Novidades

Republica Dominicana - Nota da embaixada

No Facebook se fizer uma pesquisa pelo nome da vítima Tammy Lawrence-Daley, aparece o perfil dela com os detalhes de tudo o que aconteceu . Entretanto sei que a república dominicana neste momento está a passar por uma fase menos boa.
Já li outra notícia de dia 1 de Junho referente a outro incidente com o casal que ocorreu em outro resort .

TripAdvisor mudou o texto entretanto .

181887
 
Última edição:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Os dois casos que refere são bastante dispares, neste a vitima foi agredida no resort, supostamente por um empregado do hotel.
O outro caso é de um casal que apareceu morto no quarto e pelo que li sem sinais de violência.
Também são dois casos algo espaçados no tempo, dai dizer que a R.D está a passar um mau momento.
Sinceramente acho que em ambos os casos falta explicar muita coisa.
Pessoalmente já estive na R.D mais de uma dezena de vezes, e nunca nos hotéis vi sinais de insegurança, bem pelo contrário.
Curioso que este tipo de acontecimentos, são sempre de turistas americanos, não sei se o ano passado se a dois anos, existiram também vários relatos de turistas americanos que morreram em hotéis na Riviera Maya, e sempre em circunstancias bastante estranhas.
Não vou dizer que isto não aconteceu, mas quem conhecer o comportamento de uma boa parte dos turistas desta nacionalidade, se calhar uma boa parte dos problemas prende-se com o excesso de alcool e de comportamentos associados ao mesmo.
 
Não vou entra por aí ... Com argumentos , nem trocas de opiniões. Apenas como cidadã achei que devia partilhar e a partir daqui cada um tira as suas conclusões e faz as opções que mais lhe são confortáveis. 🙂
 

Dsanto

Membro Conhecido
Dei uma vista de olhos mas acho tudo muito perplexo… O estado em que a senhora ficou, sou leiga mas parece crime de ódio… Acredito que haja ali coisas por explicar. A não ser que se tenha tratado de um surto psicótico do agressor, custa-me a crer que não haja uma motivação, é que nem assaltada foi… Eu quando estive na RD achei tudo tão seguro, aliás, em passeios noturnos pela orla vimos sempre a polícia turística, tal como imensos turistas… De facto, como li acima, do PauloNev também me fixei na nacionalidade americana… Tudo bem que estão em maioria lá mas mesmo assim, de facto estão sempre em amena cavaqueira nas piscinas… Passam um bocado dos limites, especialmente, tal como no caso, quando vão com outros casais e sem os filhos. Se calhar estou a debitar injustiças, mas que dá para ficar de pé atrás dá.

Não vou entra por aí ... Com argumentos , nem trocas de opiniões. Apenas como cidadã achei que devia partilhar e a partir daqui cada um tira as suas conclusões e faz as opções que mais lhe são confortáveis. 🙂
Uma pessoa não consegue passar sem acabar por dar a sua opinião sobre o tema, mas sim, é feio julgarmos sem sabermos nada...
De qualquer modo, até que saia algum comunicado da secretaria das comunidades (como saíu da Jamaica) a alertar sobre crimes gratuitos aos turistas, acho que não será alarmante.
 
Última edição:
Uma pessoa não consegue passar sem acabar por dar a sua opinião sobre o tema, mas sim, é feio julgarmos sem sabermos nada...
De qualquer modo, até que saia algum comunicado da secretaria das comunidades (como saíu da Jamaica) a alertar sobre crimes gratuitos aos turistas, acho que não será alarmante.
Penso da mesma forma . Riscos corremos em todo o lado até em casa. Acho que serve mais como uma chamada de atenção ... Vejo e assisto a formas de se fazer turismo muito arriscadas.
Existem regras básicas de segurança , e exitem formas de minimizar os riscos. No final de contas partimos de casa na procura de bons dias , e de paraísos idílicos. Viagens seguras é o que desejo a todos.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
@FILOMENA PINHEIRO O meu comentário, não foi no sentido de entrarmos aqui no bate boca ou a esgrimir argumentos.
Já vi em alguns locais (facebook) comentários a insinuar que existe um grave problema de segurança na R.D, e na minha modesta opinião acho que isso é exagerado.
O seu ultimo post,resume como devemos ir de férias para qualquer lado seja o Algarve ou R.D.
 

Dsanto

Membro Conhecido
Penso da mesma forma . Riscos corremos em todo o lado até em casa. Acho que serve mais como uma chamada de atenção ... Vejo e assisto a formas de se fazer turismo muito arriscadas.
Existem regras básicas de segurança , e exitem formas de minimizar os riscos. No final de contas partimos de casa na procura de bons dias , e de paraísos idílicos. Viagens seguras é o que desejo a todos.
100% de acordo ;)
 
