Novidades

S. Tomé - dicas precisam-se

mokas

Membro Conhecido
Olá a todos!

Viagem marcada para S.Tomé já este mês, ando aqui nas pesquisas.

Este é um destino há muito desejado, e a viagem foi marcada sem haver qualquer tipo de preparação prévia. :D Agora venho aqui pedir dicas de sítios onde comer, pois vou com hotel e voo marcado. Mas é só.

Hotel escolhido foi o Pestana, dada a condição extra de ter uma pequenita de 21 meses. Se não fosse por ela, aventurava-me num alojamento diferente e mais fora do "centro".

Obrigada viajantes por toda a ajuda que me possam dar! ;)
 

Zé Pinho

Membro Conhecido
Se vai para o Pestana Miramar ou mesmo o outro Pestana na cidade de São Tomé tem o Papa Figos ali mesmo à mão. Excelente peixe a preços acessíveis. A Dona Bia, também perto, é de não perder. Na cidade tem um restaurante Xicos Bar de um português. É um local que aconselho. Pela ilha há bons locais para visitar e conhecer. Pergunte aos locais ...
 
Última edição por um moderador:

Karmen

Membro
Olá a todos!

Viagem marcada para S.Tomé já este mês, ando aqui nas pesquisas.

Este é um destino há muito desejado, e a viagem foi marcada sem haver qualquer tipo de preparação prévia. :D Agora venho aqui pedir dicas de sítios onde comer, pois vou com hotel e voo marcado. Mas é só.

Hotel escolhido foi o Pestana, dada a condição extra de ter uma pequenita de 21 meses. Se não fosse por ela, aventurava-me num alojamento diferente e mais fora do "centro".

Obrigada viajantes por toda a ajuda que me possam dar! ;)
Olá mokas, já comentei aqui várias vezes a minha experiência em São Tomé e Príncipe, é uma questão de pesquisar. Com uma bebé não sei bem o que lhe recomende (eu pelo menos sou pouco aventureira com as crianças, pode ser mariquice). Estive em STP no ano passado, só adultos, e ficámos no Omali Lodge (em São Tomé) e no Bom Bom (Príncipe). O que fomos percebendo e depois lá confirmámos foi que a cadeia Pestana está a prestar um serviço muito pouco satisfatório e que está bastante degradado por falta de manutenção. Estivemos 4 dias em São Tomé e andámos sempre com o Cau (guia), fizémos passeios por toda a ilha (Norte, Centro e Sul). Na minha opinião penso que o melhor é contratar um guia. As estradas e os acessos não são os melhores, os carros alugados também há que ter cuidado. O nosso grupo e alguns locais ainda desenrascámos um casalito que tinha alugado um jipe e que simplesmente parou no meio da estrada.
São Tomé é lindíssimo e há que saber disfrutar de tudo o que se vê, o que se sente, o que se cheira... é uma viagem também sensorial:p Fiquei muito desiludida com as praias, estão muito mal tratadas. Não deixe de ir: Norte - Roça Agostinho Neto e Roça Bela Vista, Lagoa Azul, Neves e restaurante Mucumbli; Centro - Roça Monte Café e Museu do café, Cascata São Nicolau e Restaurante Casa Almada Negreiros; Sul - praias Piscina, Jalé, Cabana, Inhame e Sete Ondas, boca do inferno, Cascata pesqueira, Roça Água Ize, Roça Porto Alegre, Pico Cão Grande e obrigatoriamente restaurante Roça S. João de Angolares. Não estivemos no ilhéu das Rolas pelo que não posso opinar.
Príncipe é outra realidade e é para aí que regressamos este ano com a criançada (7 e 12 anos). As pessoas mais próximas, as praias paradisíacas, os hotéis de excelência, o respeito pela natureza e meio ambiente. Será o primeiro destino de férias que repetimos, deve querer dizer alguma coisa :D.
Ah, fomos à consulta do viajante mas não fizemos qualquer tipo de vacinação extra a não ser a actualização do nosso plano de vacinação.
 

mokas

Membro Conhecido
Obrigada Karmen pela resposta! :)

Já estive a pesquisar por aqui e vi sim a sua opinião. Mas no entanto, dada a proximidade da data e preços, acabámos por optar pelo pestana embora estejamos conscientes das críticas ao mesmo. Também optámos por este pelo motivo que já referi, a minha bebé.

Partimos em aventura para este destino porque foi algo que sempre sonhámos, mas também porque já nos encontramos no continente africano. :D A viagem para nós não é longa, e toda a prevenção já foi feita. ;) Cuidados a ter, bem é África, e sim tem de se ter sempre cuidados especialmente com crianças pequenas. Mas nada é impossível!

Quanto a S.Tomé, nós queremos mesmo conhecer um pouco da cultura e não apanhar só praia. Daí a opção de ficar por ali. Também termos poucos dias por isso... Príncipe vai ter de ficar para outra altura.

