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[Report] Zanzibar - Dez.2011

Boas ;)

sou seguidor deste fórum há algum tempo e é justo partilhar convosco algumas das minhas experiências, pelo menos aquelas em que a memória ainda permite um report minimamente aceitável :)

Zanzibar é o destino de praia mais espectacular onde alguma vez estive, a areia é branca e a água azul-turquesa. Durante as horas de maior luminosidade é quase impossível caminhar na praia sem óculos de sol, o brilho do sol reflectido pela areia e pela água é muito forte!

Começando pelo planeamento da viagem, a parte mais chata foi a consulta do viajante. A vacina da febre amarela é obrigatória para entrar na Tanzânia, custou apenas 20 € de acordo com um recente diploma que reduziu o preço destas vacinas em mais de 75%. Senti efeitos secundários durante 2 dias, dores musculares e arrepios, sintomas normais de gripe para os quais tinha sido avisado durante a consulta. Também fui vacinado contra a Poliomielite devido a surto recente da doença na região. A profilaxia da malária foi feita com o Mephaquin (1 vez por semana), não recomendado para pessoas com pre-disposição para depressões ou que já tenham sofrido alguma. Senti apenas uma ligeira perturbação no sono e uma preocupação fora do normal nos pequenos problemas do dia a dia. Desvantagem: não é recomendado beber álcool no dia anterior, no próprio dia e no dia seguinte à toma do comprimido, isto limita um pouco o conceito de férias :p

A Ethiopian Airlines voa de Paris, Londres, Milão-Malpensa, Roma e Frankfurt até Addis Abeba e depois seguem-se as ligações para os destinos mais apetecíveis daquela zona de áfrica, nomeadamente Nairobi, Mombaça, Kilimanjaro e Zanzibar. O melhor preço que consegui foi 600 euros a partir de Milão, comprada com cerca de 3 meses de antecedência, mas já vi alguns voos a 500 euros daqui a 5-6 meses. Juntam-se mais 100 euros para a EasyJet daqui até Milão-Malpensa.

As melhores praias estão a Norte da ilha, o Leste também é bom. Optei pelo Norte por ter mais opções de hotéis e restaurantes na praia apesar do preço médio ser um pouco mais alto do que as restantes zonas.

Nungwi fica na ponta Norte e é a 2ª povoação maior da ilha depois da capital Stone Town, mesmo assim não passa de uma aldeia de pescadores com alguns hotéis e restaurantes junto à praia. Convive-se lado a lado com os nativos e os turistas são muito poucos. Na altura em que estive havia hotéis completamente vazios e os outros abaixo de 50% da capacidade. Perfeito :)

Fiquei no Tanzanite Beach Resort, um dos mais baratos da zona, marcado directamente no site do hotel mas negociado inicialmente através do site letmego.com directamente com o manager do hotel... vantagens: oferta de 1 noite grátis :)

Em breve a descrição da partida, estadia e regresso... com fotos ;)
 

goncalo82

Membro Ativo
Falhei zanzibar este ano, mas está nos meus planos futuros lá ir....
Só faltam as fotos mesmo para abrir ainda mais o apetite..... ;)
 
Bom ano a todos :cheers:

Então a viagem começou... Porto-Milão, várias horas de espera pelo esperado voo nocturno até Zanzibar, o que em Milão não é de todo entediante porque a multi-culturalidade da cidade permite observar os diversos tipos de passageiros a circular no aeroporto. O baixo custo do voo explica-se em parte pelas paragens que tem até ao destino final.

De Milão partimos apenas com 20% da lotação do avião e 1 hora depois encheu completamente em Roma, incluindo muitas freiras e padres africanos de regresso ao seu continente, calhando-me a mim o azar de ficar ao lado de um simpático italiano com 150 kg que fez-me perceber a sensação de viajar sentado ao lado de um rochedo.

Antes de chegar a Addis Abeba, uma maravilhosa visão do nascer do sol em Africa.

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Seguimos finalmente para Zanzibar com mais uma paragem pelo meio, em Dar es Salaam, e com mais uma visão aérea, desta vez do destino final.

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O calor das 14h foi o cartão de visita à chegada. :cool: Tal como esperava o sol era sentido a queimar a pele. O aeroporto é bastante pequeno, penso que a construção ao lado seria de um novo terminal, antevendo assim a expansão turística da ilha.

O processo de verificação da vacina da febre amarela é um pouco atabalhoado, alguns funcionários recebiam-nos praticamente ainda na pista e a verificação dos cartões de vacinas limitou-se apenas ao primeiro, os restantes nem foram vistos.
Também o visto era tratado de uma forma desorganizada, os tais funcionários iam distribuindo fichas e preenchia-se onde se arranjasse uma base para o fazer. O visto custou 50$. :thumbdown:

Saindo do terminal, existe um banca de serviço de táxis com os funcionários a abordar os turistas com preços tabelados para os diversos pontos da ilha. Nungwi era das viagens mais longas, tabelada em 60$ (no regresso negociei com um taxista local por 40$ e com mais alguma conversa fazia-o por $30 de certeza), na altura não negociei mas devia tê-lo feito.

Arredores de Stone Town, à saída do aeroporto:

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A viagem de táxi durou cerca de 1h15 pela única estrada até ao Norte da ilha, alcatroada mas com zonas completamente esburacadas e desfeitas, passando por várias aldeias, vendedores de ananás, postos de controlo policial, habitantes locais com camisolas de clubes de futebol (era grande moda :agitado:), uma universidade (existem 3 em toda a ilha), até finalmente chegar ao Tanzanite Beach Resort em Nungwi.
 
