no próximo ano quero ir á India visitar as Ajanta Caves e não encontro nenhum circuito que faça esse destino era optimo eu escolher tudo e poder marcar...:DFico á espera da tua ajuda:)
Bom dia

Eu, como tb gosto de "andar solto",sempre que posso, passo ao lado das agências de viagens.
1º porque cada vez mais se limitam a vender pacotes, que são do interesse deles e podem perfeitamente não ser do nosso.
2º porque se conseguem preços bem mais em conta.
3º na maioria das vezes tentam vender destinos e hoteis dos quais não sabem rigorosamente nada e... inventam o que acham que ajuda na venda.

Tens que ter em atenção um pormenor: as agencias contratam com um operador nacional que por sua vez contrata serviços a operadores nos destinos. Se fores directamente aos operadores nos destinos, passas logo por cima de dois e por vezes mais intermediarios.

Os operadores nos destinos têm muitas vezes opções que não são do conhecimento dos nacionais, ou que estes não têm interesse em vender porque obriga a alterações. Então a melhor resposta é: não é possível.

na viagem à Tanzania chegaram a pedir-me 300€ x4 pessoas para ter um carro por nossa conta sem correr o risco de ter de andar com mais alguém ou com mais carros.

O custo real da exclusividade foi de 10€ sem limite de km. Pa termos um guia que falasse ingles e espanhol (não fosse o ingles dele ser uma treta) pediam-nos 25€/dia/pessoa.

O nosso guia falava ingles e espanhol mas fomos avisados que no caso de não terem um guia a falar as duas linguas andavamos com dois guias mas aí tinhamos um custo dia adicional de 6€/ 4pessoas.

Isto foi só para teres uma ideia das diferenças loucas que se apanham.

Quanto à qualidade de serviço... nunca nos levaram a aeroportos mais de uma hora antes do vôo e apanhámos vôos às 4 da manhã. Quando fomos de arusha para zanzibar o vôo foi alterado para 4 horas mais tarde. Para não ficarmos no aeroporto fomos para um lodge espectacular onde almoçamos e passamos o tempo nas piscina. Quando chegou a hora foram-nos buscar para fazer a viagem (pagamos 0€ por isto inclusivé pelo almoço) Porquê? na forma de servir deles, o atrazo do vôo era da responsabilidade deles porque lhes tinha sido comprado e nós não tinhamos culpa do atrazo por isso não tinhamos de ficar à espera no aeroporto...

A melhor forma de saberes quem são os operadores no destino é pedires a uma ou duas agências preço para a viagem que queres fazer e depois pesquisas por agencias no destino e vais saber exactamente quem estavam a contratar porque até em "viagens à medida" as agencias compram pacotes aos operadores do destino.

Só tens de contactar com eles e pedir preços para o que queres. Comparas e vais ver a diferença.

Se são credíves para trabalhar com os nosso operadores tb são crediveis para trabalhar contigo.

Ainda assim, costumo ver em alguns foruns opiniões sobre esses operadores par ter alguma garantia adicional...

Para teres mais uma ideia de como vale a pena... en Junho estive na Republica(4 pessoas) e compramos voos da iberia, ficamos 1 noite e dois dias em santo domingo
7 noites no el portillo e 7 noites em cayo levantado. fizemos transferes de taxi.

Pagamos menos do que em pacotes com todas as promoções. configurámos a viagem como achamos melhor, escolhemos as horas que quisemos para mudar de hotel ou ir para o aeroporto, paramos onde e quando quisemos.

Pergunta o que quizeres
 

tsuki

Membro Novo
bigadoooo!!!as tuas dicas são optimas!!!!acho que vou já pôr o meu marido a apanhar caracois para congelar....quando eu começo a pensar numa viagem digo ao meu marido "moore" agora é sopinha e caracois!!!os caracois são free colhem-se no campo e a sopa pode-se fazer com umas serralhas do jardim publico...é só poupança...hehehe
 

jfreitas

Membro Conhecido
tsuki disse:
bigadoooo!!!as tuas dicas são optimas!!!!acho que vou já pôr o meu marido a apanhar caracois para congelar....quando eu começo a pensar numa viagem digo ao meu marido "moore" agora é sopinha e caracois!!!os caracois são free colhem-se no campo e a sopa pode-se fazer com umas serralhas do jardim publico...é só poupança...hehehe
com um petisco desses... bem podias convidar para um almoço...
se precisares ou quando precisares de alguma informação avisa
 