Só queria mesmo dicas de alguns sítios onde comer bem, além dos que já fui apanhando por aqui. Já que os post's deste destino não são muito recentes.

Mais uma vez obrigada! E as dicas vão para a nossa planificação. :)

Se vai para o Pestana Miramar ou mesmo o outro Pestana na cidade de São Tomé tem o Papa Figos ali mesmo à mão. Excelente peixe a preços acessíveis. A Dona Bia, também perto, é de não perder. Na cidade tem um restaurante Xicos Bar de um português. É um local que aconselho. Pela ilha há bons locais para visitar e conhecer. Pergunte aos locais ...
Olá! :)

Muito obrigada pelas dicas! ;)

Vi o seu report. Excelente! Tenho pena é de o hotel onde ficou estar tão caro, porque se não era uma excelente opção.
 
Última edição:

Zé Pinho

Membro Conhecido
Se quiser passar lá um dia na praia - que é óptima - e piscina, tem restaurante junto à água - insista com o segurança que quer visitar o resort e consumir no bar e restaurante. Costuma resultar e vai ver que é um dia excelente de praia e fica não muito longe de S. Tomé - cidade.
 
Última edição por um moderador:

rita.mar

Membro
Olá a todos!

Viagem marcada para S.Tomé já este mês, ando aqui nas pesquisas.

Este é um destino há muito desejado, e a viagem foi marcada sem haver qualquer tipo de preparação prévia. :D Agora venho aqui pedir dicas de sítios onde comer, pois vou com hotel e voo marcado. Mas é só.

Hotel escolhido foi o Pestana, dada a condição extra de ter uma pequenita de 21 meses. Se não fosse por ela, aventurava-me num alojamento diferente e mais fora do "centro".

Obrigada viajantes por toda a ajuda que me possam dar! ;)
Olá Mokas!
Os sítios aconselhados pelo Zé Pinho são bons e se tiver escolhido o Pestana Miramar, o Papa Figos é mesmo do outro lado da estrada - jantámos lá duas noites. Eu estive em São Tomé no ano passado e fiquei 3 noites no Pestana São Tomé Ocean e achei o hotel bastante bom, não ao nível dos 5 estrelas em Portugal, mas bastante bom.
 
Última edição:

Patricia Santos

Membro Novo
Olá Mokas fiz São Tomé + Principe em Outubro, em São Tomé fiquei em ambos os Pestanas e em Príncipe fiquei no Bom Bom, tenho um documento em word com as dicas do que visitar e dos restaurantes se quiser envio-lhe ( sim eu sei estou em divida ainda não tive tempo de vir fazer o report :( )
 

mokas

Membro Conhecido
Olá a todos! :)

De regresso, venho aqui dar o meu feedback.

Devido aos poucos dias - foram 4 no total - e também ao facto de viajar com uma bebé, não andámos a visitar a ilha de ponta a ponta. Mas mesmo assim julgo termos aproveitado muito bem os nossos dias.

O Hotel Pestana é um bom hotel, um 5* estrelas em termos africanos. Nunca se pode julgar pelos termos europeus um destino destes. O quarto era um bom quarto, muito confortável e sem grandes luxos. O hotel em si tem o charme de outros tempos, no entanto nota-se a falta de investimento que se espera de uma cadeia como o Pestana. Parece que ali o tempo parou, assim como o investimento em melhoramentos significativos do hotel.
O PA era excelente. Já as refeições como o almoço e jantar deixam algo a desejar para o preço practicado. Mas como as nossas circunstâncias eram "especiais" optámos por comer no hotel ainda algumas vezes.

Alugámos carro, sem motorista/guia, e julgo ser a melhor opção. Descobrimos a ilha por nós próprios e não tivemos que respeitar os horários de ninguém a não ser da nossa pequena. Não existem assim tantas estradas, e quando não se sabe pergunta-se. ;) O povo de S. Tomé é do mais hospitaleiro com que já me deparei.

A beleza natural da ilha é algo de deslumbrante! É maravilhosa aquela beleza perdida no meio do oceano. Praias paradisiacas, onde estivemos apenas os três a desfrutar. Assim como o verde luxuriante que rodeia e nos deixa sem fôlego.

Mas é muito triste aperceber que existe um povo esquecido no meio de tanta beleza. A miséria ali é mesmo miserável e choca. Não se entende nos dias de hoje que se encontrem pessoas a viver em tais circunstâncias, e que os turistas achem pitoresco tal facto. A mim deixou-me simplesmente chocada. Assim como o facto de se ver a presença de organições internacionais de "ajuda", e não ver realmente a ajuda propriamente dita mas apenas interesses. Apenas a miséria mais desumana.
O cheiro que senti é algo que irei sempre recordar, e não pelo bom sentido.
Mas esta é apenas a minha experiência, o que senti.

