Novidades

Roma em Janeiro 4 dias

Olá a todos :)

Mais um ano que aí vem e mais uma viagem a ser planeada :D O marido tem férias em Janeiro e surgiu a ideia de irmos a Roma, la bella Roma :)
No entanto, com o planeamento surgiram imensas dúvidas :p Para começar o mês, alguém já foi a Roma em Janeiro? Como é o tempo, muito frio? E chuva? Acham que não será uma viagem em vão?
Outra coisa, no parlo italiano, safamo-nos bem com o inglês ou é o tipo de País 'Em Roma sê romano'?
Roma pass, vale ou não a pena? Já vi que é vantajoso o facto de podermos entrar em dois monumentos gratuitamente, é válido para o Museu do Vaticano? Pensei usá-lo no Coliseu (depois de ver os reports por aqui :p), no entanto vi que o bilhete é válido para o Coliseu + Forum Romano + Palatino, estes três contam apenas como um museu? Ainda no Romapass, pelo que vi nos preços dos museus existe sempre o preço normal e o preço reduzido para -25 anos, este preço reduzido é o mesmo com o Roma pass?

Já agora alguém tem um roteiro com os essenciais de Roma para 4 dias? Vi tanto monumento e tanto museu, que nem sei quais os que posso deixar de fora, ainda para mais teremos a tal situação que caso usemos o Romapass teremos de ver o Coliseu + Forum Roma + palatino e Museu do Vaticano no mesmo dia... Help :confused:
 
Última edição por um moderador:

rmonteiro

Membro Conhecido
Boas. Tentando ajudar um bocado. Diria que o Roma Pass é muito bom pois tens os transportes incluídos. Não serve para o Museu do Vaticano (em 2012 pelo menos não servia).
Em alguns locais quem tem menos de 25 anos, residente da UE não pagam. Não sei se em Roma se aplica tal situação.
Com o Inglês e Português safam se por lá ;)
Quando ao tempo, fui no mês de Julho, muito calor. É provável que o tempo não seja o melhor, mas acho que nunca será uma viagem em vão. Mas é melhor esperar por alguem que tenha tido essa experiência ou ver se há reports por essa altura do ano
 

yara

Membro Conhecido
Roma é sempre Roma, e é sempre uma viagem que vale a pena...
O chato é se apanhas chuva porque o frio é só levares agasalhos...
 
Obrigada pelas vossas opiniões @rmonteiro e @yara :)

Com o frio eu já estou a contar, até porque vivo quase em plena Serra da Estrela e já estou habituada a temperaturas rigorosas, a chuva é que poderá ser chata... Mas espero que o São Pedro seja bonzinho :D A verdade é que os preços também são muito atractivos nesta altura do ano, por isso vamos aproveitar.
Encontrei por aqui um tópido 'Dicas Essênciais de Roma' e já tirei bastantes ideias :) Andei a ver no site do Romapass e já vi que o Museu do Vaticano não está incluído e têm um PDF onde têm os valores normais e o valor reduzido, que pelo que percebi é equivalente ao valor que pagam os jovens da UE até aos 25 anos.
O mais complicado ainda está a ser o roteiro, em Madrid como ficámos a meio da Gran Vía foi fácil, dividimos a cidade ao meio e fizemos 1 dia 1 lado e no outro dia o outro. Em Roma é que está a ser mais complicado, em principio ficaremos pertinho da estação Termini, conseguem dizer-me quanto tempo demoramos a visitar os pontos principais, Museu do Vaticano, Coliseu + Forum + Palatino, etc?
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Milene Esteves da Fonseca, os tempos de visita depende muito do detalhe com que quer ver, no meu caso Coliseu + Forum + Palatino ocupou quase um dia inteiro.

O museu do Vaticano ocupou também um dia quase inteiro chegamos bem cedo e saímos já quase a meio da tarde, deu ainda para visitar a Basílica e subir à cúpula, mas tivemos de voltar no dia seguinte para ver a cripta uma vez que encerrava Às 17:00.

