Novidades

[Report] Viana do Castelo - A Romaria da Sra. da Agonia

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
A riqueza etnográfica e o colorido que caracterizam a Romaria da Sra. d’ Agonia, em Viana do Castelo, a rainha de todas as romarias em Portugal, de há muito que me fascinavam. Muito embora já tivesse visitado por diversas esta maravilhosa cidade, acalentava o sonho que um dia, por altura da romaria, “Havia de ir a Viana”.

Não imaginava, porém, a dimensão, a intensidade, a contagiosa alegria daquela gloriosa festa, que finalmente este ano tive oportunidade de vivenciar.

A Romaria da Senhora d'Agonia
O culto e a devoção à Senhora da Agonia remonta a 1674, ano em que a sua imagem entrou na Capela do Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário. Contudo, a romaria anual, que nasce da devoção dos homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português, e inclui celebrações religiosas e pagãs, só teria o seu inicio cerca de 100 anos depois, em 1772.

O Santuário da Senhora d'Agonia


Pouco depois, em 1783, Sagrada Congregação dos Ritos permitiu que fosse celebrada na capela, agora conhecida como Capela de Nossa Senhora da Agonia, uma Missa Solene, todos os anos no dia 20 de agosto, data escolhida como feriado municipal em Viana do Castelo e que permanece até hoje.

Em 1861 a Festa Solene é ultrapassada pela Romaria d'Agonia, e esta última assume tal importância, torna-se tão grandiosa, que acaba por extravasar, ainda que a absorva, a festa religiosa. Torna-se um arraial repleto de cantares ao som de violas, de danças, um arraial extravagante. Em 1862, a romaria assumiu tanta popularidade que se calculava que só o fogo de artifício era já contemplado por mais de cinquenta mil pessoas. Mais tarde, foi anexado ao programa a tourada, que trouxe grandes controvérsias nos dias de hoje.

Em 1906, nesta romaria nasce a Festa do Traje e, dois anos depois, em 1908, dá-se a primeira Parada Agrícola hoje, o tão famoso cortejo etnográfico. Por essa altura a romaria deixou de estar limitada ao Campo da Agonia e invadiu toda a cidade de Viana do Castelo.

São também chamadas as Festas de Agosto, e são as maiores festas da província do Minho, talvez até de todo o país. Atualmente decorrem na semana em torno do dia 20 de agosto. Incluem diversos desfiles com cabeçudos, gigantones, zés-pereiras (grupos de bombos), carros alegóricos, uma grande variedade de trajes regionais de onde se destacam sempre as peças em ouro que as mulheres carregam, fogo de artifício e uma procissão. A tourada, que fazia parte desta romaria desde 1871, já não se encontra nos cartazes das festas pois Viana do Castelo, é, desde 2009, uma cidade anti-touradas.

A Romaria d'Agonia recebeu em 2013 a Declaração de Interesse Público para o Turismo.

________________________________""""""__________________________________​


Aproveitando a ponte do feriado de 15 de agosto, este ano decidimos subir até ao Minho, a Viana do Castelo, onde entre 16 e 20 de agosto decorriam as Festas da Senhora d'Agonia.

Vários cortejos, onde se desfilam os mais belos trajes tradicionais do Minho, muita alegria, cor e muita música, animam estas festas, tornando-a única. Os mais importantes são o Desfile da Mordomia, composto, este ano, por mais de 600 mulheres de 7 nacionalidades diferentes, e o Cortejo Histórico e Etnográfico, que contou nesta edição com mais de três mil figurantes, 144 quadros, 30 carros alegóricos e percorreu 2.300 metros pelas principais artérias da capital do Alto Minho.

Revelando-se muito difícil conseguir alojamento na cidade a preços simpáticos ficámos alojados nas redondezas, mais propriamente em Guimarães e em Vila de Prado.
O sábado, dia do Cortejo Histórico e Etnográfico, pareceu-nos o melhor dia para aproveitarmos a festa.
Chegámos depois de almoço e deixámos o carro estacionado na Avenida do Cabedelo, do outro lado da Ponte Eiffel, porque o trânsito na ponte já encontrava vedado. Fizemos a travessia a pé num percurso fácil e com uma paisagem magnífica. Lá do alto, o Santuário de Santa Luzia velava pela cidade.


Ao longo das ruas já se encontravam muitos milhares de pessoas dispostas a não arredar pé durante cerca de três horas. Não foi tarefa fácil encontrar um cantinho com boa visibilidade para também nos instalarmos mas lá conseguimos. Que comece a festa.

 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Uma profusão de cor, um espectáculo de uma beleza esfuziante e de uma alegria contagiante. Demos por nós a cantar o “Havemos de ir a Viana” (poema de Pedro Homem de Melo imortalizado pelo grandiosa Amália), como se do Hino da nossa terra se tratasse.









