Novidades

Samaná

Eloisa Loureiro

Membro Conhecido
Bom dia a todos
Sabem me dizer qual a diferença entre eles?
Hotel Grand Bahia Principe Cayacoa
Hotel Grand Bahia Principe El Portillo
Qual acham o melhor?
2 adultos + 1 adolescente ;)
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
@Eloisa Loureiro o ano passado estive em Samaná e essa foi uma das questões antes de escolher o hotel.
Do que andei a ver o GPB El Portillo é sem dúvida muito melhor em quase todos os níveis.. Acho que a única vantagem que o Cayacoa tem é estar ao lado de uma localidade onde tem bastante comércio.. Tudo no resto perde para o El Portillo...
 

Eloisa Loureiro

Membro Conhecido
@Eloisa Loureiro o ano passado estive em Samaná e essa foi uma das questões antes de escolher o hotel.
Do que andei a ver o GPB El Portillo é sem dúvida muito melhor em quase todos os níveis.. Acho que a única vantagem que o Cayacoa tem é estar ao lado de uma localidade onde tem bastante comércio.. Tudo no resto perde para o El Portillo...
Obrigada!
Acabei de vir de ferias e já estou a matutar nas próximas :D
Quero comer, beber, e descansar!
Sem grandes barulhos e confusões... ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
El Portillo, sem dúvida!!!!
No Cayacoa, parece que a praia é pública, não é privativa do hotel. Para além disso, em termos de paisagem não tem nada a ver. Tem aqui no PV muitos reports de Samaná, pode dar um vista de olhos. Mas vai chegar sempre a esta conclusão, o Portillo é bem melhor que o Cayacoa.
 

Eloisa Loureiro

Membro Conhecido
El Portillo, sem dúvida!!!!
No Cayacoa, parece que a praia é pública, não é privativa do hotel. Para além disso, em termos de paisagem não tem nada a ver. Tem aqui no PV muitos reports de Samaná, pode dar um vista de olhos. Mas vai chegar sempre a esta conclusão, o Portillo é bem melhor que o Cayacoa.
Obrigada Cristina
 

Titos

Membro Conhecido
El Portillo, sem dúvida!!!!
No Cayacoa, parece que a praia é pública, não é privativa do hotel. Para além disso, em termos de paisagem não tem nada a ver. Tem aqui no PV muitos reports de Samaná, pode dar um vista de olhos. Mas vai chegar sempre a esta conclusão, o Portillo é bem melhor que o Cayacoa.
Olá Cristina,
Pelo que sei na RD a generalidade das praias são públicas. As infraestruturas instaladas nas praias, chapéus, espreguiçadeiras, bares de apoio, etc, é que pertencem aos hotéis.
Certamente que existam mais excepções, mas eu só conheço o caso do Cayo Levantado em que efectivamente a praia a SE da ilha é exclusiva do hotel por razões obvias. Mesmo sendo numa ilha, a outra praia a Oeste é pública.
Nesse sentido, quando estabeleces como diferença que a praia do Cayacoa é publica, qual é a diferença para as praias da generalidade dos restantes hotéis, quer seja o El Portillo quer sejam todos os hotéis de Punta Cana.
Obrigado.
 

Titos

Membro Conhecido
O que diz o folheto do hotel não é muito importante, porque tu já la estiveste e sabes que a praia tem imensos locais, nomeadamente os vendedores, mas se alguém for para lá tomar banho ninguém o pode mandar embora.
Na minha opinião o que pode definir um espaço privado é controlarem as entradas e não as saídas.
O que eu queria dizer é que por definição as praias da RD são todas públicas, porque toda a gente lá pode entrar. Por esse motivo tens lá os vendedores a abordar os turistas. Se a praia do Portillo fosse efectivamente privada os vendedores que por lá andam, garantidamente seriam impedidos de lá entrar.
Não sei realmente qual é a diferença para a praia do Cayacoa, porque também já tinha lido isso em outro lado, e por isso estava a tentar entender melhor. Eventualmente será porque, como fica próximo de Samaná, as pessoas locais vão para lá mesmo fazer praia, não sei...
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
A uns tempos li relatos que a praia do Cayacoa não era muito limpa e também era pequena, mas isto já foi a vários anos atrás.
 

Titos

Membro Conhecido
A uns tempos li relatos que a praia do Cayacoa não era muito limpa e também era pequena, mas isto já foi a vários anos atrás.
Isso faz sentido, sendo tão próximo de Samaná, é natural que haja mais lixo e outras coisas.
Mesmo na areia, se a praia é frequentada por pessoal local, é natural que também junte algum lixo.
Não tenho bem a noção da dimensão da cidade, mas ainda deve ser bem grandiosa. Recentemente atravessei Samaná a um domingo à noite, certa das 23 horas, e junto à baía havia centenas de motas e milhares de jovens na rua e nuns bares que por lá há.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Titos, a questão dos vendedores no El Portillo é diferente dos de Punta Cana, por exemplo. Penso que deve existir ali algum tipo de parceria porque eles andam uniformizados (camisolas iguais, e cada um tem um número pelo qual são identificados). E pouco abordam os turistas junto às espreguiçadeiras.
Também não é habitual ver pessoas de lá a fazer praia ali perto porque o hotel fica mais ou menos isolado, mas tens algumas casas particulares nas redondezas. Hoteis perto não existem, por isso quem por ali anda são mesmo os hóspedes do Portillo.
Acho que tens aqui no PV o relato de alguém que esteve no Portillo e depois ganhou uma semana grátis no Cayacoa. Deve ser a pessoa indicada para te tirar todas as dúvidas. Vou ver se descubro...:D

