Novidades

Road Trip Croácia 9 dias

Vitorol

Membro Novo
Olá bom dia!

Estou a planear uma viagem de 9 dias pela Croácia de Zagreb até Dubrovnik, passando pelas principais cidades e pela ilha de Hvar.
A minha grande dúvida prende-se com a viagem de avião/carro pois estava a ponderar fazer a viagem de volta para Lisboa a partir de Dubrovnik visto que fazer a viagem de Dubrovnik para Zagreb de carro no último dia deve ser muito cansativo.
Aqui o problema é o aluguer do carro que fica mais caro devido à taxa de entrega num local diferente do levantamento. Em relação ao carro também tenho dúvidas relativamente à passagem pela Bósnia. É necessário informar a agência de aluguer que vou passar na Bósnia? Se o fizer há custo adicional? Pelo que dizem não há grande controlo na fronteira e caso haja algum problema há sempre a alternativa de ir por ferry em Ploce. Já agora também aceito sugestões de agências e sites de aluguer de carros.

Obrigado
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá
Para alugar carro eu uso a Rentalcars.com. Também por aqui há boas referências à Autoeurope.
Podes simular e ver se há grande diferença de preço para local de entrega diferente do de levantamento.
Julgo que é do teu interesse informar a agência que vais passar a fronteira para garantir que o seguro cobre também eventuais precauços fora da Croácia. O custo adicional não deve ser significativo.
Julgo que precisarás para a Bosnia de passaporte.
 

broka

Membro Conhecido
Olá bom dia!

Estou a planear uma viagem de 9 dias pela Croácia de Zagreb até Dubrovnik, passando pelas principais cidades e pela ilha de Hvar.
A minha grande dúvida prende-se com a viagem de avião/carro pois estava a ponderar fazer a viagem de volta para Lisboa a partir de Dubrovnik visto que fazer a viagem de Dubrovnik para Zagreb de carro no último dia deve ser muito cansativo.
Aqui o problema é o aluguer do carro que fica mais caro devido à taxa de entrega num local diferente do levantamento. Em relação ao carro também tenho dúvidas relativamente à passagem pela Bósnia. É necessário informar a agência de aluguer que vou passar na Bósnia? Se o fizer há custo adicional? Pelo que dizem não há grande controlo na fronteira e caso haja algum problema há sempre a alternativa de ir por ferry em Ploce. Já agora também aceito sugestões de agências e sites de aluguer de carros.

Obrigado
Eu estava a planear fazer uma roadtrip na Croacia e verifiquei que algumas rent-a-cars necessitavam de ser avisadas que iria atravessar fronteiras, tendo que pagar um extra de cerca de 45€ pela autorização, relativamente a entregares um carro num sitio diferente pode aumentar em cerca de 100€ (ou +) o aluguer.
Eu costumo alugar no Rentalcars:
Billiger Mietwagen, Vergleich Preisen - Rentalcars.com

Podes também ver percursos de carro na Croácia pela Logitravel e tirares ideias de lá (até podes reservar com eles, incluem voo + alojamento + carro).
Roteiro Croácia desde 372 €. Os melhores circuitos ao melhor preço na Logitravel .

No meu caso, como queria ver + países, acabei por optar por um pacote de Agencia de viagens (fica + caro e tens "tempo contado" em determinados sitios o que é uma desvantagem, mas foi a forma que achei melhor para o meu caso).
Viagens Tempo - Operador Turístico
1º DIA MP – PORTO OU LISBOA – ZAGREB
2º DIA PC – ZAGREB – LJUBLJANA
3º DIA PC – LJUBLJANA – POSTOJNA – ZADAR
4º DIA PC – ZADAR – SPLIT – DUBROVNIK
5º DIA PC – DUBROVNIK
6º DIA PC – DUBROVNIK – KOTOR – BUDVA – PODGORICA
7º DIA PC – PODGORICA – KRUJE – TIRANA
8º DIA PC – TIRANA – OHRID
9º DIA PC – OHRID – SKOPJE
10º DIA PC – SKOPJE – NIS – BELGRADO
11º DIA PC – BELGRADO
12º DIA PC – BELGRADO – SARAJEVO
13º DIA PC – SARAJEVO – MEDJUGORJE – MOSTAR
14º DIA PC – MOSTAR – PARQUE NACIONAL DE PLITVICE – ZAGREB
15º DIA PA – ZAGREB - PORTO OU LISBOA
 

Vitorol

Membro Novo
Eu inspirei-me num circuito da Logitravel mas com as pesquisas que fui fazendo e lendo os road trips que alguns users do portal fizeram, o circuito foi mudando...
Pelas contas que fiz até agora, fica muito mais barato se fizer as reservas separadas (Viagens de avião, Aluguer de carro e Estadias).
 

diasrcrd

Membro Novo
Também estou a organizar uma Road Trip pela Croácia este ano. Já tenho voo e carro, falta decidir os locais...
O voo é de ida e volta para Zagreb. O carro onde encontrei mais barato foi na Logitravel com seguro de reembolso de franquia. A empresa de aluguer foi a Sixt, e tem um custo de 45€ por aluguer para cruzar fronteiras. Pelas pesquisas que fiz é das mais baratas, por exemplo a Gold Car pedia 92.50€, a Europcar e a Keddy mais de 100€...
Relativamente a passaportes, enviamos email aos consulados/embaixadas de montenegro e bosnia e dizem que não é necessário passaporte.

