Novidades

Roma com Crianças

Catia Jardim

Membro Novo
Olá Viajantes!

Já tenho viagem marcada para o final de Julho para Roma.
Gostaria de saber se Roma é uma boa cidade para viajar com crianças. Para andar com o carrinho de bébe a visitar museus e andar no metro..
Há por aqui famílias que tenham viajado com as crianças. Queria mesmo saber opiniões, sobre a acessibilidade, sobre a alimentação..

Obrigada
 

Flecha

Membro Conhecido
ola.
se pesquisares no forum europa/itália tens lá toda a informação que precisas
 

ladym

Membro Conhecido
Catia Jardim disse:
Olá Viajantes!

Já tenho viagem marcada para o final de Julho para Roma.
Gostaria de saber se Roma é uma boa cidade para viajar com crianças. Para andar com o carrinho de bébe a visitar museus e andar no metro..
Há por aqui famílias que tenham viajado com as crianças. Queria mesmo saber opiniões, sobre a acessibilidade, sobre a alimentação..

Obrigada
Olá
Eu nunca viajei com crianças, por isso não te posso ajudar nessa área...No entanto quando estive em Roma recordo-me de ser uma cidade bastante confusa e caótica (maravilhosa mas caótica)...Tinhamos que atravessar as ruas a correr (muito) para não levarmos com os carros em cima:eek: Na altura ainda rimos da situação, mas secalhar se levasse crianças não achava piada nenhuma :s
Esta é a minha opinião...mas certamente terás mais opiniões de pais com as mesmas dúvidas;)
 

BunnyCat

Membro Ativo
Olá Cátia,

Estive em Roma em Julho do ano passado. E é como a Alda refere, a cidade é lindissima, mas caótica. Os romanos são verdadeiramente loucos a conduzir... as motas e lambretas então nem se fala. Sinais vermelhos e passadeiras não é para eles. Ainda apanhamos alguns sustos nas passadeiras...:p Já para não falar no facto da cidade ser labirintica. Perdi-me imensas vezes. E ainda bem, porque assim descobri montes de coisas giras que não teria visto se não me tivesse perdido ;):)

Mas mesmo sendo caótica, vi muitos turistas com os seus filhotes a passear pela cidade e não me pareceram nada stressados. Como vais em Julho, recomendo-te a levares protecção extra para o teu filhote, porque faz realmente muito calor na cidade nesta altura do ano. Protector solar e água sempre a jeito e roupa leve e fresquinha. ;)

A rede de metro em Roma só tem 2 linhas, e em alguns casos as estações não ficam muito perto das atracções. Eu percorri a maior parte da cidade a pé... sugiro que estudes bem o teu itinerário e jogues com a proximidade das estações para não ser muito cansativo.

Entretanto sugiro que vejas o Report da Ambva, que esteve em Roma em Fevereiro deste ano e levou as filhotas com ela:
https://www.portaldasviagens.com/forum/f48/roma-de-13-a-17-de-fevereiro-10-a-6490/

No fórum de Itália encontras outras dicas muito boas que te podem ajudar a planear a viagem. Vê aqui: Itália

Espero ter ajudado ;)
 

Catia Jardim

Membro Novo
Bem, já me está a assustar a ideia desses loucos a conduzir. Não respeitam os semáforos mas são mesmo loucos o k?
 

BunnyCat

Membro Ativo
Catia Jardim disse:
Bem, já me está a assustar a ideia desses loucos a conduzir. Não respeitam os semáforos mas são mesmo loucos o k?
Olá Cátia,

Alguns respeitam outros nem tanto.

É caótico, não vou mentir, sobretudo por causa da motas que são imensas por toda a cidade. Assim que cai o sinal verde para eles, tanto faz se já chegaste ao outro lado da passadeira ou não... eles arrancam e tu que te desenrasques. E se ficas parada levas com todo o tipo de buzinadelas... isso aconteceu-me várias vezes. Já para não falar nos muito motociclistas que quando apanham o sinal vermelho, sobem os passeios para contornar o sinal e seguir viagem...;)

Mas depois de algum tempo já estás habituada. O primeiro impcato é que é pior... depois olha, "Em Roma sê Romano"! ;):)
 

amvba

Membro
Olá!
Estive, realmente em Roma em Fevereiro deste ano, só não foi com as minhas filhas!:)
Eu tenho dois rapazes de 5 e 8 anos. As meninas que me acompanharam eram filhas de um casal de amigos e já têm 10 e 13 anos. Posso dizer que se portaram lindamente e conseguiram acompanhar todo o nosso roteiro. Ao final do dia, aguentavam melhor as dores nas pernas do que nós! ;) Pensei muitas vezes em levar o meu filho mais velho, mas acabei por não o fazer e ainda bem. Iria ficar cansado, aborrecido. Não iria usufruir nem permitir que nós também o fizessemos. Mas isso são os meus filhos. As crianças são diferentes. E os pais conhecem os filhos melhor que ninguém por isso cada qual deve ponderar por si de acordo com a experiência que já tem. Não sei quantos dias vais, nem aquilo que pretendes visitar, nem a idade da/s criança/s. Por exemplo, o Coliseu tem elevador. Mas o Forum Romano e o Monte Palatino, têm o chão ou de terra batida ou então com grandes pedras. Impossível para cadeiras de bebé ou para cadeiras de rodas. E as casas de banho não possuem infra-estruturas para, por exemplo, mudar uma fralda a um bebé. Mas, obviamente, existem sempre formas de se ultrapassar essas dificuldades, tipo ir a um café ou restaurante. Mais alguns exemplos que são de difícil acesso para lá chegar (neste caso por terem um escadaria): a Igreja de Santa Maria in Aracoeli e os Museus Palatinos.
É verdade que em Roma se tem de andar muito a pé (muitas ruas são empedradas) e também é verdade que os romanos conduzem como loucos. Logo na 1ª manhã, quando saimos do hotel, um carro que passou o cruzamento foi embater num estacionado e continuou como se nada fosse. Como eram as nossas primeiras horas na cidade ficamos estupefactos, mas passado um dia, verificamos que aquilo devia ser o "pão nosso de cada dia". São raros os automóveis que não têm uma amolgadela, no mínimo! ;) E não existe respeito nenhum pelos peões nem pelas passadeiras. Só conseguíamos atravessar numa passadeira se nos metessemos à frente dos carros. Só assim eles paravam, mas as lambretas, essas continuavam como se não estivesse lá ninguém!
De qualquer modo, Roma é maravilhosa e recomendo vivamente. Daqui a uns anos, se tiver oportunidade, gostava muito de lá levar os meus dois filhotes! Fiquem bem.
 