Asae

Membro Conhecido
jfreitas

eu já estou convencida:):D
como disse o meu problema foi mesmo o que me pediram aqui (mais de 3000 por pessoa) por essa viagem mas acho que com a tua ajuda vou realiza-la ou ainda este ano ou já no próximo.

tives-te lá quantos dias?
eu queria fazer safari e depois descansar romanticamente em zanzibar, ver estrelas do mar, corais etc. Será que há lá tubarões (adorava mergulhar com eles)?
 

jfreitas

Membro Conhecido
sls disse:
jfreitas

eu já estou convencida:):D
como disse o meu problema foi mesmo o que me pediram aqui (mais de 3000 por pessoa) por essa viagem mas acho que com a tua ajuda vou realiza-la ou ainda este ano ou já no próximo.

tives-te lá quantos dias?
eu queria fazer safari e depois descansar romanticamente em zanzibar, ver estrelas do mar, corais etc. Será que há lá tubarões (adorava mergulhar com eles)?
Olá sls

Se já estás convencida então "mãos á obra" que não te vais arrepender...
O dollar está muito favorável e lá pagas tudo em dollars.

Posso dar-te os contactos das pessoas com quem falámos (se ainda estiverem actuais claro).

O que posso garantir é que não tenho a mínima, repito mínima, razão de queixa da leopard tours.

Não gosto de falar directamente no nome de operadores mas como não tem nenhuma relação com Portugal ou com operadores a operar cá (para além de lhes venderem serviços, claro) penso que não é errado. De qualquer modo, é sempre a minha opinião pessoal e vale o que vale.

Nós fomos 4 pesoas (dois casais) o que torna tudo um bocado mais barato porque partilhas o custo do carro e do guia (ao teu dispôr durante o tempo passado na Tanzânia) e dos transferes.

Ficámos uma noite em amsterdão e aproveitámos para conhecer um pouco da cidade. (e é muito menos cansativo)

De amsterdão fomos para arusha e ficámos tb uma noite (o vôo chega tarde) no arusha hotel.

No dia seguinte, de madrugada, saimos para o serengetti e passamos a manhã em safari no Lake Manyara Nacional Park. Almoçamos e refrescámo-nos na piscina do serena lake manyara lodge (penso que ficar uma noite aqui é uma alternativa. Lake manyara é um park pequeno mas o lodge é bastante acolhedor e tem uma vista deslumbrante sobre o lago e o vale do Rift.

Chegamos ao serengetti sopa lodge ao anoitecer e ficámos 3 noites (tens muitas alternativas no serengetti, seronera (zona central) ndutu (extremo sul) e grumeti river (extremo norte).

Penso que a escolha dos lodges, aqui, deve depender da migração dos gnus e da altura do ano. Ver a migração é ver dezenas de milhares de zebras e gnus a passar por todo o lado. É preciso ficar algum tempo no serengetti para ter a sorte de "encontrar" a migração.

A seguir ficamos uma noite em ndutu (ndutu game lodge, a caminho de ngorongoro) e duas noites em ngorongoro (ngorongoro crater sopa lodge).

Fomos para arusha e apanhámos vôo para zanzibar.

Ficámos 6 noites no blue bay beach resort em kiwenga e 1 noite em stone town no zanzibar serena inn. (tens corais , uma praia romantica e estrelas do mar com fartura... quanto a tubarões não vi nenhum mas nadei com eles nas maldivas e "não me falta nada"... :D

e... acabou-se...:D:(:p

dicas:
O número de noites em zanzibar deve ser conciliado com o preço dos vôos (como os hoteis são muito baratos... pode ser preferivel ficar mais noites para apanhar um vôo mais barato (e gastar menos $$$$)

É uma opção fazer o trajecto ao contrário, ou seja ir 1º a ngorongoro e em seguida serengetti (o caminho de arusha para o serengetti passa por cima da cratera) e do serengetti ir de avioneta para arusha (poupam-se uns bons km de estrada feita nos dois sentidos e um tempo precioso para fazer mais safaris.