Se quiser pode dar uma vista de olhos no meu report (link na assinatura)

Qualquer dúvida disponha ;)
 

Pedro Fonseca

Membro Ativo
Também estamos a pensar ir a Roma 4 dias...mas em Fevereiro e não em Janeiro. Pelo que li e pelos "reports" de pessoas amigas que foram, frio vamos apanhar muito (mas também já estamos habituados, somos da mesma zona :)), mas o pior é mesmo a chuva...e os meses mais chuvosos historicamente são Novembro,Dezembro e Janeiro, e que apesar de ainda ser inverno em Fevereiro "o frio é acompanhado por céu claro e poucas chuvas."
Espero ter ajudado e...muda para Fevereiro que ainda vamos juntos ahah
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Roma é bonita de qualquer maneira mas realmente com chuva não deve ser nada agradável... :confused:
Cidades europeias com friozinho até dão um certo charme mas chuva... bahhhh :eek:
 

Flecha

Membro Conhecido
É preciso sorte.
Também fui a Veneza em Novembro e apanhei sol 5*.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Já estive em Roma em finais de Dezembro e tive a sorte de apanhar dias de sol, embora com frio.
Essa questão é sempre relativa, jamais se pode prever com base em experiências passadas.
Quanto ao roteiro, pode ver o meu report na minha assinatura (minhas viagens).
Roma é bela todo o ano! :)
 
Olá a todos :)

@ploferreira já tinha lido o seu report e é uma viagem de fazer inveja, adorava fazer o mesmo percurso, mas não terei tempo para o fazer :( Tenho uma colega de trabalho que o fez, mas fez Lisboa - Roma - Florença - Veneza - Milão - Lisboa em 7 dias, e diz ter aproveitado muito mal, cada cidade merecia mais tempo e perdeu muito tempo em viagens de comboio. Mas sem dúvida que o adorava fazer e incluir Pompeia :D

@Pedro Fonseca é sempre bom encontrar malta aqui da zona por aqui :D Era giro, mas já comprei os bilhetes de avião, estavam a um preço de aproveitar, não é todos os dias que conseguimos uma viagem por 86eur ida-volta para duas pessoas :p Nem para Barcelona arranjei tão barato :rolleyes:

@yara e @Flecha é mesmo uma questão de sorte, já vi um report aqui no portal de uma viagem a Roma em Janeiro com um céu azul Primavera :D Vou acender uma velinha ao São Pedro antes de ir :cool:

@Cristina Sousa Vou já ver o report :D Fazer o roteiro é o que está a ser mais complicado o_O Mas fico contente por saber que o São Pedro tem estado favorável aos portugueses :D
 

yara

Membro Conhecido
Olá a todos :)

@ploferreira já tinha lido o seu report e é uma viagem de fazer inveja, adorava fazer o mesmo percurso, mas não terei tempo para o fazer :( Tenho uma colega de trabalho que o fez, mas fez Lisboa - Roma - Florença - Veneza - Milão - Lisboa em 7 dias, e diz ter aproveitado muito mal, cada cidade merecia mais tempo e perdeu muito tempo em viagens de comboio. Mas sem dúvida que o adorava fazer e incluir Pompeia :D

@Pedro Fonseca é sempre bom encontrar malta aqui da zona por aqui :D Era giro, mas já comprei os bilhetes de avião, estavam a um preço de aproveitar, não é todos os dias que conseguimos uma viagem por 86eur ida-volta para duas pessoas :p Nem para Barcelona arranjei tão barato :rolleyes:

@yara e @Flecha é mesmo uma questão de sorte, já vi um report aqui no portal de uma viagem a Roma em Janeiro com um céu azul Primavera :D Vou acender uma velinha ao São Pedro antes de ir :cool:

@Cristina Sousa Vou já ver o report :D Fazer o roteiro é o que está a ser mais complicado o_O Mas fico contente por saber que o São Pedro tem estado favorável aos portugueses :D
Que datas vais para teres conseguido 86€ ida e volta para 2 pessoas?
Sempre vais em Janeiro?
 

yara

Membro Conhecido
@yara é daqueles promoções que nem precisamos de pensar duas vezes :D Vamos de 18 a 22 de Jan :cool:
Sem dúvida...
Se já tinha ideias de ir a Roma, foi uma excelente compra. ;);)

Sabe que na época de Verão acaba sempre por sair mais caro, porque eles não baixam tanto aos preços, por saberem que as pessoas acabam por comprar...

Acho que, quando fui em 2013, dei 132€ para 2 pessoas ida e volta, mas fui em Junho.
Na altura, e tendo marcado praticamente menos de 2 meses antes até não achei mau preço...

