Novidades

Road Trip (Espanha e França)

lftg

Membro
Ora boas tardes. Como disse na apresentação, terei um casamento em França (Grenoble). Estou a pensar fazer uma road trip de 2 Semanas, 1 para cada lado. A ida, Norte de Espanha a vinda Norte e Sul. França ainda não sei.

Já li por aqui alguns reports de Espanha.
Já sei que vou um pouco em cima da hora (falta 1,5 Meses), mas comecei a delinear um planozito...

Já apontado em folha isto:
Saida numa 6ª Feira, as 6:30/7H, rumo a Vigo. Lá, por ordem, visita a: Monte dos Pozos (30/1h); Museu Quiñones de Leon e Jardins (30/1H); Castelo de Castro (1:30h); Almoço e Visita ao Miradouro da Guia. Saindo de Vigo, Costa da Vela e o Cabo Udra (3h com deslocação). Dai, sigo para Santiago de Compostela e check in (chegada prevista 20H).
Ainda não vi nada para Santiago.

A Seguir a Santiago, estou a pensar Leon (com breve paragem ou volta dia seguinte a Astorga (Museu do Chocolate ;) ).
Dai sigo para Canga de Onis, para uma manha e/ou tarde nos picos e sugestões dadas pelo Valter.
Próxima dormida em Estella, para visitar Urederra (Não sei que tempo é necessário por lá... Alguém já lá foi? )

Daqui para a frente tenho mais 2 noites (21/22 e 22/23) sendo que convém chegar no 23 a Grenoble, sendo o casamento no sábado 24.
Que acham de Bordéus e Clermont-Ferrand como ponto de dormidas (viagem dividida a meio...)?

Sugestões e opiniões são muito bem vindas...

A ida já ganhou alguma forma...

Off-Topic: Quais são os extras obrigatórios por lei ter no carro (ex: colete)?
 
Última edição por um moderador:

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Santander e San Sebastian são muito bonitas, especialmente esta última. Bilbao também é interessante. É a questão de gerir o tempo mas eu preferia visitar qualquer uma delas a Vigo, até porque Vigo é mesmo aqui ao lado e pode lá voltar com outra facilidade.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

A questão dos dois triângulos só se aplica aos residentes. Anteriormente era também necessário um jogo de luzes mas deixou de ser obrigatório.

Basicamente não é necessário nenhum extra que não os obrigatórios em Portugal quer para a Espanha ou França.

Espanha
A lei espanhola prevê que todos os veículos motorizados, excepto ciclomotores e motociclos, matriculados fora de Espanha, devem ter a bordo 1 (um) triângulo de pré-sinalização (apesar dos residentes terem 2). Os veículos devem estar equipados com um pneu sobressalente em bom estado e com as ferramentas necessárias em caso de substituição – de acordo com informação do RACE (2/10/2015) não há inconveniente em que circulem em Espanha veículos que não veem de fábrica com o pneu sobressalente e trazem um kit de reparação. Os condutores que usem óculos deverão ser possuidores de um par de óculos de reserva. A partir de agora todo o condutor de um veículo deve usar um colete reflector se necessitar de sair da viatura, imobilizada na auto-estrada ou na estrada, fora das povoações. Esta determinação aplica-se somente a condutores espanhóis, no entanto é obrigatório, para quem caminhe ao longo de uma estrada, o uso do colete, seja espanhol ou estrangeiro. Em qualquer dos casos, o não cumprimento é passível de multa. DEIXOU DE SER OBRIGATÓRIO O JOGO DE LUZES E FERRAMENTAS PARA AS MUDAR.
França
Equipamento Obrigatório e Recomendado É obrigatória a utilização dos cintos de segurança, para o condutor e todos os passageiros do banco da frente e da retaguarda, desde que ocupem um lugar munido de cinto, dentro e fora das localidades - multa de € 135,00. O condutor é responsável por que os menores de 18 anos, no seu veiculo, utilizem o cinto de segurança e outro sistema de retenção, se necessário. A utilização do triângulo de pré-sinalização é obrigatória em todos os veículos com peso igual ou superior a 3,5 t (para veículos de peso inferior, no caso de imobilização ou derramamento de carga, podem ser sinalizadas com os ‘quatro-piscas’, recomendando-se contudo a utilização simultânea com o triângulo, a ser colocado a 30m do veículo). As autoridades também recomendam o transporte de um conjunto de lâmpadas de substituição para todos os faróis, apesar de não ser obrigatório.

