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Ryanair cancela cerca de dois mil voos até final de outubro

Nuno Gomes

Membro Conhecido
A Ryanair vai reduzir 40 a 50 voos por dia durante seis semanas, até ao final de outubro, de modo a "melhorar a sua pontualidade", revelou esta sexta-feira a companhia aérea de baixo custo irlandesa.

Segundo a transportadora, a sua taxa de pontualidade "caiu abaixo de 80% nas duas primeiras semanas de setembro", conforme cita a agência de notícias francesa AFP, o que leva agora a Ryanair a cancelar cerca de 2.000 voos até final de outubro.

A queda da taxa de pontualidade da Ryanair é explicada, sobretudo, pelas greves, pelas condições climatéricas desfavoráveis e pela obrigação de respeitar as regras de voo de pilotos e tripulações.

Ryanair cancela cerca de dois mil voos até final de outubro
 

yara

Membro Conhecido
Melhorar a pontualidade com cancelamentos radicais?
Eles vão ter grandes problemas com isto....

Li noutra noticia que tem a ver com dar férias aos funcionários.... :confused:
 

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Férias? Desculpas... Perderam foi imensos pilotos para a Norwegian, por isso o Michael O'Leary disse que essa companhia ia acabar por fechar.
Abrem rotas e mais rotas, querem ir a todas, não havendo tripulações suficientes só têm de cancelar voos, isto vai causar imensos constrangimentos a muitos passageiros.
A TAP está a sofrer do mesmo problema, criaram novas rotas, mas não têm nem aviões nem tripulações suficientes para realizarem toda a operação. Solução passa por contratar aviões e tripulação a outras companhia, Hifly, Carpatair, Wamos Air, White, algumas das companhias que têm efectuado voos para a TAP.
 

Mytic

Membro
Boa tarde,
Tenho voo para a semana para S Miguel, pela Ryanair, caso cancelem este voo, como devo proceder em relação ao hotel e viatura alugados e pagos?
Eles vão ressarcir destes prejuízos?
Obrigado
 
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Nuno Gomes

Membro Conhecido
Se o voo for cancelado vai receber um email.
Quanto ao hotel e viatura alugada não me parece que eles se responsabilizem por isso, mas não estou muito por dentro dessas questões.
 

yara

Membro Conhecido
O problema é que so se recebe um email de cancelamento 1 ou 2 dias antes e em alguns casos, umas horas antes...
É terrivel as pessoas estarem até ao dia sem saberem se o voo delas vai ser dos escolhidos para ser cancelado...
 

TiagoDiniz

Membro Novo
Sou obrigado a concordar com o @Nuno Gomes. abrem rotas para tudo quanto é sitio, querem ficar com 1001 serviços para tirar passageiros a outras low-cost e a empresas de renome, e agora não têm pessoal de cabine para fazer tudo isso. A pontualidade deles sempre foi péssima e a maior parte das vezes não é por causa das condições atmosféricas. Os iluminados irlandeses é que pensam que 40 minutos com o avião no chão chega para retirar cerca de 200 passageiros de dentro da aeronave, retirar bagagens de porão, limpar (ou fazer que limpam), voltar a entrar 200 pessoas, alterar todas as rotas e pontos de referência no cockpit pelos pilotos, e saír a tempo. Além disso, quem fez as contas do tempo que demora entre o ponto A e o ponto B não contou com pistas congestionadas para aterrar ou descolar, ventos cruzados que provocam o abortar da primeira aterragem. Se alguém que frequente aqui o Portal já esteve 10 minutos no radar dos aviões podem facilmente reparar que muitos voos da TAP, a titulo de exemplo, saem atrasados quase uma hora e muitas das vezes chegam antes da hora! Mas como a Ryanair tem de rentabilizar ao máximo os aviões e a tripulação, agora é bem feita! Sinceramente já viajei com eles e espero não o voltar a fazer! Prefiro 1000 vezes a easyjet que a ryanair.
 