Edit:
Foi o @RuiRocha
[Report] Luxury Bahia Principe Cayo Levantado Don Pablo Collection
 
Última edição por um moderador:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Em relação aos vendedores de praia, eles estão identificados pelo governo ou "autarquia local" como vendedores autorizados de artesanato, dai terem todos "farda" com números, e andarem com peças de artesanato na mão, esta foi a explicação que me foi dada, se é verdade ou não, não sei.
 

@patricia

Membro Conhecido
Olá
Em relação aos hotéis, todas as praias são concessionadas, ainda que umas mais que outras. Ex: quando estive em Samaná, La Romana e Punta Cana, sempre gostamos de passear à noite na praia e em todas elas fomos "abordados" pois eu gosto de usar relógio e normalmente tapa a pulseira. Como esta não fica à vista, e todas as praias à noite são patrulhadas pela policia, eles sem serem incómodos dirigem-se a todas as pessoas que não as tenham; claro que como já há pessoas a viajar para as caraíbas sem TI basta mostrar o cartão do hotel em que estão hospedados.
Quando nos referimos a praias concessionadas, no caso de Samaná, as ilhas que possuem um resort têm acordos com o estado, quase todas são obrigadas a ter uma praia pública, isto para não excluir o povo de usufruir da sua terra. Se repararem em todas estas ilhas aqui faladas, as praias que ficam fora da ilha, não são boas para lazer, têm água por vezes suja e a ondulação é grande...
Em relação aos vendedores de praia, também existem em todas as praias concessionadas, sabendo que eles, para além de estarem identificados, também têm que pagar uma cota aos hotéis para ali poderem circular e poder vender. Mesmo as "cabanas" que existem nas praias têm que ser pagas e têm que ser fora das zonas de hotéis.
Os vendedores que usam uma camisola de determinado hotel é porque a concessão é paga a esse mesmo hotel, e perante as autoridades qualquer queixa que exista é chamada à responsabilidade dos mesmos. Existem muitos que não têm "farda" pois esses, se algo acontecer, são chamadas as autoridades e eles para além de serem identificados é-lhes retirada a licença.;););););)
 
Última edição por um moderador:

pat3

Membro
Vim há um mês do El Portillo.
Não posso dizer qual o melhor, pois não conheço o Cayacoa para fazer comparações. Mas li muito e de tudo o que li, pareceu-me sempre que o El Portillo era superior.
Estive à conversa com o Vicente (um dos vendedores já referidos aqui no portal), pois todos os dias íamos fazer praia junto à zona em que eles vendem quadros, uma vez que estava com crianças e nessa zona as palmeiras fazem sombra até à água, e ele disse-me que existem 4 hotéis na zona e, que apesar do Bahia Príncipe Samaná (só para adultos) ser o único que tem areia mesmo branca, o El Portillo é o que tem melhor praia. De referir que não lhe comprei nenhuma excursão (não fiz nenhuma, nem pelo operador) e disse-lhe isso. E em momento algum ele me tentou vender o que quer que fosse. Esteve simplesmente à conversa.
Quanto à questão aqui levantada sobre se as praias são públicas, não sei... mas assisti a um episódio, sobre este assunto.
Um dia, curiosamente um casal português, que tinha saído da zona de praia do hotel, voltou com dois miúdos (adolescentes), com o objectivo de os trazer à praia do hotel, os miúdos vinham na expectativa, claramente com a ideia que não os iam deixar passar. Assim que entraram na zona de praia do hotel, imediatamente vieram os seguranças e via-se que comunicavam uns com os outros, com o objectivo de não os deixar entrar. Mas o casal português, disse-lhes que estavam com eles e que lhes ia oferecer uma bebida. Então puderam ficar, mas os seguranças estiveram sempre a controla-los. Os miúdos estavam tão admirados de estarem ali... nem sabiam que bebidas havia ou o que podiam beber, qualquer coisa era bom...
 

DRSF

Membro
Boa tarde,
Aproveito este tópico para perguntar o que aconselham visitar em Samaná tendo em conta que, as cascata El Limon pra dizer a verdade não me desperta muito interesse, não estou a por em causa a beleza mas, na minha terra também existam cascatas bem bonitas. A ideia seria visitar a praia Rincon ou El Moron mas, não sei bem com o que posso "combinar" esta visita.
Alguém que possa dar umas dicas?
Obrigado
 
Top