Novidades

Servia, Roménia, Bosnia...Interrail

sergiosil

Membro
Boas!

Em principio em agosto vou, pela primeira vez, fazer um interrail a 100%, apesar de ja ter viajado para alguns países, nunca fiz um interrail... Bem, as cidades consideradas até agora foram: Paris (apenas de passagem pois o voo será para lá), Brugge, Rotterdam , Copenhaga, Berlin, Dresden, Brno, Wien, Budapest, Timisoara, Belgrado, Sarajevo, Zagreb, Zadar/Split, Ljubjana, Milão (apenas para apanhar o avião de volta...)

as cidades a negrito são aquelas a que vou certamente... a minha duvida põe-se Em timisoara, belgrado e sarajevo:

-alguém já andou por estes países?
-valem a pena?
-como é quanto a segurança?
- é necessário visto/passaport?

Gracias!

PS: obvio que das que n tão a negrito vou ter de fazer opções visto que apenas terei 22 dias disponiveis...
 

roller

Membro Conhecido
Ola!

Eu ja fiz dois interrails um na Europa Central outro na Europa de Leste.

Parece-me assim de repente um itinerário demasiado ambiciosos para 22 dias. Não te esqueças dos tempos de viagem entre cidades!

Em relação as cidades que questionas:

-Timisoara, não conheço mas tenho ouvido bons reviews, mas eu considerava Brasov (Transilvânia)
-Belgrado, das melhores cidades da Europa de Leste, boa gente, boa cultura e uma noite BRUTAL! e bem barata por sinal!
-Sarajevo, um cidade muito acolhedora um bom contacto com a cultura muçulmana e uma injecção de historia a cada passo que dás, recomendo vivamente!

Em relação a segurança não me senti mais inseguro que em Lisboa, só há que saber contornar os taxistas que não querem ligar o taxímetro e não precisas de vistos nem passaporte para nenhum desses países!

Qualquer duvida estás a vontade!
 

Armageddon

Membro
Já estive em Belgrado. É uma cidade bastante simpática, apesar de culturalmente não ter achado nada de especial. Concordo 100% com o roller quando diz que Belgrado tem uma noite brutal. A cidade é barata, recomendo uma passagem por lá.
 

roller

Membro Conhecido
Quem quiser conhecer a história da guerra dos balcas é fazer uma walking tour em Belgrado e outra na bósnia e ai vai perceber muita da historio de guerra mesmo "aqui ao lado" e são países com um beleza desconhecida!
 

sergiosil

Membro
sim roller, eu referi que ia ter de fazer bastantes opçoes...bem sendo mais explicito: roterdão só vou lá porque tem de ser lol tenho de ir à holanda no inicio da viagem e como ja fui a amsterdao 2 vezes vou a roterdao, so conto gastar la um dia, talvez nem durma lá...paris tb ja la tive e penso que das duas uma...ou vou lá passar uma noite, ou bazo no proprio dia de xegada...berlin e budapest tb ja la tive e so la vou pq realmente adorei as cidades e vou lá dar um giro, n preciso de muito tempo lá lol. milao é ir la apanhar o aviao e bazar... essas sao as cidades ponderdas, n as vou fazer todas como é obvio as opçoes serao provavelmente 2 das que n tao a negrito...estando neste momento mais inclinado para copenhaga+belgrado...

quanto à servia e bosnia...ouvi dizer é que para se entrar e sair do país as vezes ha algumas complicaçoes...isto é, li pela net que o pessoal la é um bocado chato c cenas de revistas e n sei que...é verdade ou boato?lol
 

anaholidays

Membro
Olá a todos,

Quando falam em Interrail eu penso logo em divulgar a viagem de 15 dias que fiz pela Europa, de Autocaravana... Já escrevi os detalhes noutro tópico à pouco: https://www.portaldasviagens.com/topic/14831-circuito-europeu-ver%C3%A3o-2013/. Tudo muito resumido, mas só para terem uma ideia.

Sérgio, Sérvia e Bósnia não sei, mas para entrarmos na Croácia tivemos um stress daqueles. Quiseram revistar a Autocaravana, acharam estranho irmos de Portugal até lá. Um de nós teve de ir para interrogatório. Bem, foi uma longa hora com uma Croata armada em esperta!

Por fim, correu tudo bem :)
 

roller

Membro Conhecido
Para entrar de comboio na servia, bósnia e Croácia basta o cartão do cidadão e ter paciência para o tempo que se perde nas fronteiras pois e td muito lento. Mas nunca tive qualquer stress.
 

