Novidades

Restaurantes em S.Miguel

Simões

Membro Ativo
Boas.
Gostaria que partilhassem nomes de restaurantes em São Miguel, onde se poderá comer de preferência comida regional a um preço acessivel.
Obrigada
 

Atlântida

Membro Novo
Olá Paulo,

Já lá não vou há um tempo (que saudades...) mas há um imperdível: o Cais 20! Tem uns mexilhões na chapa que são qualquer coisa! Fica em:

2ª Rua do Terreiro 41
São Roque
9500-711 PONTA DELGADA
 

Lucy1966

Membro Novo
Olá,
Estive em Ponta Delgada há muito tempo, no entanto e apesar de não saber nomes de restaurantes aconselho vivamente a procurar "cavacos" que é um marisco maravilhoso! É uma combinação de lagosta e lavagante, tipo "lagostim da pedra" ou "bruxa" mas em ponto grande! Fantástico!
Boa viagem
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Quando fui lá à uns meses, fui a um restaurante que me surpreendeu bastante: Salvo erro era o Monte Verde que fica na entrada da Ribeira Grande.

Fui lá ter sem querer e quando entrei, logo na entrada vi que era um restaurante só de peixe. antes de ir para a mesa tinha de escolher um peixe (um por pessoa)... fiquei logo em pânico a pensar que ia pagar "montes" de dinheiro.
Depois de muito esperar (já que o peixe é grelhado na hora), lá veio o peixe que estava simplesmente divinal... com bebida e sobremesa lá veio no fim a conta... 26.80€ para duas pessoas.. fiquei impressionado... nunca pensei...
mas se estava fascinado, mais fiquei quando paguei, é que eles tinham MB mas queria pagar em dinheiro, mas por coincidência só tinha 26€ certos e ao contar o dinheiro disse que não chegava e precisava de pagar por multibanco... e eles, muito simpaticamente disseram... "deixe lá, pague lá os 26€ e o resto é desconto...", eu fiquei tão "parvo" que aceitei... quando sai do restaurante é que comecei a pensar e digo... nunca me senti tão arrependido de ter aceite a dica... se fosse hoje pagava com multibanco e ainda dava gorjeta, pois eles mereciam mesmo... como não os pude "ajudar" na altura, faço aqui a publicidade bem merecida...
No dia seguinte falei com algumas pessoas que conheço lá de S. Miguel e eles confirmaram-me que o restaurante costuma ser mesmo assim, barato, bom e simpático...

Um outro restaurante que posso indicar é "O Gato Mia", é um restaurante cujas proprietárias são da Ilha Terceira (logo são mt simpáticas é como se fossemos família)... o preço é "puxado", mas compensa a qualidade da comida que é muuuuuuuuuito acima da média.
 

Bee

Membro Conhecido
Eu recomendo o Restaurante Gazcidla em Mosteiros. O típico polvo à moda dos Açores... estava uma delicia.

Em Ponta Delgada recomendo o Rapa o tacho e molha o bico. Os preços aqui são um pouco mais altos mas a comida é deliciosa.
 

Simões

Membro Ativo
Boas tardes a todos.
Pelo que me é dado a verificar existe por aqui bons garfos :D
Obrigada pelas vossas dicas e estarei atento a novas sugestões que eventualmente possam aparecer, pois a viagem aos Açores aproxima-se.
Obrigado mais uma vez.
 