Relativamente ao percursos, já os mudei varias vezes. Quanto mais estudo, mais coisas quero visitar..
Neste momento está assim (cidade de alojamento):
Dia 1 Zadar
Dia 2 Zadar
Dia 3 Brela
Dia 4 Brela
Dia 5 Dubrovnik
Dia 6 Dubrovnik
Dia 7 Dubrovnik
Dia 8 Kotor
Dia 9 Mostar
Dia 10 Markarsha
Dia 11 Markarska
Dia 12 Sibenik
Dia 13 Lagos Plitvice
Dia 14 Lagos Plitvice
Dia 15 Zagreb

Sugestões aceitam-se
 

Vitorol

Membro Novo
O meu percurso de 9 dias para já está assim:

1-Zagreb
2-Zadar
3-Hvar
4-Ston
5-Dubrovnik
6-Split
7-Lagos Plitvice
8-Lagos Plitvice
9-Zagreb

Também estou a optar por fazer chegada e partida de Zagreb. Cheguei a equacionar sair de Dubrovnik mas o carro fica mais caro e a viagem também. Para evitar fazer a viagem de carro direta de Dubrovnik para Zagreb alterei de modo a fazer uma espécie de circulo passando pela ilha de Hvar.
Olhando para o teu percurso e pela informação de não ser necessário passaporte para o Montenegro e Bósnia fico com dúvidas. Podia eliminar a passagem pela ilha de Hvar (valerá a pena?) e visitar por exemplo Mostar.
Já que vais numa fase mais adiantada, podes dizer-me onde fizeste a reserva do voo. Pelas pesquisas que fiz o mais barato é o site da Croatia Airlines.
Em relação ao carro também me parece que a Logitravel é a mais barata (obrigado pela dica!). Não vi foi como selecionar o valor para passar as fronteiras. É no momento da reserva ou tem que se contactar a Logitravel?
Também aceito sugestões...
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Vitorol, geralmente ao fazer o aluguer online perguntam que países se pretende visitar e convém que fique registado caso contrário se acontecer algo no outro país não estamos cobertos pelo seguro. Em relação à travessia de ferry, geralmente vem especificado no contrato que não podemos atravessar de ferry com carro alugado... eu atravessei na Escócia e correu tudo bem, mas se houvesse algum problema o seguro não cobriria.

Durante o aluguer também é referida a taxa de atravessar fronteiras que é paga localmente e não no momento do aluguer.
Na Irlanda cobraram essa taxa mas na França, Alemanha e Suíça não me cobraram apesar de online vir essa informação, pelo que suponho que talvez dependa da locadora local!

O site que uso mais é a Autueurope com seguro supercover pois tenho encontrado melhores preços e costumo comparar com a Rentalcars e a Arguscarhire.
A Logitravel não usei mas vou aproveitar a dica do @diasrcrd e pesquisar lá também.

Mostar é gira mas é mega turística, fui em Outubro e era uma enchente. Muito perto fica Blagaj (não visitei mas está na lista para o regresso à Bósnia).

@diasrcrd, na Croácia só conheço Dubrovnik que é pequena e se vê bem em 1-2 dias. A menos que vás visitar algo nos arredores, a minha sugestão seria cortar um dia aí e ficar dois em Montenegro pois toda a baía de Kotor é muito bonita com várias terreolas para visitar.

;)
 

diasrcrd

Membro Novo
Eu abdiquei das ilhas porque perde-se tempo e dinheiro com as viagens de barco(na maioria das rent a car para se andar de ferry é mais uma taxa) , e depois também tinha de andar a escolher a melhor ilha, o que me ia dar ainda mais trabalho... Fica para uma próxima viagem à Croácia dedicada apenas a praia e ilhas :)
A minha viagem faz uma espécie de laço. Entre Zadar e Brela vou pelo interior da Croácia e na volta já passo junto à costa. De Brela a Dubrovnik vou pela costa, na volta venho pela Bósnia.
Se tivesse de escolher entre Mostar e Kotor escolhia Kotor. Aquela baia...
Se decidires ir a Mostar tenho estes pontos no meu percurso:
  • Počitelj
  • Blagaj(Vrelo Bune)
  • Kravice
O voo pesquisei na Skyscanner e depois comprei na Gotogate. Relativamente ao cross border pesquisei nos termos e condições dos sites das varias empresas de rent a car, depois o pagamento deve se feito no balcão, no meu caso 45€(Sixt).

