Novidades

[Report] - Wales, pelo país da Alice

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
O nosso maior período de férias deste ano dividiu-se, sem que o tivéssemos previsto, em duas belas viagens.

A primeira foi a Budapeste, uma cidade que nos deixou absolutamente rendidos e encantados, e de que farei apenas um breve report, dado que já existem excelentes contributos aqui no Portal.
A segunda, a que vos trago neste report, foram uns dias encantados, no País de Gales. Era de há muito um destino desejado e apontado, nas nossas viagens ao Reino Unido, mas ainda não tinha surgido a oportunidade de o visitar ou ainda não tínhamos feito por isso. Em boa hora o fizemos este ano, elegendo este destino fantástico para a segunda parte das nossas férias.

Vamos então falar de Cymru ( Wales, em galês).

O País de Gales ou Wales como é habitualmente designado, faz parte da Grã-Bretanha, ilha a que se juntam a Inglaterra e a Escócia. Em conjunto com a Irlanda do Norte (que se encontra na ilha vizinha), estes países formam também o Reino Unido.
É um pequeno país que conta apenas com 3 milhões de habitantes e ainda que partilhe com Inglaterra muito da sua cultura e história, tem uma identidade cultural muito forte. O galês, idioma de origem celta, é sem dúvida uma das suas marcas.

Curiosidades sobre o País de Gales:

  1. É a região da Europa com mais castelos por quilómetro quadrado. A região tem, no total, 641 castelos. Dividindo o número de castelos pela pequena área de 20.779 km2, chegamos a um número impressionante: um castelo por cada 32 km2.
  2. A região produziu várias estrelas no mundo da música, em todas as gerações: Tom Jonas, os Stereophonics, os Manic Street Preachers, o escritor Ken Follet, ou a atriz Catherine Zeta-Jones, são exemplos de artistas que nasceram no País de Gales.
  3. Uma das cenas mais famosas da saga de Harry Potter foi filmada na costa de Freshwater West, em Pembrokeshire, no País de Gales. A casa foi construída propositadamente para a filmagem, mas, durante o tempo em que esteve de pé, atraiu milhares de turistas à região.
  4. Llanfairpwllgwyngyllgogerychw yrndrobwllllantysiliogogogoch é uma localidade no País de Gales. Com 58 letras, é o local com o nome mais comprido no Reino Unido, e o segundo mais comprido mundo, só atrás de um outro na Nova Zelândia.
  5. A par do futebol, o rugby é o desporto rei do País de Gales. O maior estádio do país é o Millennium Stadium. A enciclopédia do País de Gales descreve este desporto como um “símbolo da identidade galesa e uma expressão da consciência nacional”.
  6. Tem o jogador com mais títulos na liga inglesa. Ryan Giggs é o jogador com mais títulos da liga inglesa, e o que fez mais jogos pelo Manchester United.
  7. Não tem o K, o Q, o V e o Z no seu alfabeto (galês). Contudo, inclui letras como o “ch”, o “dd”, o “ff”, o “ng”, o “ll”, o “ph”, o “rh” e o “th”.
  8. A língua nativa do País de Gales, o galês, faz parte do património cultural da região. Não é muito parecido com o inglês, mas apesar de serem feitos esforços no sentido de preservar a língua, especialmente através do ensino (as principais universidades da região são bilingues), apenas cerca de 20% da população sabe falar galês.
  9. Tem o maior slide da Europa. Mais de 1,5km de cabo, a mais de 150 metros de altitude. Fica no parque nacional de Snowdonia, no norte do País de Gales, e é de cortar a respiração.
  10. Uma das maiores atrações de país é o Parque Nacional de Snowdonia. Podem consultar aqui o site oficial.
Os dados estatísticos dizem-nos que o País de Gales é uma das regiões mais pobres do Reino Unido. Na verdade, alguns dos locais onde estivemos, como Caernarfon, ainda que muito bonitos, parecem pouco desenvolvidos e deixam transparecer alguma pobreza.

