Novidades

Rio de Janeiro, Cidade maravilhosa ou nem por isso?

Dsanto

Membro Conhecido
Há muito que sonho em ir ao Rio de Janeiro. Embora ainda longe, dou por mim a equacionar o próximo destino de férias de verão e claro que o Rio salta, qual janela pop-up, para todas as minhas pesquisas.
A ideia é sempre ficar lá 3 ou 4 dias numa onda mais de passeio/diversão, e depois optar por Búzios ou Angra dos Reis para a outra meia dúzia de dias mais calmos e de contacto com a natureza.
Sei bem que o Rio das novelas camufla muita coisa feia... Não é por acaso que consta sempre da lista das cidades mais perigosas do mundo, coisa que aliás me causa alguma "comichão"... Aquela ideia que saio da segurança da minha pequena e pacata cidade, não para me enfiar num lugar mais perigoso, mas sim para me enfiar num dos sítios mais perigosos do mundo, é coisa para me perturbar um bocadito o sono!
Depois para ajudar à coisa eis que me deparo com este texto do ano passado:
A vida é muito curta para morar no Rio de Janeiro , que não é propriamente desencorajador para o turista mas relata de modo tão cru, uma cidade bem perto daquilo de que eu pessoalmente gosto de passar longe...
A quem já lá foi, que lhes parece?
 

Leonorb

Moderador
Staff
Yep! Depois disso já se começa a ver o menos interessante
4 dias chega para ver o mais importante. Quem gosta da vida nocturna e não aproveite bem o dia, talvez mais 2 ou 3 dias dêm jeito
 

Leonorb

Moderador
Staff
Quando passa a novidade começamos a dar pelas pessoas que vivem na rua, reparamos mais nas favelas, reparamos na policia e na forma como a policia anda armada.... essas coisas...
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Realmente uma tristeza que a cidade maravilhosa seja assim retratada por quem lá vive, ou por quem por lá passa....Era um dos locais do mundo que mais desejava conhecer. Pela sua beleza, pelo que nos dizem as canções do Jobim, do Vinicius...
No entanto quando resolvi ir, e com muita pena, também optei pelo Nordeste, por tudo isso que nos chega... :(:(
 

Dsanto

Membro Conhecido
Realmente uma tristeza que a cidade maravilhosa seja assim retratada por quem lá vive, ou por quem por lá passa....Era um dos locais do mundo que mais desejava conhecer. Pela sua beleza, pelo que nos dizem as canções do Jobim, do Vinicius...
No entanto quando resolvi ir, e com muita pena, também optei pelo Nordeste, por tudo isso que nos chega... :(:(
Eu ainda tenho muita vontade de conhecer... mas confesso que me causa mesmo receio. Ainda pondero esperar, quem sabe as coisas mudam para melhor... Embora se consiga perceber que ao longo dos anos só tem mesmo piorado. É mesmo uma pena.
 

Leonorb

Moderador
Staff
Se têm vontade de conhecer o melhor é ir.
Apesar de ser uma cidade onde sabemos que há violência, ela concentra-se essecialmente nas comunidades (favelas) e tem origem no tráfico de drogas. As zonas onde há mais assaltos não são aquelas que os turistas frequentam.
Com os devidos cuidados, é tão perigosa quanto outras zonas do Brasil aparentemente mais tranquilas ou outras cidades de paises com caracteristicas identicas, por sinal bastante concorridas (exemp. Cidade do México)
Quanto aos sem abrigo, é triste ver mas em Lisboa também há.
Policia bem armada, também... Em Novembro passado estive em Milão e a segurança nas ruas estava a ser feita por militares armados até aos dentes; aliás, eram eles que estavam a controlar a entrada na Domus... claro que por cá o problema mais preocupante é o terrorismo.
Riscos há em todo lado...
 