Resumindo, julgo que este seria um destino com muito a ganhar com o turismo. Não o turismo massificado, mas sim organizado, de aventura/ natureza, e que houvesse investimento nas infraestruturas mais básicas, poderia assim oferecer um futuro às suas gentes bem melhor que o actual.
Mas a realidade sendo como é, se tivesse pago os valores pedidos em qualquer agência de viagens, sairia dali bem decepcionada.
 

DaniM

Membro Ativo
Olá mokas, já comentei aqui várias vezes a minha experiência em São Tomé e Príncipe, é uma questão de pesquisar. Com uma bebé não sei bem o que lhe recomende (eu pelo menos sou pouco aventureira com as crianças, pode ser mariquice). Estive em STP no ano passado, só adultos, e ficámos no Omali Lodge (em São Tomé) e no Bom Bom (Príncipe). O que fomos percebendo e depois lá confirmámos foi que a cadeia Pestana está a prestar um serviço muito pouco satisfatório e que está bastante degradado por falta de manutenção. Estivemos 4 dias em São Tomé e andámos sempre com o Cau (guia), fizémos passeios por toda a ilha (Norte, Centro e Sul). Na minha opinião penso que o melhor é contratar um guia. As estradas e os acessos não são os melhores, os carros alugados também há que ter cuidado. O nosso grupo e alguns locais ainda desenrascámos um casalito que tinha alugado um jipe e que simplesmente parou no meio da estrada.
São Tomé é lindíssimo e há que saber disfrutar de tudo o que se vê, o que se sente, o que se cheira... é uma viagem também sensorial:p Fiquei muito desiludida com as praias, estão muito mal tratadas. Não deixe de ir: Norte - Roça Agostinho Neto e Roça Bela Vista, Lagoa Azul, Neves e restaurante Mucumbli; Centro - Roça Monte Café e Museu do café, Cascata São Nicolau e Restaurante Casa Almada Negreiros; Sul - praias Piscina, Jalé, Cabana, Inhame e Sete Ondas, boca do inferno, Cascata pesqueira, Roça Água Ize, Roça Porto Alegre, Pico Cão Grande e obrigatoriamente restaurante Roça S. João de Angolares. Não estivemos no ilhéu das Rolas pelo que não posso opinar.
Príncipe é outra realidade e é para aí que regressamos este ano com a criançada (7 e 12 anos). As pessoas mais próximas, as praias paradisíacas, os hotéis de excelência, o respeito pela natureza e meio ambiente. Será o primeiro destino de férias que repetimos, deve querer dizer alguma coisa :D.
Ah, fomos à consulta do viajante mas não fizemos qualquer tipo de vacinação extra a não ser a actualização do nosso plano de vacinação.
Olá @Karmen,

Como é que eu posso contactar o guia Cau?

Obrigada :D
 

Karmen

Membro
Os valores que o Cau pratica não são baratos mas ainda assim vale a pena optar por ele, é diferenciador. Recomendo! Preço 65€/ por pessoa/ por tour/ inclui almoço / não inclui bebidas. Quanto à rota que mais gostei é difícl responder dada a experiência vivida com o Cau... sinceramente não consigo escolher. Todas elas têm algo que não merece ser perdido por isso não vou tomar essa responsabilidade :D.
 

Karmen

Membro
Excursão propriamente dita não dá uma vez que terá de ir de avião. Pelo menos 1 noite terias de ficar em Príncipe (se é que os vos são diários, não me lembro). Príncipe é outra realidade.
 

DaniM

Membro Ativo
Excursão propriamente dita não dá uma vez que terá de ir de avião. Pelo menos 1 noite terias de ficar em Príncipe (se é que os vos são diários, não me lembro). Príncipe é outra realidade.
Acho que não vai ser desta vez... Fica para um próxima, em principio :)
 

Cristiano Silva

Membro Novo
Olá @Karmen desculpe chatear. Mas estive a ver pelo portal e pela internet e encontrei pouca informação sobre Príncipe.
Estou a planear férias para o final de março e Príncipe está nas prioridades, no entanto encontro pouca informação de viagens para lá.
Quando foi marcou por si ou por alguma agência?
 
Última edição por um moderador:

Karmen

Membro
Olá Cristiano, sim realmente há ainda muito pouca informação sobre Príncipe. Eu marquei por agência apenas por ser mais cómodo. Pode reservar a partir da STPAirways ou TAP e reservar os hotéis também nos sites online. Não sei quais são as suas dúvidas ou o que já pesquisou mas terá sempre de ir (e vir) a São Tomé.
Não chateia nada, pode colocar-me as dúvidas que tiver, até é um prazer para mim falar daquele pequeno paraíso.
 
Última edição por um moderador:
Top