Apesar de todo o serengetti ser fantástico... é imperdível apanhar a migração dos gnus/zebras. É uma sensação indiscritível veres-te rodeada de milhares de animais que aparecerem de todo o lado como se não tivessem fim... Para isso há que escolher bem os lodges onde ficar e ir acompanhando de perto a migração (na net consegue-se mais ou menos saber "onde andam" os animais) porque apesar de fazerem a mesma rota há milhares de anos, a localização das manadas depende das chuvas e varia em cada ano, assim como os trajectos podem diferir dezenas ou centenas de kms.

Outra opção, ainda dependendo da migração, é ficar em masai mara (quénia) e no serengetti.

Quando decidires ir (espero que vás) posso enviar-te muita informação que de certeza te vai ajudar a tomar as decisões correctas (a diferença entre ser muito bom ou ser verdadeiramente fantástico).
 

kl1462832

Membro Novo
Sandra,

não queres antes tentar ir para o ano que vem? ;-)

Assim ainda se arranjava aqui um grupinho no portal ... ;-) ahahahah

Estou a brincar .... ou talvez não!

Caso te decidas a tentar organizar por "tua conta", avisa aqui o pessoal, ok? É uma viagem que também gostava muito de fazer mas os valores que pedem são sempre esses ... muitos k€s ...

Fiquem bem ...
 

kl1462832

Membro Novo
José Freitas, permite-me tratar-te assim,

agora sou eu que te digo: "Acho que te vou chatear um pouco quando me decidir ir para estes lados (Tanzânia & Zanzibar), ok?"
 

Asae

Membro Conhecido
já tive a ver o site deles e parece que podes escolher ir em grupo portanto eles lá devem-te pôr num grupo mas sempre era melhor ir com "compadres"

vou pesquisar mais um pouco porque á lugares de que nunca ouvi falar e como temos de fazer o nosso percurso... e depois também quero ficar a namorar em zanzibar

Partindo do principio que cá custam 3000 ou mais euros, se jfreitas reduziu os custos em cerca de 50%.... vá lá que se consiga fazer por 2000 por pessoa


jfreitas podes dizer os custos de tudo desde cá?
Foram eles que marcaram cá as tuas passagens?
No nosso inverno lá esta-se bem?


A mim não me faz diferença ir para o ano que vem, eu quero é ir, não estou a ver o grupinho porque infelizmente a maior parte não dá certo mas pode-se tentar e quanto mais tarde eu for mais dinheiro junto e se calhar mais dias lá fico :D:D:p
 

kl1462832

Membro Novo
Olá novamente,

por +/- 2k€ se calhar ainda consigo arranjar mais 2, ou seja, seríamos 4 ... mas sempre e apenas para o próximo ano. :-(

Mas essa informação de eles nos juntarem a um grupo já existente é muito porreiro. Não sabia!


PS: claro! Namorar em Zanzibar? Óbvio. Pelo que tenho visto de Zanzibar: ZANZIBAR SEMPRE, PARA SEMPRE! Tem muito bom aspecto. Já o Sérgio Godinho tinha razão quando fazia referência a Zanzibar! ;-)
 

Asae

Membro Conhecido
ok

então vamos pesquisar, trocar informações e esperar pelo ano que vem:D

o jfreitas vai de certeza ajudando:D:D

e dependo do preços e da altura do ano deste lado ainda podem ir mais 2 ou 4

pesquisar com 1 ano de antecedência ou mais vai dar-me cabo do juízo porque eu começo a sonhar com as coisas :s

Preferias ir em que altura?
 

kl1462832

Membro Novo
Em que altura?
Aí vai ter que entrar a minha "cara metade" ao barulho ... mas com um ano de antecedência, começam-se a gozar as férias bem mais cedo ... ahahahaha!

Mas eu vou informando da altura do ano e essas coisas todas ...