Dsanto

Membro Conhecido
Se têm vontade de conhecer o melhor é ir.
Apesar de ser uma cidade onde sabemos que há violência, ela concentra-se essecialmente nas comunidades (favelas) e tem origem no tráfico de drogas. As zonas onde há mais assaltos não são aquelas que os turistas frequentam.
Com os devidos cuidados, é tão perigosa quanto outras zonas do Brasil aparentemente mais tranquilas ou outras cidades de paises com caracteristicas identicas, por sinal bastante concorridas (exemp. Cidade do México)
Quanto aos sem abrigo, é triste ver mas em Lisboa também há.
Policia bem armada, também... Em Novembro passado estive em Milão e a segurança nas ruas estava a ser feita por militares armados até aos dentes; aliás, eram eles que estavam a controlar a entrada na Domus... claro que por cá o problema mais preocupante é o terrorismo.
Riscos há em todo lado...
Pessoalmente acho que nunca estive numa cidade deste tipo... Embora haja perigo em todo o lado, o que mais me deixa reticente é por exemplo não aconselharem a pegar no telemóvel na rua... acho uma coisa tão básica que sinceramente dá a sensação que terei que estar sempre a olhar pelo ombro e não sei até que ponto este cuidado tão extremo me deixará desfrutar das férias como de costume. Porque uma coisa é termos atenção a carteiristas, evitarmos certos lugares, evitarmos certas zonas à noite... Outra é simplesmente não ser seguro andar de relógio ou de telemóvel na mão, não ser seguro alugar carro porque tem-se perdido a conta a operações stop falsas... São coisas mais extremas! Mas pronto, ainda tenho um tempo para me decidir... ;)
 
Última edição por um moderador:

Leonorb

Moderador
Staff
@Dsanto
Lá diz o velho ditado: em Roma ser romano.
Já pensaste que numa cidade do médio oriente podes ter uma abordagem desagradável se andares de mão dada na rua com a tua namorada/esposa?
E há umas bem desenvolvidas e ocidente frendly... ainda assim há o risco. Bem pior que andar sem relógio
 
Última edição por um moderador:

Dsanto

Membro Conhecido
@Dsanto
Lá diz o velho ditado: em Roma ser romano.
Já pensaste que numa cidade do médio oriente podes ter uma abordagem desagradável se andares de mão dada na rua com a tua namorada/esposa?
E há umas bem desenvolvidas e ocidente frendly... ainda assim há o risco. Bem pior que andar sem relógio
É por essas e por outras que não tenho a mínima intenção de ir a certas cidades do médio oriente... Sei perfeitamente que apesar de todo o desenvolvimento a Arábia Saudita é assim, acredito que seja interessantíssima mas não me imagino a turistar por um país onde a mulher ainda não vota, ainda não pode conduzir sem um homem, ou sair de casa desacompanhada, e mais uma série de outras coisas que não concebo nos tempos atuais! Ia quase sentir-me conivente com isso... E sim, sem dúvida pior que a pobreza e a insegurança é a tirania ou falta da liberdade!
 

Leonorb

Moderador
Staff
@Dsanto
Percebo o teu ponto de vista e até posso concordar. Mas já pensaste que quando visitas um desses paises levas um pouco da tua cultura e deixas a ideia em alguem que poderia ser diferente? Os comuns mortais são normalmente vitimas não grandes protagonistas.... no limite concordantes, resiignados ou passivos.
 