  • Gostar
Reações: Bee

TeK

Membro Conhecido
Se puderes dar um saltinho à RIbeira Brava, tens também o Alabote, para um almoço sobre o mar com muita qualidade.
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Olá
Se gostares de carne não deixes de comer o que chamam " BIFE LAGARTO " super tenro , super gostoso , fantástcico.
Para mim os dois melhores sitios para se comer bife lagart em Ponta Delgada

Restaurante Bar Aliança
Restaurante Nacional

O Restaurante Cais 20 como também já foi mencionado é um dos imperdiveis
Para marisco a preço razoável tenta a Marisqueira Açores

E para já não me lembro de mais nenhum.
Boa viagem e diverte-te
Abraço
 

correia

Membro Conhecido
Viva Paulo Simões.
Cheguei a uma semana de S. Miguel estou a preparar o meu report.
Para comer peixe e marisco e no Norte .
Já foi dito o cais 20.
Para comer uma boa Alcatra a moda da terceira e na localidade Ribeirinha fica perto da Ribeira Grande , o restaurante chama-se O GATO MIA .
Em Ponta Delgada tem no hotel colegio fica na zona historica um restauranta com o nome Colmeia tabem se come bem.
Na marginal ha muita oferta , cheguei a fazer refeiçoes por 6.00€ .
Bons passeios.
 

Maria23

Membro Novo
Boa tarde.

No início de Junho de 2012, passei 4 dias na Ilha de S. Miguel e posso dizer-vos que comi maravilhosamente bem.
Para mim, a degustação da gastronomia local é sempre uma prioridade em todas as férias que faço.
Por isso, antes de ir aos Açores, aconselhei-me neste fórum e, posteriormente, junto de amigos açorianos.
Por serem apenas 4 dias, dei-me ao luxo de escolher os restaurantes, independentemente do preço. Aqui segue uma pequena listagem dos meus preferidos:
1º - O melhor bife Regional é servido em Ponta Delgada é no Restaurante Alcides. Fica numa ruela acima das Portas da Cidade - preço por pessoa rondou os € 50 euros para 2 pessoas, com entrada de queijos, o maravilhosoBife à Alcides e uma garrafa de bom vinho (atenção pois €15 do total da conta foram só para o vinho) - IMPERDÍVEL
2º - o melhor bife fora de Ponta Delgada é na Associação Agrícola Micaelense. Situa-se em Rabo de Peixe (perguntar aos locais, pois demorei a dar com o local). Têm inúmeras versões de Bife (regional, pimenta, com cogumelos, etc, etc) e cada uma dessas versões tem diferentes preços, consoante escolham um bife da pá ou do lombo (preço do prato varia dos € 12 aos €18). Paguei €45 , por entrada (queijos e pão), dois bifes (um mais barato e outro mais caro) e uma garrafa de vinho do Pico (maravilhoso!!!).
3º - Para comer peixe elejo o Restaurante Alabote. Situa-se por cima da Praia da Ribeira Grande (vista bonita e espaço muito acolhedor). Escolhi uma cataplana de peixes e não me arrependi. Muito Boa. Mais uma vez o preço rondou os €45 para 2 pessoas (pão, uma sopa de peixe, a cataplana e uma excelente garrafa de vinho branco de S. Miguel).
4º - Quando forem às Furnas, aconselho comerem o famoso cozido no Restaurante Miroma (foi-me indicado por outros bons garfos que seria o melhor). Com entradas e vinho, pagamos cerca de €40 para 2.

NOTA : um dos Restaurantes que me haviam recomendado era o "Molha o Bico e Rapo o Tacho", em Ponta Delgada. Á porta via lista e via que o preço da refenção iria ficar-nos talvez nuns €60 (mínimo). Quando lá entrei cheirava muito mal (a mofo), ainda assim sentamo-nos e começamos a pedir o que estava na lista (cracas, lapas, peixe x, peixe y, peixe z). Disseram-me que não tinham nada, pois era dia feriado (a lota estava fechada), por isso só tinham carne e bacalhau.... Agradecemos e viemo-nos embora.

OUTRA NOTA: A única vez que comi a preços mais acessíveis, foi num restaurante, tipo cervejaria, localizado nas "Docas" de Ponta Delgada. Pedimos 4 pratinhos do tipo petiscos (moelas, queijos, enchidos e outro que não recordo), mais uma garrafa de vinho. Acabámos por pagar €30 (para os 2), mas ficámos muito mal servidos (as doses eram ridiculamente minúsculas).