Por curiosidade, e por estarmos a falar de preços, fui ver se a Ryanair já tinha voos para Junho mas não tem.
Mesmo assim, o último de Abril com regresso em Maio está ida a 59.99€ e volta a 108.99€... :eek:
 

Saruka

Membro Conhecido
Olá ! também ando de olho nos preços para Janeiro para Roma, mas como quero datas especificas estou a ver se o preço de volta baixa, está a 35.
Se depois se concretizar dou news e podemos trocar ideias :) oxalá que siiiiimmmm !
Vou quase sempre passear um fim de semana em Janeiro, pois é o meu aniversário, e regra geral apanho sempre frio mas muito sol. vamos estar confiantes que o Janeiro de 2017 seja igual :p :D
@yara obrigada pela preciosa ajuda no controle dos preços dos voos, com calma ele há de baixar :p
 

RRRocha

Membro Ativo
Olá Milena,

Este ano fui a Roma em Janeiro, relativamente ao tempo, só um dia esteve chuvoso e vento, mas a chuva foi por pouco tempo e miudinha.... de manhã estava algum frio mas depois aquecia, eu fui no fim de Janeiro e tive que andar de óculos de sol, tive sorte.. Podes ver o meu report e ver o tempo nas fotos.

Se apanhares o ultimo fim semana do mês tens entrada gratuita no Coliseu e museus, eu fui nessa data e optei pela entrada gratuita no Museu Vaticano, pois era mais cara que o Coliseu.

Quando ao Roma pass, só se for pelas entradas já que em Roma anda-se muito bem a pé, usei metro apenas para ir ao Vaticano, pois até para voltar do Vaticano foi a pé, e par ir para ir ao Sul já que o meu hostel ficava mais longe dessa zona.

Ver Coliseu + Forum Roma + Palatino e Museu do Vaticano no mesmo dia acho impossível já que Vaticano fica noutra zona e só o museu é enorme... Coliseu + Forum + Palatino é pacifico pois é tudo perto e vê-se muito bem.... Vaticano e Museu noutro dia, por isso não sei se o desconto justifica o preço do Roma pass pois não se usufrui assim tanto dos transporte já que não são precisos. Pelo menos eu evito andar de transportes pois perde-se muito tempo e não se aprecia as vistas e o ambiente como andar a pé.
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Olá ! também ando de olho nos preços para Janeiro para Roma, mas como quero datas especificas estou a ver se o preço de volta baixa, está a 35.
Se depois se concretizar dou news e podemos trocar ideias :) oxalá que siiiiimmmm !
Vou quase sempre passear um fim de semana em Janeiro, pois é o meu aniversário, e regra geral apanho sempre frio mas muito sol. vamos estar confiantes que o Janeiro de 2017 seja igual :p :D
@yara obrigada pela preciosa ajuda no controle dos preços dos voos, com calma ele há de baixar :p
@Saruka
Sim... para Janeiro ainda faltam praticamente 3 meses e meio e sendo assim podes seguir as contas dos artigos que dizem que 2 meses ou 2 meses e meio antes é boa altura para marcar.
Vais vigiando os preços e quando vires uma baixa... Click... Marcas... :D
 
@yara esses 108eur já são um abuso o_O Estes dias que vou gozar ainda são deste ano até 31 de Março e como o maridinho tem férias em Janeiro, nada como juntar o útil ao agradável :D As férias do próximo ano só posso marcar em Fevereiro e entram em vigor a 1 de Abril...

@Saruka quando se fala em poupar nos voos, o aconselhado é a comprar +- 50dias antes e pelo que dizem à 3a feira! :) No entanto, eu achei que nunca iria encontrar um preço tão baixo como este, 19,99€ para mim é mesmo muito bom preço :D

@RRRocha foi mesmo o seu report que eu tinha visto e fiquei tão feliz com o solinho :D Pelo que já andei a pesquisar, realmente não dá para visitar os dois e vou dividir por zonas, em princípio vou dividir: Vaticano + Transtereve; Coliseu + Forum Romano + Palatino + Museu Capitolino + Terme di Carcalla, Villa Borghese... Ainda vou ter de estudar bem o roteiro, mas será +- assim...
 
Top