Novidades

[Report] Vilamendhoo-Maldivas

toly

Membro Ativo
A exemplo do Orçamento Geral do Estado, há anos que em termos de planeamento, nada corre bem.

Da programada e até reservada ida à Gâmbia, na Páscoa, acabei por bater com os costados no México.

Do estudo e programação para uma estadia em Zanzibar, fui empurrado para as Maldivas.

A culpa foi do Sócrates- com o aumento para 100€ da vacina da febre amarela- e do Tripadvisor que deram argumentos às minhas patroas para me obrigarem a mudar a rota.

Foi a minha 3ª ida às Maldivas.

No ano passado tinha ido para o Sun Island, irmão gémeo, para pior, do Paradise Island(report aqui no fórum), e não fiquei nada deslumbrado.

Este ano tinha que escolher, no pouco tempo que me restou após a desistência de Zanzibar, algo que pudesse satisfazer minimamente a disparidade de exigências familiares.

Precisava de um hotel de tamanho médio, por causa da variedade da alimentação, com uma praia razoável e fundamentalmente com um bom recife.

Tudo o resto- quartos, piscinas, spa's, jacuzzis, entretenimento nocturno, passeios turísticos, etc- não era importante, nem factores que condicionassem a escolha do hotel.

Dentro do orçamento disponível, satisfazendo a maior parte das exigências, e após múltiplos pedidos de orçamentos, apareceram o Chaaya Ellaidhoo, o Eryiadu, o Biyadhoo e o Vilamendhoo como opções viáveis.

Após uma filtragem e pesquisa mais apurada, a escolha acabou por recair no Vilamendhoo, por me parecer a oferta mais equilibrada (se for preciso, explico porquê).

Vamos ao que interessa.

Resumo da viagem:

Ida- Lisboa->Londres(Heathrow),Londres(Gatwick)-> Malé,Malé-> Vilamendhoo

Saída de Lisboa às 8H15 de 19/7 e chegada a Malé às 9H20 de dia 20/7

Volta- Vilamendhoo-> Malé, Malé->Londres(Gatwick), Londres(Heathrow)->Lisboa

Saida de Malé às 11h45 de dia 3/8 e chegada a Lisboa no dia 4/8 às 17,30 (noite passada num hotel em Gatwick).

Companhia aérea, transferes e operador para as Maldivas:

Voo Lisboa-Londres-Lisboa-> British Airways, marcado directamente no site da companhia.

Tansfer entre Heathrow e Gatwick- National Express, bilhetes comprados online

Hotel em Gatwick- The Ambers Guest House, comprado no Booking

Voo Londres-Malé, hotel e transfer para o hotel- marcado online na Kuoni


Hotel/ilha:

O hotel dispõe de momento de 3 tipos de alojamento- Beach bungalows, Jacuzzi beach bungalows e Jacuzzi Water villas, estando em construção alguns garden bungalows.

Os Jacuzzi bech bungalows e as water villas apenas aceitam hóspedes acima de 18 anos.

Com o condicionalismo de levar a minha filha menor, não me restou outra alternativa senão ir para uma beach villa.

Não havendo essa restrição, teria optado por uma jacuzzi beach villa, por ser maior e ficar na melhor zona de praia da ilha.

Teria evitado algumas complicações, como explicarei adiante.

O aquecimento global e a subida do nível do mar fizeram estragos significativos nas ilhas/hotéis.

Alguns fazem bombagem de areia para recarregar as praias.

Não é o caso deste.

Geralmente, metade de qualquer ilha é aceitável/boa e outra metade está bastante degradada, o que se verifica também nesta ilha.

Não é nada agradável fazer uns milhares de quilómetros para ficar uma quinzena em frente do muro de Berlim ou numa trincheira de La Lys.

Assim, antes de ir, convém estudar exaustivamente as condições da ilha, ver fotos e ler relatos e opiniões de outros viajantes para não sofrer dissabores.

Foi o que fiz, e não me arrependi.

Logo à chegada a Malé fui recebido pela representante da Kuoni que me deu os bilhetes do hidroavião, alguns folhetos e contactos e me encaminhou para a recepção do hotel no aeroporto.

Aproveitei logo para a avisar que a contactaria para me tirar da ilha caso algo corresse mal ou não fosse do meu agrado, situação que ela compreendeu perfeitamente e com a qual concordou.