Espero ter sido útil. Boas férias e boas comezainas.
 
  • Gostar
Reações: Bee

JFMC

Membro Ativo
Boas,

Tens um restaurante na Ribeira Grande muito bom, que me foi aconselhado por um colega, em que o cunhado é PSP em S.Miguel, restaurante esse com o nome “O GATO MIA AO CONTRÁRIO”, não confundir com o “O GATO MIA” que fica em Ponta Delgada. Os donos são os mesmos, oriundos da ilha terceira, a qual tem uma excelente carne.
Pessoalmente gosto de evitar os restaurantes dos grandes centros, julgando que a grande maioria são mais virados para a estrangeirada e a relação preço/qualidade não é a melhor.

O GATO MIA AO CONTRÁRIO é conhecido pelas entradas que são servidas e respectiva qualidade, onde destaco: as cracas, a saladinha de polvo, a saladinha de búzios, as lapas, as amêijoas, o queijo, uma espécie de ovo escalfado com um molho por cima muito saboroso…

O meu prato foi uma TELHA DE CHERNE COM LULAS, contendo também batatas assadas e camarões envolto de um molho divinal.

A esposa comeu uma Alcatra de cebolada (carne esta da ilha Terceira), acompanhada de três migas distintas: uma de inhame, a outra de pão com tomate e a última já não me recordo ao certo.

Poderíamos ter acompanhado a refeição com um terras de lava, da ilha do Pico. No entanto, estando em S.Miguel, e mesmo sabendo que não têm grande tradição vinhateira, arriscámos experimentar um branco de 2008 da “Quinta da Jardinete”, muito razoável por sinal.

A pequena comeu um bitoque, típico da criançada.

Sobremesas, de destacar os gelado da Gorreana.

Como oferta tivemos um chã especial da casa.

Ambiente super acolhedor e simpático.

Pelas entradas, pelos pratos, bebidas e sobremesas, dei como muito bem entregue os 50€.
 

Pacheco

Membro Ativo
Boa tarde Paulo Simões,

Eu como açoreano e micaelense que sou não podia deixar de te dar umas dicas relativamente ao tópico que iniciaste.

Aqui come-se muito bem, comida bem condimentada e com petiscos tradicionais de bradar aos ceus.
Já foram enunciados alguns bons restaurantes de S. Miguel, mas também aguns que não valem a pena (eu sei do que falo)
Assim recomendo:
Monte Verde e Alabote na Ribeira Grande valem a pena, este último com uma vista esplêndida sobre a costa norte.
O restaurante Gazcidla para quem gosta de polvo é imperdivel.
Só queria fazer uma ligeira correção relativamente ao tão afamado bife regional e aqui algumas das pessoas que nos visitam são ligeiramente ludibriadas pelos slogans populistas do género "o melhor bife dos Açores".
Este não se come na Associação Agrícola nem no Alcides mas sim num restaurante na freguesia de S. Roque (a 5 min. do centro de Ponta Delgada) chamado Restaurante Galego - Casa do Bife e com a vantagem de apenas pagares 8.50€ por este bife.
Para comprovar o que digo há umas semanas fui lá jantar e vim embora porque o restaurante estava reservado para um jantar de criadores de gado. Sintomático não?
Não quero dizer que a Associação Agricola e Alcides não são bons porque o são mas não comes este bife por 8.50€ e acredita e o bife do restaurante Galego é na minha opinião o melhor.

Outro grande erro, no meu ponto de vista é o Cais 20, conheces o ditado cria fama e deita-te a dormir? É o caso e além disso não é muito barato. O cais 20 já foi muito bom mas perdeu imensa qualidade.

Recomendo o Cantinho do cais na Vila das Capelas (perfeito tasco mas a comida é fantástica), Restaurante S. Nicolau nas Sete Cidades,Restaurante Tronqueira No Nordeste e o Restaurante Amaral no Porto Formoso onde o peixe reina.