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broka

Membro Conhecido
Sou obrigado a concordar com o @Nuno Gomes. abrem rotas para tudo quanto é sitio, querem ficar com 1001 serviços para tirar passageiros a outras lowcost e a empresas de renome, e agora não tem pessoal de cabine para fazer tudo isso. A pontualidade deles sempre foi péssima e a maior parte das vezes não é por causa das condições atmosféricas. Os iluminados irlandeses é que pensam que 40 minutos com o avião no chão chega para retirar cerca de 200 passageiros de dentro da aeronave, retirar bagagens de porão, limpar (ou fazer que limpam), voltar a entrar 200 pessoas, alterar todas as rotas e pontos de referencia no cockpit pelos pilotos, e sair a tempo. Alem disso, quem fez as contas do tempo que demora entre o ponto A e o ponto B não contou com pistas congestionadas para aterrar ou descolar, ventos cruzados que provocam o abortar da primeira aterragem. Se alguém que frequente aqui o portal já esteve 10 minutos no radar dos aviões podem facilmente reparar que muitos voos da TAP, a titulo de exemplo, saem atrasados quase uma hora e muitas das vezes chegam antes da hora! mas como a ryanair tem de rentabilizar ao máximo os aviões e a tripulação, agora é bem feita! sinceramente já viajei com eles e espero não o voltar a fazer! prefiro 1000 vezes a easyjet que a ryanair.
Por acaso já viajei imensas vezes pela Ryanair e não tenho razões de queixa e nunca tive nenhum atraso nos voos..
Relativamente a estes cancelamentos, os clientes não terão direito a uma indemnização de 250€ pelo voo cancelado? É que pelo que vi no Telejornal, imensas pessoas tiveram o voo cancelado no próprio dia, não lhes foi fornecido hotel nem outro voo alternativo (noutra companhia).

Uma vez tinha uma viagem agendada numa companhia low-cost (Everjets) que cancelou a rota para o Funchal, avisaram-me com 3 semanas de antecedência e ofereceram-me 2 opcõess:
- reembolso do valor total pago pela reserva
ou
- proteção dos passageiros num voo de outra companhia.

Escolhi a segunda opção e fui para o Funchal num voo da TAP.

É muito mau por parte da Ryanair isto que está a acontecer... Foi bom enquanto durou...
 
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SaraT

Membro Novo
Boa tarde,
Tenho voo para a semana para S Miguel, pela Ryanair, caso cancelem este voo, como devo proceder em relação ao hotel e viatura alugados e pagos?
Eles vão ressarcir destes prejuízos?
Obrigado
Estou numa situação igual! :( Esperemos que tenhamos sorte!
 

TiagoDiniz

Membro Novo
Eu viajei na ryanair no último voo do dia entre o porto e Londres (base deles em Stansted) e pelo que vi depois o avião apenas conseguiu manter naquele dia a hora certa no primeiro voo porque, claro está, o avião esteve parado a noite toda. A ter de viajar nessa companhia aérea novamente, ou vou no primeiro voo do dia ou então escolho outra companhia, mesmo que isso implique ter de pagar mais. Presenciei no aeroporto de Lisboa, terminal 2, enquanto esperava para fazer o boarding na easyjet, um avião da ryanair na pista ao lado com problemas técnicos. Os passageiros todos com o bilhete pronto a entrar, faltavam 5 minutos para supostamente descolar e deu-se esse problema. Valeu-lhes que havia outro avião da mesma companhia parado no hangar para levantar 2 horas depois e trocaram, mas começou logo mal de inicio e certamente que esse dia não teve horários cumpridos por esse avião.

Não quero criar qualquer guerra contra companhias low-cost, em particular contra a ryanair, mas para mim só em último recurso.
Low-cost sim, ryanair não.

Relativamente aos reembolsos acho que li qualquer coisa sobre isso nas condições da compra dos bilhetes, e rondava esse valor se não estou em erro.
Mas sinceramente não estou a ver eles devolverem 250€ a cada passageiro quando os bilhetes por vezes custam menos que as próprias taxas aeroportuárias.
Vamos aguardar para ver o que dai vai vir para esses passageiros.
 
