Novidades

São Miguel - Junho 2015

Angela P

Membro
Olá a todos,
Cá vai então o report da minha viagem à ilha de S.Miguel.
Voo - Sata, de 8 a 13 de Junho de 2015
Alojamento - Apartamento T1 em Arrifes (arredores de Ponta Delgada)
Carro - Hertz
O nosso carro ficou no parque Easy Parking. Vão levar-nos ao aeroporto e no regresso vão buscar-nos.
O planeamento da minha viagem foi feito com a ajuda do Portal das Viagens mas também tive uma grande ajuda de uma colega açoreana, que vive lá em S. Miguel, a quem fica aqui um agradecimento especial.
1º Dia
Chegámos a Ponta Delgada por volta das 14h
  • Plantação de Ananases (Fajã de Baixo - arredores de Ponta Delgada). Fecha às 20h e a entrada é gratuita.
Um ananás demora cerca de 2 anos a estar pronto para ser colhido!
  • Jardim António Borges
  • Largo do Campo de São Francisco
  • Convento da Nossa Srª da Esperança - é o santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, pelo qual os açorianos têm uma grande devoção.
É possível visitar o museu onde estão expostas as capas (bordadas a ouro) que o santo usa nas procissões das festas do Espírito Santo. Estas capas são doadas pelos crentes como cumprimento de promessas.
  • Palácio da Conceição - Sede do Governo Regional dos Açores
  • Torre Sineira e vista panorâmica a partir da Torre Sineira
  • Ermida da Mãe de Deus e vista do alto da Mãe de Deus (freguesia de São Pedro)
 

Angela P

Membro
2º Dia
Este dia foi brindado com alguma chuvinha.
Saímos de manhã em direção a Faial da Terra, onde fizemos um trilho.
Pelo caminho, paragem para umas fotos à Lagoa das Furnas.
Fizemos o trilho PRC9 Faial da Terra - Salto do Prego. O percurso começa e termina em Faial da Terra, passando pela aldeia Sanguinho e pelo Salto do Prego. O percurso é de 4km e de dificuldade média. O ponto alto do trilho é a cascata do Salto do Prego.
Seguimos viagem para Povoação, onde almoçámos no restaurante "O Jardim" (não gostámos muito). Provei as fofas da povoação (doce típico) - parece um eclair mas com um creme diferente.
  • Portas da Povoação - assinala que foi na Povoação que desembarcaram os primeiros povoadores da ilha.
Seguimos para Vila Franca do Campo.
  • Ermida de Nossa Senhora da Paz. Aqui tem-se uma bonita vista para a vila e para o ilhéu de Vila Franca.
  • Vista para o ilhéu de Vila Franca a partir da vila.
  • Monumento ao Cão de Fila de São Miguel.
  • Igreja de São Pedro
  • Fábrica das queijadas de Vila Franca do Campo (do Morgado). São deliciosas :)
Caloura
  • Miradouro do Pisão, com vista para Caloura, onde se pode vêr o Convento da Nossa Srª da Conceição da Caloura, sobre os rochedos à beira mar, para onde foi a imagem do Senhor Santo Cristo, oferecida pelo Papa Paulo III
Água de Pau
  • Ermida de Nossa Srª do Monte Santo
  • Casa do Pescador (estava fechado)
São Roque
  • Miradouro do Ilhéu Rosto do Cão. Segundo os antigos, o ilhéu assemelha-se a um cão sentado, com a cauda para terra e o focinho virado para o mar.
O dia terminou nas Furnas, para banhos na Poça da Dona Beija. A entrada tem um custo de 3€. Tem balneário e vestiário. A água é mesmo quente e relaxante, não apetece sair de lá :) Encerra às 23h.
De regresso a casa parámos ainda no "Lava Pés" - ou nascente da água do poço. Eu só meti um dedo e até escalda. Não sei com conseguem meter lá os pés :confused:
 

