Novidades

[Report] Visão de Cuba - Outubro 2016

Luís Lopes

Membro Ativo
"Cuba?!? Não pode ser a Tailândia ou outro destino?
Não, tem de ser agora, antes que aquilo mude!"

Antes de mais, começo por dizer que gostei de Cuba, mas como em tudo, nada é perfeito.
Neste report vou colocar a minha experiência pessoal, aquilo que vivi, o que senti, o que cheirei ( e em alguns momentos, foi muito intenso :D).
Toda a organização da viagem, pesquisa, leitura de reports, visualização de fotografias quase me faziam crer que já dominava algumas situações e que já tinha estado em Cuba, mas nada nos prepara para aquilo que vamos encontrar em Cuba.

Vou ser o mais honesto possível, em termos de pensamentos e vivências e não pretendo colocar apenas as fotos para que me façam recordar a Cuba bonita que encontrei.
Foram alguns meses de preparação da viagem, uma vez que a decisão passou por marcar tudo de forma independente. Podem ver todo o processo e ajudas em Cuba de forma independente - Ajuda, Por Favor!! , à boleia deste tópico!

Viagem marcada para 30 de Setembro com saída de Lisboa/Madrid/Havana. Um atraso na saída, de uma hora, de Madrid para Havana! Nada de preocupante, afinal ia de férias por 15 dias :D

Chegada ao Aeroporto de Havana cerca das 20h00 e naquela passagem pelo controlo de imigração, sente-se logo que estamos a entrar num "mundo" diferente daquele que estamos habituados.
Entrega de folha de declaração de bens, deslocação à procura de canetas e locais para preencher, malas divididas em 2 tapetes.
Vantagem: caminho muito, muito curto para sair do aeroporto, sem a presença de lojas das imponentes marcas internacionais!
Malas na mão e toca de procurar o papel com o teu nome para te mexeres para o centro de Havana.
"Papel?!? Estás em Cuba pah, abre os olhos". De olhos bem abertos, lá avistei o Roberto, o nosso motorista, com um Tablet na mão com o meu nome em letras garrafais!! Confesso que não estava à espera e esbocei um sorriso para o lado :D :D.

Troca rápida de Euros para CUC. segundo o Roberto e assim constatado, a Cadena quando se sai do aeroporto à nossa direita, tem sempre menos movimento e é mais rápida a transacção :D. A taxa é igual.

Primeira nota: Que calor abrasador! bem, não é bem o calor mas sim a humidade que se faz sentir, associada ao mesmo! Que bafo!!!
Siga para o carro! Um Chevrolet de 56 com muito bom aspecto!
Malas no carro e aí vamos nós para a casa particular, localizada no Bairro Chino! Maison David y Lidia Diaz (Havana, Cuba): 154 fotos e 22 avaliações
Mesmo de noite, deu para perceber o ambiente do Bairro Chino! Confesso que se não fosse pela arquitectura e da imponência dos edifícios, não estaria muito longe de ter sido deixado no meio da Cova da Moura (não estou a tentar ofender ninguém), tal a degradação exterior dos prédios, da sujidade na rua e dos maus cheiros, dos caixotes de lixo nas redondezas! Nada nos prepara para isto! É uma espécie de "Bela e o Monstro"
Recebidos pelo David, o dono da casa, logo fica a sensação de um ambiente caseiro muito acolhedor!

Como já era tarde, o David sugeriu que na manhã seguinte, após o pequeno almoço, nos sentássemos um pouco, a falar acerca da segurança, como nos movimentar-mos em Havana, quanto pagar de táxi para cada zona, como agir quando abordados, o que visitar, quais as direcções a tomar, a partir da casa, para as várias zonas de Havana, onde comer...um espectáculo!!! E pelo meio, claro, lá íamos tirar as nossas dúvidas.

Aqui ficam umas fotos do interior das casas (a estadia foi repartida por duas das suas casas, repartida em 3 vezes).