O resort como disse anteriormente era dos mais baratos que encontrei. Como quase todos os outros, naquela altura tinha poucos clientes e fizeram-nos o upgrade gratuito para os bungalows mais perto do mar. :agitado: :agitado: :agitado:

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Feita a devida inspecção aos insectos que havia no quarto (ainda encontrei alguns de tamanho XL), tratei de fechar bem as janelas e portas, borrifar com spray repelente todas as frinchas e preparar a rede mosquiteira para essa noite e fui experimentar a qualidade do restaurante do hotel. Óptima comida, sem excesso de condimentos nem picante como a generalidade da comida africana e por apenas 6-7 euros acompanhada de um sumo natural e uns mini-pães de entrada maravilhosos.

Quando cai a noite são frequentes as quebras de energia em toda a ilha, penso que apenas numa noite não aconteceu. Todos os hotéis possuem geradores e o problema resolvia-se em poucos segundos.

O dia seguinte chegou finalmente e foi altura de explorar as praias circundantes e a aldeia. Mal me dirigi para as escadas que desciam para a praia, percebi um dos motivos pelo qual o hotel era barato. Um aviso de que havia ouriços do mar naquela zona, impedia qualquer banho, para além disso também existiam grandes pedras.

Segui ao longo da costa, passando por outros hotéis, cruzando-me com poucos turistas e apreciei a paisagem magnífica de areia branca e mar azul claro. À medida que me aproximava da praia da vila as algas apareciam com mais frequência, em algumas zonas cobrindo quase a totalidade do areal. Começaram a aparecer os primeiros nativos, quase todos crianças, primeiro poucos, depois dezenas e dezenas, todas elas sorrindo e acenando, cumprimentando com o típico "jambo jambo". :) :) O contacto com estas crianças valeram todos os kms feitos no dia anterior.

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os habitantes da areia:

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to be continued...
 

martinsjoao

Membro Conhecido
ui.... o que eu andava desejoso de ver um report de Zanzibar..... espero que seja o meu destino este verão! Já digo isto há algum tempo... (=
 
2º dia: excursão até à ilha Mnemba. Ilha privada, simplesmente espectacular no seu estado selvagem e quase inexplorado.

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Snorkeling com peixes magníficos e raros

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Regresso com a vela levantada, apenas a força do vento a mover o "dhow"

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Ainda a tempo de um mergulho na água da piscina aquecida pelo sol

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Bungalow em frente ao mar

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O Resort era bastante agradável durante o dia mas a falta de animação de noite, o isolamento e os poucos hóspedes obrigaram a uma mudança de hotel. Após percorrer a costa em busca da melhor opção, a escolha recaiu no hotel que tinha mais hóspedes e também que havia sido recomendado previamente por uma pessoa amiga, o Double Tree by Hilton.
O preço em quarto duplo TI era cerca de 250 euros... uma exorbitância inflaccionada pela marca. Não recomento o modo TI, as bebidas do bar sabem bem e se forem pagas à parte são bastante caras mas o almoço e o jantar são muito fraquinhos para o preço. é preferível comer fora do hotel por 10 euros mas com muito mais qualidade e escolha.
Os positivos deste hotel eram sobretudo a localização, a piscina, a comodidade dos quartos e o wireless por todo o lado.

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as "gaivotas" de Zanzibar... atenção aos seus roubos de objectos e comida

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camarões jumbo nos restaurantes da praia... a 10 euros

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amontoado de vespas num dos guarda-sóis da piscina :\

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parasailing

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vista sobre Nungwi a 50 metros de altura

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Uns dias depois era dia de voltar para trás... um dia em Stone Town para no dia seguinte regressar a casa. Marquei com o taxista Sayidi e lá estava ele meia hora antes do combinado à porta do hotel.
Tempo ainda para alguns fotos no interior da vila.

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praia do Hotel Tembo em Stone Town

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Ao chegar a Stone Town, o taxista avisou-me que a zona onde tinha reservado o hotel era um pouco perigosa à noite. Dirigimo-nos lá e não tive dúvidas que ali não queria ficar. Pedi para me levar a um hotel mais central e mais segura e sugeriu-me o Hotel Tembo, penso que mais central não podia ser, com bastante movimento e paragem de taxis ao lado. Foram os 85 euros a que mais torci o nariz uma vez que a qualidade do hotel não era nada de especial mas a concorrência era bem pior...
Stone Town é uma cidade interessante, com várias influências indianas e também portuguesas, existe inclusive o Portuguese Arch numa das ruas principais. Tem uma zona à noite chamada de Sea Food Night Market, onde se pode jantar marisco fresco a baixo preço. A restante cidade é um conjunto de ruas estreitas com comércio, mercados onde se pode ver a banana elefante e comprar especiarias. Aqui é mais barato o artesanato e as telas do que em Nungwi e restantes localidades da ilha.
Interessante também os canais disponíveis na tv, vários deles para rezas muçulmanas, incluindo um que transmitia directamente do Masjid al-haram em Mecca :D

Espero que tenho sido útil este report para futuros visitantes. As fotos representam apenas uma pequena percentagem daquilo que os meus olhos viram mas garanto que vale a pena conhecer esta bela ilha ;)
 
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