Novidades

Sicilia - Verão 2019

vemolin

Membro Novo
Sicilia, foi o destino escolhido para as férias de Verão...
Queria fazer praia e visitar a ilha. Que praia recomendam?
Alguém pode dar informações sobre os alojamentos? (somos 2 adultos e 3 crianças)
Obrigada.
 

calu

Membro Conhecido
Olá.
Fizemos uma roadtrip na Sicília o ano passado no Verão (9 dias na Sicília + 3 em Veneza) e foi bastante bom.
Anexei aqui o plano de viagem que fiz como indicação mas que obviamente nem sempre foi seguido à letra, ja que íamos ajustando à medida que nos atrasávamos num sítio ou que não gostávamos de um sítio que tinhamos planeado, ou mesmo decidiamos ir a um sítio não planeado.
O melhor para o nosso gosto foram sem dúvida as praias mais isoladas e reservas naturais como Torre Salsa (maravilhosa caminhada até ao barco encalhado por exemplo), praia Marianella, entre outras e a subida + caminhada no Etna (que até teve umas pequenas erupções durante a nossa estadia, bastante normal).
Muitas outras praias que são giras nas fotos estão absolutamente apinhadas de italianos no Verão, ou sujas demais para nos sentirmos bem nelas (Cefalu é um exemplo perfeito disso, autêntica tourist trap pelo menos em Agosto) San Vito Lo Capo tem praias e zonas giras, mas sempre à pinha nesse mês.
O castelo de Erice é lindíssimo (ter paciência com as nuvens) e gostei mais da zona arqueológica de Segesta, do que da mais badalada Valley of the Temples.
Foi essencialmente uma viagem à roda da ilha, tendo uma incursão no centro das mesma para Villa Romana del Casalle, que valeu bem a pena para quem aprecia, sendo um dos melhores locais de Itália para apreciar mosaicos romanos (de acordo com o que li).
 

Anexos

sicpaiva

Membro Conhecido
Aproveitando o tópico, dado que é uma viagem que tenho em vista, @calu será que pode deixar sugestões de alojamento?
Obrigada.
 

calu

Membro Conhecido
Nós ficámos num total de 6 ou 7 alojamentos diferentes à volta da ilha. Os alojamentos que mais gostei foram:
  • B&B Sabir (San Vito Lo Capo). Senhora muito simpática e prestável, falando muito bem inglês (ao contrário da vastíssima maioria dos outros donos de alojamento local, que praticamente só falavam italiano)
  • Villa L'arcobaleno (excelente localização para visitar Scala Dei Turchi e zona circundante, free parking numa zona muito concorrida o que é muito bom, embora pequeno almoço fraquito)
  • Aurora dell'Etna (excelente base em termos de localização para visitar o Etna, mesmo no sopé, excelente pequeno almoço)
  • Hotel Villa Greta em Taormina (Vista brutal sobre a baía, bom pequeno almoço, ótimo para jantar também)
Os outros alojamentos nos outros locais foram razoáveis mas não repetiria.
 
Também estou a pensar em sicilia para este verão, em principio finais de Junho, mas a minha ideia seria voar para napoles e fazer a costa amalfitana em 2 ou 3 noites e depois de napoles voar para palermo ou catania e aproveitar as praias de Sicilia. Gosto de praias bonitas mas com pouca gente, acha que o melhor local para ficar sera a zona de Torre Salsa?
Obrigada
 