Casa Principal

Casa da 1ª estadia e alguns pormenores do quarto.

Toca a acordar cedo que queremos é ir visitar a cidade!
Pequeno almoço tomado (e que maravilha de pequeno almoço!!!!), dicas dadas pelo David e lá nos fizemos à rua.
Sábado, fim de semana, calor insuportável (levem muitas t-shirts e calções, porque andar de calças é um autêntico martírio) e ficam as primeiras impressões diurnas de Havana, nomeadamente do Bairro Chino, onde se vê e vive a Havana pura.
Primeiro destino, zona do Capitólio e Havana Velha e comprar a excursão a Vinales e a entrada para o Tropicana!
Caminhando pelo Bairro, os BiciTáxis (olhos nas costas davam jeito :D :D), ruas sujas, muitos vendedores de frutas, "talhos" com mil moscas a pairar sobre a carne, esgoto a céu aberto, ambiente muito pesado...meu deus, onde me vim meter, isto vai ser uma aventura! ;):rolleyes:.
Chegados a uma grande Avenida, este foi o cenário...

Muita gente, muita animação, num ambiente de festa...as cores, a azáfama, tendas com diversos artigos para venda!

Próxima paragem, Plaza Central, Capitólio e redondezas.
Bem, isto começa a ficar mais limpinho e eis que senão, chega a frase mais ouvida durante toda a viagem a Cuba: " Táxi amigo?" :D :D :D. Nos primeiros dias, ainda ia saindo um acanhado "muchas gracias", mas depois é quase sempre a ignorar, tantas são as vezes que somos abordados na rua! O verdadeiro assédio!!
Bilhetes comprados e logo à noite temos festa no Tropicana! :cool::D

Aqui ficam algumas fotos das redondezas e do passeio por Havana Velha, zona muito mais turística e um pouco mais asseada.
 
Última edição:

Luís Lopes

Membro Ativo
Jantar no Habana 61, antes da ida para o Tropicana, bem agradável e a preços acessíveis. Vale a pena ;)


Bora lá arranjar-nos para ir ao Tropicana...sim, porque fui logo avisado pela senhora que vendeu os bilhetes, para colocar a melhor roupa que trazia :D Com ar indignado, lá dizia ela que muitos turistas vão para lá de calções :D :D

Importa informar que para tirar fotos é necessário o pagamento de uma taxa adicional de 5 CUC.
Convém chegar cedo ao local!

No regresso, passagem pela zona mais nobre de Havana, onde se situam as embaixadas e onde Reside a família Castro.

Há que descansar por que amanhã às 7h30 há Vinales para ver!
Vou apenas colocar uma fotos com breve descrição dos locais!
Foi nesta viagem que me apercebi que sempre que quiseres ir à casa de banho, tens de pagar!
Em muitas das situações, as condições da casa de banho não diferem muito das encontradas na rua...sendo que na rua até é mais limpinho :D :D :D :D e andem sempre com papel higiénico ou lenços de papel...podem vir a ser úteis ;)
Primeira paragem, Miradouro junto ao Hotel Los Jazmines, com uma vista brutal para o Vale de Vinales
De seguida, rumámos a um plantação de tabaco, uma suposta fábrica de charutos artesanais...nada disso! Um pequena quinta com uma pessoa a explicar todo o processo (interessante), mas nada por aí além.
Ainda assim, bonito de se ver e perceber como se fazem os Habanos.
Como era para ver tudo num dia e a viagem ainda é longa, fomos directos a uma Fábrica (????!!??) de Rum, com ujm aspecto que não lembra a ninguém! Tudo muito sujo, sem qualquer tipo de condições, mas com uma lojinha catita para venda de produtos. O chamado "engana turistas". O sítio menos interessante que visitei, tanto isso que aguardei cá fora enquanto decorriam as vendas...perdão, visitas! :):rolleyes:
 
Última edição:

Luís Lopes

Membro Ativo
Hora do almoço (incluído no preço da excursão) e toca a rumar ao local mais giro desta visita, o mural da Pré História, onde iria decorrer também o almoço, no restaurante que ali fica.