A viagem


Mesmo sendo um pequeno país, quando se impõe (por opção, claro) um tipo de férias cujo objetivo é apreciar a natureza e tirar partido do que nos oferece, outros interesses ficam comprometidos. Foi o caso. Optámos por assentar arraiais junto ao Parque Nacional de Snowdonia, tendo como objetivo explorá-lo o melhor possível. Como os dias não era muitos, para além das caminhadas pelo parque visitámos algumas povoações, lindas, diga-se, mas sempre na periferia do parque.

Assim que entramos em Gales, a paisagem muda, é muito curioso verificar isso. Passamos de uma Inglaterra muito plana e de uma paisagem algo monótona, para uma região muito mais acidentada e muito verde.
Quer o interior, quer a costa são muito bonitos.
Se no interior predomina uma paisagem verde, salpicada de branco, porque há ovelhas por todos os lados, a costa é muito colorida. As pequenas localidades à beira mar são de uma beleza típica, mas encantadora. Casinhas coloridas, em estilo predominantemente vitoriano, distribuem-se harmoniosamente na linha da costa e por pequenas enseadas. Voltámos maravilhados. Não tanto pela quantidade de lugares que visitámos, porque não foram assim tantos, mas pela beleza que encontrámos.

Transporte
Voámos de Budapeste para Birmingham, e daí para Gales utilizámos carro alugado.

Alojamento
A povoação onde ficámos alojados é bem pequena mas muito bonita, sendo central em relação ao que pensávamos fazer.
Casa inteira, composta por dois quartos, casa de banho, sala, cozinha muito bem equipada e quintal, alugada através do Airbnb em Llanrwst. Uma excelente opção, recomendo vivamente.

full.jpg

full.jpg


Refeições
Pequeno almoço em casa. Restantes refeições em restaurantes e pubs da região.

O que fizemos e o que visitámos
Parque Nacional de Snowdonia. Para além do parque visitámos LLANRWST, a terra onde ficámos, e ainda BETWS-Y-COED, CAERNARFON, CONWY, DEGANWY, LLANBERIS e LLANDUDNO.
Podem consultar aqui o Guia de Viagem para o País de Gales.

Os dias que estivemos em Wales foram distribuídos por caminhadas, pelos montes e ao longo dos lagos ou subindo o Snowdon, percorrendo vilas e descobrindo fortalezas.

Tempo
Tivemos uns chuviscos aqui e ali, mas no geral bom tempo e temperaturas ainda agradáveis.
Certamente que no inverno a neve confere a esta paisagem um outro ar, mais sedutor e agreste, mas o verão, neste caso o final do verão, é o ideal para aproveitar a natureza, a paisagem e os lugares, de uma forma digamos, mais confortável.
Site para previsão do tempo da região:
www.metoffice.gov.uk/public/weather/forecast/gcmjghxpx


Fica o registo dos lugares que mais nos encantaram neste país que se revelou maravilhoso. Ou não fosse o País da Alice!:D;):rolleyes:

No primeiro dia, e para nos estrearmos, depois de conhecido o alojamento e de um breve passeio pela aldeia, fizemos a primeira caminhada pelo parque pela Gwydir Forest. Foram cerca de duas horas num pequeno percurso, circular, que nos deixou desde logo com água na boca para o que se seguiria.

Mas primeiro,

LLANRWST
full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg
 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Um dos atrativos de Wales são os seus imensos lagos e reservatórios que conferem à paisagem uma beleza singular.
Um dos lagos perto da nossa aldeia é o lago Llyn Geirionydd. A visita considerou também uma pequena caminhada pela floresta e ao redor do lago. Alguns chuviscos fizeram-nos desistir mais depressa do que previsto.
Llyn Geirionydd


full.jpg

full.jpg

full.jpg


SNOWDON
O maior parque nacional de Wales é também onde se encontra o Snowdon.
O pico de Snowdon, ponto mais alto da Inglaterra e do País de Gales com 1085m de altitude, é o local perfeito para quem gosta de caminhadas. De grau médio de dificuldade, sem subidas demasiado perigosas e um bom trilho. O percurso de ida e volta faz-se em cerca de 6horas, dependendo sempre da performance de cada um.