Angela P

Membro
3º Dia
Mais um dia presenteado com chuvinha e vento.
O dia começou com viagem até à vila de Sete Cidades. Parámos em alguns miradouros mas estava algum nevoeiro, o que estragou as vistas.
  • Miradouro da Vista do Rei para a Lagoa das Sete Cidades
  • Na descida da serra, a caminho de Sete Cidades, Miradouro do Cerrado das Freiras, também com vista para a Lagoa das Sete Cidades
  • Miradouro da Lagoa de Santiago​
  • Túnel que permite o escoamento das águas da Lagoa das Sete Cidades para o mar
  • Igreja de São Nicolau (em Sete Cidades)
O almoço foi no restaurante "O Raião", em Candelária - serviço de buffet, 10€ por pessoa. A viagem seguiu para a Ponta da Ferraria.​
  • Farol da Ferraria visto do Miradouro da Ilha Sabrina
  • Ponta da Ferraria
  • Piscina Natural onde é possível nadar no mar em água quente. Tem balneários e vestiários e o acesso é gratuito. Convém saber a hora da baixa mar. A água próximo da caldeira é mesmo quentinha. Foi uma experiência diferente.
O jantar foi no restaurante "Mariserra" em Ponta Delgada, com vista para o mar. Comemos espetada de tamboril com gambas e estava muito bom.



 

Angela P

Membro
4º Dia
Durante a manhã fomos fazer Whale Watching. Fomos através da empresa "Picos de Aventura". O preço normal são 55€ por pessoa, mas nós marcámos atavés do Sr. Evaristo Melo (BigBlue) e ele faz 45€. Conseguimos vêr vários golfinhos de perto. Também vimos cachalotes, mas eles não se mostraram muito. Estavam mais afastados e estavam sempre a desaparecer. Foi uma experiência diferente mas não superou as minhas expectativas.
Tinhamos reservado a parte da tarde para visitarmos os sítios que tinham horários de entrada.
Fomos à fábrica do Tabaco Estrela mas os trabalhadores resolveram tirar o dia e então não houve visita para ninguém. Esta fábrica só é visitável à quinta-feira da parte da tarde. Foi um bocado mau terem tirado este dia.
Como no dia anterior tinhamos apanhado nevoeiro e chuva no percurso até às Sete Cidades, resolvemos dar lá uma saltada, uma vez que o dia estava bem mais solarengo.
  • Miradouro do Pico do Carvão. A partir deste miradouro é possível avistar a parte mais estreita da ilha, onde se avista a costa norte e sul.
  • Lagoa Empadada
  • Miradouro da Lagoa do Canário (não sei se é assim que se chama). Na minha opinião, este é um dos miradouros mais bonitos de São Miguel. O acesso é vedado, sendo que fecha às 16h em dias úteis e às 19h aos fins-de-semana e feriados. Quando se entra no portão, o acesso à Lagoa do Canário é logo à esquerda (não está identificado)
Depois pode-se levar o carro para a frente (ou ir a pé) e ter acesso ao miradouro que tem vista para a Lagoa de Santiago, Lagoa das Sete Cidades e Lagoa Rasa.
Regressámos a Ponta Delgada e fomos visitar a Gruta do Carvão. A entrada são 5€. Na minha opinião a visita não vale o dinheiro que se paga. É exibido um video sobre a formação da ilha e dos túneis lávicos e depois a visita ao túnel é só uma curta distância. O resto do túnel não é visitável, porque teriamos que rastejar para poder passar.
  • Forte de São Brás, que aloja o Museu Militar. A entrada são 3€. O museu é bastante grande, tem muitas salas.
  • Portas da Cidade
O dia terminou com a Lagoa do Fogo.
  • Miradouro da Barrosa
  • Miradouro da Lagoa do Fogo

No alto da serra é possível ver a costa norte da ilha.
 