Novo check-in, desta vez para o hidroavião, seguido de transporte para o lounge do Vilamendhoo no hidroporto (ou lá como aquilo se chama).

No lounge, para além das toalhas frias e dos refrescos, dão-nos logo um impresso para preencher com os dados para o check-in no hotel.

A letra é bem pequenina e quando tal se verifica, não deixo passar uma única palavrinha sem leitura atenta, demore o tempo que demorar.

Em boa altura o fiz.

No canto inferior esquerdo, em letrinhas bem sumidas estava o número 138 que era o alojamento que me estava pré-destinado.

Já os rapazinhos do lounge estavam desesperados pelo tempo que eu estava a gastar a ler e a preencher a papelada, e mais desesperados ficaram quando eu terminantemente me recusei a aceitar aquele alojamento, não entrando sequer no avião, caso não fosse mudado.

Poderá isto parecer uma birra ou capricho estúpido, mas com as fotos ilustrativas, acho que a minha atitude ficará amplamente justificada.

Disseram que não me podiam mudar ali o alojamento ali e isso só poderia ser feito na recepção do hotel na ilha.

Perguntei-lhes que garantia teria que iria ser mudado para outro alojamento uma vez chegado ao hotel, avisando-os logo que contactaria a representante do operador para ser recolhido da ilha, caso tal não se verificasse.

Lá contactaram a recepção do hotel na ilha expondo o problema, donde lhes responderam que o meu caso iria ser tratado devidamente e a contento.

Não aceitaria sequer uma resposta do tipo "o seu caso vai ser analisado".

Meio satisfeito, lá entrei no hidroavião.

Com isto, ainda provoquei um pequeno atraso no voo e algumas caretas de desagrado dos outros passageiros que aguardavam o desfecho deste imbróglio.

Chegado à ilha e à recepção do hotel, tinha à minha espera uma menina inglesa para resolver o meu problema.

Ainda tentou que eu fosse ver o tal bungalow 138, salientando a vantagem de ser isolado e não geminado como a maioria dos outros, o que eu recusei desde logo por ser muito longe, estar muito calor,cansado da viagem e já saber como era, mesmo sem ver.

Depois ainda argumentou que não havia de momento nenhum alojamento disponível, demorando bastante tempo até ser limpo e preparado um alternativo.

Pu-la logo à vontade nesse capítulo.

Esperava o tempo que fosse preciso e até dormia nos sofás da recepção se não houvesse nenhum alojamento razoável disponível.

Como a minha "disponibilidade" em aguardar por um alojamento decente era tanta, aproveitei logo para lhe dizer que não aceitava nada que ficasse naquela zona da ilha (Bungalows entre o n.º131 e o n.º 160).

Lá foi falar com os rapazitos da recepção e após breve conferência, lá me mudaram para o bungalow 240, do lado oposto da ilha, bem perto da recepção e do restaurante, avisando-me logo que a limpeza do mesmo estava a ser feita e ia demorar cerca de duas horas.

Conhecendo já de cor a disposição dos bungalows, vi que este ficava na zona com alguma praia decente, tendo só a desvantagem de estar ao pé do cais de serviço e da entrada para a água dos mergulhadores.

Disse à moça que achava a solução satisfatória e que as duas horas de limpeza transformariam a casinha num brinquinho, sentando-me pacificamente à espera.

Uma hora e quinze depois, lá apareceram os rapazes para me transportarem as malas e me encaminharem para o bungalow.

Como a conversa já vai longa, para amenizar um bocado e justificar a "birra", cá estão algumas fotos:

O princípio da zona onde me recusei a aceitar ser alojado


A costa na zona entre os bungalows 131 e 160


A praia em frente do bungalow 138 que me estava pré-destinado(e até nemse vê a parte pior)



O belíssimo "areal" em frente do Bungalow 138


Esperando que as imagens supra tenham ajudado a compreender a minha determinação, passo a mostrar a localização e interior do alojamento alternativo fornecido(igual para todos os beach bungalows)


















A localização não é a ideal, há melhores, mas é suficientemente satisfatória para desfrutar umas férias descansado.
O quarto é um bocado pequeno para 3 pessoas- o triplo ideal seria um JBB, mas há as tais limitações da idade mínima para ocupação- e está muito bem equipado.
A casa de banho é o habitual por aqueles lados- semi-aberta- bastante bem fornecida de produtos de higiene pessoal e totalmente operacional.
 