@FILOMENA PINHEIRO O meu comentário, não foi no sentido de entrarmos aqui no bate boca ou a esgrimir argumentos.
Já vi em alguns locais (facebook) comentários a insinuar que existe um grave problema de segurança na R.D, e na minha modesta opinião acho que isso é exagerado.
O seu ultimo post,resume como devemos ir de férias para qualquer lado seja o Algarve ou R.D.
Neste momento vejo o Facebook como um lugar onde as pessoas destilam as suas frustrações , e onde nada deve ser levado conta.
Depois de muito procurar este foi o único lugar credível que encontrei para troca de informações e experiências de viagens ... Onde se pode conversar e trocar opiniões . Tudo o resto não dou grande credibilidade.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Independentemente do caso em concreto, que ao que parece pouco se sabe para além do resultado final, devemos levar em conta alguns factores quanto à segurança ou falta dela na Republica dominicana.
Já visitei o pais por diversas vezes e nunca senti que a minha segurança estivesse em causa.
Não quero com isto dizer que considero a República Dominicana um país seguro por natureza, onde possamos circular de forma isolada e livre sem qualquer problema, apenas acho que fazem um bom trabalho no que toca à segurança dos turistas.
Convém lembrar que a RD faz fronteira com um país extremamente violento, o Haiti, onde as cenas de violência registadas por jornalistas à uns tempos atrás, vão para lá do imaginável, com pessoas desmembradas nas ruas a golpe de catanas, durante confrontos de motivação politica.
Convém também ter noção que existe uma grande população de Haitianos que trabalham na República Dominicana, a sua maioria nos campos de cana do açúcar.
Constatei num passeio que fiz, onde visitamos uma plantação de cana do açúcar, que pediam para não nos afastarmos do guia, e só saímos do autocarro após a chegada de um policia armado.
Também verifiquei com alguma regularidade a presença de policias armados junto aos hotéis e praias, especialmente durante a noite.
Há quem considere que um pais é seguro porque se vê muita policia armada nas zonas turísticas, pode ser ou não, depende da perspectiva.
Como disse anteriormente, considero que as autoridades locais fazem um bom trabalho no que toca à segurança dos turistas, mas convém seguir seguir os conselhos dos operadores.
 
Tive a mesma experiência quando lá estive . Aliás o guia que nos acompanhou falou precisamente na questão do Haiti . Quando estive na Tunísia passei pelo mesmo ( guardas armados em todos os cantos ) até nos retiraram a máquina fotográfica ao tentarmos fotografar a casa do " manda chuva ), na Rússia ficámos com os passaportes retidos até á nossa saída e ao sairmos á noite sentimos que o termos feito em grupo criou a chamada Imunidade de Grupo (sentimos troca de olhares e sinais por grupos que se encontravam no local ) É importante ( por mais seguro que se ache o país ) existirem sempre noções básicas de segurança. A maioria de nós sabe que os Americanos, Alemães e Ingleses não são propriamente um povo que tenha grandes cuidados ... Mas tudo isto serve para nós mostrar o que não fazer . Aliás seria engraçado ser criado um tópico com algumas dicas de segurança por experiencia de quem tem passado em cada país .
 
Última edição:

Tiago Freitas

Membro Novo
Li hoje num grupo de facebook que neste momento as autoridades estão a investigar, mas uma possível situação de violência doméstica, isto dito por um local. O que pode ou não ser verdade.
 
Neste momento só duas pessoas sabem o que aconteceu : ela e o agressor . A verdade... essa a seu tempo virá ao de cima .
 
Última edição:

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Eu vim de lá este fim de semana, e voltava para lá amanhã :p
Andei na rua à procura dum ATM, perguntei onde era, levantei o dinheiro, entrei em lojas, mini mercados... E sempre em segurança!

O que não falta é casos de agressões e violência em qualquer parte do mundo... Até parece que em Portugal não há casos destes ou piores... Deixa de ser um país seguro? Claro que não!
É preciso saber filtrar bem o que se lê e da forma como se lê!
 

Dsanto

Membro Conhecido
Independentemente do caso em concreto, que ao que parece pouco se sabe para além do resultado final, devemos levar em conta alguns factores quanto à segurança ou falta dela na Republica dominicana.
Já visitei o pais por diversas vezes e nunca senti que a minha segurança estivesse em causa.
Não quero com isto dizer que considero a República Dominicana um país seguro por natureza, onde possamos circular de forma isolada e livre sem qualquer problema, apenas acho que fazem um bom trabalho no que toca à segurança dos turistas.
Convém lembrar que a RD faz fronteira com um país extremamente violento, o Haiti, onde as cenas de violência registadas por jornalistas à uns tempos atrás, vão para lá do imaginável, com pessoas desmembradas nas ruas a golpe de catanas, durante confrontos de motivação politica.
Convém também ter noção que existe uma grande população de Haitianos que trabalham na República Dominicana, a sua maioria nos campos de cana do açúcar.
Constatei num passeio que fiz, onde visitamos uma plantação de cana do açúcar, que pediam para não nos afastarmos do guia, e só saímos do autocarro após a chegada de um policia armado.
Também verifiquei com alguma regularidade a presença de policias armados junto aos hotéis e praias, especialmente durante a noite.
Há quem considere que um pais é seguro porque se vê muita policia armada nas zonas turísticas, pode ser ou não, depende da perspectiva.
Como disse anteriormente, considero que as autoridades locais fazem um bom trabalho no que toca à segurança dos turistas, mas convém seguir seguir os conselhos dos operadores.
Essa polícia armada nas praias é precisamente a polícia turística. Acho que um país que dedica um departamento policial apenas ao turista merece já algum crédito no que diz respeito pelo menos à intenção de proteger o turista enquanto grande fonte de rendimento do país… Por si só é uma situação que inspira confiança, e é também um país com índices de criminalidade baixos, de qualquer modo sim, sem dúvida que devemos seguir orientações e não nos pormos a jeito, se nos dizem que determinada atitude è perigosa, devemos acatar, sem dúvida.
 
Última edição:

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
@FILOMENA PINHEIRO e @Dsanto

Na noticia está logo no inicio:
  • An autopsy determined her cause of death was respiratory failure and pulmonary edema
  • Five days later, they were discovered dead inside their room from respiratory failure and pulmonary edema
  • Police found bottles of high blood pressure medications in the couple's room
  • Spokesman for Schaup-Werner's family said she had been diagnosed with a heart condition 15 years ago, but was treated for it
Não me parece que o problema seja a "Republica Dominicana".
Infelizmente são mortes que acontecem ali, e em qualquer lado do mundo,

Sinceramente não percebo o porquê de tanto alarme com isto!
 
Top