Não posso deixar de recomendar um restaurante que acho que não se enquadra no que pediste (tradicional) mas tenho que o referir, chama-se Boca de Cena e fica em frente ao teatro Micaelense em Ponta Delgada, onde só existe um funcionário, o dono, que recebe os clientes, serve à mesa, cozinha e ainda tem tempo para conversar conosco.
É um conceito completamente diferente de tudo o que possas encontrar cá e onde podes comer 2 pratos pelo preço de um, por exemplo pedes 2 meias doses tipo uma de peixe e uma de carne, tens entradas mas o dono recomenda que não peças nada pois ele quer é que tu saboreies a comida e não enchas a barriga com as entradas e oferece sempre uma pequena salada de entrada, nada mais.
A comida é mais requintada (tens por exemplo atum fresco com mel, polvo crocante, bife á chefe) mas atenção a comida não é tradicional é mais aquele tipo goumet em que te parece pouco mas sais completamente saciado tal a riqueza de sabores.
Por casal normalmente pagas 40€, se pedires vinho só pagas o que bebes, ou seja ele abre uma garrafa e se só beberes um copo só pagas um copo.

E o dono é fantástico, super divertido e extremamente sociavel.

Qualquer dúvida é só dizer.

Pacheco
 

Simões

Membro Ativo
Bom dia Amigo Pacheco:
Li atentamente as suas dicas e acredite que foram bastantes uteis para mim e certamente para outros membros do forum que possam vir visitar S.Miguel.
Pois quem conhece melhor a casa? Certamente um Micaelense como o amigo :D
Na minha 1ª visita à ilha lá para Setembro,acredite que as suas propostas vão ser levadas em conta.
O meu obrigado.
 

GrandeCruz

Membro Ativo
Boa tarde Paulo,
Já estive em S. Miguel e comi em vários restaurantes já aqui mencionados, uns mais do que outros mas gostei de todos. Adorei o bife do Alcides, e comi muito bem em Vila Franca do Campo, virado para o mar, mas já não me lembro do nome do restaurante
Mas uma grande dica que dou, é se vai a S.Miguel não deixe de experimentar o cozido das Furnas, para mim é simplesmente divinal.
Nem toda a gente gosta, mas eu gostei tanto que tive que lá ir no dia seguinte comer novamente. Na altura comi no restaurante "Tonys", mas existem vários que servem o cozido.
Mas claro que antes do almoço, aconselho a ir ver a recolha dos tachos que foram colocados de madrugada para confeccionar o cozido.
 

cavpacores

Membro Novo
Bom dia,

Deixo o meu conselho:

Restaurante Anfiteatro (Portas do Mar)

O Gato Mia (na Rib grande e agora também em Ponta Delgada)

Alabote (Rib grande)

Mariserra (Populo)

Praia Café (Vila Franca)

Alcides (Pta Delgada)

Assoc Agricola (Rabo de Peixe)

Vale do Navio (Hotel nas Capelas) - risotto

Hotel Marina
 

Milton Rodrigues

Membro Novo
boa tarde a todos,

Como micaelense, e afim de vos ajudar, indico os seguintes restaurantes:

Ribeira Grande
-> Associação Agrícola (Rabo de Peixe)
-> O Pescador (Rabo de Peixe)
-> Alabote (vista fenomenal)
-> O Gato Mia (Ribeirinha)
-> O Amaral (PortoFormoso)
-> O Cordeirinho (Lomba da Maia)
PS: depois existem diversas casas de pasto que são fantásticas!!

