Novidades

Ryanair cancela cerca de dois mil voos até final de outubro

tig21

Membro Ativo
Não sei se irão cancelar mais ou não, eu tive um cancelado em 3 que tenho em outubro e não recebi notificaçao nenhuma ainda mas no site nas minhas reservas já aparece que foi cancelado e que posso pedir o reembolso ou mudar de voo. Já agora, alguém sabe ao certo se temos direito a pedir a compensação neste caso?visto ter sido com mais de duas semanas de antecedência pelo que li já não temos direito aos 250€, correto?
 

yara

Membro Conhecido
Pelo que entendo as pessoas se não aceitarem o voo alternativo que a Ryanair propõe (depende de cada caso se existe voo igual no mesmo dia ou não) deve pedir-se a indeminização e o reembolso do valor dos bilhetes pagos.
Passageiros da Ryanair com direito a indemnização até 400 euros por voo cancelado

Acho que os 400€ que a noticia fala é só para voos cancelados de distâncias superiores a 1500kms, não é?

Não sei se irão cancelar mais ou não, eu tive um cancelado em 3 que tenho em outubro e não recebi notificaçao nenhuma ainda mas no site nas minhas reservas já aparece que foi cancelado e que posso pedir o reembolso ou mudar de voo. Já agora, alguém sabe ao certo se temos direito a pedir a compensação neste caso?visto ter sido com mais de duas semanas de antecedência pelo que li já não temos direito aos 250€, correto?
Se avisaram com mais de 2 semanas acho que já não se tem direito a indemnização mas apenas ao reembolso ou à mudança de voo (acho que gratuita)....
https://www.ryanair.com/content/dam/ryanair/help-centre-pdfs/eu261-version13/EU261 for Portugal - PT 13A.pdf
Onde diz "Cancelamento de voo" fala nas 2 semanas de antecedência.
 
Última edição por um moderador:

SaraT

Membro Novo
Não sei se irão cancelar mais ou não, eu tive um cancelado em 3 que tenho em outubro e não recebi notificaçao nenhuma ainda mas no site nas minhas reservas já aparece que foi cancelado e que posso pedir o reembolso ou mudar de voo. Já agora, alguém sabe ao certo se temos direito a pedir a compensação neste caso?visto ter sido com mais de duas semanas de antecedência pelo que li já não temos direito aos 250€, correto?
Agora devem estar a atualizar a lista dos voos cancelados , o site está em baixo para manutenção.... :/
 

Leonorb

Moderador
Staff
Desculpem mas como não consegui copiar o link escrevi mal. É este
Screenshot_2017-09-19-00-25-32.png
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Quem tem os voos cancelados que recebe email a dizer para remarcar outro voo sem custos ou pedir reembolso, se pedir reembolso já não tem direito à indemnização?
 

Snider

Membro Conhecido
Já viajei com a Ryanair 7 vezes, 1 com a Vueling e outra com a Transavia. E do que me recordo não houve nenhum voo da Ryanair que se atrasou. O único que sofreu um atraso (cerca de 1h) foi o da Vueling.
Mas isto é uma situação muito chata, principalmente para o pessoal que vai usar a Ryanair como ligação. Ou para o pessoal que não vai conseguir cancelar a estadia e outras reservas já feitas.
Lutem pelos vossos direitos. Mas daquilo que conheço da Ryanair, eles não vão dificultar a vida dos seus clientes.
Espero bem que isto não seja o início do fim da maior companhia Low Cost da Europa. Se não, estamos muito mal. Precisamos de competitividade neste mercado das Low Cost. E ainda por cima a Ryanair é a que tem maior presença em Portugal.
A Ryanair sempre foi a companhia com melhores preços para todos os destinos que fui. Tirando uma ou outra situação.
Mas as coisas que temos vindo a reparar ultimamente desta companhia são um pouco assustadoras. Os lugares seleccionados por eles de forma a ficarmos longe da companhia com quem vamos para nos fazerem a gastar dinheiro a mudar de lugar. Depois a situação com as malas. E agora isto? Não percebo em que é que cancelar tantos voos num mês vá melhorar na pontualidade. O problema deve estar no pessoal. Não deixaram tirar férias na época alta, e como não tem pessoal suficiente, e por causa das regras muito rígidas em relação às horas de voo da tripulação, estão obrigados a dar férias / folgas...
Tenho voo marcado com eles no final de Novembro... A ver vamos se isto melhora... Ainda bem que só marquei estadia e não fiz reservas de mais nada. A estadia é com cancelamento gratuito.
Vão dando novidades..

EDIT: Não sei se já aqui postaram, mas aqui está o Regulamento Europeu em PT (versão Ryanair)
https://www.ryanair.com/content/dam/ryanair/help-centre-pdfs/eu261-version13/EU261 for Portugal - PT 13A.pdf
 
Última edição:

Leonorb

Moderador
Staff
@yara
Do que percebi deveria ter... mas aparentemente pode haver excepções
Quando se compra um voo, em algures (factura, site, mail agência...) tem de estar escrito as condições, i.e. direitos e obrigações de ambas as partes, onde estarão também as condições de cancelamento., ainda que naquelas letras que ninguém vê. Convém tê-las em atenção. Normalmente ignoramos....
Ainda que nos sejam transmitidas podem ou não estar de acordo com a legislação aplicável, mas isso os comuns mortais desconhecem. Assim fica difícil tirar conclusões objectivas, já que os prevaricadores sabem e usam isto. Também ninguém vai para a justiça por causa de um bilhete... saía mais caro. E vivemos assim.
Como foram muitos os cancelamentos, sugiro que fiquem atentos às noticias e não desistam de questionar e reclamar junto da companhia.
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Então o que está a acontecer é as pessoas que têm voos cancelados recebem um email com 2 opções:
1) fazer remarcação num outro voo (seja no mesmo dia ou até no dia seguinte).
2) Pedir o refund

Quer a pessoa escolha a opção 1, quer a pessoa escolha a opção 2, fica sem direito a pedir indemnização, é isso?
 

