Novidades

Sugestões dinheiro no Brasil

RubenCosta

Membro Novo
Boa noite!

Vou de férias com a minha namorada em Dezembro para Jericoacoara / Nordeste.

Deveríamos levar algum dinheiro já trocado previamente em Portugal ou, utilizar o cartão de débito?
Também gostaria de saber o que alguns de vós aconselham relativamente ao valor suficiente para refeições (almoco e jantar), para uma semana.

Obrigado
 
Última edição por um moderador:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Estive há muitos anos no Brasil e na altura conseguia melhor câmbio lá do que cá. Na altura fazia-se câmbio em todo o lado. E era uma questão de procurar o melhor.
As coisas provavelmente já mudaram, mas por norma compensa fazer o câmbio no destino.
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá
Quando vou ao Brasil (Rio), levanto lá Reais no multibanco. É o mais pratico e o que me sai mais barato. Só pago a taxa de serviço ao banco cá. Uso o MB do Santander e no meu caso a comissão é baixinha.
Podes trocar dinheiro no aeroporto nas lojas de câmbio, ir a um banco ou no hotel, que normalmente fazem isso. Em qualquer dos casos o câmbio é inferior à cotação e tens taxas de serviço que variam conforme o banco ou casa de câmbio. Nos hoteis está "incluida" no câmbio.
O melhor é perguntares ao teu banco cá quanto te cobram e depois decides. O ideal seria pagares o mais possivel com o cartão seja débito ou crédito.
Também não é seguro andar com muito dinheiro e deixar no hotel, depende do hotel...
Não sei o preço das refeições no Nordeste, mas no Rio consigo comer desde 40 $R a 80$R. Uma churrascaria, sem ser as famosas, custa de 80 a 120 $R por pessoa, sem bebidas. Num boteco, porque as doses dos petiscos são grandes, duas pessoas comem por 80 reais em média, se a bebida for cerveja. Nas lanchonetes, sumos, pasteis sandes variadas, piza à fatia... 30$R chegam. Mas o Rio está muito caro...
Atenção que quando pagares terás mais 10% sobre o preço, que é a propina (gratificação) mas que podes recusar.
 
Última edição por um moderador:

RubenCosta

Membro Novo
Olá
Quando vou ao Brasil (Rio), levanto lá Reais no multibanco. É o mais pratico e o que me sai mais barato. Só pago a taxa de serviço ao banco cá. Uso o MB do Santander e no meu caso a comissão é baixinha.
Podes trocar dinheiro no aeroporto nas lojas de cambio, ir a um banco ou no hotel, que normalmente fazem isso. Em qualquer dos casos o cambio é inferior à cotação e tens taxas de serviço que variam conforme o banco ou casa de cámbio. Nos hoteis está "incluida" no cambio.
O melhor perguntares ao teu banco cá quanto te cobram e depois decides. O ideal seria pagares o mais possivel com o cartão seja débito ou crédito.
Também não é seguro andar com muito dinheiro e deixar no hotel, depende do hotel...
Não sei o preço das refeições no Nordeste, mas no Rio consigo comer desde 40 $R a 80$R. Uma churrascaria, sem ser as famosas, custa de 80 a 120 $R por pessoa sem bebidas. Num boteco, porque as doses dos petiscos são grandes, duas pessoas comem por 80 reais em média, se a bebida for cerveja. Nas lanchonetes, sumos, pasteis sandes variadas, piza à fatia... 30$R chegam. Mas o Rio está muito caro...
Attn que quando pagares terás mais 10% sobre o preço que é a propina (gratificação) mas que podes recusar
Muito obrigado Leonorb! Muito util a tua partilha! ;-)
 

Nin

Membro Conhecido
Este ano quando estive em Salvador levei reais de cá encomendados no unicâmbio, entretanto lá tive de trocar alguns euros e o câmbio foi mais favorável; logo para a próxima não levo reais de Portugal.
 

yara

Membro Conhecido
Olá
Quando vou ao Brasil (Rio), levanto lá Reais no multibanco. É o mais pratico e o que me sai mais barato. Só pago a taxa de serviço ao banco cá. Uso o MB do Santander e no meu caso a comissão é baixinha.
Podes trocar dinheiro no aeroporto nas lojas de câmbio, ir a um banco ou no hotel, que normalmente fazem isso. Em qualquer dos casos o câmbio é inferior à cotação e tens taxas de serviço que variam conforme o banco ou casa de câmbio. Nos hoteis está "incluida" no câmbio.
O melhor é perguntares ao teu banco cá quanto te cobram e depois decides. O ideal seria pagares o mais possivel com o cartão seja débito ou crédito.
Também não é seguro andar com muito dinheiro e deixar no hotel, depende do hotel...
Não sei o preço das refeições no Nordeste, mas no Rio consigo comer desde 40 $R a 80$R. Uma churrascaria, sem ser as famosas, custa de 80 a 120 $R por pessoa, sem bebidas. Num boteco, porque as doses dos petiscos são grandes, duas pessoas comem por 80 reais em média, se a bebida for cerveja. Nas lanchonetes, sumos, pasteis sandes variadas, piza à fatia... 30$R chegam. Mas o Rio está muito caro...
Atenção que quando pagares terás mais 10% sobre o preço, que é a propina (gratificação) mas que podes recusar.
O câmbio lá é sempre melhor que cá.
Também levantei lá no Multibanco e troquei também.
O Rio está realmente muito caro... :confused:
 

ploferreira

Administrador
Staff
Regra geral trocar dinheiro em Portugal é sempre a pior opção possível... a única vantagem será levar o dinheiro já disponível.
Creio que é sempre preferível levar euros e trocar directamente ou melhor ainda usar um cartão como o Revolut.
 
Top