Depois do almoço, fomos visitar a Cueva del Indio. Local giro. Alerto apenas para o facto de em todo o lado ser pedida gorjeta...toda, mas toda a gente que foi connosco no passeio que se queixou do mesmo e à saída do barco, depois das visitas à gruta, lá vem o pedido. Esta foi uma situação à qual me fui habituando, durante esta viagem.


Hora de regresso a Havana e chegada já muito ao fim da tarde.
Banhoca e preparar para jantar e fomos aconselhados a ir ao Viejo Amigo! E que bom conselho!!! Bom, barato e saboroso! Pode não constar das primeiras escolhas do Trip Advisor, mas é normal que assim seja porque fica fora do normal circuito turístico e junto ao Bairro Chino, mas vale a experiência e simpatia das pessoas...e a comida, claro! :p
El viejo amigo, Havana - Comentários de restaurantes - TripAdvisor

Não se assustem com o aspecto exterior porque o interior é muito agradável.

Segunda feira e dia de excursão a Cienfuegos, Trindad e Santa Clara! Ah espera, durante o voo ela lembrou-se alterar o roteiro :confused::confused:, depois de tudo planeado :rolleyes:! Baía dos Cocinos, Cienfuegos e Trinidad :D:D

Já tínhamos tudo marcado com o nosso motorista e perto da hora combinada lá apareceu para nos levar directos à Baía dos Porcos.
As viagens ainda eram longas e estivemos em Cuba na altura do furacão Matthew que infelizmente fez muitos estragos no Este de Cuba (Santiago), mas afectou pouco a zona onde estivemos. Ainda assim, apanhamos um tempo um tanto esquisito, devido à passagem do Matthew...nada de anormal!
Impressionante foi a coluna de ajuda que foi disponibilizada para socorrer as cidades afectadas e que tivemos oportunidade de ver, pois passou por nós!
 
Última edição:

Luís Lopes

Membro Ativo
Primeira paragem, um parquezito, antes de entrarmos no nosso primeiro destino, a Península de Zapata.
Foi apenas uma paragem estratégica, motivo para uma boa Pina Colada e um pequeno esticar de pernas.

A paisagem é essencialmente dominada por pântanos, repletos de crocodilos e foi exactamente esse o nosso destino, visitar a quinta dos crocodilos, onde também teríamos a possibilidade de visitar a Aldeia dos Taínos, acessível apenas de barco.
Por incompatibilidade de horários de saída dos barcos, ficamos apenas pela Quinta, com muita pena nossa!
Ainda assim, deu para alimentar os crocodilos, usando uma pequena cana e ver bem de perto, o respeito que estes "bichinhos" impõem! Se vale a pena, apenas pelos crocodilos? Diria que não, mas férias são férias! :D :D
Se incluírem a visita à Aldeia dos Tainos, aí a história já será diferente! Assegurem-se apenas dos horários das saídas das lanchas, antes de começarem a visitar a quinta!

Próxima paragem, Baía dos Cocinos, não sem antes fazermos uma paragem estratégica para comer, num local sugerido pelo Roberto. 3 pessoas, menos de 5 euros!! Ok, era uma barraca de estrada, mas deu para comer uma "bolonhesa" bem recheada, só para enganar o estômago! Tudo 5 estrelas!!
Paisagem deslumbrante e os primeiro laivos de mar das Caraíbas :D :D E que laivos!!!
Aproveitamos a zona para fazer snorkling e relaxar um pouquito ao sol!
Devido à passagem do Matthew, os bares e restaurantes estavam quase todos fechados e uma qualquer bebida, teve que ser pedida a uns senhores que ali andavam de bicicleta e que prontamente nos foi trazida!
Um pouco mais à frente, nova paragem na Cueva de los Peces, Playa Larga, com hipótese de fazer snorkling, quer no mar, que na própria cova, que fica do lado oposto ao mar.
Como havia pouca luminosidade, a opção foi mesmo o mar!