Ponta Delgada
-> Alcides
-> Galego
-> Marisqueira
-> Cantinho do Cais (Capelas)
-> Cais Vinte (bom sabor, mas muita fama e caro)
PS: existem Diversos locais mais comuns onde se come bem e barato

Lagoa
-> José do Rego (casa de pasto fantástica)
-> Borda dágua (peixe fresco)
-> O Mandarina (situa-se numa zona insdustrial/Armazéns com excelente ementa)

Povoação
-> Cantinho do Churasco
-> Miroma (cozido das Furnas)
-> o Moinho - Faial da Terra (é excelente... e o preço um Mimo!! ex: cerveja custa ,50€, prato bife vazia 6€ e ao fim de semana levas com pão caseiro e nada mais pagas!)

Nordeste
-> A Tronqueira

Se quiserem nas outras ilhas, também posso informar!!
Espero minimamente ter-vos auxiliado.

Qualquer duvida avisem!
 

BrunoC

Membro
Estive em Ponta Delgada à 2 semanas e gostei do Monte Verde na RIbeira Grande, malta simpática e bom peixe mas também nada de espetacular. A moreia vinha mais cozida que frita, era para vir de entradas mas veio junto com a comida e o peixe com pouco sal e demorou um século a vir para a mesa.

No geral fiquei um pouco dececionado com a comida em S.Miguel, se calhar tive azar na escolha dos restaurantes. Achei que os menús eram muito pobres e pouco variados, as sopas são um pouco "deslavadas" e o peixe tem pouco sal. Os preços também são um bocado para o carote...

Onde comi melhor foi no Alcides mas os preços também não são nada baratos.

Pensei que os restaurantes tivessem muitos pratos à base de vaca mas pouco ou nada se viu. Só o tal bife que comi na "Adega Regional" salvo erro, aconselhado por um rapaz das 7 cidades. O bife vinha a nadar em óleo e muito passado.
Sobremesas típicas também não se viam...

A refeição que mais gostei foi o cozido no Rest. MIroma que faz justiça à fama que tem. Muito bom.

Mas todos gostámos muito de visitar a ilha e achámos os Micaelenses muito simpáticos. Abraço a todos.
 
Olá a todos!

Vi um companheiro, que se consegue fazer refeições por +-6€ em São Miguel. Agora, pergunto eu, onde??? Gostava de algumas dicas, para poder alternar com outros aqui já mecionados de forma a equilibrar o orçamento. Não há sitios com pratos do dia?

Abraços!
 

Corisca

Membro
OLá

Os preços de refeições +- a 6 euros, são os chamados pratos do dia que se encontram espalhados por toda a cidade de Ponta Delgada, mas preços desses só se encontram na hora de almoço. Ao jantar já tens que pagar mais um pouco.

Sem fugir muito a esses preços, para o jantar sempre têm o centro comercial Parque Atlântico ou os snak Bar´s na avenida marginal ( centro comercial Sol Mar )

Para se comer bem, em restaurantes não assim tão caros, recomendo o " GALEGO " onde se come um bife regional de se bradar aos céus, tão bom ou melhor que o tão famoso Alcides, Aliança ou Assossiação Agricola e a um preço muito mais convidativo, podem sempre acompanhar o bife com um jarro de vinho da casa que é barato e é bebivel.

O restaurante Farol ( em Sta Clara ) que também não é caro.

O restaurante Mandarina que também tem um bife espectacular e que agora se situa em Ponta Delgada no porto de pescas ( junto á lota )

isso sem esquecer o Miroma para um excelente cozido das Furnas.

o Gazdzila para um polvo divinal nos Mosteiros

o Cantinho do Cais em São Brás que tem uma sopa de peixe deliciosa e outros peixes/mariscos.

O Silva na Ribeira Grande

O Caldeiras nas caldeiras da Ribeira Grande

O Gato Mia ( na Ribeira Seca ) e o São Pedro em Ponta Delgada também são muito bons, mas numa categoria um pouco mais elevada.

Enfim, acho que todos os restaurantes nos Açores são Excelentes. É preciso é saber pedir o que devemos comer pois cada um tem a sua especialidade

Mas claro que sou suspeita a falar :blush:

bjins
 
Top