O uso do colete refletor é obrigatório, para veículos ligeiros, como para motociclos - deve ser utilizado sempre que o condutor sair do veículo. A multa é de 135€ (90€, se paga de imediato). A obrigatoriedade aplica-se também, em princípio, a condutores estrangeiros. Os condutores de motociclos e motos são obrigados a usar, sempre, luvas. A multa será de 68 € Desde 22/3/2017, é obrigatório o uso do capacete, a crianças abaixo dos 12 anos, quando andam de bicicleta. Os capacetes têm de ser sinalizados com material retrorrefletor – capacetes homologados em países da UE podem ser utilizados em França, sendo fortemente recomendado que afixem tiras adesivas e retrorrefletoras nos capacetes. Crianças: É proibido o transporte de crianças menores de 10 anos no banco da frente. As crianças devem viajar na retaguarda do veículo, em cadeirinhas e sistemas de retenção devidamente homologados e adaptados à sua idade, tamanho e peso. As cadeiras invertidas dos 0 aos 9 meses nunca devem ser utilizadas no banco da frente se o mesmo estiver equipado com airbag, salvo se este estiver desativado. O Código Penal francês prevê o delito de colocar um terceiro em perigo, ao expor alguém ao risco imediato de morte, por violação deliberada às normas de segurança e de prudência. Neste caso as multas podem variar entre € 1.500,00 e € 15.000,00, com suspensão de carta de condução até 5 anos e pena de prisão até 1 ano (esta norma pode ser aplicada no caso das crianças não viajarem devidamente seguras em sistema de retenção devidamente homologado).
 

lftg

Membro
Bom dia. Realmente Vigo ficará para outra altura, mesmo para incluir as ilhas.
Santiago, chega a tarde/noite ou será necessário grande parte da manhã?
Valerá a pena passar em León ou substituir por Santander?
 
Última edição por um moderador:

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Bom dia. Realmente Vigo ficará para outra altura, mesmo para incluir as ilhas.
Santiago, chega a tarde/noite ou será necessário grande parte da manhã?
Valerá a pena passar em León ou substituir por Santander?
León nunca fui mas parece-me interessante. Em Santiago acho que vale a pena dormir lá uma noite, o centro histórico está repleto de bares e restaurantes. Em Santander tanto pode dormir como visitar num dia (de carro é bem fácil).
 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá,
Confesso que fiquei um pouco confuso em relação ao que já tens delineado. Nos primeiros dias já tens algo concreto, mas depois pareceu-me que não há nada certo.
Falaste em 2 semanas de disponibilidade, o que dá alguma margem.
Vou falar do que conheço.
Tenho uma prima de Clermont-Ferrand e nunca lá fui, embora tenha passado lá relativamente perto a caminho da Suíça. Pelas fotos e pelo que ela me conta, não é uma cidade turística. Bordéus, só me lembro do trânsito infernal :confused:
Sobre Lyon, não conheço e por isso não vou falar, mas...do pouco que pesquisei, fiquei decepcionado.

Agora, tu vais estar numa das regiões mais bonitas da França, no sopé dos Alpes e não vi no teu itinerário nada de Alpes...
Annecy é uma das cidades mais bonitas de França e uns quilómetros ao lado tens o segundo ponto mais alto da Europa, o Mont-Blanc que em Junho deverá estar no auge do bom tempo/quantidade de neve.
Enfim, o lago Leman é espectacular e passear à sua volta é muito bonito...
 
Última edição por um moderador:

lftg

Membro
Boas tarde.
Após pesquisas e sugestões de várias fontes, está assim:
Dia 1: Viagem até Santiago, com breve paragem em Vigo, com chegada programada a Santiago para almoço. Dormida em Santiago.
Dia 2: Passeio por umas Vilas (Muros, Carnota e Fistera), Cascata de Ézaro, Almoço e viagem para Cangas de Onis. Visita aos lagos (após 20h) Dormida em Cangas.
Dia 3: Ruta del Cares (Indeciso no sentido. Possível adição do funicular de Bulnes e descida do caminho). Dormida em Cangas.
Dia 4: Viagem até Estella, com paragem em Santander (6h com almoço). Dormida em Estella.
Dia 5: Nacedero del Urederra e vila de Baquedano.

Tenho ainda 2 noites e partida pelo início da tarde.

@Cláudio Pereira , valerá a pena fazer 10h seguidas e pernoitar as 2 restantes noites em Annecy (pelas fotos que vi é mesmo bonita), ficando por lá e redondezas, um dia inteiro e o próximo quase todo?
O que estava a pensar seria algo do tipo:
No dia 5, pelas 15h, de Estella para Ainsa(19h).
No dia 6, pelas 15h, de Ainsa para Mende(22h).
No dia 7, assim que fizer check-out mais pequena volta por lá, Annecy até às 19h, retornando lá no dia 9 à tarde (o casamento é no 8º dia - sábado).
 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá @lftg
Pelo que percebi, todo o teu itinerário é em Espanha, excepto Mende, Annecy e o local do casamento (Grenoble).
Ir visitando Espanha pelo caminho e chegando à fronteira...um "tiro" até Mende e depois, Annecy.

Não sei quando regressas, mas porque não dividir os locais a visitar entre a ida e a vinda em vez de fazer tudo na ida ? É que depois vens 2 dias a andar de carro...