Dsanto

Membro Conhecido
@Dsanto
Percebo o teu ponto de vista e até posso concordar. Mas já pensaste que quando visitas um desses paises levas um pouco da tua cultura e deixas a ideia em alguem que poderia ser diferente? Os comuns mortais são normalmente vitimas não grandes protagonistas.... no limite concordantes, resiignados ou passivos.
Sim, sem dúvida que o que dizes tem toda a lógica... Mas há muita gente do ocidente que vive lá, e até que lá vai com frequência, mas quase tudo devido a interesses económicos relacionados com a riqueza desses países. Na prática são países onde se toleram essas arbitrariedades em prol de favores financeiros. Uma tristeza. Depois vão tendo modernizações que não passam de cedências travestidas para americano ver, como a promessa de que a mulher vai poder conduzir, que seria de louvar se o pudesse fazer sem ter que ir acompanhada de um homem... Como o facto de a polícia religiosa ter perdido o poder de prender pessoas, parece que agora apenas pode alertar ou repreender, e isso é aplaudido, como se houvesse sequer alguma lógica em existir uma polícia religiosa! São poderosos e em função disso baixa-se a cabeça e aceita-se estas migalhas de evolução como se de grandes feitos de tratassem. Prefiro não compactuar com isso porque vai contra tudo o que acredito. Há muitos anos atrás as sufragistas inglesas não se contentaram com o pouco que lhes era proposto pelos homens da nação e graças a elas as mulheres conseguiram a sua afirmação e direitos até hoje... No próprio Brasil o povo não descansou até conseguir sair da ditadura por si mesmo. Porque é que com estes países andamos como que a "pisar ovos" celebrando feitos patéticos de ocidentalização como se fossem grandes coisas?! Eu sei a resposta: petróleo... Mas pronto, tudo isto para mostrar que quando ser "romano em Roma" é para mim andar para trás e ir contra todos os meus princípios, prefiro mandar-me para outro lado!
(e agora chegou a parte em que vamos ser repreendidas porque estamos a divagar e o tópico é sobre o Rio de Janeiro... :p)
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Pena já estarem de volta às viagens, estava a achar o “debate” muito interessante. ;):)
Sem discordar dos argumentos da @Leonorb, vou muito na linha de pensamento da @Dsanto. Fascina-me imenso o médio oriente, e toda a sua colossal cultura, mas há realmente aspectos daquela sociedade que me causam arrepios. A vigência quase inabalável de um patriarcado medieval é uma delas.
Mas enfim, a incoerência é uma constante da vida em sociedade e basta olhar para Cuba. Quantos de nós não condenamos o regime, em especial no que respeita à democracia, ou falta dela, e isso não constitui ou constituiu impedimento para lá irmos ( eu própria já fui e adorei ter ido, ainda que me tivesse impressionado e comovido várias vezes).

Mas voltemos às viagens...antes que os nossos administradores e moderadores se zanguem ;);)
 

Leonorb

Moderador
Staff
@Antonia.M.S.
Entre não conhecer e vestir a burka, venha a burka. Se elas vivem com ela a vida toda eu aguento uma semana. A única preocupação é a violência que anda por aqueles lados.
 
Última edição por um moderador:

Dsanto

Membro Conhecido
Pena já estarem de volta às viagens, estava a achar o “debate” muito interessante. ;):)
Sem discordar dos argumentos da @Leonorb, vou muito na linha de pensamento da @Dsanto. Fascina-me imenso o médio oriente, e toda a sua colossal cultura, mas há realmente aspectos daquela sociedade que me causam arrepios. A vigência quase inabalável de um patriarcado medieval é uma delas.
Mas enfim, a incoerência é uma constante da vida em sociedade e basta olhar para Cuba. Quantos de nós não condenamos o regime, em especial no que respeita à democracia, ou falta dela, e isso não constitui ou constituiu impedimento para lá irmos ( eu própria já fui e adorei ter ido, ainda que me tivesse impressionado e comovido várias vezes).

Mas voltemos às viagens...antes que os nossos administradores e moderadores se zanguem ;);)
Por acaso tenho um bocado essa reticência em relação a Cuba, e embora não seja o motivo imperativo, conta sempre no momento de ir ou não, e ainda não fui.
Mas é bom saber que há quem partilhe um pouco da perspetiva ;);)
 
Última edição por um moderador:

Dsanto

Membro Conhecido
Realmente em termos de beleza a opinião é unânime, e o Rio é de facto MARAVILHOSO!
 
Top