Angela P

Membro
5º Dia
A manhã começou em Lagoa, onde visitámos a Fábrica e Museu da Cerâmica Vieira. A entrada é gratuita.
A viagem seguiu para Ribeira Grande
  • Fábrica de licores "A Mulher do Capote". A entrada também é gratuita.
  • Igreja de Nossa Srª da Estrela
  • Paços do Concelho - Câmara Municipal
  • Jardim Paraíso (Ponte dos 8 arcos)
A manhã terminou com banhos na Caldeira Velha. A entrada são 2€ por pessoa e tem vestiários e chuveiros para duche. A água da Caldeira Velha propriamente dita estava a 27ºC naquele dia. A água da outra piscina estava a 38ºC. Que maravilha :) muito bom mesmo.
A parte da tarde foi para fazer o roteiro dos miradouros até Nordeste.
  • Miradouro de Santa Iria
  • Praia dos Moinhos
  • Visita à Fábrica de Chá Porto Formoso. A visita é guiada e a entrada é gratuita. No final da visita é servido um chá.
  • Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões
  • Miradouro do Pesqueiro
  • Miradouro Vigia da Baleia (Algarvia)
  • Miradouro da Despe-te que Suas
  • Miradouro Ponta do Arnel
  • Miradouro da Ponta do Sossego
  • Miradouro da Ponta da Madrugada
 

Angela P

Membro
6º e último dia :(
Bem, este dia, digamos que começou bem cedo e foi bem longo. Mas valeu a pena o sacrifício :)
Levantámos ás 5h da manhã o_O para irmos até às Furnas meter o cozido a cozinhar debaixo da terra. Foi a mãe da minha colega que preparou o cozido.
ÀS 6h20 estava debaixo de terra. Alugar uma cova tem o custo de 3€ e tem que ser feita a reserva. Para entrar no parque junto à lagoa tem um custo de 50 cêntimos por pessoa.
  • Miradouro do Pico do Ferro. A partir deste miradouro é possível vêr à direita a Lagoa das Furnas e à esquerda a Ribeira Seca.
  • Miradouro das Pedras do Galego
  • Casa ao contrário
  • Largo das Caldeiras
  • Parque Terra Nostra. A entrada são 6€ e tem balneários. O jardim é bastante grande, nós vimos em 1h mas foi sempre a correr porque tinhamos que ir tirar o cozido por volta das 13h. Não chegámos a ir a banhos.
  • O nosso cozido prestes a saltar cá para fora :)
E voilá. Estava delicioso. Nada de cheiro ou sabor a enxofre.
  • Fumarolas
Depois do almoço fizemos o trilho PRC6 - Furnas. É um trilho de 8km em volta da lagoa, de dificuldade fácil, onde é possível tirar mais algumas fotos de várias perspectivas a esta linda lagoa.
Durante o trilho encontram-se estas esculturas feitas por um artista francês nos troncos das árvores. São feitas com a motoserra.
A viagem terminou com regresso a Ponta Delgada e ao final do dia regresso a Lisboa.
Espero que tenham gostado do report, eu gostei muito de São Miguel, ficou a vontade de voltar e conhecer as restantes ilhas :D

 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Olá Ângela
Bom report, de um local que esta na lista para o conhecer
Obrigado pela partilha,e por enriqueceres mais um bocadinho o Portal
 
Última edição:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Obrigado pela partilha, belas fotos de um cantinho do nosso belo Pais.
Boas viagens.
 

Lipe

Membro Conhecido
Report bem detalhado deste nosso Portugal que agora vai começar a ter muito mais visitas do que antes dos voos low cost!
Está na minha lista dos "Vá pra fora cá dentro"
 

Marina Palma

Membro Novo
Olá, excelente mesmo. Irei em Novembro. Apenas terei 3 dias completos para ver São Miguel. Tenho que condensar o roteiro que farei. Obrigada pela partilha.
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Parabens pelo report, gostei bastante fez me recordar a minhs visita o ano passado que gostei bastante.
Belas fotos, tenho umas parecidas;)
Boaa viagens:)
 

tinocas

Membro Ativo
Obrigado pela partilha, belo report.
vou lá este ano, espero passar por todos esses belos locais
 
Top