Novidades

Sopas para bebé - avião

L@L

Membro
Olá, alguém que tenha saído de Lisboa com sopas congeladas para bebé na bagagem de cabine? Passam sem problemas?
Levando eu sopas em boião, iogurtes e papas na bagagem de porão é necessário fazer alguma declaração no Check-in?
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá,
Do que vejo, é permitido levar a alimentação do bebé e até 100 ml de agua (fervida) para o leite... mas para a alimentação durante o voo. Agora levar sopas para além do necessário para o voo, duvido. Refiro-me à cabine.
 

CRS

Membro Ativo
Já levei papas (pó) e sopas compradas já embaladas daquelas próprias para bebés, que não precisam de frio. Pode não ser o mais saudável, mas também duas ou três vezes não tem problema. Também mais tarde e até aos 5 anos pode-se levar leite, que é muito útil.
No porão não precisa declarar, desde que seja em bagagem com formato normal.
 

doixter

Membro Novo
Boa noite.
Na bagagem de porão é possível levar sopas congeladas sem problema nenhum e sem ser necessário declarar nada no check-in.
Na bagagem de cabine, todos os líquidos e comidas para bebé (água, sopas ou iogurtes não deverão ter mais do que 100ml) e têm de ser retirados da bagagem no momento do controlo de segurança (em Lisboa) .
 
Última edição por um moderador:

carla08

Membro Conhecido
Boa noite.
Na bagagem de porão é possível levar sopas congeladas sem problema nenhum e sem ser necessário declarar nada no check-in.
Na bagagem de cabine, todos os líquidos e comidas para bebé (água, sopas ou iogurtes não deverão ter mais do que 100ml) e têm de ser retirados da bagagem no momento do controlo de segurança (em Lisboa) .
Tem a certeza de que os líquidos para bebé não podem ultrapassar os 100ml?! É que eles bebem/comem muito mais do que isso..
 

roller

Membro Conhecido
Quase 100% certeza, só com declaração medica é que passa alguma coisa com mais de 100ml... e medicação nunca comida.
 

Bee

Membro Conhecido
Esta é a informação que consta do site da ANA:

"Como devo transportar os líquidos?
Em recipientes com um máximo de 100 ml (ou 100 gr) por artigo, embalados num único saco transparente de 20 cm x 20 cm (apenas um por passageiro), que possa ser aberto e fechado de novo.
A regra de ouro é, por isso, transportar todos os artigos líquidos com mais de 100 ml na bagagem de porão.

Quais são as exceções?
Medicamentos líquidos ou produtos dietéticos especiais (incluindo comida para bebé – papas, boiões de fruta, iogurtes e biberões de leite) fora do saco de plástico transparente, ou em quantidade superior a 100 ml / 100 gr, para os quais se aconselha a levar um documento ou declaração médica que confirme essa necessidade.

Os medicamentos em comprimidos ou em pó não estão sujeitos às restrições dos líquidos.

Os artigos líquidos comprados nas lojas do aeroporto, após o controlo de segurança, ou a bordo, são também aceites, desde que estejam num saco inviolável selado (fornecido pelas lojas duty-free) com o recibo de compra no interior."

Que o bebé não passe fome :D
Espero ter ajudado!
 

roller

Membro Conhecido
Mas isso é para boiões que o medico receite como necessário, nunca para um boião com comida feita em casa digo eu. Tem que ser comida especifica e não um puré de fruta caseiro...
 

Bee

Membro Conhecido
Boiões dos que se compram, sim.

Edito para dizer que pelo que vi há muita gente que leva a sopa caseira.
Pode é ser pedido aos pais que provem a sopa e os recipientes podem passar por um R-X.
Pelo que me parece quando se leva um bebé há compreensão para a situação.
Convém é levar apenas o necessário para a viagem.
 