 
Última edição:

Luís Lopes

Membro Ativo
Depois de nos termos deliciado com uns bons banhos nestas águas bem quentinhas, o próximo destino era Cienfuegos.
Aqui a paragem não foi mto longa pois o obejctivo era pernoitar em Trinidad e aí sim, desfrutar um pouco mais da cidade.

Cienfuegos é uma cidade pacata, com arquitectura muito gira, mas como o tempo era pouco, resolvemos dar apenas uma voltinha e conhecer as locais mais emblemáticos.
Ficam algumas fotos


O caminho ainda era longo até Trindad com paisagens deslumbrantes.
Devido à passagem do Matthew, apanhámos muito instabilidade do tempo, na viagem, quer na ida, quer no regresso a Havana.
 
Última edição:

Luís Lopes

Membro Ativo
Chegados a Trinidad, deu logo para ver que era diferente dos outros locais por onde tínhamos passado em Cuba! Muitos turistas na rua e muita gente nova (turistas) em tudo quanto era sítio.
A arquitectura da cidade é lindíssima e esta é de facto, uma paragem a não perder!
A casa onde ficámos era muito gira, boas acomodações, vista maravilhosa a partir do terraço.
Casa Smith - Alojamiento y Gastronomía en Trinidad de Cuba, Rent Room In Trinidad Cuba
Já no que respeita a hospitalidade, deixou muito a desejar, com um dono muito rude e sem modos e que nos tentou enganar com a venda de charutos
A noite foi basicamente poisar as malas e ir à descoberta de um local para comer de entre as muitas opções existentes!
A opção recaiu sob um pequeno restaurante situado na Calle Desengano, mesmo antes de se dar entrada na Plaza Mayor.
Pratos escolhidos: Lagosta e Ropa Vieja e umas cervejitas a acompanhar, que a noite estava quente! :D :D

Depois do jantar e como já era tarde e o dia já ia longo, um pequeno passeio pelas redondezas apenas para ver o ambiente e uma passagem pela Casa de la Música para ver o espectáculo que estava a decorrer.
Ambiente agradável mas espectáculo muito pobre. Tivemos azar nos intervenientes...mas é um local onde se pode relaxar, sentado nas escadas a beber uma boa Pina Colada!

Daylight in Trinidad e vamos lá tomar o pequeno almoço, muito fraquito...mesmo! E ainda não acabaste de comer e já te estão a tirar as coisas da mesa! :mad::mad:

Bem, mas vamos lá explorar Trinidad, não sem antes termos sido levados pelo dono da Casa, para nos tentar vender charutos "numa fábrica desactivada", dizia ele. Acabámos dentro de um quarto minúsculo, com um Al Capone qualquer a tirar malas de tudo quanto era armários, carregadinhas de charutos :D:D:p. Depressa me livrei da coisa e fomos conhecer a cidade, com primeira paragem na Plaza Mayor, à luz do dia.
Depois foi andar a cirandar pela cidade e desfrutar dos momentos.
Dizer que optámos por não ir a EL Nicho, associado ao facto de nem todos os donos de carros clássicos estarem dispostos a ir até lá! Ainda assim a MUITOOOOOO curta estadia em Trinidad foi muito boa. Ficámos com a sensação que deveríamos ter reservado uns dias mais para esta zona, em vez de tantos dias em Havana.
A grande vantagem é que nos deu a oportunidade de conhecer o lado menos "turístico" de Havana.

 
Última edição:

Luís Lopes

Membro Ativo
Final do dia, de regresso a Havana, para mais duas noites na Casa de David e Lydia, para no caminho testemunharmos a beleza da paisagem e o temporal que fomos apanhando.

