Roadtrip Sul Europa 2017 - Dicas

Tópico em 'Road Trips' iniciado por Luís Portela a 7 Dez 2016.

  1. Luís Portela

    Luís Portela Membro Novo

    5
    4
    3
    Boas malta.
    Em 2017 irei fazer uma roadtrip e necessito de dicas, como locais que não posso deixar de visitar, paisagens incríveis e únicas. Sou um amante da natureza e como tal, quero conhecer parques naturais, trails, praias, piscinas naturais, locais para acampar, etc.. mas também não deixo de picar o ponto nos principais centros das cidades ;)
    Então este é o seguinte percurso:
    Porto - Valadoli - Saragoça - Barcelona - Montpellier - Marselha - Nice - Génova - Veneza - Pula - Triglavski narodni park - Alpi Carniche - Innsbruck - Wetzikon - Genebra - Lyon - Le Puy-en-Velay - Bordeaux - Baiona - Santander - León - Porto
    O que recomendam?
    Muito obrigado
     
  2. Ricardo Rodrigues ZAP

    Ricardo Rodrigues ZAP Membro Ativo

    469
    242
    43
    Boas,

    quanto tempo tens para esta aventura? Isso é importante para te poder ajudar. E já agora, quando pensas fazer essa trip? é que 2017 tem 12 meses e as recomendações para Janeiro serão muito diferentes das de Agosto.
    Para te ajudarmos tens de nos ajudar com alguma info... já agora, se quiseres vê o meu report deste ano, também duma Road Trip.

    Cumps
    RR
     
    Luís Portela gosta disto.
  3. Luís Portela

    Luís Portela Membro Novo

    5
    4
    3
    Boas,
    São cerca de 30 a 40 dias. Está previsto o arranque dia 1 de Junho.
     
    Editado por um moderador: 7 Dez 2016
  4. Ricardo Rodrigues ZAP

    Ricardo Rodrigues ZAP Membro Ativo

    469
    242
    43
    Ok, isso é muito tempo... dá bem para esse trajecto.
    Vou tentar dar-te algumas ajudas, que dependem obviamente da pessoa, mas eu teria em atenção o seguinte:
    1- Espanha é aqui ao lado, pode ser visitada em "escapadinhas" como tal não adianta "perder" muito tempo por lá.
    2- Se és amante da Natureza, ao invés de fugires dos Pirenéus, atravessa-os e fica por lá 2 ou 3 dias... podes ver no meu reporte apenas uma parte do que há lá a explorar, sendo que existem muitos locais por explorar lá.
    3- O trajecto entre Suíça/Áustria já o fiz noutra road-trip, mas em Dezembro, com muita neve nos Alpes :) Penso que indo um pouco mais por Sul, dentro da Suiça, pudesses ter melhores locais para visitar, tal como a zona de interlaken, e depois ias á mesma ao Liechtenstein e Áustria, sendo que perto do teu ponto D, tens no lado alemão o castelo de neuschwanstein que "merece" a visita.
    4- Da Eslovénia, porque não entrar pelo interior da Croácia e ir até aos Lagos de plitvice e depois então "subir" pela costa?
    5- Depois de Itália, vê se não compensa um desvio pelos Alpes, tal como fiz na minha road-trip, em especial pela zona do Verdon... lá eu gastaria á vontade 3 ou 4 dias, depois podes sempre voltar à zona de costa.
    6- Eu recomendaria uma entrada em Espanha por Andorra ao invés de entrar pela zona de costa, até porque era "mais um pais visitado" e porque a beleza na zona é muito superior à zona rochosa e ventosa da costa.
    7- Na volta, o que te levou a escolher aquele trajecto por Espanha?

    Cumps
     
    Snider e Luís Portela gostam disto.
  5. Luís Portela

    Luís Portela Membro Novo

    5
    4
    3
    Bem, já é uma grande ajuda.
    Para começar, na primeira noite quero já estar em Barcelona, com uma pequenas paragens antes. Estou em dúvida se depois de um salto até Andorra, ou faça à vinda.
    Lá está, adoro caminhadas pela natureza (Ruta del Cares, Astúrias - fantástico) (Caminito del Rey, Málaga) (Passadiços do Paiva - Arouca) estes os mais "comerciais" ou então Parque Natural de Gorbeia - País Vasco, Parque Natural Fragas do Eume - Corunha, etc...

    De Barcelona até Veneza é incógnito mas por esse percurso passo por dezenas de parques naturais.
    Parece-me uma boa sugestão ir até aos Lagos de Plitvice e depois subir!
    Até a Suíça está +/- controlado.
    Em França não conheço mas os Pirenéus são passagem obrigatória.
    Decidi passar em Santander, porque este ano estive lá mas não pude aproveitar devido a avaria.
    As Astúrias já conheço, mas é sempre bom voltar lá.

    Esta roadtrip ainda está muito verdinha, mas aos poucos e poucos começará a ganhar forma.
    No fim de 2015 também começamos a planear a nossa Roadtrip de Verão 2016.
    Fizemos: Porto - Vigo - Ilhas Cies - Santiago de Compostela - Corunha - Astúrias - Gijón - Santander - Bilbau - Burgos - Madrid - Toledo - Granada - Motril - Málaga - Gibraltar - Sevilha - Faro - Sagres - Sintra - Ericeira - Porto
    Já agora fica o link:


    Obrigado
     
    Editado por um moderador: 7 Dez 2016
    Snider e Cristina Sousa gostam disto.
  6. Snider

    Snider Membro Conhecido

    394
    313
    103
    Boas!
    Antes de mais, é um prazer ter-te por cá! Já conhecia o teu vídeo... Que a tua passagem por cá seja duradoura e que inspire o pessoal!

    Quanto ao tema, acho que te devias focar em cidades/locais que sejam quase impossíveis de lá chegares quando viajas de avião. Por várias razões: 1-Facilmente chegas lá de avião e sem os problemas relacionados com o facto de andares com o carro atrás, como já deves saber. 2-Andar de carro numa cidade grande e turística é muito dispendioso (estacionamento, para-arranca, segurança, desgaste, tarifas para circulares em certas zonas). 3-Vais perder muito tempo. 4-Logística, ou optas por pagar tudo quando entras numa cidade ou tens que planear isso ao detalhe de forma a deixares o carro longe da cidade de preferência num local seguro e que não se pague e depois gastas dinheiro em transportes públicos ou alugas hoteis/parques de campismo com estacionamento PRIVATIVO gratuito.
    Eu quando ando de carro nas minhas viagens (foram poucas as vezes) só o faço para sítios que sejam impossíveis de visitar através de avião.

    Se seguires a dica de viajares para sítios longe de Portugal e pouco acessíveis, vê se não compensa fazer a viagem até ao ponto mais longínquo de avião e alugares carro lá. Tem também a atenção que dessa forma não terás desgaste no teu carro pessoal.
    Se compensar o aluguer do carro vê se não compensa deixares o carro noutro país para evitares andar em circulo.

    Em todo o caso, ficarei a aguardar o próximo vídeo :)