toly

Membro Ativo
Os diferentes tipos de alojamento:

Beach bungalows(há dois tipos- simples ou geminados)



Jacuzzi beach bungalows



Watter villas





Tirando o tamanho, a localização relativamente à praia e o jacuzzi, os beach bungalows e os jacuzzi beach bungalows são basicamente iguais.
Quem não quiser arriscar ficar numa zona degradada da ilha ou ter que lutar para mudar de alojamento, a escolha acertada será ir para um JBB.
Quanto às water villas, pareceram-me um pouco deprimentes.
São uma espécie de contentores de madeira só com um lado(o mais estreito) com vista e acesso para o mar e fraca praia(fundo com muita pedra e coral).
Os interiores até são bonitos, mas quem para lá vai espera poder desfrutar uma vista desafogada e outro tipo de sensações.
A implantação e concepção foi muito infeliz.
Uma rotacão de 90º e a colocação da parede de vidro no lado maior voltado para o mar, transformá-los-ia numa séria opção.

As praias da ilha:

Como disse anteriormente, a erosão está a danificar seriamente todas as ilhas.
Nesta, como as para onde tinha ido anteriormente, existem zonas extremamente degradadas que convém evitar.
Seria de bom-tom os próprios hóteis não venderem aquelas zonas, mas a ânsia do lucro impera aqui, como em todo lado.
Resta-nos a nós, enquanto consumidores, fazer valer os nossos direitos e não aceitar alojamentos em condições e ambientes que não têm nada a ver com aquilo que pagamos e é publicitado.
Por sorte, caí nas boas graças do funcionário da Kuoni que tratou da minha reserva e fui-lhe colocando alguns cenários hipotéticos, designadamente este da localização do alojamento, ao que ele amavelmente ia respondendo com a melhor maneira para resolver os eventuais problemas.
Colocando a ilha na horizontal, pode dividir-se a mesma em 4 partes iguais, traçando uma cruz passando pelo centro da ilha.
Numa das extremidades (esquerda) ficam os water bungalows e na outra o restaurante asiático.
Ver o esquema da ilha aqui:
http://www.vilamendh...and/island.aspx
Assim, totalmente a evitar são os bungalows entre o n.º 133 e o n.º 160, situados a norte, entre o meio da ilha e o restaurante asiático.
Um pouco melhores, são os bungalows n.º 101 a 130, situados entre o restaurante asiático e a recepção do hotel na parte sul da ilha. Têm alguma areia na praia, mas a maior parte já é contida por sacos.
Com praia bastante melhor, mas pouco fundo de areia dentro de água, fruto da proximidade da barreira de coral, estão os bungalows n.º 213 a 241, a sul, entre o cais de serviço e as Water villas..
Com melhor praia, os bungalows entre o n.º 168 e o 212, têm a melhor localização.Situam-se a norte da ilha, desde a extremidade onde começam as Water villas até ao meio da ilha.
Ciente desta debilidade em termos de praia, o hotel colocou bastantes camas de praia não reservadas aos bungalows(cada um tem duas) nas línguas de areia das extremidades da ilha onde o areal é um pouco mais extenso.


As melhores zona de praia:
Extremidade da ilha, junto aos water bungalows




Extremidade oposta, junto ao restaurante asiático




Junto ao cais de serviço- bastante movimentado
 

toly

Membro Ativo
Os restaurantes

Buffet para os hóspedes das beach villas







Jantar de despedida dos nossos vizinhos de bungalow




Restaurante asiático


Buffet para os hóspedes das Jacuzzi beach villas e water villas


Hot Rock restaurante e Sunset bar
 

toly

Membro Ativo
Os casamentos

A capela


Os noivos




A assistência vestida a rigor


A limousine dos noivos





As fotos para a posteridade


 

toly

Membro Ativo
Os passeios turísticos

Às mantas e tartarugas

A partida














o regresso


os "marinheiros"
 

toly

Membro Ativo
Considerações finais.

