Novidades

Segurança em Havana

Paulita

Membro Novo
Bom dia

Há 8 anos tive em Cuba- Varadero, fiz duas visitas a Havana, uma por nossa conta e até hoje foi o pais mais seguro onde tive, ou seja o turista era um intocavel porque era dele que vinha o dinheiro pr a ilha, como estou a pensar repetir a viagem mas agora com um combinado Havana-Varadero, fui informada por alguns amigos que a situação de segurança em Havana alterou, ou seja o turista só pode mesmo ir a um determinado sitio o resto é muito inseguro..... Alguem que teve há pouco tempo em Havana pode esclarecer-me? Outra questão foi com a transição de governo houve um embargo alimentar ainda maior e a questão de comida nos hoteis é sempre o mais do mesmo!!! Será????
Como adorei esta viagem queria repetir, mas tambem tenho algum receio da questão de segurança.....
Obrigado1
 

jfreitas

Membro Conhecido
Quanto à segurança... à três anos era total(quando lá estive)! pelo que sei mantem-se exactamente na mesma e podes confirmar pelos testemunhos de quem lá esteve, aqui no portal.

Quanto ao embargo... o embargo não é responsabilidade do governo Cubano. É um embargo económico dos Estados Unidos. Com a mudança de governo em Cuba não houve qualquer alteração à lei do embargo por parte dos Estados Unidos. No entanto, muitos paises começaram a desrespeitar o embargo pelo que a situação não pode ter piorado, antes pelo contrário.
 

badbones

Membro Conhecido
Estive lá em 2009 e andei livremente por Havana, mesmo à noite.
Apenas fui aconselhado a não entrar num bairro especifico que ficava junto ao hotel.

Claro que furtos ocasionais acontecem em todo o lado por isso convem estar atento
 

rum

Membro Conhecido
Caramba, é Havana... não é Bagdad, Modadiscio ou Kabul.

Cuba, é um país pobre não é um país violento.

Devem de ser tomados os cuidados normais e básicos. Se passarmos despercebidos sem ostentação não há motivo para repararem em nós nem para andarmos alarmados.

Estive em Havana em 2007 e não vi qualquer foco de problema ou local menos seguro do que veria em Lisboa ou no Porto.
 

Paulita

Membro Novo
lisboa ou porto são de certeza muito mais inseguros... disso não tenho dúvidas...

SIM, concordo plenamente com voçes, ainda mais quando o turismo é a principal receita da ilha, mas é claro que as coisas mudam......... MAS quando alguem lhe diz que o ano 2010 foi visitar Havana o autocarro parou naquela rua fizeram as compras e depois não puderam ultrapassar aquela area por uma questão de segurança!!!!!! Fica se um pouco naquela verdade?!?!?!? Por isso peço se alguem foi recentemente a HAvana que me deixe a sua opinião.... Adorei cuba em 2003!!! Por isso é que quero repetir!!
 

jfreitas

Membro Conhecido
Boas...

como te tinha dito... vê no fórum cuba reports de viajantes que lá estiveram este ano. Nada melhor para dissipares dúvidas.

Essa história do autocarro não pode estar completa. houve uma parte que não te devem ter contado, nem que seja alguma situação pontual...
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Boa tarde, estive o ano passado em Cuba, passei 3 dias em Havana durante os quais percorri a cidade de dia e de noite,sempre sem guias e a pé, andei por ruas,ruelas sem qualquer tipo de problema e não senti qualquer insegurança, andei por sitios onde não via estrangeiros,só cubanos a fazer a sua vida do dia a dia. Todas as pessoas com quem me cruzei e pedi informações foram super simpaticas e atenciosas.
De todos os paises que visitei foi onde me senti mais a vontade e sem qualquer tipo de receio.
Em relação a comida dos hoteis, também não tenho nada a apontar, já estive em 3 hoteis em Cuba, Tryp Habana libre em Havana. Melia Las Antillas e Iberostar Tainos em Varadero. Claro que já estive em hoteis noutros sitios com mais qualidade e mais oferta,mas a qualidade é boa e a quantidade suficiente.
 

Paulita

Membro Novo
Boa tarde, estive o ano passado em Cuba, passei 3 dias em Havana durante os quais percorri a cidade de dia e de noite,sempre sem guias e a pé, andei por ruas,ruelas sem qualquer tipo de problema e não senti qualquer insegurança, andei por sitios onde não via estrangeiros,só cubanos a fazer a sua vida do dia a dia. Todas as pessoas com quem me cruzei e pedi informações foram super simpaticas e atenciosas.
De todos os paises que visitei foi onde me senti mais a vontade e sem qualquer tipo de receio.
Em relação a comida dos hoteis, também não tenho nada a apontar, já estive em 3 hoteis em Cuba, Tryp Habana libre em Havana. Melia Las Antillas e Iberostar Tainos em Varadero. Claro que já estive em hoteis noutros sitios com mais qualidade e mais oferta,mas a qualidade é boa e a quantidade suficiente.
Muito obrigado pelo seu relato!!!! Em 2003 tambem fiz isso, mas desta vez quero ficar em Havana pr explorar sem guias sem horarios sem pressão! :D
Obrigado!
 