As noivas de Viana

"Durante o desfile vários números motivam a participação de quem assiste, como a já ‘tradicional’ disputa pelo copo de vinho servido em pleno andamento, pelo pedaço de broa típica ou os sempre habituais pedidos do público para o “beijinho” dos noivos."










A Mordomia

 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Foguetes , bandas de música, "zabumbas", "Gigantones", carros alegóricos e figurantes animam a Romaria d´Agonia. O desfile etnográfico recorda os costumes dos trabalhos do Minho, da terra e do mar, é um verdadeiro museu vivo de etnografia. O desfile histórico conta, numa mistura de lenda e realidade, histórias que marcaram Viana do Castelo.














De acordo com a informação da Vianafestas, que organiza a romaria, foram vendidos mais de 4500 bilhetes para as bancadas instaladas na principal rua da cidade, e mais de 2000 cadeiras ao longo de outras ruas incluídas no cortejo.
 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Depois do maravilhoso desfile, o passeio pelo arraial. A Grande Feira decorre no vasto recinto dos Campos do Castelo e da Agonia e na Praça General Barbosa, a Exposição / Feira de Artesanato da Romaria d'Agonia na marginal do Jardim Público. Gentes da terra e visitantes enchem as ruas, as praças, os restaurantes, as barraquinhas de comes e bebes. A festa está por todo o lado, a folia toma conta da cidade.

Nas igrejas preparavam-se os andores dos santos para o momento alto do dia seguinte, a procissão.











Jantámos, passeámos, percorremos as ruas ao som da música, entrámos na festa.

A partir das 21:30h novo desfile, o “Vamos para o Festival”, a que desta vez conseguimos assistir a partir das bancadas na artéria principal.

Desfilam os Ranchos Folclóricos que irão participar no Festival de Folclore, acompanhados dos “zabumbas”, bandas de música e outros figurantes do cortejo da tarde. Muito bonito também.

Seguiu-se o Festival de Folclore, no palco principal da feira, e bandas de música tocam nos coretos. Tentamos assistir a um pouco de tudo, e aguardamos pela meia noite para o fogo de artificio. A única decepção da festa. Se no encerrar da festa dizem ser realmente admirável, o de sábado nada teve de especial.

Depois dos desfiles, já noite dentro, milhares de pessoas dispersam-se pelos múltiplos espaços que ocupam a festa, junto às margens do rio, ou pelo centro histórico de Viana do Castelo.

É uma festa especial, muito viva, alegre, participada, muito sentida.

Ao longo da minha vida, que já conta com meio século, tenho procurado e vou continuar a procurar conhecer outros povos, outras tradições, outras paisagens, beber outras culturas e sentir que isso é realmente a maior riqueza que eu posso ter. Todavia, conhecer e apreciar o que é nosso, sentir que ainda há no nosso país quem lute e se esforce por preservar e manter viva a nossa cultura, e as nossas tradições, é sem dúvida um bem maior.









Na Romaria d' Agonia senti orgulho no nosso país, no povo português, na nossa cultura e especialmente na vida, na alegria das gentes do norte. Percebi que não importa o lugar onde nascemos para nos sentirmos em casa. Foi um privilégio enorme viver aquela festa. “Se o meu sangue não me engana, havemos de ir (voltar) a Viana ”!
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Não vou a Viana há mais de 20 anos mas não me esqueço do imenso prazer que foi subir ao topo do Santuário em Santa Luzia :D
Ainda no mês passado quando fui a Arcos de Valdevez com umas amigas falamos que tínhamos de voltar ao norte para ir a Viana... quem sabe não será para as festas do próximo ano!
Gostei muito do report... Portugal tem muitos locais e tradições a conhecer :)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Aqui está uma romaria onde nunca fui! :rolleyes: 🙈 🙈 🙈
Dizem que o desfile é espectacular e as fotos comprovam.
Só ficou a faltar o grandioso fogo de artifício (não sei se houve, hoje em dia por causa dos incêndios, alguns são cancelados), dizem que é maravilhoso!
Obrigada por mais este pedacinho do nosso país, tão colorido e tão cheio de tradições. :)
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Obrigada @Leonorb, @PaulaCoelho e @Cristina Sousa pelos vossos simpáticos comentários. É agradável sentirmos que os nossos contributos, as nossas partilhas, vão chegando a algumas pessoas 😊😉
@PaulaCoelho ao santuário de Santa Luzia só fui de carro, mas deve ser uma caminhada bem bonita, a ver se na próxima consigo.
@Cristina Sousa houve fogo de artifício mas foi fraco, no domingo, dia de encerramento das festas é que foi a valer 😊😉
Obrigada a todas.
 
Top