Novidades

[Report] Viagem de carro pela Califórnia

Ruysid

Membro Novo
Viagem de carro

- San Francisco – San Diego – Yosemite –



Deixo aqui um testemunho resumido da minha última viagem pela Califórnia.

Tendo já estado em Las Vegas, Los Angeles e San Francisco, decidi, desta vez, fazer um percurso de automóvel desde São Francisco até San Diego, sempre pela zona costeira. No regresso, subi até ao Parque Nacional do Yosemite e daí, de novo para San Francisco.

Ao todo foram 10 dias.

A viagem partiu de Lisboa até San Francisco, com escala em Philadelphia.

Regresso de San Francisco, com escala em Londres.

Eis o percurso que fiz:


Dia 1

- Chegada ao aeroporto de San Francisco, onde levantei o carro que já tinha reservado previamente. Tudo correto na entrega do carro, impecáveis na recepção.

- Nesse mesmo dia (embora o cansaço fosse um bocadinho elevado, devido à viagem comprida…) fiz cerca de uma hora de viagem de automóvel até Santa Cruz, de onde me propus iniciar a viagem pela costa, na mítica estrada nº 1, do estado da Califórnia.

Dia 2

-Pequena parte da manhã em Santa Cruz. Pequeno passeio pela cidade à beira-mar.



Início da viagem pela costa.

- Primeira paragem em Monterey. Interessante cidade costeira, com porto e marina.




- Segunda paragem do dia na praia de Carmel-By-The_Sea. Fantástica (!) praia de areia muito fina e branca, devido a um fenómeno específico e particular de erosão naquela área da costa. A praia é lindíssima!


- Continuação da viagem pela costa. A partir daqui começa o percurso mais incrível da “Pacific Coast Highway”, na zona conhecida por “Big Sur”. É, sem sombra de dúvida, absolutamente incrível. Suplantou largamente as minhas espectativas. O cenário é idílico e, para quem gosta especialmente de conduzir, é sem dúvida especial!


- Nota para a passagem pela famosa ponte do “Bixby Creek”, ideal para uma paragem e para apreciar a excelente vista sobre o mar e a costa. (Nota ainda para que, além deste, muitos outros pontos de paragem existem à disposição para pausar a marcha do carro e apreciar a vista. Vários locais assinalados pela curiosa placa “Vista point”)



- 2ª Nota para outra paragem no “café Kevah”. Muito agradável, altaneiro, com boa esplanada para a zona verde envolvente e típica do “Big Sur”. Tem café e restaurante.


- 3ª nota para nova paragem na “Henry Miller Memorial Library”. Uma livraria sui generis, dedicada ao famoso escritor americano Henry Miller, que viveu uma parte da sua vida em pleno Big Sur (a sua obra mais conhecida é, talvez, o “Sexus”, embora toda a sua obra seja assinalável). Um espaço muito engraçado, discreto e sossegado, num recanto verde à beira da Highway 1. Ideal para descansar um pouco e respirar literatura no meio da Natureza.

- 4ª nota para nova paragem, já perto do destino para este dia - San Simeon - onde é possível observarem-se leões marinhos na areia da praia. Um espetáculo inusitado e surpreendente.


- Chegada a San Simeon para paragem e dormida.

Dia 3

- Visita ao “Hearst Castle” (muito perto de San Simeon), durante todo o período da manhã. Uma casa / museu concebida e mandada construir pelo famoso milionário americano William Hearst (a figura que serviu de inspiração ao famoso filme de Orson Wells, “Citizen Kane”). Há várias opções de visita à casa e, nalguns dias, visitas noturnas. Fiquei agradavelmente surpreendido pela muito apelativa e interessante visita. O passeio pela área envolvente, e a simples subida até à casa, no ponto alto da imensa propriedade, por si só, já valem a visita. A casa, com uma muito completa visita guiada e exibição de filme sobre a história do lugar, são razões de sobra para merecer a pausa no passeio de carro.




- Recomeço da viagem pela costa, com próxima paragem em San Luís Obispo. Uma pequena povoação muito bonita, repleta de vida estudantil.


- Continuação da viagem pela costa até a cidade de “Ventura”, periférica a Santa Barbara. Optei pela dormida, nesta dia, em Ventura, porque os preços de Santa Barbara, devido à sua fama turística, serem mais elevados.

Dia 4

- Manhã em Santa Barbara. Cidade costeira muito agradável, com muito comércio e ruas animadas. Interessante a praia e zona da doca. Vale a pena a visita, também, à “Mission”, génese da cidade fundada pelos colonizadores espanhóis.




- Tarde – Desvio da rota da costa para visita à zona vinícola de Santa Barbara, que ficou retratada no filme “Sideways”. O passeio de carro pela imensa área vinícola vale por si só. Possibilidade de (como também fiz) escolher uma das propriedades de produção de vinho, onde pode fazer-se uma prova de vinhos ou passeio com visita guiada pelas plantações de vinha. Interessantes as povoações de “Los Olivos” e, sobretudo, “Solvang”, conhecida pelas casas que replicam o estilo de construção dinamarquesa.