Armageddon

Membro
Também nunca tive qualquer stress. E já passei as fronteiras terrestres da Rússia e Ucrânia. Sergio, se ha algo que aprendi é, esquece os comentários e aquilo que les pela net. Já li coisas horriveis de sitios ou cidades onde estive, e na minha experiencia adorei ter lá estado. Vai da experiência pessoal de cada um. Boas viagens, abraço
 

sergiosil

Membro
hum, e nas fronteiras desses paises estarei sujeito a qualquer tipo de revista? ou apenas necessito de apresentar o cartao de cidadao como por exemplo na entrada para a hungria?!
 

anaholidays

Membro
Armageddon disse:
Também nunca tive qualquer stress. E já passei as fronteiras terrestres da Rússia e Ucrânia. Sergio, se ha algo que aprendi é, esquece os comentários e aquilo que les pela net. Já li coisas horriveis de sitios ou cidades onde estive, e na minha experiencia adorei ter lá estado. Vai da experiência pessoal de cada um. Boas viagens, abraço
É claro que devemos ir sem pensar que vai acontecer alguma coisa... É esse o espírito! E se acontecer algum imprevisto, algum atraso nas fronteiras, também não é por aí que se vão estragar as férias. Nós até ficámos com uma história para contar. Foi só uma hora perdida, mas depois deu numas boas gargalhadas.

Mas também é importante ir bem informados, saber com o que podemos contar.

Na Hungria não nos pediram qualquer identificação. Na Croácia pediram os passaportes.
 

roller

Membro Conhecido
As revistas nunca me fizeram perguntaram-me só uma vez o que tínhamos nas mochilas nas nada de especial!
 

sergiosil

Membro
Obrigado pelas respostas!

bem, já comprei a viagem de aviao de ida pa paris(35€ easyjet)... de volta ainda não comprei pois tou a espera que os preços baixem e alem disso tou a tentar encontrar algum sitio pa apanhar o aviao que nao me obrigue a ir a milao
Vou comprar o flexi 10em22 sendo que haverá provavelmente uma ultima viagem de comboio que terei de pagar a parte...

Para já, o plano é o seguinte:

(Dia 1)Chegar a Paris às 10 da manha, ficar lá 2 noites e bazar de manha
(Dia 3)no 3º dia para Bruge. Em Bruge fico até ao fim da tarde e parto para Roterdão onde ficarei essa noite e o dia seguinte até à hora de jantar.
(Dia 4)Saío de Roterdão e faço viagem noturna para copenhaga, fico em copenhaga 2 noites e 3 dias.
(Dia 7) à noite apanho comboio para Berlim onde fico 2dias, 2 noites.
(Dia10) vou para Dresden de manha, passo lá o dia e à noite apanho o comboio para Brno onde ficarei o dia e noite seguintes
(Dia 11) de manha vou para Viena onde apenas ficarei 2 dias e uma noite e depois apanharei comboio noturno para budapeste onde ficarei 2 noites e 3 dias
(Dia 16) saio de budapeste a noite em direçao a belgrado onde ficarei 1 noite e 2 dias
(Dia 18) à noite saio para a croácia em direçao a Zagreb OU Zadar OU Split
(Dia 20) saio no comboio noturno para ljubjana onde fico um dia e uma noite
(Dia 22) de manha sigo pa Milao para apanhar o voo de volta

Parece-me que o percurso é demasiado extenso para 22/23 dias que é o maximo que tenho...portanto talvez cidades como dresden/bruge/brno poderão ser excluidas...tudo vai depender...qual a vossa opiniao? alguem tem sugestoes sobre este itinerário? e sugestoes para locais de voo de volta?
 

roller

Membro Conhecido
Olha podes ganhar tempo de viagem se usares o interrail só no dia que sair de paris compras o bilhete de IR com data de inicio quando fores para bruges.

Assim de repente parece-me um itinerário fazível.

Quanto a regresso podes estudar a hipótese de vires pela ryanair de Zadar (via cidade europa) ou Easyjet de Veneza!
 

sergiosil

Membro
pois, mas por enquanto os preços ainda tão muito altos, penso que daqui a uns 2 mesitos ja devem tar mais acessiveis :)

quando me referi a so ter 22/23 dias de viagem tem a ver mesmo é que um amigo meu que vai comigo trabalha logo a seguir portanto n é facil :s
 

roller

Membro Conhecido
Os preços da ryanair para o verão n vai baixar, alias nenhum preço de avião para os meses altos vai ter baixa de preço a partir de agora muito pelo contrario. Eu por 15 dias de diferença paguei mais 50€ nos meus voos para o IR do ano passado.

Quanto as datas parece-me um pouco apertado mas se jogares bem com os horários dos comboios acho que é possível!
 

sergiosil

Membro
roller disse:
Os preços da ryanair para o verão n vai baixar, alias nenhum preço de avião para os meses altos vai ter baixa de preço a partir de agora muito pelo contrario. Eu por 15 dias de diferença paguei mais 50€ nos meus voos para o IR do ano passado.

Quanto as datas parece-me um pouco apertado mas se jogares bem com os horários dos comboios acho que é possível!
pois, tambem me parece isso, eu tenho viajado sempre em setembro/fevereiro exatamente por isso, mas desta vez tem mesmo de ser julho e agosto :s
aliás, penso que a easyjet tem preços cada vez melhores quando comparados com a ryanair...
 

roller

Membro Conhecido
A ryanair ja n tem os preços loucos que tinha antes (fui a Londres por 25€ ida e volta já com taxas) a easyjet mais ou menos tem mantido a mesma politica de preço desde sempre na minha opinião.

Mas concordo contigo, estão cada vez mais equilibradas
 
Top