Leonorb

Moderador
Staff
Yara,
Eu não sou jurista... segundo a Deco deveria haver indemnização. Mas generalizar não é fácil porque pode haver situações em que não haja direito.
O que sugeri, foi que acompanhem as noticias e as iniciativas da Deco. Também que não deixassem de reclamar junto da companhia. Anda que eles respondam negativo insistam. Com tanto sururu vão ter de resolver.
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Yara,
Eu não sou jurista... segundo a Deco deveria haver indemnização. Mas generalizar não é fácil porque pode haver situações em que não haja direito.
O que sugeri, foi que acompanhem as noticias e as iniciativas da Deco. Também que não deixassem de reclamar junto da companhia. Anda que eles respondam negativo insistam. Com tanto sururu vão ter de resolver.
O problema está mesmo se as pessoas escolhem as tais opções (1 ou 2) e mesmo causando transtorno, a Ryanair assuma que deu alternativa e depois não pague indemnização...
 
Última edição por um moderador:

Leonorb

Moderador
Staff
Olá, deixo aqui o que está no site da DECO. Espero que ajude



A DECO, em conjunto com as organizações de consumidores da Bélgica, Itália e Espanha contactou a Ryanair para exigir o cumprimento do Regulamento Europeu 261/2004 sobre cancelamentos de voos. Em causa está o cumprimento o artigo 5 do regulamento, que estabelece que em caso de cancelamento de um voo, o consumidor tem direito a optar entre o reembolso no prazo de 7 dias e o reencaminhamento para o destino final através de um transporte alternativo. Os passageiros têm ainda direito a uma indemnização, exceto se tiverem sido informados do cancelamento:

  • pelo menos 2 semanas antes da hora programada de partida;
  • entre 2 semanas e 7 dias antes da hora programada de partida e se lhes tiver sido oferecido reencaminhamento que permita partir até 2 horas antes da hora programada de partida e chegar ao destino final até 4 horas depois da hora programada de chegada;
  • menos de 7 dias antes da hora programada de partida e se lhes tiver sido oferecido reencaminhamento que lhes permitisse partir até 1 hora antes da hora programada de partida e chegar ao destino final até 2 horas depois da hora programada de chegada.
A DECO relembra que os passageiros afetados pelo cancelamento de um voo têm direito à assistência, ou seja, a refeições, bebidas, alojamento, caso de torne necessário, transporte entre aeroporto e alojamento, chamadas telefónicas ou mensagens por correio eletrónico.

A legislação europeia obriga a Ryanair a informar por escrito os passageiros lesados pelos cancelamentos sobre as regras aplicáveis – indemnização e assistência. Nessa comunicação tem de disponibilizar os contactos do organismo nacional responsável pela execução do regulamento e pela garantia do respeito dos direitos dos passageiros. Em Portugal, é a Agência Europeia para a Segurança Aérea.

Em causa pode estar o pagamento de uma indemnização de:
- € 250 para todos os voos até 1500 Km;
- € 400 para todos os voos intracomunitários com mais de 1500 Km e para todos os outros voos entre 1500 e 3500 Km;
- € 600 para todos os outros voos não mencionados.

No caso da companhia aérea não agir em conformidade, a DECO aconselha os consumidores lesados a apresentarem uma reclamação à Agência Europeia para a Segurança Aérea e a denunciarem a situação na nossa plataforma www.queixasdostransportes.pt.

O regulamento comunitário estabelece uma série de motivos que isentam as companhias aéreas de compensação os passageiros nos casos de cancelamento de voos. No entanto, a DECO considera que nenhum dos motivos invocados pela Ryanair se enquadra nestes pressupostos e, por isso, uma ação conjunta com outras associações de consumidores pode ser o passo seguinte.

Veja ainda a lista de voos cancelados e a carta conjunta que as organizações de consumidores enviaram à Ryanair.
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Felizmente, Portugal pouco ficará afectado :cool:
Eu para Dezembro tive um voo cancelado de Frankfurt-Porto... logo a listagem das rotas canceladas penso que seja das rotas definitivas, pois pelo que já percebi, existem inúmeros voos cancelados que afectam Portugal, mas que não estão nessa lista... além do meu caso, já hoje soube de várias pessoas que foram afectadas...

Não antevejo nada de bom para a Ryanair... toda esta situação é de um amadorismo de gestão que não existe nestas grandes empresas, por isso acredito que algo mais exista para lá desta "cortina de fumo" que nos querem vender...
 
Última edição por um moderador:

Pedro Maia

Membro Conhecido
Não é para agoirar mas isto é o tipo de coisa que pode acabar com uma empresa, quem é que arrisca comprar vôos a uma companhia de aviação que a qualquer momento os pode cancelar, que o está de forma sistemática e que o vai continuar a fazer pelo menos nos próximos meses?
 

albertoguedes

Moderador
Staff
Eu para Dezembro tive um voo cancelado de Frankfurt-Porto... logo a listagem das rotas canceladas penso que seja das rotas definitivas, pois pelo que já percebi, existem inúmeros voos cancelados que afectam Portugal, mas que não estão nessa lista.
@Maravedi , eles avisaram-te ou viste em algum lado esse cancelamento?

Eu tenho 2 voos marcados pela Ryanair este ano, um Faro - Porto no início de Novembro e um Liverpool - Porto no final de Dezembro.
 
Top