@PaulaCoelho normalmente o site que mais uso para rent a car é o da ryanair que costuma ter melhores preço no seguro de franquia (super cover) Por norma 5€ por dia. Mas na altura de alugar o carro encontrei na Logitravel a cerca de 5€ para todo o aluguer, o que não é nada normal.

Pois, Mostar também acho que deve ser muito turística, vou tentar passar lá uma noite para depois visitar de manhã cedinho.
Eu vou com uma criança de 3 anos, daí o motivo de ter 3 noites / 2 dias em Dubrovnik. Andar pela cidade, teleférico, muralhas, praia, talvez uma viagem à ilha, tudo isto terá de ser feito com algumas pausas e baloiços (se houver) :)
Talvez me arrepende de só ficar uma noite em Kotor, mas não consigo esticar mais os dias. Já abdiquei de Budva para tentar ir ao Mausoléu de Njegos
 

Vitorol

Membro Novo
O problema que vejo em Kotor é que depois Zagreb fica muito distante (715 kms). Mas estão a deixar-me com água na boca! Isso de não ser necessário passaporte é mesmo seguro? Ainda vou mandar Hvar à vida. O valor dos ferries já dá para a gasolina! Também achei muito estranho a supercover na Logitravel ser só 5 euros para todo o aluguer. A última vez que fui à Madeira foi a primeira vez que fiz esse seguro e foi ao dia. Fiz na Holiday Autos com seguro da AXA.
Verifiquei que os preços dos alojamentos em Dubrovnik são carinhos! Estava a ponderar ficar numa cidade/vila na zona mais em conta. Alguém sugere algum sítio?
 

diasrcrd

Membro Novo
Nós enviamos email para o consulado de Montenegro em Portugal com a seguinte resposta
"Montenegro permite a entrada de residentes ou cidadãos da UE no seu território sem necessidade de visto, desde que a deslocação tenha turismo como propósito e a estadia não ultrapasse os 30 dias.
Não é, nas condições acima referidas, necessário a apresentação de passaporte."

O melhor é perguntarem também para depois terem uma "prova" caso vos peçam os documentos...

Ainda não marquei alojamento na zona de Dubrovnik, mas quando andei a ver fiquei inclinado para a zona de Lapad perto da linha de autocarro que nos leva ao centro.
 

Vitorol

Membro Novo
Já enviei mail para o Consulado do Montenegro. Não encontrei Consulado nem embaixada da Bósnia. @diasrcrd podes facultar-me o contacto do consulado da Bósnia?
 

Vitorol

Membro Novo
Já tenho resposta do consulado do Montenegro:
"Exmo. Senhor,
Montenegro permite a entrada de residentes e nacionais da UE no seu território sem necessidade de visto ou passaporte, desde que a visita tenha turismo como propósito e a estada não seja superior a 30 dias.
Cumprimentos,
O secretariado"

Sendo assim alterei o meu percurso de modo a passar no Montenegro e na Bósnia anulando a ilha de Hvar. Não sei é se 9 dias chegam para este percurso. O único sítio onde ficava 2 noites era em Plitvice. Estou a ponderar esticar para 11 dias. O que acham?

Roteiro Croacia-Montenero-Bósnia.JPG
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Boas, vou dar a minha experiência baseada na road-trip que fiz de Coimbra até Kotor em 2017, mas onde dediquei mais tempo à Croácia.