Apesar do objectivo fundamental para escolha do hotel fosse a existência de um bom recife, considero que os serviços prestados e as condições deste hotel excederam bastante as minhas expectativas que tinham sido colocadas bastante em baixo por causa de uma escolha infeliz efectuada no ano transacto.
Tendo muita atenção à escolha e aceitação da localização do alojamento, a estadia aqui é bem calma e agradável.
Embora a ilha estivesse quase lotada e a densidade dos alojamentos seja grande, quase que não se vê ninguém, excepto às refeições.
Nota-se, até pela limitação da idade mínima de ocupação de determinados alojamentos, que a ilha está dividida em 2 partes.
Uma vocacionada para famílias- os beach bungalows- e outra mais virada para as estadias de lua-de-mel ou mais românticas.
Isto, à primeira vista, até parece uma boa idéia, no entanto não acho que seja uma política muito sensata esta limitação de idade em certos alojamentos, visto os jacuzzi beach bungalows serem maiores e alojarem em condições bastante mais aceitáveis uma família com filhos.
Os beach bungalows são bastante pequenos para alojarem mais que um casal em boas condições.
Por falta de argumento mais convincente, só uma mentalidade retorcida é que pode colocar estas limitações à ocupação de uma jacuzzi beach villa por uma família com filhos.
Não estou a ver um casal com filhos sob o mesmo tecto andar às cambalhotas dentro do jacuzzi, com a criançada por perto.
Ou ir de férias para cascos de rolha para se entreter num arraial pedófilo e incestuoso no meio das bolhas do jacuzzi.
Mas adiante..
Quanto às water villas, aceito e até compreendo a limitação de idade, pelos perigos inerentes de queda à água das crianças, embora ache o limite bastante exagerado.
A alimentação é muito bem confeccionada e apresentada, sendo igual nos dois restaurantes.
Todos os dias existe um jantar temático dedicado a um determinado país ou região, com as respectivas entradas e sobremesas, a que se juntam 2 pratos indianos, um prato de massa e o omnipresente peixe fresco grelhado na hora.
A fruta é fracota e pouco variada, mas não se pode pedir muito mais tendo em atenção o sítio onde se está.
Não há produção local e toda a comida, excepto o peixe, é importada.
As sobremesas são bastante boas, sendo maioritariamente vocacionadas para o paladar britânico, cujos cidadãos ocupam cerca de metade do hotel.
Fruto desta ocupação maioritária, o pequeno-almoço é um verdadeira surpresa.
Todos os alimentos de um pequeno-almoço inglês estão disponíveis- até bacon de porco a sério- e com uma qualidade e apresentação que não deixa ninguém insatisfeito.
A praia é fracota/média não sendo este um destino ideal para os apreciadores puros e duros de areais extensos.
A erosão já comeu metade do areal da ilha e a proximidade dos recifes de coral fazem com que haja pouco espaço com fundo de areia dentro de água.
Uns sapatos próprios para andar dentro de água poupam bastantes cortes e escoriações e permitem andar por todo o lado sem temer os pedaços de coral morto que existem em alguns locais.
A água do mar tem sempre uma temperatura agradável, situando-se entre os 27 e os 29º.
Fora de água também não se morre de frio.
A temperatura varia entre os 27º de noite e os 32º de dia.
Isto no mês de julho e durante 14 dias.
O tempo nesta altura é uma verdadeira lotaria.
Tanto pode cair um dilúvio, que geralmente é curto, como estar um sol radioso.
Em 14 dias que lá estive, as previsões apontavam sempre para a possibilidade de 60 a 80% de chuva e trovoadas e só apanhei meio dia de chuva fracota e outro meio dia de céu nublado.
Tive 13 dias de sol radioso.
Nem uma bátega tropical para amostra, com as respectivas trovoadas, que é um espectáculo digno de se ver.
As piscinas são bastante bem cuidadas e limpas, tendo sempre muitas cadeiras e chapéus livres.
Em cada uma delas existe um bar de apoio bastante bem fornecido de bebidas.
Quanto a bares e diversões nocturnas, as minhas impressões são muito limitadas.
Fruto da idade avançada, o esforço dispendido durante o dia impelia o meu corpinho para a caminha logo após o café, tomado na esplanada do restaurante asiático ou no sunset bar.
Pelo que vi de passagem, a diversão nocturna também não é o ponto forte desta ilha, a exemplo de outras da zona onde estive.
Há sessões de karaoke, projecção de filmes, actuação de bandas locais, corridas de caranguejos e pouco mais.
Há bastantes excursões, quase todas com temas dedicados ao mar, e não sendo grande apreciador de visitas guiadas, optei por me inscrever na das mantas e na do tubarão-baleia.
A excursão das mantas é excelente, embora, se o barco fôr com a lotação completa, a confusão seja muita.
Quando a fiz, só iam 13 pessoas no barco e quando era a altura de saltar para a água para ver as mantas, as pessoas perdiam literalmente a cabeça, nadando sofregamente na direcção dos animais.
Claro que assustavam a bicharada e a maior parte das pessoas acabava por não ver nada.
E isto com o barco só com metade da lotação.
Com o barco cheio, imagino a algazarra que será.
A táctica a usar para observar qualquer coisa em condições, é ver a direcção que o animal leva, deixar o maralhal nadar um crawl vigoroso em direcção a ele e antecipar a direcção em que ele vai fugir, nadando nas calmas para essa posição e ficando à espera da sua passagem.
Consegui fazer bons filmes usando esta táctica.
Devido a este comportamento selvático por parte das pessoas, indo o barco com a lotação esgotada e sendo a viagem ao tubarão-baleia feita em alto-mar, decidi não fazer essa excursão, por achar que as condições não iam ser minimamente aceitáveis.

