Novidades

Super malária na Tailândia

Já leram esta noticia? Fiquei com receio agora...

Saúde - ″Super malária″ faz disparar alarmes após rápida disseminação no sudeste asiático
Pelos vistos a malária está a criar resistência á sua cura, tanto nos países vizinhos como na Tailândia. :(:eek::confused:
Repelente repelente repelente..
Até enjoar o cheiro!
Já fez consulta do viajante? Existe profilaxia de malária, penso que para a Tailândia não era preciso até agora. No entanto, a notícia fala mais em Cambodja e Vietname, dizendo apenas que afectou algumas zonas da Tailândia...
Vamos esperar que sejam apenas as zonas da fronteira ou longe dos locais turísticos. De qualquer das formas vou ter consulta do viajante 3ª feira e vou-me informar disso!
Obrigada pela informação @Margarida R !
 
@ananolas e @Margarida R
Uma colega falou-me na ida dela à Tailândia e disse para não comprar repelente cá dado que têm um DEET máximo nos 50%. Segundo consta, na Tailândia nos supermercados vende-se com taxas de DEET nos 80%.
O Previpiq que já usei em África em altura de tempestades tropicais com muitos insectos, só houve 1 dia em que me esqueci de aplicar e fui comida por insectos! Nos restantes dias nem 1 picada. Tem um DEET de 30%, vende-se em farmácias, parafarmacias comuns.. Para desenrascar acho que é bom, embora tenha um cheiro um pouco activo..
No entanto, dado este surto de malária multirresistente não vou arriscar e vou comprar o melhor por lá, de qualquer das formas não deve custar tanto como cá...
 
Última edição por um moderador:

ananolas

Membro Ativo
Não sabia disso dos valor de deet, ja comprei os meus repelentes para a minha viagem. Agora azareco lol mas vou investigar qual a percentagem
 

Leonorb

Moderador
Staff
O melhor é fazer a consulta do viajante e seguir as indicações e medicação dada. Na consulta também vais ficar a saber se essa noticia corresponde de facto à realidade.
Caso haja motivo de grande preocupação na consulta dizem se deves ir ou não.
 

Isabel A.

Membro Ativo
Olá,

Quando fiz a consulta do viajante o médico receitou o seguinte e passo a citar:
"Os repelentes com composto DEET=20% devem ser reaplicados a cada 4h (Previpiq, Egrema, Tabard). Os repelentes com composto DEET=50% devem ser reaplicados a cada 10h (Previpiq Tropics). Para referência, deve adquirir uma embalagem de repelente de 100ml por pessoa, por cada semana de viagem. As grávidas e crianças menores de 12 anos devem utilizar DEET=20%. As crianças menores de 2 anos devem utilizar DEET=10% (Previpiq Sensitive,Repelentox). Os indivíduos com pele sensível ou facilmente irritável devem utilizar repelentes com composto Icaridina ou IR3535."
 
Olá,

Quando fiz a consulta do viajante o médico receitou o seguinte e passo a citar:
"Os repelentes com composto DEET=20% devem ser reaplicados a cada 4h (Previpiq, Egrema, Tabard). Os repelentes com composto DEET=50% devem ser reaplicados a cada 10h (Previpiq Tropics). Para referência, deve adquirir uma embalagem de repelente de 100ml por pessoa, por cada semana de viagem. As grávidas e crianças menores de 12 anos devem utilizar DEET=20%. As crianças menores de 2 anos devem utilizar DEET=10% (Previpiq Sensitive,Repelentox). Os indivíduos com pele sensível ou facilmente irritável devem utilizar repelentes com composto Icaridina ou IR3535."
Obrigado pela informação @Belita35, muito elucidativa!

Não sabia disso dos valor de deet, ja comprei os meus repelentes para a minha viagem. Agora azareco lol mas vou investigar qual a percentagem
Pelo post da @Belita35 parece que a percentagem de deet tem a ver com a frequência de aplicações, por isso com deet inferior parece que só vai ter que aplicar com mais frequência, não que fique menos protegida!
 
Última edição por um moderador:

Dsanto

Membro Conhecido
Previpiq foi-me recomendado pelo médico na consulta do viajante portanto imagino que seja dos recomendáveis.
 
Previpiq foi-me recomendado pelo médico na consulta do viajante portanto imagino que seja dos recomendáveis.
Sim @Dsanto, a questão é que disseram-me que na Tailândia há com DEETS superiores.. pode ser mais o efeito placebo claro ou serem produtos mais manhosos para a pele.. Mas o Previpiq é bom e deve liderar as escolhas por cá.
 
Última edição por um moderador:
Boas.
Fui hoje à consulta do viajante. Não há vacinas obrigatórias, mas recomendadas. É o caso da febre tifóide e hepatite A. Supostamente seriam as duas pagas mas como há rotura de stock da hepatite A nas farmácias estão a oferecer; a da febre tifóide custa 20€.
Não houve grande discussão se queríamos ou não fazer profilaxia da malária, ela disse que era importante, no mínimo para não contrair as formas graves da doença, podendo contrair malária à mesma mas de forma muito soft (tipo sintomas gripais). Existem 2 tipos de medicação, o nosso irá ser o mais caro porque não tem efeitos secundários (cerca de 30€ por caixa, para 15 dias temos que comprar 2 caixas).
Recomendam uso de repelente, sendo que DEET 20-30% já confere uma boa protecção, de 50% DEET muito mais. De resto as recomendações normais de água, alimentação, usar roupa manga comprida principalmente ao fim da tarde, noite e amanhecer dado que é a altura em que os mosquitos picam.
 

isa99

Membro Ativo
Na consulta do viajante no HSJ não recomendaram nada para a malária. Disseram-me que só se fosse para as fronteiras com outros países...
 
Top