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SaraT

Membro Novo
A ryanair já tem no site deles os cancelamentos até dia 20 deste mês. Resto é esperar para ver
 

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Têm aqui a lista dos voos cancelados até dia 20 de Setembro: Official Ryanair website | Cheap flights from Ireland | Ryanair

A Ryanair até hoje apenas me falhou uma vez, voo de Lisboa para o Porto com atraso de 3h, o motivo foi a avaria do aparelho à saída de Eindhoven para Lisboa.
Como todas as companhias, em especial as low cost, tentam ao máximo maximizar o uso dos aviões, se um voo se atrasa vai afectar todos os voos que esse avião ia fazer, é um efeito dominó. Com uma frota tão grande mas tão espremida não existe margem para tapar buracos.
 

yara

Membro Conhecido
Por acaso são poucos os voos afectados com partida dos aeroportos portugueses.
Vamos lá ver se continua assim.... :confused:
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boa tarde,
Tenho voo para a semana para S Miguel, pela Ryanair, caso cancelem este voo, como devo proceder em relação ao hotel e viatura alugados e pagos?
Eles vão ressarcir destes prejuízos?
Obrigado
Boa noite @Mytic ,
A única hipótese que tem é tentar junto do hotel e do ren-ta-car cancelar os serviços e ver se eles reembolsam. Não me parece fácil, só se existir boa vontade da parte deles.
Sem dúvida este é o grande risco de comprarmos tudo separado :(.
Espero que esta situação se altere, caso contrário lá vão as minhas férias de Janeiro :D
 

yara

Membro Conhecido
Acredito que eles estejam a fazer isto nas 6 semanas que anunciaram, caso contrário acho que teriam informado que era por tempo indeterminado...

Pessoas a quererem regressar a casa e a terem de ir trabalhar, pessoas que confirmaram presença em casamentos, pessoas com hotéis e rent-a-car marcados, pessoas com cruzeiros para apanhar, é mesmo uma situação muito complicada...

Por acaso voos de Portugal têm sido poucos mas uma situação destas é sempre um problema, cria insegurança nas pessoas em marcar coisas assim... :confused:
 

Daniela Carvalho

Membro Ativo
Tenho dia 1 outubro Poto-Madrid para posteriormente apanhar voo para RD e dia 9 Madrid-Porto...
Já não basta a cena dos furacões e agora levamos com a cena da Ryanair...
Enfim MEDO!
Essa lista de cancelamentos será atualizada diariamente para os próximos voos?
 

SaraT

Membro Novo
Sim os voos a partir de Portugal são poucos os afectados, e são mais afectados os que voam daqui para o reino unido.
 

basapistas

Membro Conhecido
Boa tarde,
Tenho voo para a semana para S Miguel, pela Ryanair, caso cancelem este voo, como devo proceder em relação ao hotel e viatura alugados e pagos?
Eles vão ressarcir destes prejuízos?
Obrigado
Indemnização
Além disso, em caso de recusa de embarque, cancelamento ou de chegada ao destino final especificado no seu bilhete com mais de 3 horas de atraso, os passageiros podem receber uma indemnização, que varia entre 250 e 600 euros consoante a distância do voo. No entanto não direito a indemnização se o cancelamento se dever a circunstâncias extraordinárias, por exemplo ao mau tempo, ou tiver sido informado do mesmo, pelo menos, 2 semanas antes da data prevista do voo, ou lhe for proposto um voo alternativo com o mesmo trajeto num horário semelhante ao do voo inicial.

Logo o cliente relativamente a outros gastos.. não tem direito a nada!

Isto situação é inadmissível e lança a incerteza em todos os voos... e o problema é que as pessoas não sabem muito antecipadamente dos cancelamentos... o que pode acabar com as suas férias! Além das repercussões que acarreta ao Turismo Nacional!

Indemnizações por Atrasos ou Cancelamentos
 
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Tinker Bell

Membro Conhecido
Vou participar neste tópico só para dar um exemplo, de uma companhia que não é a Ryanair mas já foi aqui referida, e também é low-cost.

Tinha voo marcado com a Norwegian que eles não conseguiram fazer, e avisaram-me disso com mais de um mês de antecedência. Prontamente se ofereceram para me devolver o custo do bilhete, caso não aceitasse a outra solução proposta. Optei por essa solução, que foi voar com a Titan Airways, que eles contrataram para "tapar o buraco".

Ou seja, não me parece que a Ryanair possa deixar as pessoas penduradas, e se deixar não é por ser low-cost - é por ser uma péssima empresa, sem respeito pelos clientes. Lutem pelos vossos direitos, e boa sorte!
 

SaraT

Membro Novo
Eu só tenho voo pela Ryanair a 17 de Outubro, até lá fico na esperança de não me cancelarem o voo!
 
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