Resumindo:
O hotel é bastante agradável, embora os quartos sejam pequenos, a ilha é razoável, embora a praia seja fraca, a comida é boa e o serviço bastante cuidado e atencioso.
Não envergonha ninguém.



Quanto ao que se passa dentro de água, as coisas são totalmente diferentes.
Mas isso é outra conversa...
 

SnorkellingMike

Membro Novo
Olá Toly

Vou viajar para o Vilamendhoo em Outubro e achei o Report Excelente.... obrigado por todas as dicas, especialmente sobre a melhor localização das Beach Villas.... pormenor que pode fazer toda a diferença entre umas férias fantásticas e umas férias atribuladas com reclamações e chatices desnecessárias. De facto não faz sentido nenhum sequer venderem Beach Villas com muros de cimento em frente...enfim, lucro fácil.

Muito úteis todas as informações que colocaste, vou usar todas as dicas para potenciar os nossos 10 dias de férias no paraíso.

Um abraço,

Miguel Teixeira
 

mokas

Membro Conhecido
Olá :)



Obrigada por este report tão pormenorizado. excelente descrição da estadia e do hotel escolhido.
Parabéns!
 

jfreitas

Membro Conhecido
Pronto.. cá estou eu à beira de mais uma depressão causada por um tremendus invejosus...

Com 35º ponho-me a olhar par as tuas fotos e... não digo mais nada!!! :(

Ah.. e não penses que te dou os parabéns pelo report, apesar da excelente descrição que fazes, da utilidade das dicas, da qualidade das fotos...

a inveja é muito feia por isso devias ter mais cuidado... :) :) :)
 

toly

Membro Ativo
Pronto.. cá estou eu à beira de mais uma depressão causada por um tremendus invejosus...

Com 35º ponho-me a olhar par as tuas fotos e... não digo mais nada!!! :(

Ah.. e não penses que te dou os parabéns pelo report, apesar da excelente descrição que fazes, da utilidade das dicas, da qualidade das fotos...

a inveja é muito feia por isso devias ter mais cuidado... :) :) :)
Do hotel, desfrutei bastante pouco.
O melhor ainda está para vir...
 

SnorkellingMike

Membro Novo
Já está mais ou menos pronto, só faltando algumas considerações e mais algumas fotos.
Nem ponho muita coisa para não te estragar a surpresa quando lá estiveres.
Vais ver que te sobra pouco tempo para apreciares o hotel.

Ok, eu acabei de te pedir mais fotos, mas percebo que não queiras fazer-me cancelar a viagem por ficar tão satisfeito com o teu underwater photo-report :)
Foi por o Vilamendhoo ter um recife tão bom, pelo menos pelo que ia lendo pela net, que acabei por escolher este Resort.... e eu sou mesmo pessoa para ficar o dia inteiro dentro de água.... aliás a minha cara metade até se costuma queixar que eu não paro quieto :)

Faço snorkelling há já alguns anos... começou com um curso de pesca submarina e depois como sempre adorei andar dentro e debaixo de água, nunca mais deixei de os óculos e barbatanas... para mim é um mundo fantástico, o sub-aquático e cheio de vida e de cor, principalmente nestes locais paradisíacos...e debaixo de água então nem se fala....vive-se e tenta-se trazer o máximo em filme e fotos ;)

Portanto, e voltando ao que escreveste...a parte que quero conhecer melhor do resort é todo o recife em volta dele, o resto é um extra e acho que vou gostar do extra, mas o recife, vou adorar, sem dúvida!
 

toly

Membro Ativo
Vais ter problemas com a tua cara-metade.
A solução e levares um conjunto de snorkeling para ela também.
Foi o que eu fiz.
A minha patroa nunca tinha mergulhado e no fim das férias já tinha que ser tirada da água à força para ir almoçar.
 