BunnyCat

Membro Ativo
amvba disse:
Olá!
Estive, realmente em Roma em Fevereiro deste ano, só não foi com as minhas filhas!;)
Eu tenho dois rapazes de 5 e 8 anos. As meninas que me acompanharam eram filhas de um casal de amigos e já têm 10 e 13 anos. Posso dizer que se portaram lindamente e conseguiram acompanhar todo o nosso roteiro. Ao final do dia, aguentavam melhor as dores nas pernas do que nós! :) .
Ups...;)

Sorry... pensava mesmo que eram tuas filhotas... ;);)
 

DanielaXixas

Membro Novo
Estive em Roma em Outubro de 2007, eu não tenho filhos, mas os casais que estavam comigo tinham crianças com 4 anos. Roma é de facto caótica, muita gente nos transportes publicos, mas sinceramente não achei nada perigoso. Na rua algum cuidado, é muita gente, sobretudo nas zonas mais procuradas: Praça Espanha, Fonte de Trevi e Vaticano (não percam os miudos de vista), sem ser isso, n vi problema nenhum ... achei horrivel foi andar de autocarro em Pisa/Florença, era um autentico "aperta azeite". De resto, no problem ...
 

Catia Jardim

Membro Novo
São praticamente crianças de colo. Já sabem andar mas cansam-se com facilidade e por isso vamos levar os carrinhos. Por isso não me preocupo muito com os WC porque uma fralda muda-se praticamente em qualquer lado. O que me preocupa é mesmo mais nos museus e transportes se não se pode andar com os carrinhos. De qualquer forma sempre dá para fechar os carrinhos e levá-los ao colo. Tivemos que fazer isso muitas vezes em Barcelona, pois lá o metro também não tem grandes acessibilidades.
 

GojuRyu

Membro
Boas

Eu andei um de carro cerca de uma semana por Italia, e posso dizer q realmente Roma é o pior sitio do mundo para andar de carro violam tudo o q é regras para terem uma ideia cheguei ter um carro de cada lado num semafro onde só havia um sentido, epá n dá para descrever, quanto a cidade em si, com crianças a coisa fica mais complicada possivelmente cais demorar o dobro do tempo realemente é muita confusão , filas para tudo, a comida... ao fim de 3 dias já deitava os italianos pelos olhos a eles e aos paninis ....

Eu pessoalmente não gostei de Roma achei o coliseu um flop mas s gostos de Italia, só Florença e Sienna, e Maranelo (Ferrari ;) o resto tem coisa engraçadas mas n achei nada de mais comparado com outro sitios
 

Catia Jardim

Membro Novo
Voltei de Roma

Olá!

Voltei das férias de Roma e Florença!
Gostaria de aqui deixar algumas dicas para as famílias que vão lá com crianças: a coisa não é fácil:s. É bastante cansativo. Não há acessibilidades em praticamente lado nenhum. A comida é bastante diferente daquilo que estamos habituados e as marcas de produtos para bebés também não são as mesmas, o que torna a procura por papas e iogurtes bastante complicada...Até para comprar fraldas tivemos dificuldade. No centro não se encontram supermercados grandes, apenas aqueles turísticos, e o único lugar para comprar produtos de bebé é nas farmácias: papas e fraldas. Se pensam em dar sopa aos miúdos nos restaurantes também é melhor esquecer. As sopas são caríssimas (mais de 5€) e demasiado condimentadas com sal e outros condimentos...

Definitivamente não é um lugar para visitar com crianças. Até nem se vê famílias com crianças e nota-se que as pessoas ficam a olhar para nós... quase sempre nos confundiram com italianos, vinham frequentemente perguntar-nos coisas. Acho que por termos crianças partiam do principio que éramos locais.

Apesar destas dificuldades, adoramos conhecer Roma. É tudo o que eu imaginava em termos de arte!

Florença também é uma cidade espectacular mas em termos de acessibilidade tem os mesmos problemas.

É claro que quando fomos para lá já tínhamos consciência de que íamos ter dificuldades com os carrinhos de bebé e por isso, como éramos 2 famílias, fizemos algumas visitas à vez. O que me preocupou mais mesmo foi a alimentação. Não pensei que houvesse tanta diferença!

Enfim, para o ano vou fazer férias de praia:D! (já tinha dito isto no ano passado quando voltei de Barcelona:huh:)

Jokas
Cátia Jardim
 
Top