Novidades

[Report] - Zanzibar - Riu Jambo - Maio 2024

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Mais um ano mais uma voltinha a um destino que há muito fazia parte dos objectivos.

A escolha do hotel foi consensual e recaiu sobre o Rio Jambo, por ser um hotel recente e por estar no lado da ilha onde a praia menos sofre com as marés.
Começamos a pesquisa em Outubro de 2023, e optámos por sair de Madrid. Voo operado pela Ethiopean Airlines (Madrid - Addis Ababa - Zanzibar).
Em termos de escalas saímos de Madrid, e fizemos uma paragem em Milão (onde não saímos do avião), para entraram mais pessoal (esta paragem demorou cerca de 45min), e depois seguimos para Addis Ababa onde tivemos uma escala de 4horas. Depois seguimos para Zanzibar, onde fizemos uma escala na Tanzania para deixar pessoal (mais 45min e novamente não saímos do avião).
Em sentido inverso, fizemos exatamente o mesmo (a escala em Addis Ababa demorou 3hrs, e parámos em Roma ao invés de Milão).

Preço total da viagem: 2800€ (voos, hotel em TI, transfers, vistos e taxa turística) para duas pessoas.

Excursões fizemos com o Captain John (+255 778 716 612), um guia local onde não temos nada de negativo a apontar. Encontrámos este guia aqui no Portal, obrigado @Célia Nunes :D
De referir que as excursões foram ao nosso gosto, sendo que o guia não colocou qualquer entrave em nada. O Captain John foi super atencioso, sempre a horas e nunca nos apressou em lado nenhum! 5 estrelas!
Em termos de preços não vou colocar aqui nada, porque éramos um grupo de 6 pessoas, e isso pode influenciar no preço para 2 pessoas.

E agora vou detalhar mais algumas informações que possa achar útil.

Zanzibar
Provavelmente o país onde senti o maior choque social. Não sei como é na Tânzania, mas em Zanzibar vê-se muita pobreza, no entanto o povo é incrivelmente simpático e senti-me sempre super seguro.
A condução é feita à esquerda, e não aconselho de todo o aluguer de carro :D As pessoas conduzem devagar, mas é uma anarquia total principalmente em Stone Town.
No dia do transfer Aeroporto-Hotel apanhámos um condutor que nos "assustou" um pouco, porque era ultrapassagens de qualquer forma... Felizmente depois apanhámos um guia super pacifico, e mesmo o transfer Hotel-Aerporto já foi muito mais calmo ao estilo "Pole Pole" (devagar devagar) :D
Para compras se conseguirem parar num mercado local façam-no e regateiem os preços.. Começam com 30$ e acabam por vender por 10 ou 15$ :D
Se puderem levem dólares.

Riu Jambo
Dos melhores hotéis onde já estivemos!
Limpeza, comida, simpatia dos funcionários, serviços, praia... tudo perfeito! Nada de negativo a apontar a não ser ao fraco DJ que metia música depois dos espetáculos noturnos. Se forem para lá agora não estranhem ele colocar José Malhoa.. Adicionou á playlist :D
O hotel tem 4 restaurantes - 1 buffet e 3 temáticos.
O buffet é incrível tanto no pequeno-almoço, almoço e jantar, com muita variedade e a comida é muito boa!
Dos temáticos fomos a dois (italiano e o de fusão), ficou a faltar o asiático.
Os que fomos ficam na estrutura em cima da água, e vale pela experiência de comer ali, porque em termos de comida ficam melhores servidos no buffet.
Bares, tem um na recepção aberto 24hrs, outro numa das piscina, outro na zona de espetáculos, outro na estrutura de madeira em cima da água e por ultimo o de apoio à praia onde podemos também encontrar comer ao longo do dia.

Excursões

Excursão 1: Mtende, The Rock Restaurant e Stone Town
Excursão 2: Mergulho com golfinhos e Mnemba (snorkiling)
Excursão 3: Prison Island e Nakupenda

Nas excursões se fosse hoje teríamos colocado Stone Town na excursão 3, uma vez que a saída para Prison Island é feita em Stone Town e aproveitava-se.
De referir também que o mergulho com golfinhos é um bocado caótico e nem sequer saltámos para a água. Havia demasiados barcos na água a andarem para trás e a para a frente atrás dos golfinhos e ficámos com algum receio de ter ali algum acidente, no entanto ainda vimos uns quantos à tona da água. Tivemos lá pouco tempo (por nossa iniciativa), e preferimos ir para a zona de snorkling mais tempo.

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)

Obrigado pela partilha! Sem dúvida que é um destino com tanto para oferecer. Pena é as ofertas com voos charters de Portugal, para mim, continuarem com preços muito pouco apelativos. A ver se surge alguma promoção, pois é uma das opções em cima da mesa para este ano.