SnorkellingMike

Membro Novo
Vais ter problemas com a tua cara-metade.
A solução e levares um conjunto de snorkeling para ela também.
Foi o que eu fiz.
A minha patroa nunca tinha mergulhado e no fim das férias já tinha que ser tirada da água à força para ir almoçar.

Não, nada disso, já para não haver problemas comecei a habituá-la e ela gostou...até se adaptou mais rápido ao tubo e óculos do que eu esperava, e o ano passado para as férias do México já levou o seu próprio equipamento. Apesar de ela também gostar de apanhar sol para o bronze, acredito que quando começar a ver toda aquela vida marinha nas Maldivas, também queira lá ficar dentro de água até não poder mais...então se vir tartarugas é que não sai mais da água :)

Pois é, os resorts têm de passar a oferecer as refeições dentro de água, para não se estar a tirar as barbatanas e perder-se tempo a comer :) ... assim já a tua patroa pode minimizar o tempo perdido para ir almoçar ;) - boa ideia não? :)
 

Gonçalo Martins

Membro Ativo
Mike, tiraste-me as palavras da boca :)

Há 3 ou 4 anitos foi exactamente assim no México. Em xel-ha ganhou o vício, e agora é quase tão aficionada como eu. Quase...

Tenho mesmo de deixar de vir aqui. Ainda me dá alguma coisa, com a ansiedade...
 

SnorkellingMike

Membro Novo
Mike, tiraste-me as palavras da boca :)

Há 3 ou 4 anitos foi exactamente assim no México. Em xel-ha ganhou o vício, e agora é quase tão aficionada como eu. Quase...

Tenho mesmo de deixar de vir aqui. Ainda me dá alguma coisa, com a ansiedade...

Pois, o quase é importante... a minha em Xel-ha ganhou o vício do colete...então já fomos comprar um para se sentir segura este ano :)

Deixa de vir aqui mas não por muito tempo, senão a ansiedade de saber o que se passa por aqui também pode dar-te cabo da tensão :) .... e perdes mais uma dicas que entretanto possam "apareToly" por aqui ;)

Bom fim-de-semana!
 

toly

Membro Ativo
Se gostaram de Xel-ha, nem fazem idéia do que os espera aqui.
E reforço o aviso para terem muito cuidado com as costas e parte traseira dos braços e pernas enquanto mergulham.
Eu já tinha uma semana de "cozedura" do México este ano, mesmo assim apanhei uns escaldões valentes e ao fim de 5 dias comecei a descascar.
O aconselhavel é usar uma t-shirt e um creme pelo menos de factor 30 na parte traseira das pernas ao princípio e ir aliviando a protecção à medida que o bronzeado vai melhorando.
Queimaduras solares graves pode fazer-vos perder dias de férias preciosos e comprometem uma boa noite de sono.
 

SnorkellingMike

Membro Novo
Pois, pelas tuas fotos dá para ver que Xel-ha é uma muito pequena amostra do que se pode encontrar por aqui... não deve mesmo ter nada a ver...então em termos de corais... é um mundo completamente à parte de certeza.

Em relação à protecção solar, vamos levar umas sweat-shirts daquelas fininhas para surf/bodyboard, temos é de ter mais atenção com as pernas, mas nós como somos um bocado para o branco andamos sempre com o factor 50, pelo menos nos primeiros dias de quaisquer férias, depois é como dizes, é ir aliviando a protecção com factores um pouco mais baixos, mas sempre protegidos

Ninguém quer perder dias de férias no paraíso por causa de queimaduras que se podem evitar... e com a pele não se deve brincar para não se arranjar um problema grave.

Obrigado mais uma vez pelos conselhos, mais vale reforçar a ideia para o pessoal não se distrair... do que lamentar mais tarde. Conselhos bons nunca são demais!
 
Top