Última edição:

carla08

Membro Conhecido
Eu estava mais a pensar num termo com água para o biberão, teria sempre de levar mais de 100ml ;)

Quase 100% certeza, só com declaração medica é que passa alguma coisa com mais de 100ml... e medicação nunca comida.
Ter de pedir uma declaração ao médico para dizer que o bebé tem de ser alimentado? :) Eu penso que essa regra não se aplica à comida para bebés.
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

PERMITIDO: os LAG (líquidos, aerossóis e géis) que se destinarem a ser utilizados durante a viagem e que sejam necessários por razões médicas ou por uma exigência dietética especial, incluindo alimento para bebés. Aconselha-se que o passageiro se faça acompanhar de comprovativo de autenticidade.
Restrições de Líquidos
 

carla08

Membro Conhecido
Por acaso nunca tive problemas com a comida que levei para a minha filha, só uma vez me pediram para provar um iogurte. Regra geral, apenas perguntam se é comida para criança e não dizem mais nada. Provavelmente tive sorte ;)
 

pat3

Membro
Uma vez que também já tive estas dúvidas e apesar da antiguidade do post, deixo aqui a minha experiência.

Já por duas vezes fui para as Caraíbas e levei de Portugal quase toda a comida para os meus filhos, para uma semana.
A primeira vez fi-lo em 2015, quando o meu filho mais velho tinha 19 meses e a segunda vez fi-lo o mês passado, tendo o meu filho mais novo 21 meses ( só levei a comida do mais novo). Por motivos diferentes, os meus filhotes não são crianças fáceis no que toca à alimentação e por serem pequeninos eu prefiro mesmo levar tudo de cá.

Então levei sopas, papas, boiões de fruta e iogulinos e bolachas, para uma semana.
Levei em mala de porão metade das sopas congeladas e metade frescas ( as congeladas ajudam a refrescar as frescas) dentro de um saco térmico e com aquelas barras congeladas ( para manter fresco e que não me lembro agora do nome). Levei também em mala de porão os boiões de fruta e iogulinos.
Levei junto a mim, numa mochila que abria facilmente para mostrar o conteúdo duas sopas frescas ( naqueles copos de comida para bebe da avent, de 220 ml) que disse serem para o almoço do bebe a bordo e duas congeladas que seriam para o jantar. Levei também junto a mim 2 garrafas pequenas de água, 4 boiões de fruta e 1 iogulino para as refeições a bordo. E também a papa e bolachas. As bolachas dou sempre no levantar e aterrar do avião por causa dos ouvidos. Vão entretidos a mastigar e vão engolindo. Também podem ir bebendo leite ou água.

Chegando ao hotel vou dando primeiro as sopas que levei congeladas e peço ao hotel para congelar as que levei frescas e a meio da semana vou buscá-las e coloco no frigorífico do quarto.

Cá em Portugal, nunca ninguém implicou com nada. Na República Dominicana, nunca implicaram comigo, mas já vi implicar. Mas aí também já só trago mesmo a comida para ele comer durante a viagem de regresso e como normalmente a viagem é feita à noite, 2 boiões de fruta, um papa ou bolachas chegam.

Assim, aqui fica a minha logística!

Nota: Eu sei que isto pode parecer um exagero... mas os filhotes são meus e eu prefiro assim E das duas vezes não excedi peso das malas!
 

carla08

Membro Conhecido
Que grande logística @pat3 ! Eu confesso que gosto de simplificar e só de pensar em levar muita coisa me dá vontade de não viajar. Este ano optei por não viajar de avião, mas comprei uma maquineta portátil e que fosse fácil de acomodar na mala de viagem para fazer as sopas e fiz tudo no destino. Para o próximo ano, se ainda for preciso é o que irei fazer.
 