PS: a minha "cara metade" também gosta de pesquisar bem estas coisas todas ... e vontade não lhe falta! ;-)

Até já .. (até já pareço da TMN) ;-)
 

Asae

Membro Conhecido
já estive a ler que o verão europeu é a melhor altura mas está cheio de turistas e as chuvas abundantes são entre março e maio

Só para saberes:
eu costumo fazer viagens a 2 na 1 quinzena de Dezembro (ou qualquer mês do nosso Outono ou Inverno) e em família no verão, portanto para não infringir uma lei que criei não devo de conseguir ir no verão ou então abro uma guerra e também não devo ter dinheiro para mais bilhetes :D mas pode-se sempre tentar:p. A ser no Verão dou preferência a Junho mas ainda não sei como é a escola dos miúdos este ano.


És de onde?


Não leves a mal isto é só informação que estou a passar, nós vamos falando
 

jfreitas

Membro Conhecido
kl1462832 disse:
José Freitas, permite-me tratar-te assim,

agora sou eu que te digo: "Acho que te vou chatear um pouco quando me decidir ir para estes lados (Tanzânia & Zanzibar), ok?"
podes tratar-me assim á vontade (até agradeço)

quanto ao chatear... a primeira vez que escrevi neste portal dissseram-me "não chateias nada porque eu gostei tanto daquilo que para mim é um prazer falar..."
agora devolvo-te a mesma frase!!!

Aliás... nota-se no testamento que postei aqui, há pouco tempo atrás... de tal maneira que nem me apercebi do tamanho.

agora falando de "trabalho"... e tentando responder às várias dúvidas que vi por aí...

grupos:

Fiz um safari no quénia com um grupo e na tanzania com a "sócia" e um casal amigo.

O problema dos grupos grandes é que... há sempre alguém que tem de "satisfazer necessidades" e os outros esperam... sempre alguém que demora mais a tirar fotos... e os outros esperam... sempre alguém que ainda não viu... e os outros esperam. Nos almoços no quénia demoravamos umas tres horas (perdidas) na tanzania uma hora e meia chegava para almoçar,descansar, entrar no jeep e estar em acção.

Acho que 6 pessoas num jeep com 7 lugares é o limite e um jeep é o ideal, dois jeeps em grupo é o máximo ou então perde-se muito tempo.

melhor altura:

Quanto à melhor altura... estive em fevereiro em masai mara (estção seca) e em junho no serengetti (estação seca) mas aí andei atrás da migração porque as manadas estavam a deslocar-se para norte (estação das chuvas em masai mara).

Ou seja, o ritmo normal da migração é este: em fevereiro os gnus zebras e gazelas estão concentrados na planicie em ndutu (extremo sul do serengetti). durante duas semanas as gazelas e os gnus dão á luz dezenas de milhares de crias pelo que a cada passo se assiste aos nascimentos e à caça em campo aberto (a planicie nessa altura está verde e com erva raza). depois começam a caminhar para norte (até masai mara) onde chegam normalmente em agosto (vão atrás das chuvas e dividem-se por tres corredores principais: este, oeste e centro do serengeti. qual a zona que vai ter mais animais é sempre um incógnita e os caminhos que utilizam outra incógnita

Ir ao serengetti em fevereiro deve ser fabuloso e é o meu objectivo mas tem de ser marcado com muita antecedencia porque só existe um lodge no sul e é bem pequeno (tem 20/30 bungalows).

Por outro lado há muitos trilhos intransitáveis e os atolanços são frequentes...

Outra coisa que ainda não tinha referido: no serengeti os lodge não têm qualquer tipo de vedação pelo que a vida selvagem é livre de passear por onde quer. Em ndutu é frequente ver elefantes à porta dos bungalows. Só apanhei animais de pequeno porte tipo gazelas). No serengetti (à noite) apanhei bufalos e cheguei a estar a telefonar sentado num muro do restaurante, de costas para o mato e não me aperceber de dois búfalos a 2 ou 3 mts de mim... (claro que fugimos... nem vale a pena perguntarem e quando contei a um dos guardas, voltou atrás comigo, mas quando o bufalo se mexeu deixei de o ver. Tinha uma AK 47 mas isso não lhe deu mais coragem).

Qunto a valores vou ver ao certo quanto nos custou a viagem e depois digo (o valor depende muito do cambio do dollar na altura) as viagens podem ser adquiridas directamente à KLM. (eles só têm de saber a que horas chega e parte o avião)
até já
 
Top