Paulita

Membro Novo
Boas...

como te tinha dito... vê no fórum cuba reports de viajantes que lá estiveram este ano. Nada melhor para dissipares dúvidas.

Essa história do autocarro não pode estar completa. houve uma parte que não te devem ter contado, nem que seja alguma situação pontual...

Achei estranho!! Mas na duvida tenta se esclarecer!
obrigado pela sua prontidão em ajudar os novatos como eu!:D
 

TeK

Membro Conhecido
Estive também há 2 anos em Cuba e corri Havana "de uma ponta a outra" dia e noite sempre a pé e nunca me senti tão seguro, pode meter respeito ao início a pobreza da cidade e intimidar, mas nada que se confunda com insegurança.

Volta já hoje para fazer os mesmos passeios, foi o que mais gostei... Correr aquela cidade a pé.

Deixo-te aqui o link para o meu report de Cuba --> Report

Cumpts
 

goncalo82

Membro Ativo
Caramba, é Havana... não é Bagdad, Modadiscio ou Kabul.

Cuba, é um país pobre não é um país violento.

Devem de ser tomados os cuidados normais e básicos. Se passarmos despercebidos sem ostentação não há motivo para repararem em nós nem para andarmos alarmados.

Estive em Havana em 2007 e não vi qualquer foco de problema ou local menos seguro do que veria em Lisboa ou no Porto.


Ora exactamente ;)
 

soaresquim

Membro Novo
hola
a segurança em havana é total estive lá a semana passada e pude constatar esse facto ainda há muita segurança!
 

Empirico

Membro
Boa tarde, estive o ano passado em Cuba, passei 3 dias em Havana durante os quais percorri a cidade de dia e de noite,sempre sem guias e a pé, andei por ruas,ruelas sem qualquer tipo de problema e não senti qualquer insegurança, andei por sitios onde não via estrangeiros,só cubanos a fazer a sua vida do dia a dia. Todas as pessoas com quem me cruzei e pedi informações foram super simpaticas e atenciosas.
De todos os paises que visitei foi onde me senti mais a vontade e sem qualquer tipo de receio.
Em relação a comida dos hoteis, também não tenho nada a apontar, já estive em 3 hoteis em Cuba, Tryp Habana libre em Havana. Melia Las Antillas e Iberostar Tainos em Varadero. Claro que já estive em hoteis noutros sitios com mais qualidade e mais oferta,mas a qualidade é boa e a quantidade suficiente.
Sem duvida. Estive lá o ano passado e senti o mesmo.

Aliás, nenhum cubano não te deixa mal. Conheci Havana a pé, sem ter contratado qualquer excursão. Conheci um casal de cubanos numa bodega junto à universidade, que nos acompanharam e mostraram Havana.

Se te perderes por alguma razão, podes ter a certeza, que um cidadão cubano leva-te ao destino e não te pede nada em troca.
 

PaulaM

Membro Ativo
Estive lá em Dezembro de 2010 e não senti insegurança nenhuma. Conheci a cidade com a taxista e ela dizia que a única arma que o cubano tem é a lingua. :) Têm de estar atentos e não comprarem coisas na rua, principalmente charutos, normalmente os que vendem na rua sao de casca de banana! Fartei-me de rir com as várias abordagens deles para tentar venderem qq coisa , povo pobre mas muito simpático :)
É normal que encontres miudos na rua a brincar e que aproveitam para pedir dinheiro mas muito brincalhões, nada de temer!
Havana é dos poucos sitios que espero voltar :)
 

VOADORA

Membro Ativo
Quando lá estive em 2008, resolvi conhecer o país com a ajuda de um empregado do hotel, na sua folga e no seu Lada.

Fomos abordados pelas autoridades em Havana, questionaram-nos se conheciamos o senhor de algum lado, se nos estava a extorquir dinheiro, dissemos que não que era nosso amigo (já tinhamos a lição estudada).
Nem nos pediram identificação. No entanto o senhor ficou 2 horas em interrogatório e ficam-lhe com documentos pessoais. Mas tudo sem problemas.
Nunca me senti insegura.
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Estive em Vardero (Sirenis la Salina) em 2008, insegurança pelo menos não se vê.
Há locais (becos) que metem respeito, mas não passa disso.
 
Top