AnitaF

Membro Ativo
Quem viaja com bebés/crianças até aos 5 anos pode levar liquidos em quantidades superiores a 100 ml.
Na bagagem de mão/cabine vão sempre connosco 4 pacotes de leite de 200 ml e 2 garrafas de 500 ml ou 1 de 1,5 l. Iogurtes e boiões de fruta também, claro está, em quantidades aceitáveis para o número de horas de voo e número de crianças.
Tenho 2 crianças, viajo cerca de 6/8 vezes por ano sempre com elas entre viagens profissionais e de lazer e nunca tive quaisquer contratempos no raio x. O que temos de fazer é colocar tudo num tabuleiro próprio que nos dão para que eles possam examinar os líquidos.
Sopas também já levei em cabine e o procedimento foi o mesmo.
Não é nenhum "bicho de sete cabeças" levarmos connosco o que faz falta.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Eu conheço 2 países que são MESMO muito rígidos em relação a líquidos, iogurtes com mais de 100ml.
Conseguem adivinhar?
UK e EUA.
Já tive problemas em ambos ao regressar para Portugal.
E eram 3 iogurtes tipo danoninhos.
Ao que me disseram: after security you have water and food for baby
 

Dsanto

Membro Conhecido
Uma vez que também já tive estas dúvidas e apesar da antiguidade do post, deixo aqui a minha experiência.

Já por duas vezes fui para as Caraíbas e levei de Portugal quase toda a comida para os meus filhos, para uma semana.
A primeira vez fi-lo em 2015, quando o meu filho mais velho tinha 19 meses e a segunda vez fi-lo o mês passado, tendo o meu filho mais novo 21 meses ( só levei a comida do mais novo). Por motivos diferentes, os meus filhotes não são crianças fáceis no que toca à alimentação e por serem pequeninos eu prefiro mesmo levar tudo de cá.

Então levei sopas, papas, boiões de fruta e iogulinos e bolachas, para uma semana.
Levei em mala de porão metade das sopas congeladas e metade frescas ( as congeladas ajudam a refrescar as frescas) dentro de um saco térmico e com aquelas barras congeladas ( para manter fresco e que não me lembro agora do nome). Levei também em mala de porão os boiões de fruta e iogulinos.
Levei junto a mim, numa mochila que abria facilmente para mostrar o conteúdo duas sopas frescas ( naqueles copos de comida para bebe da avent, de 220 ml) que disse serem para o almoço do bebe a bordo e duas congeladas que seriam para o jantar. Levei também junto a mim 2 garrafas pequenas de água, 4 boiões de fruta e 1 iogulino para as refeições a bordo. E também a papa e bolachas. As bolachas dou sempre no levantar e aterrar do avião por causa dos ouvidos. Vão entretidos a mastigar e vão engolindo. Também podem ir bebendo leite ou água.

Chegando ao hotel vou dando primeiro as sopas que levei congeladas e peço ao hotel para congelar as que levei frescas e a meio da semana vou buscá-las e coloco no frigorífico do quarto.

Cá em Portugal, nunca ninguém implicou com nada. Na República Dominicana, nunca implicaram comigo, mas já vi implicar. Mas aí também já só trago mesmo a comida para ele comer durante a viagem de regresso e como normalmente a viagem é feita à noite, 2 boiões de fruta, um papa ou bolachas chegam.

Assim, aqui fica a minha logística!

Nota: Eu sei que isto pode parecer um exagero... mas os filhotes são meus e eu prefiro assim E das duas vezes não excedi peso das malas!
Reconheço-me bem nesta logística, só que ainda não tinha tido que a fazer para mais de 4 dias. E como eram poucos dias optei pelas sopas de bebé pré-feitas (que diga-se até ao momento a minha bebé ainda só gostou de uma, sendo que não me restam muitas mais para experimentar…), mas agora para as férias grandes vou ter que preparar tudo para uma semana, e estava aqui às voltas com a situação das sopas porque não me ocorreu levar frescas, achei que em 10 horas de poderiam estragar por não se conseguir manter o frio, e as congeladas iriam começar o processo de descongelamento, sendo que voltar a congelar não se recomenda… Mas já me elucidei, e faz sentido as congeladas irem mantendo o frio das frescas. Mas pergunto, havia neste rol sopas de peixe? Porque tenho sempre aquele receio que se estraguem mais facilmente. De qualquer modo para não ir daqui com algo tipo 16 sopas, vou intercalar uma ou outra pré feitas. Obrigada pelo testemunho, foi-me de muito valor.
 

carla08

Membro Conhecido
Actualizando, viajei recentemente e levei comida, bebida sem qualquer problema. Não me pediram para ver, nem tive de provar nada.
 