Como chegar
Há trilhos que partem de vários locais para chegar ao topo da montanha. Contudo, o principal ponto de acesso, ou o acesso mais fácil é a partir de LLanberis, o que faz com que tenha uma enorme quantidade de pessoas na subida e descida. O acesso em transporte público para esta cidade parece ser muito fácil e bem servido.
full.jpg


Desta cidade parte também um pequeno trem que sobe graciosamente a montanha. Tem um custo de cerca de 30£ o que na verdade é uma opção um pouco cara. E se estiver nevoeiro corre-se o risco de ter muito pouca visibilidade.
full.jpg

Snowdon Mountain Railway – Journey to the Summit

Em Llanberis há inúmeros parques onde por £4 podemos deixar o carro o dia todo. Um deles fica junto a um museu alusivo às Minas de Ardósia, um dos ex-libris desta povoação.
full.jpg


full.jpg


O parque de estacionamento e as minas de ardósia ao fundo
full.jpg


full.jpg
 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
O percurso até Llanberis é particularmente bonito. Os montes verdes cobertos de pontinhos brancos é uma constante por todo o Parque Nacional.

Por entre montes e vale vamos encontrando mais alguns lagos.

Lago-Llynnau Mymbyr

full.jpg

full.jpg

full.jpg


Llanberis vista desde Snowdon
full.jpg

full.jpg
 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
A subida

Subimos até cerca de ¾ do pico. A subida é acompanhada pelos trilhos do trem e é muito engraçado irmos vendo o mesmo, descendo e subindo. Fazemos adeus aos passageiros e é uma festa.

O cume estava envolto em nevoeiro, sabíamos não haver nenhuma visibilidade lá de cima, pelo que aproveitamos a subida enquanto as vistas recompensaram. Na parte da tarde nuvens mais espessas começaram a avolumar-se e previa-se alguma chuva, pelo que resolvermos descer. Em bom momento o fizemos porque os aguaceiros começaram a ser mais intensos.

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg


Belas paisagens acompanharam-nos todo o percurso.

Depois da subida a descida e novamente a subida até às Ceunant Mawr Waterfall
full.jpg


Recuperámos energia neste agradável hotel com um maravilhoso “afternoon tea”.
full.jpg


Não esquecer de levar calçado adequado, água, comida, chapéu, casaco térmico, casaco corta vento e resistente a água. Chegando perto do topo o frio acentua-se bastante.
 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Conwy
Património Mundial da UNESCO, Conwy é uma cidade muito bonita.

O castelo de Conwy, considerado uma das mais importantes construções medievais da Europa entre as que ainda permanecem de pé, foi erguido no século 13 pelo rei inglês Eduardo I e é um dos mais importantes de Gales integrando o “anel de ferro” idealizado pelo monarca para proteger a zona de invasões. Cercado de casinhas coloridas e muito comércio o castelo surge em grande destaque na pequena vila.

Pequena e fácil de explorar a pé, a povoação tem muito para oferecer. Se quisermos sair para fora temos ainda a opção de bilhetes diários que permitem subir e descer autocarros nos locais em volta.

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg
 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg


Aberconwy House, a casa mais antiga em Conwy, construída em cerca de 1300.
full.jpg


A meio da tarde, o inevitável chá acompanhado de uns deliciosos scones.
full.jpg


Do outro lado Denganwy apresenta-se bela e namoradeira.
A baía, que se forma entre as duas localidades, é de uma beleza singular.

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg
 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Vale a pena visitar em Conwy:

Conwy Castle - Construído por Edward I em 1289, é menor que os castelos de Beaumaris ou Caernarfon mas é lindíssimo.

Muralhas da cidade - As muralhas originais da cidade ainda estão de pé e podem ser percorridas em toda a sua extensão.

Casa de Aberconwy - Acredita-se que seja a casa de cidade mais antiga do País de Gales, datada do século XIV.

Igreja de Santa Maria

Frente ribeirinha – A frente ribeirinha é um encanto e proporciona belos passeios.
full.jpg


E até podemos comprar mexilhões diretamente aos pescadores. O que fizemos, claro.
full.jpg



full.jpg


Monumento ao mexilhão
full.jpg

full.jpg


Aqui podemos encontrar também a "menor casa" no Reino Unido.
full.jpg


De Conwy seguimos para DEGANWY. Pequena e encantadora povoação do lado de lá da baía. Caminhámos ao longo do passeio marítimo e visitámos a Marina. Sempre com Conwy a espreitar do outro lado.