Sobre a tua pergunta, basicamente questionas se era uma melhor opção fazer Baquedano > Annecy e ficar lá 2 noites e descartar Estella, Ainsa e Mende. Não posso dar a minha opinião sobre a comparação porque para isso necessitava de comparar Annecy com essas localidades e como não conheço essas localidades, não posso comparar.
Mas posso dar opinião sobre a distância de 1000 kms que separa Baquedano de Annecy. É uma loucura ;) E digo-te já com alguma certeza que seria impossível de fazer em 10h. O que demora mais é atravessar França e média de 100 km/h não acredito que faças.

Aproveitar que se vai passar "ali ao lado" e ir conhecendo pelo caminho é inquestionavelmente uma tentação. Agora, fazendo isso, abdica-se de ir directo para uma região e focar-nos nela com tudo o que ela nos tem para dar.
Não sei onde foste descobrir algumas das localidades de Espanha, que pelas fotos parecem muito bonitas, o google faz maravilhas :)
Eu tenho as minhas fotos, que incluem Annecy, o Mont Blanc e outras localidades da alta Saboia.
Dá uma olhadela...a ver se não te baralho mais :D

[Report] 2 meses entre França e Suiça
 

lftg

Membro
Eu estou a pensar na ida fazer Norte e na vinda Sul. Quero fazer o passadiço "Caminito del Rey".
O que posso fazer é adiar Santiago para uma fim de semana (juntando depois as ilhas de Vigo) e ir direto a Cangas, saindo de madrugada (2:30/3H) e fazer a Rota de Cares no dia 1. Com um pequeno aquecimento será possível de o fazer, após 6h a conduzir?
Se assim ficar, saindo de Ainsa na tarde do 4º dia, sigo para Mende com paragem de 4h em Toulouse (dará para ver alguma coisa? ). No 5º dia seguia para Annecy e lá pernoitaria 2 noites, se valer a pena. Ou faço outra paragem? Mende parece ter pouco para ver, meti por ser um ponto intermédio.
 
Última edição:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Mas que grande misturada que para aí vai :D
Cangas fica na Galiza, que por acaso podes conhecer noutra altura com menos tempo, já que fica muito mais perto do que Grenoble ! Portanto, a tua ideia de deixar Santiago para outra altura, seria uma boa ideia, a meu ver.
Colocaste Mende e colocaste outro destino (Toulouse)...eheheh.
Deixa ver se percebo, sais de Mondim de Basto no dia 16 de Junho (6ª feira), o casamento é sábado, dia 24. Quando é que tens de estar em Mondim de Basto ?
 

lftg

Membro
Na sexta-feira trabalho. A pensar sair no sábado.
O casamento é no 24. E tenho de estar em Mondim no domingo, 02/07.

Posso é ver se algum hotel por Cangas admite o check-in até mais tarde e sair na 6ª.
Esses destinos em França, fora o que deu, foi a olhar para o mapa...

Para a volta estou a pensar fazer:
Domingo depois de almoço, sigo para Marselha, chegando as 17/20h.
Segunda, durante a tarde, sigo para Barcelona, ficando 2 noites.
Quarta, depois do almoço, sigo para Málaga, para na quinta de manhã fazer o Caminito del Rey.
Depois, talvez, de 6ª à noite a domingo, Lisboa, faltando a noite de 5ª Feira.

Off-topic: Só dá para editar o último post? Quando fizer a road trip, não poderei editar o 1º post?
 
Última edição por um moderador:

lftg

Membro
Entre Mende e Montpellier ( possível paragem em Carcassona), qual será o melhor, para fim do dia e manhã?
 

lftg

Membro
Boas Noites...
Olha este, que pede ajuda aqui ao pessoal porreiro do fórum e depois nunca mais diz nada....
Eu sei, já se passou quase meio ano e ainda não disse nada... peço desculpa... Só agora é que tenho tido tempo e disposição para elaborar o Relatório...
Já tenho 1 dia e meio processado... Só colocarei quando tiver tudo, para ficar seguido, uma vez que não é possível edição. Será 1 Post por dia (a não ser que exista limite de caracteres...).

Só tenho duas questões. A primeira, se abuso de fotos ou preferem poucas? A segunda e mais técnica... Qual a resolução indicada para as imagens? xxxx por 800? (tiradas por d3300, com 6000x4000).

Bons passeios ;).
 
Última edição por um moderador:

rum

Membro Conhecido
Podes abusar das fotos com o cuidado de por cerca de 20 por post. A resolução máxima é de 1024 x 1024.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @lftg
Se quiser, pode colocar em pré-report, criando um novo tópico.
Só o membro consegue ver e aceder e pode editar quando quiser.
Assim pode ir fazendo à sua medida, com tempo, ao seu ritmo.
Relativamente às fotos, pode colocar até 20 por cada mensagem.
Eu costumo redimensionar as fotos para a resolução 1024x683.
Se entender colocar o report em pré, não se esqueça de gravar, clicando no final da 1ª mensagem em criar report.
Qualquer dúvida, disponha.
 
Top