  • As cidades croatas são "pequenas" e não têm muito que visitar, sendo que os pontos de interesse são próximos. Isso faz com que a viagem seja mais acelerada.
  • Quando ia em direcção ao Sul, evitei a Bósnia ao contornar de ferry a passagem (existe um ferry croata que faz isso, pois tinha relatos de pessoas que diziam ser "complicada" a passagem por causa do nosso seguro excluir a Bósnia;
  • Em Dubrovnik é quase impossível estacionar o carro, e os parques são exorbitantes (cerca de 35€/dia e fora do centro)... felizmente descobri um local onde podia deixar o carro gratuitamente, tive foi de andar um pouco... mas compensou... já dei essa dica a várias pessoas que repetiram o que fiz;
  • Para dormir em Dubrovnik, optei por fazê-lo fora da cidade (kupari), não por causa dos preços, mas porque quis ter uma experiência diferente (dormi num parque que tinha re-aberto nesse ano e que era a luxuosa estância turística do governo e exercito Juguslavo. Tudo ainda está tal como foi deixado depois dos bombardeamentos... a experiência foi soberba.
  • Tinha duvidas de ir a Montenegro... queria ir até Kotor e queria ir visitar os túneis dos submarinos nazis, mas não ter seguro auto estava a deixar-me apreensivo se conseguiria passar a fronteira. Decidi arriscar. Depois de muito tempo em fila, os guardas recolheram a documentação e foram até à guarida... Uns minutos depois vieram ter comigo e disseram que tudo estava OK para seguir viagem, não sem antes fazerem poses frente ao carro que tinha uma matricula daquilo que lhes parecia ser do outro lado do mundo. Estive em Kotor 2 dias, "ilegal" pois o seguro português exclui Montenegro... Tinha essa consciência e felizmente correu tudo bem.
  • Kotor foi mágico... apanhei o Carnaval de Verão o que fez com que a minha estadia fosse qualquer coisa de surreal... acabou por ser das cidades que mais me surpreendeu. São momentos como os que vivi em Kotor, que me fazem "arriscar" tudo, apenas para conhecer novos locais.
  • Ao vir para norte, decidi atravessar o estreito da Bósnia (se tinha resultado em Montenegro...) que afinal foi extremamente pacifico... nem paragem houve na fronteira, pois pelo que soube, são tantos carros a passar aqueles 12 Kms que não lhes compensa ter a fronteira a funcionar (só iria provocar caos). A única atenção que tive foi a de não ultrapassar limites de velocidade, pois fui avisado que a policia Bósnia tenta "sacar" uns euros aos turistas mais incautos.
Para resolver o vosso dilema com o carro, posso dizer que existem transportes públicos entre as cidades e que me foi varias vezes reportado que funcionam muito bem (incluindo excursões de 1 dia a Mostar desde Dubrovnik)... não utilizei, mas várias pessoas que conheço, disseram que são muito bons.
Croácia é um destino caro, quer para dormir, quer para visitar os locais... Não fui a nenhuma ilha porque queria ir à Blue Lagoon, mas os valores que queriam cobrar pareceram-me exagerados e acabei por não ir... arrependo-me, apesar de saber que estaria a ser "roubado"... há que ter atenção nas entradas de museus e etc, pois existem locais com preços extremamente acessíveis e outros que são autenticos "caça turistas".

Espero ter ajudado em alguma coisa
 

diasrcrd

Membro Novo
Boas,
obrigado pela partilha da tua experiência, que me deixou curioso sobre esses novos lugares que indicas:
  • o parque da luxuosa estância turística do governo e exercito Juguslavo
  • os túneis dos submarinos nazis
  • Blue Lagoon
Podes dar mais informação sobre esses locais, como os posso pesquisar no google?
Thks
 

Vitorol

Membro Novo
Obrigado também pelas dicas. Tal como o @diasrcrd também agradecia informações adicionais e já agora também sobre o estacionamento em Dubrovnik.
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Boas,
obrigado pela partilha da tua experiência, que me deixou curioso sobre esses novos lugares que indicas:
  • o parque da luxuosa estância turística do governo e exercito Juguslavo
  • os túneis dos submarinos nazis
  • Blue Lagoon
Podes dar mais informação sobre esses locais, como os posso pesquisar no google?
Thks
Boas,
sobre o que questionas:
  • Podes pesquisar por "Kupari" no google, ou então para ter uma ideia ainda melhor faz a mesma pesquisa no youtube... Já ouvi dizer que o espaço foi vendido para ser recuperado nos próximos anos, pelo que, a "magia" do local irá com certeza perder-se.
  • Neste link tens aqui vários túneis quer na Croácia quer em Kotor Bay... são mais por curiosidade histórica do que beleza propriamente dita. Vê-los ao longe (em Kotor Bay dá para ver vários), parece que estamos a ver uma fotografia de um qualquer filme de James Bond
    Swimming the Yugoslavian submarine tunnels • Strel Swimming
  • Sobre a Blue Lagoon tens este link
  • Acrescento ainda um lugar, que é a blue cave
E sobre o local de estacionamento:
As coordenadas são: 42.642472, 18.122238 e podem ver no google maps. É um local que é um miradouro para Dubrovnik e possui sempre muitos locais livres de estacionamento. A partir de lá possui umas escadarias que vão dar directamente ao forte... São uns 10/15 minutos de caminhada que acho que compensam bem a "poupança"... eu pessoalmente já tinha marcado este local, no entanto insisti a tentar arranjar estacionamento junto ao forte... perdi quase uma hora à procura de lugar e acabei por ir colocar gratuitamente nesse miradouro.
Por curiosidade fui ver os preços ao dia de hoje e é impressionante... o preço no verão (em 2018) junto ao forte, nos parques públicos de rua, são de 75Kn por hora, ou seja, 10,11€ :eek::eek:.

Espero ter ajudado... mais alguma questão, disponham.
 
Top