DEGANWY

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg


Marina de Deganwy
full.jpg

full.jpg



Conwy e a sua marina vistos de Deganwy
full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg
 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
BETWS-Y-COED

É um dos lugares mais conhecidos e turísticos de Snowdonia. Uma pequena e sedutora vila, aninhada no Parque Nacional, perto das montanhas e envolta em tons de verde. Foi fundada em volta de um mosteiro, no final do século VI, crescendo com o desenvolvimento da indústria local das minas de chumbo.

É um dos lugares mais visitados da região, por caminhantes, alpinistas e ciclistas de montanha. Tem quase tantas casas de habitação como lojas de artigos para montanha.

Na vila e adjacente à estação ferroviária, o Conwy Valley Railway Museum é uma parada obrigatória para todos os que gostam de comboios. Uma estrada de ferro em miniatura leva-nos numa viagem de 8 minutos em torno dos jardins paisagísticos.

Perto da povoação e aninhado no espetacular Vale do Conwy, encontra-se o Zip World Fforest que oferece um cenário idílico para todas as aventuras. Desfrutar de percursos através do dossel das árvores, pular e explorar o coração da floresta ou sobrevoar as copas das árvores no balanço gigante são apenas algumas da opções. Não visitámos o parque é sem dúvida uma mais-valia na região.

Zip World Fforest | Zip World

Outras atrações da vila incluem a Ponte dos Mineiros e a igreja de São Miguel, que data do século XIV, e vários passeios pitorescos ao lado do rio Llugwy, que atravessa a vila. O Rio Conwy oferece outras atrações, incluindo o Fairy Glen e cascatas, incluindo as Conwy Falls.
As Cataratas de Pont-y-Pair estão no centro da vila e uma milha a montante estão as famosas Swallow Falls.

O acesso às Swallow Falls é através de uma cancela que funciona colocando moedas de 2 libras por pessoa. Não tínhamos moedas suficientes e por isso, com muita pena, não conseguimos visitar.


A vila também é um centro para uma ampla gama de atividades ao ar livre, está muito bem servida de alojamento e de restauração.

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg
 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Llandudno

Na preparação da viagem, e porque há sempre opções a fazer, Llandudno, mesmo surgindo como um dos lugares de paragem obrigatória, não me despertou particular atenção. As primeiras impressões, assim que entrámos na cidade, e talvez porque vínhamos de alma cheia com a beleza de Conwy, também ainda não deixavam antever quão bonita é.

Não tardou porém que ficássemos rendidos aos seus encantos. Carro estacionado e percorrridos meia dúzia de metros, surge uma cidade cinematográfica. Paisagens inesperadas, de uma beleza singular, quase irreal, remetem-nos para um mundo imaginário, do faz de conta. Não apenas pelo que o olhar capta, também pela atmosfera envolvente.

Com uma aura de requinte, de glamour, algures entre a decadência e o desejo de prolongar tempos áureos, somos recebidos com uma delicada e ao mesmo tempo vigorosa elegância vitoriana. Ruas amplas e convidativas, compostas de majestosas construções, que todavia denotam alguma decadência e um brilho algo esmorecido. Fruto dos tempos e da procura turística de outras paragens.

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg
 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Com um misto de espanto e felicidade, por uma beleza inesperada mas acolhedora, somos agraciados com a companhia da Alice. Será ela a nossa anfitriã.
Quem de nós não leu já, ou pelo menos não ouviu falar, do mais famoso livro de Lewis Caroll? Pois parece que Llandudno, e a sua paisagem envolvente, serviram de inspiração ao autor de “Alice no País das Maravilhas”.
Conta-se que a verdadeira Alice (Alice Pleasance Liddell), em menina, e a sua família, de quem Lewis Caroll era amigo, passavam férias nesta estância balnear, outrora lugar de veraneio de famílias abastadas, e o livro terá surgido após visitas do autor aos amigos.

full.jpg

full.jpg

full.jpg


Ainda que o tema “Alice” seja de facto o “ex libris” da cidade, o museu criado em tempos já não existe, e a casa de habitação (Penmorfa) da família também desapareceu. No entanto, a Alice está bem presente em toda a cidade. Podemos encontrar esculturas de vários dos personagens do livro, e até os muitos estabelecimentos comerciais lhe prestam homenagem.