pat3

Membro
Reconheço-me bem nesta logística, só que ainda não tinha tido que a fazer para mais de 4 dias. E como eram poucos dias optei pelas sopas de bebé pré-feitas (que diga-se até ao momento a minha bebé ainda só gostou de uma, sendo que não me restam muitas mais para experimentar…), mas agora para as férias grandes vou ter que preparar tudo para uma semana, e estava aqui às voltas com a situação das sopas porque não me ocorreu levar frescas, achei que em 10 horas de poderiam estragar por não se conseguir manter o frio, e as congeladas iriam começar o processo de descongelamento, sendo que voltar a congelar não se recomenda… Mas já me elucidei, e faz sentido as congeladas irem mantendo o frio das frescas. Mas pergunto, havia neste rol sopas de peixe? Porque tenho sempre aquele receio que se estraguem mais facilmente. De qualquer modo para não ir daqui com algo tipo 16 sopas, vou intercalar uma ou outra pré feitas. Obrigada pelo testemunho, foi-me de muito valor.
Olá!
Pois... viajar com crianças pequenas nem sempre é fácil... principalmente quando são crianças que não gostam de experrimentar alimentos que não conheçam...
Eu levei 13 sopas 🙄 A meio da semana comeu uma vez papa ao jantar e no último dia também, pois a refeição foi no aeroporto e não tinha onde aquecer...
Eu levei congeladas 8 sopas para os primeiros 4 dias + o jantar no avião na ida e 5 para os restantes dias. Com as frescas tive mais cuidado e eram sopas mais simples, acho que não tinham peixe... até porque levei 2 latas de atum e juntei à sopa.
Mas posso afirmar que as frescas chegaram lá frescas! Iam dentro de um bom saco térmico dentro daquelas coisas que se põem à volta das garrafas, com aqueles blocos de líquido azul congelado, mais as sopas congeladas. Mas, algumas das sopas congeladas foram ao pé de mim e disse que seriam para dar durante a viagem, não fosse a mala de porão extraviar-se 😋😱 ( estas também dentro de um saco térmico e com saquinhos de líquido azul congelado. Aqui em Portugal ninguém implicou e mandaram-me logo passar... mesmo levando também 2 garrafas de 50cl de água, mais 2 iogulinos e 4 frutas de pacote ( acho que era mais ou menos isto) 😊 Para além de bolachas, claro...

Espero ter ajudado...
 

carla08

Membro Conhecido
Olá!
Pois... viajar com crianças pequenas nem sempre é fácil... principalmente quando são crianças que não gostam de experrimentar alimentos que não conheçam...
Eu levei 13 sopas 🙄 A meio da semana comeu uma vez papa ao jantar e no último dia também, pois a refeição foi no aeroporto e não tinha onde aquecer...
Eu levei congeladas 8 sopas para os primeiros 4 dias + o jantar no avião na ida e 5 para os restantes dias. Com as frescas tive mais cuidado e eram sopas mais simples, acho que não tinham peixe... até porque levei 2 latas de atum e juntei à sopa.
Mas posso afirmar que as frescas chegaram lá frescas! Iam dentro de um bom saco térmico dentro daquelas coisas que se põem à volta das garrafas, com aqueles blocos de líquido azul congelado, mais as sopas congeladas. Mas, algumas das sopas congeladas foram ao pé de mim e disse que seriam para dar durante a viagem, não fosse a mala de porão extraviar-se 😋😱 ( estas também dentro de um saco térmico e com saquinhos de líquido azul congelado. Aqui em Portugal ninguém implicou e mandaram-me logo passar... mesmo levando também 2 garrafas de 50cl de água, mais 2 iogulinos e 4 frutas de pacote ( acho que era mais ou menos isto) 😊 Para além de bolachas, claro...

Espero ter ajudado...
Também levei um batalhão de comida, incluindo 2 garrafas grandes de água.
A única novidade foi fazerem - nos (a mim e ao bebé - disseram que foi aleatório) um controlo quimico de explosivos. Já aconteceu a alguém?
 
Top