Novidades

Roaming e voice mail

ladym

Membro Conhecido
Olá....um alerta para os mais distraídos ;)

Na última viagem que fizemos, à chegada tivemos a bonita surpresa de uma conta de 90 € em roaming.
Ficámos pasmados porque em 15 dias não fizemos qualquer chamada, contactamos sempre com os familiares via internet quando tinhamos Wi-Fi.
Chegámos à conclusão que inadvertidamente o meu marido tinha feito varias chamadas para o meu telemóvel (levava o telemóvel no bolso e ele discava automaticamente) e como eu não atendia, ia para o voice mail e por ali ficava a deixar mensagem "nenhuma".

Como não costumamos fazer chamadas em férias e como nunca usamos o voice mail (é como se não existisse) não o desativámos...por isso todas as chamadas que caíram no voice mail tiveram que ser pagas por ele (que as fez) e por mim que as recebi (mesmo nunca as tendo recebido porque nunca acedo ao voice mail).

Suponho que para a maioria seja do senso comum, mas meti na cabeça que se uma pessoa deixasse uma mensagem (ou 50000 pessoas deixassem mensagens) e eu não acedesse ao voice mail, as mesmas não seriam cobradas. Erro nosso.

Entretanto já desativei o voice mail definitivamente ;)
 

AnitaF

Membro Ativo
Olá @ladym
Essa agora fez-me lembrar a que me aconteceu em novembro passado. Assim que cheguei ao destino como é da praxe liguei o meu telemóvel português para comunicar aos meus pais que já tínhamos chegado. Lembro-me que tive dificuldades em captar a rede mas em todo o caso redigi a mensagem e fiz "enviar". Enquanto estava na fila dos passaportes lá fui vendo as definições e fazendo pesquisa manual de rede e tentando reenviar mas nada.
O meu marido já tinha rede e acabei por enviar do telemóvel dele.
Umas boas horas mais tarde finalmente consegui ter rede.
Durante a estada constatei que fiquei sem saldo (não tenho roaming contratual) quando só tinha mandado 2 mensagens para além daquela da chegada e feito uma chamada de 55 segundos (cronometrados). Estranhei pois tinha carregado com 50 euros antes de ir.
Já de regresso e ao aceder à minha conta no site da Meo constatei que os reenvios da mensagem tinham sido cobrados quantas vezes como aquelas que supostamente tentei reenviar a mensagem.
Já aprendi a lição: não se pode insistir mesmo não tendo rede! Os smartphones são mesmo "smarts". :p
Também tinha ideia que se não se acedesse ao voice mail que não seriam cobradas as mensagens (em todo o caso já aos anos que está desativado) :)
 

Bee

Membro Conhecido
Aconteceu-me o mesmo há 2 anos em CV.
Além da situação do roaming alerto para o cuidado em desligar os dados móveis ainda cá.
Bastam aqueles segundos em que ligamos o tlm ao sair do avião para logo de seguida desligar os dados móveis, para automaticamente o telemóvel procurar rede e nós pagarmos uma bela conta...
 

ladym

Membro Conhecido
Aconteceu-me o mesmo há 2 anos em CV.
Além da situação do roaming alerto para o cuidado em desligar os dados móveis ainda cá.
Bastam aqueles segundos em que ligamos o tlm ao sair do avião para logo de seguida desligar os dados móveis, para automaticamente o telemóvel procurar rede e nós pagarmos uma bela conta...
Nós para mal dos nossos pecados, estivemos imenso tempo em território americano e teve que ser nas Bahamas que a coisa se deu (tarifário mais carote). A dica dos dados é óptima também...eu tenho os meus bloqueados normalmente ;)
 
Última edição por um moderador:

Flecha

Membro Conhecido
Tenho de me rir...isto faz-me lembrar as coisas daquela senhora das galochas...
 
Última edição por um moderador:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela informação e reforço que acontece mesmo, uma amiga minha em Marrocos, tive 150€ de surpresa ao chegar a Portugal :/
Esperamos que ajude todos a informação que prestaste :)
 

Tuxa

Membro Conhecido
Só não concordo que em Cuba a net nem sequer funcione para poder fazer chamadas sem pagar (via Facebook ou whatsapp).

Sai reclamação!!! :p
 

Lady_R

Membro Conhecido
Só um acrescento a esta informação: por cada mensagem gravada recebida no Voice Mail em roaming, são faturadas duas chamadas:

- uma como recebida, desde o país de origem do telemóvel, até ao Voice Mail
- uma efetuada, desde o Voice Mail até ao país de origem, que é o reencaminhamento

Não estranhem se, no extracto detalhado, virem duas chamadas faturadas à mesma hora, nestes casos.
 
Última edição por um moderador:

José Saúde

Membro Ativo
Aconteceu-me o mesmo há 2 anos em CV.
Além da situação do roaming alerto para o cuidado em desligar os dados móveis ainda cá.
Bastam aqueles segundos em que ligamos o tlm ao sair do avião para logo de seguida desligar os dados móveis, para automaticamente o telemóvel procurar rede e nós pagarmos uma bela conta...
Em Agosto do ano passado ao regressar da República Dominicana também tive a "boa" surpresa de 70€ para pagar de roaming e de net porque o meu filho não desligou os dados móveis e sempre que recebia actualizacões no Facebook estava a contar, mesmo sem utilizar. Serviu para aprender.
 

ladym

Membro Conhecido
Só um acrescento a esta informação: por cada mensagem gravada recebida no Voice Mail em roaming, são faturadas duas chamadas:

- uma como recebida, desde o país de origem do telemóvel, até ao Voice Mail
- uma efetuada, desde o Voice Mail até ao país de origem, que é o reencaminhamento

Não estranhem se, no extracto detalhado, virem duas chamadas faturadas à mesma hora, nestes casos.
No nosso caso 3, porque eu e o meu marido partilhamos a mesma conta :)
 

LEODAN

Membro Ativo
Melhor metodo é pôr o telemóvel em modo voo e depois aceder ao Wi-Fi com ele em modo voo .
Assim tem a certeza que os dados móveis e as chamadas estão desligadas .
 
Última edição por um moderador:

ladym

Membro Conhecido
Melhor metodo é pôr o telemóvel em modo voo e depois aceder ao Wi-Fi com ele em modo voo .
Assim tem a certeza que os dados móveis e as chamadas estão desligadas .
Costumamos estar em modo de voo, mas por qualquer motivo desbloqueámos o mesmo inadvertidamente...de qualquer modo, mesmo em modo de voo se tiver o voice mail ativo tenho que pagar a mesma as mensagens de voz que me deixarem (por acaso foram só algumas mensagens mas podia ter recebido dezenas de mensagens e tinha que as pagar todas mesmo não acedendo ao voice mail), era para isso que queria alertar, porque muita gente talvez não soubesse ;) Eu já o bloqueei o voice mail. :)
 
Última edição por um moderador:
Top