Desta vez, fomos para outro edifício, com as mesmas comodidades. Referir que aqui, o pequeno almoço é sempre servido na casa principal...e que pequeno almoço!!
As fotos não são representativas de quão bom e farto era o pequeno almoço, mas foi do melhor que já tive!:D:D:D:cool::cool:
Como ainda está previsto o regresso a Havana vou só deixar-vos imagens da casa e do pequeno almoço e no final colocarei uma fotos alusivas à nossa passagem por Havana.



Next stop...pulseirinha :D :D o que significa 6 dias de papo para o ar...ou não!

A viagem Havana/Varadero foi efectuada por Via Azul, reservada a partir de Lisboa, directamente no site deles.
Autocarros mal cuidados e a cheirar a gasolina que nunca mais acaba...eram só duas horas e meia, mas compensa o valor. Viagem sem stress.
Chegados a Varadero, negociar táxi para o hotel. Para o nosso, o valor justo eram 10 CUC.
 
Última edição:

Luís Lopes

Membro Ativo
Bem vindos ao Sol Palmeras.
Não vos vou maçar muito porque o report já vai longo!
Bom hotel, boa comida, boas animações, staff muito simpático, bebidas boas, boa localização, MUITO BOA praia, piscina boa... Hiper mega recomendável!
Só um alerta: se quiserem reservar aqui, peçam um quarto virado para a piscina. Os quartos voltados para a estrada têm muita humidade.
Inicialmente tinham-nos colocado num desses quartos, mas pedimos para trocar, expondo o nosso ponto de vista e não houve qualquer tipo de problema!
De resto, nada a apontar.
Muita variedade de comida, os restaurantes temáticos bons (gostámos menos do Marino).
Muita animação de praia com uma equipa muito simpática!
Os espectáculos do hotel também são muito bons.
Existe um comboio que nos permite circular entre vários hotéis e a opção mais vantajosa para conhecer Varadero é através do autocarro turístico, que passa em quase todos os hotéis de Varadero.

Esta foi uma semana de relax e algum passeio, onde visitámos os locais mais turísticos.
Não vão pelas classificações do Trip advisor...nem sempre são referência, ou neste caso, não foi.
Exemplo disso, é o Parque Josone, que diziam maravilhas, mas não passa de um muito simples jardim. Haviam de ir aos Jardins da Gulbenkian para saberem o que é bom :D :D.

Bem, ficam algumas imagens da estadia em Varadero.
 
Última edição:

Luís Lopes

Membro Ativo
E depois desta estada em Varadero, o regresso a Havana!

Isto já vai muito longo, ficam apenas umas imagens de Havana.

Qualquer questão, estejam à vontade ;) :D
 
Última edição:

Luís Lopes

Membro Ativo

E pronto, foi isto!
Desculpem ser tão extenso, mas havia tanto mais para dizer que iria demorar mais um ano! :D :D :D
 

rum

Membro Conhecido
Estás desculpado por ser extenso, mas é destes reports que a malta gosta. Ainda não o li todo mas até ver parece-me muito bem.
Obrigado pela partilha.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Luís Lopes ficava aqui mais um ano a deliciar-me! :rolleyes:
Valeu muito a pena este esforço de acabar o report. :D obrigada! :)
Amo Cuba e vi aqui locais que desejo muito conhecer. Esta viagem foi sem dúvida fantástica, e o report está muito completo e com fotos maravilhosas.
Lá vou eu ter de voltar ... :rolleyes:
Muito obrigada pela partilha. ;)
(Ainda bem que já terminaram as obras no Cristo de Havana, assim é bem mais bonito).
 

susy4

Membro Conhecido
:eek::eek::(
O que ainda tenho para conhecer em Cuba !!!!!!!
Report fantástico e fotos igualmente fantásticas :)
Obrigada por mostrar o vosso momento de férias e por acrescentar ao portal um report impecável :)
 
Obrigado pela partilha ,Cuba é um Pais de contrastes ,parece que parou no tempo .por um lado é bom ,mas por outro....
Outro inconveniente de Cuba ,é os hotéis ,pelo que leio aqui ,é preciso escolher bem .
 