Continuação de boas viagens ;)

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Que praias incriveis, foi sem duvida um excelente preço para o destino em causa...
Reservou o hotel directamente?
Os voos foram pesquisados por nós, e o hotel foi escolhido por nós.
Depois pedimos a uma pessoa amiga de uma agência para tratar de tudo (+transfers e +vistos)

Os pacotes que se encontram são sempre um absurdo... Durante a semana tivemos com outro casal que encontrámos por lá,, que pagaram cerca de 4000€.
O segredo aqui é procurar os voos com antecedência.. é aí que está o ganho para encontrar uma viagem mais em conta.. os voos ida e volta ficaram a cerca de 550€ por pessoa.

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Olá Rodrigo,

Parabéns pelo report de um destino que há muito desejo visitar, mas que sempre me foi desaconselhado em Maio por ser a época das chuvas. 😢🌧

Como esteve o clima e temperatura da água? Choveu muito durante a sua estadia? Há sombras suficientes na praia? Há alguma piscina com jacuzzi?

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
@Tânia Fernandes
Nem uma pinga de água caiu durante os dias que lá estive 😄

A temperatura da água é boa, mas esperava que fosse mais quente, ao género das Maldivas.

Sobre piscinas com jacuzzi não faço a minima ideia.. dei um único mergulho na piscina junto à praia porque participei numa atividade com a equipa de animação.. eu não vou para as piscinas tendo ali aquela praia 😁

E sim, este hotel tem imensas sombras. A praia tem imensas palmeiras.

ploferreira

Administrador
Staff
Olá Rodrigo,

Fantástico Report, muito obrigado por partilhares a tua viagem conosco, essa água tem mesmo muito bom aspecto.
A pergunta tem de ser feita: a praia é melhor do que a das Maldivas? :)

O report não podia vir em melhor altura pois também vou para esse hotel em Setembro! Confesso que estava com algum receio, mas estou a ver que pelo teu feedback que é bastante positivo.

Se não te importares vou deixar aqui duas questões que ainda tenho e que podem ajudar quem estiver a planear uma visita a Zanzibar:
  • Visto - trataste do visto online? pelo que pesquisei o processo é simples, tens algum feedback? Tanzania Evisa
  • Dinheiro - Falaste em Dólares, o Euro também é bem aceite? Utilizaste cartão, sabes se é bem aceite? como sempre estava a pensar utilizar o Revolut.

Última edição por um moderador:

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
bom dia @ploferreira
A água não é melhor que nas Maldivas :D Mas gostei mais de Zanzibar do que das Maldivas, porque as Maldivas é o hotel e pouca mais! :)

Em relação às tuas questões o visto foi tratado pela agência, mas do que andei a ver é super simples de se fazer (e sim é esse o site).
Na chegada ao aeroporto de Zanzibar houve muita malta que não levava e ficou a preencher a papelada no aeroporto.. Se puderes tratar disso cá, faz!

Relativamente ao dinheiro... Levei € para pagar ao guia, que foi o acordo com ele, e levei $ para fazer "as compras" do costume. Por isso diria que mais vale levar uns $ do que €.
O revolut funciona a 100% como sempre.

Já agora esqueci-me de referir que comprei um e-sim da Airalo.
A net no hotel é TOP, mas deu jeito nas excursões - se bem que nem sempre se tem rede :D

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Excelente report Rodrigo!
Estive em Zanzibar duas semanas nas férias do ano passado e adorei, voltava já amanhã! :)
Estive 1 semana na zona Jambiani e outra na zona de Nungwi (onde fica o hotel em que ficaste), mas eu gosto mais de ficar em hotéis apenas com PA para poder usufruir mais dos locais onde estão inseridos. Nungwi tem ótimas praias, mas é mais turistico do que Jambiani, que é mais calmo e autentico e também com excelentes praias.
Em resumo, se voltar vou novamente para as duas zonas certamente.

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá Paulo,
A pergunta tem de ser feita: a praia é melhor do que a das Maldivas? :)
Estive nas Maldivas em 2022 e em Zanzibar em 2023, portanto, tenho a memória de ambos ainda fresca.
O mar das Maldivas talvez seja um pouco melhor, mas em contrapartida tens mais "mundo" para desfrutar em Zanzibar.
Este ano vou a São Tomé e ao Principie e vou com a espectativa de que as praias também sejam TOP.

Sobre o visto e dinheiro, concordo com o que o Rodrigo já disse.

Célia Nunes

Membro Ativo
Ola !!! :) Que excelente report!!!!!! :) Fico muito contente por ter gostado do guia que eu recomendei :) acho que tem todo o sentido se fazer estas excursões com um guia assim tão prestável :) Para nao falar depois dos almoços e fruta que sao preparados.... que são deliciosos!!!!!! :) Foi muito bom voltar a ver aqui fotos tao lindas de Zanzibar! :) Obrigada pela partilha :)