curious_traveller

Membro Novo
Olá! Fiz uma roadtrip na Sicília em 2016...pleno agosto, ou seja, muito calor...por isso aconselho, se possível, escolher uma altura do ano não tão quente para usufruir da parte cultural da ilha.
Ficou muito para ver, com promessa de voltar...aqueles cannoli, os arancini, saudades....
Fiquei alojada em três locais diferentes durante a roadtrip, Palermo, Ragusa e Catânia, sendo que destaco o alojamento das primeiras cidades:
- Porta di Castro (aconselho vivamente no centro de Palermo, com um pequeno almoço 5* e uns proprietários super simpáticos);
- La Dimora do Spartivento (na estrada que liga Ragusa a Noto, no meio do nada...mas próximo de Ragusa, com uma piscina fantástica e um pequeno almoço 5*, ideal para relaxar).
Alerto para a condução perigosa qb dos sicilianos...que se reflete no estado dos carros... não tive qualquer incidente, apenas atenção redobrada nos estacionamentos e condução.
Uma das praias que visitei e gostei imenso (tinha bastante gente...mas em agosto já sabemos) foi a praia de Calamosche (uma reserva natural, água fantástica...mas com um acesso difícil, vários kms em terra batida e depois uma longa caminhada...vale a pena).
Realço as localidades de Ragusa, Noto (lindo à noite, experimentem o café Sicília), Taormina, Cefalu, Modica (experimentem os seus chocolates na Antiga Dolceria Bonajuto), Palermo, Monreale, Catânia, Agrigento (Valle dei Templo), Realmento (Scala dei turchi), Piazza Armerina (villa romana dele Casale), Siracusa (vale a pena esperar para provar uma sande no caseificio Borderi).
Quanto ao Etna, vale muito a pena percorrer o vulcão, utilizei o teleférico e vale muito a pena.
Como já foi há algum tempo posso ter perdido alguns detalhes, mas se for útil estejam á vontade para perguntar ;)
Boas viagens...
 

calu

Membro Conhecido
Também estou a pensar em sicilia para este verão, em principio finais de Junho, mas a minha ideia seria voar para napoles e fazer a costa amalfitana em 2 ou 3 noites e depois de napoles voar para palermo ou catania e aproveitar as praias de Sicilia. Gosto de praias bonitas mas com pouca gente, acha que o melhor local para ficar sera a zona de Torre Salsa?
Obrigada
Para estar em praias bonitas, com espaço e com pouca gente no Verão na Sicília, só apostando nas praias de reservas naturais com uma caminhada para chegar à praia. Quando há parque de estacionamento ao pé da praia, essas estão sempre à pinha. No nosso caso, em Agosto estivemos em Torre Salsa (que ADOREI, ótima para uma caminhadas ao pôr do sol até ao barco encalhado por exemplo). Uma coisa que funcionou bem no nosso caso foi ficar 2 noites na zona de Scala Dei Turchi (que é muito gira de se ver, mas rapidamente fica cheia de gente e perde todo o encanto). O que fiz foi ir ao nascer do sol (7, 7 e pouco) à Scala dei Turchi (só tinha 2 pessoas), apreciar, fotografar, etc e depois conduzir cerca de 25 mins para a Torre Salsa e ficar lá o dia inteiro. Em torre Salsa não há restaurantes nem casas de banho, apenas aparece de vez em quando uma carrinha de gelados, portanto há que levar água e comida.

Outra zona com praias com relativa pouca gente é a reserva na zona Este da ilha, que tem praias muito bonitas como Calamosche, Marianelli (naturista mas pode-se lá estar sem ser naturista), e Eloro. Tem que se andar um pouco para chegar a cada uma delas, mas nada de mais (30 mins para a mais longinqua).

Em Agosto, e se não quiser ser "atropelado" por pessoas, aconselho literalmente a fugir de praias como Mondello (Palermo), Cefalú (tirar a foto da praxe e fugir) e San Vito Lo Capo. San Vito é muito bonita mas infelizmente tem muita gente mesmo. Cefalú tem, por incrível que pareça, um esgoto a desaguar entre os edifícios que aparecem na foto mais conhecida e no dia que lá fui, até papel higiénico flutuava na água. A praia Isola Bella em Taormina é muito bonita de se ver de cima, mas lá em baixo ninguém se consegue mexer, praticamente não há espaço para toalhas e as cadeiras atingem preços exorbitantes (€60/dia por exemplo).

Há mais uma ou duas reservas com praias, mas não visitámos essas. Se escolher bem, terá umas belas férias. Para mim, apesar de gostar de muito de praia, o momento mais espetacular da viagem foi a caminhada no topo do Etna. Há inúmeras opções, e caso goste, é escolher a mais adequada à sua forma física (menos tempo, mais tempo, etc).
 
Top