Luís Lopes

Membro Ativo
@Luís Lopes ficava aqui mais um ano a deliciar-me! :rolleyes:
Valeu muito a pena este esforço de acabar o report. :D obrigada! :)
Amo Cuba e vi aqui locais que desejo muito conhecer. Esta viagem foi sem dúvida fantástica, e o report está muito completo e com fotos maravilhosas.
Lá vou eu ter de voltar ... :rolleyes:
Muito obrigada pela partilha. ;)
(Ainda bem que já terminaram as obras no Cristo de Havana, assim é bem mais bonito).
Olá Cristina! Obrigado.
Demorou mais saiu :D
A sério que existiam muitas mais dicas para dar e aventuras passadas, mas já ia tão extenso que não queria maçar mais!
É como tinha dito...ir para Cuba 6 dias para um resort e um dia de excursão a Havana, não se consegue perceber a realidade de Havana (neste caso).
Mas não pretendo criar polémicas...Cuba, turística, é de facto um paraíso!

Obrigado pela partilha ,Cuba é um Pais de contrastes ,parece que parou no tempo .por um lado é bom ,mas por outro....
Outro inconveniente de Cuba ,é os hotéis ,pelo que leio aqui ,é preciso escolher bem .
Olá Luís! Não vou criar polémica quanto a Cuba, especialmente os locais que visitei.
Olhe, não conheço os outros hotéis, mas 200% seguro que a relação qualidade/preço do Sol Palmeras, é brutal! Vale muito a pena e aconselho a todos!
Praia espectacular, em cima do hotel, animação boa, comida boa...sem queixas

:eek::eek::(
O que ainda tenho para conhecer em Cuba !!!!!!!
Report fantástico e fotos igualmente fantásticas :)
Obrigada por mostrar o vosso momento de férias e por acrescentar ao portal um report impecável :)
Obrigado Susy!
Aqui ainda falta conhecer MUITO de Cuba também...muito mesmo!
 
Última edição por um moderador:
Olá Luís! Não vou criar polémica quanto a Cuba, especialmente os locais que visitei.
Olhe, não conheço os outros hotéis, mas 200% seguro que a relação qualidade/preço do Sol Palmeras, é brutal! Vale muito a pena e aconselho a todos!
Praia espectacular, em cima do hotel, animação boa, comida boa...sem queixas
Nem estamos aqui para criar polémicas :), os relatos bons ou maus, são sempre uma mais valia para enriquecer o forum. Há pessoas que adoram, outras nem tanto, mas uma coisa que todos têm em comum, é que as praias são de sonho, e Havana (turística)é lindíssima. Só por estes 2 motivos, já vale a viagem a Cuba. Quanto ao hotel, fica como referência para um dia que resolva ir a Cuba. É que mesmo nas agências, avisam sobre os hotéis em Cuba, especialmente quem já esteve em outras zonas das Caraíbas, mas se esse é bom, fica como referência .
Obrigado mais uma vez pelo excelente report.
 
Última edição por um moderador:

Luís Lopes

Membro Ativo
Nem estamos aqui para criar polémicas :), os relatos bons ou maus, são sempre uma mais valia para enriquecer o forum. Há pessoas que adoram, outras nem tanto, mas uma coisa que todos têm em comum, é que as praias são de sonho, e Havana (turística)é lindíssima. Só por estes 2 motivos, já vale a viagem a Cuba. Quanto ao hotel, fica como referência para um dia que resolva ir a Cuba. É que mesmo nas agências, avisam sobre os hotéis em Cuba, especialmente quem já esteve em outras zonas das Caraíbas, mas se esse é bom, fica como referência .
Obrigado mais uma vez pelo excelente report.
Já agora, outra dica... não marque por agência. Marque por conta própria...fica MUITO mais barato! ;)
 
Última edição por um moderador:
Top