A cidade, voltada para o mar da Irlanda, tem várias atracções que a distinguem.
The Great Orme, um penhasco mais de 200 metros acima do mar. Podemos aceder ao penhasco por percurso pedestre, de carro ou de teleférico (£9).
full.jpg

O teleférico funciona de março a outubro mas não se encontrava a funcionar quando da nossa visita. Lá em cima pode visitar-se a mina de cobre Great Orme Copper Mine. Com mais de 3500 anos, a mina foi descoberta em 1987 e é a maior mina pré-histórica já encontrada no mundo. Ou simplesmente, bem no topo, apreciar a beleza da paisagem numa rotação de quase 360º.
full.jpg

full.jpg


A orla costeira, bem extensa e ao longo da qual podemos encontrar muitos locais de descanso. Llandudno goza de um enquadramento paisagístico privilegiado mas a beleza da cidade deve-se também a algumas regras arquitectónicas: os hotéis obedecem a determinados padrões de cores e não há comércio ao longo da orla.
full.jpg


O píer vitoriano, é outra das atracções. Construído em 1876, em arquitectura tradicional galesa, é o mais longo do País de Gales e situa-se no final da orla marítima. É precedido de barraquinhas de fantoches, de doces, de jogos, gelados ou comida típica, e de lá podemos admirar a majestosa linha de hotéis.
full.jpg


Passeios de barco à volta da cidade, deambular pelas suas ruas, onde não faltam restaurantes, gelatarias ou casas de chá, percorrer a orla marítima ou subir The Great Orne, são motivos suficientes para não perder Lllandudno e o maravilhoso mundo da Alice!
 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Depois de percorrermos a cidade subimos ao Great Orne. Uma caminhada de pouco mais de meia hora, em passo moderado, para apreciar bem as vistas. E que vistas!

A subida foi feita por um dos lados e a descida por outro. Chegava-se o final da tarde, quase sem darmos por isso, e procurámos um lugar onde pudéssemos confortar o estômago. Acompanhados da Alice, claro.

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg
 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
CAERNARFON

Património da UNESCO, esta é uma das mais importantes cidades muralhadas do País de Gales e mesmo da Grã-Bretanha. Também foi construída por Eduardo I e conta com uma imponente fortaleza em frente ao rio Seiont. O castelo é lugar onde nasceu o primeiro Príncipe de Gales-inglês, em 1284. Até hoje, 700 anos depois, o título de Príncipe de Gales é dado ao herdeiro do trono britânico. Atualmente o título pertence ao Príncipe Charles.

Infelizmente não chegámos a horas de poder visitar o interior do castelo e na ruas corria já um friozinho cortante.



full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg
 
Última edição:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá @Antonia.M.S. ,

Depois de ler e ver as fotos, a minha vontade foi levantar-me da cadeira, ir para o aeroporto, apanhar 1 voo para Birmingham (fazer 1 stop para estar com 1 grande amigo) e seguir viagem :D.

Está, como sempre fenomenal e com fotografias top...

Muito Obrigado por continuares a partilhar connosco :)

Fiquei fã.... e vai para a minha lista...

Obrigado :)
 

Mel C

Membro Conhecido
Excelente report de um país que quero muito visitar e que raramente se vê por aqui! As paisagens do País de Gales são simplesmente lindíssimas :) Tenho uma viagem pensada mas pelo sul, porque quero muito ir a Hay-on-Wye. Obrigada pela partilha e parabéns atrasados! :D
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Fantástico report, tenho desde sempre o sonho/objetivo de fazer uma grande viagem pelo reino unido, e report's como este só dão vontade de apanhar o avião e marcar apenas bilhete de ida e perder-me por essas bandas.
Boas viagens ;)
 
Top