- Nova passagem por Santa Barbara para uma visita rápida à absolutamente maravilhosa praia de “Padaro Lane”. (inesquecível o mergulho nas águas tépidas do Pacífico, ao pôr-do-sol… verdadeiramente memorável!)


- Regresso a “Ventura”.

Dia 5

- Retomada a viagem de carro para sul.

- Mais um belo troço pela estrada marginal, atravessando Malibu e Santa Monica. “Obrigatória” qualquer paragem numa das inúmeras praias do caminho.



- Paragem em “Venice beach”. (entendo que esta referência não faça sentido para toda a gente… mas para mim é ABSOLUTAMENTE OBRIGATÓRIA a paragem na praia de Venice. O local é mítico para qualquer confesso admirador, como eu, da banda americana “The Doors”. Foi nesta praia que nasceu a ideia da formação dessa banda dos anos 60, no encontro casual entre o vocalista Jim Morrison e o teclista Ray Manzarek). Seja como for, a povoação é muito aprazível e vale bem o passeio pelo imenso “boardwalk” junto à praia. Muitos artistas de rua, skaters, bikers. Ambiente bem mais “rough” e interessante (na minha perspetiva) que as praias de Malibu e Santa Monica.



- Descida para San Diego. A partir deste ponto a viagem de carro torna-se mais banal. As zonas costeiras já não são tão interessantes e o caminho é feito, maioritariamente, pelas gigantes autoestradas americanas, neste ponto, limítrofes à área imensa da cidade de Los Angeles.

- Chegada a San Diego. Primeira noite em San Diego, com jantar na zona da “downtown”. Zona moderna, com muito comércio e muita restauração. Restaurantes mexicanos são, obviamente, uma presença predominante, devido à proximidade de uma das fronteiras mais conhecidas com o México.


Dia 6


- (único dia desta viagem com a visita da chuva…) As condições do tempo proporcionaram a visita aos museus de fotografia e botânico. Ambos estão inseridos na área conhecida por “Balboa Park”. Todo o parque é muito interessante e repleto de ofertas culturais e de lazer.



- Durante a tarde a chuva deu alguma trégua e permitiu uma visita à bonita zona de praia de San Diego.


- Noite – Visita à zona da cidade conhecida por “Old Town”. Infinitamente mais interessante que a área moderna do “Downtown”, aqui se vive, sem dúvida nenhuma, a verdadeira experiência mexicana. Tacos, burritos, quesadillas, em restaurantes típicos, cheios de vida e animação mexicanas!

Dia 7

- Partida de San Diego em direção a Oakhurst, à entrada do “Yosemite National Park”. Cerca de seis horas de caminho, com duas paragens. Um pouco cansativo, mas perfeitamente exequível.

Aproveitar para referir que, apesar de algumas diferenças, é muito fácil entrar no “estilo de condução” americano. Intuitivo e eficaz. Utilização do GPS clara e simples.



- Noite em Oakhurst, pequena povoação muito perto da entrada do parque nacional do Yosemite.

Dia 8

- Partida para o parque nacional do Yosemite, mais especificamente para o “Yosemite valley”.

- O caminho pela estrada é feito por estrada ziguezagueante, mas boa, onde a paisagem predominantemente verde é maravilhosa e “de cortar a respiração”.



- Chegada ao “Yosemite Valley”. Das muitas atividades de lazer ao dispor do visitante, e como ia ficar apenas por um dia, optei por fazer um tour guiado por uma zona do vale, com paragem em alguns dos pontos mais emblemáticos do parque. A visita inclui algumas histórias sobre o parque e é interessante. A vista panorâmica sobre o vale e sobre os enormes complexos montanhosos do local, propícios à prática da escalada, são absolutamente incríveis! Nas alturas de lua cheia (o que não foi o caso para mim) é possível fazer visitas guiadas à noite.



- Noite no parque de campismo “Curry Village”, em pleno “Yosemite valley”, com dormida numa das pequenas casas de madeira / tendas. A cama não é o melhor conforto do mundo… e durante a noite, em plena floresta, faz um pouco de frio… mas, pelo preço, e apenas por uma noite, vale plenamente a experiência! E é maravilhoso passar uma noite em pleno parque, e sentir a experiência da Natureza em estado (quase…) puro!

Dia 9

- Antes de sair da área do “Yosemite National Park”, tempo ainda para visitar um dos pontos onde é possível observar alguns exemplares das famosas árvores gigantes “sequóias”. Vale, sem dúvida, a pena, além de ser um belo passeio a pé pelo bosque!



- Início do caminho de regresso a San Francisco.

- Chegada ao fim do dia. Optei pela devolução do carro, uma vez que em San Francisco a mobilidade é bem mais facilitada pelo uso dos transportes ou mesmo a pé.



Dia 10

- Todo o dia em San Francisco e grande parte do seguinte, no qual fiz viagem de regresso, num voo do fim da tarde.

- Mesmo já conhecendo San Francisco, optei por dedicar um dia inteiro, mais grande parte do dia de regresso, para ficar uma vez mais nesta maravilhosa cidade. Muitos americanos, bem como outros cidadãos de outras partes do mundo, costumam dizer que esta é, muito provavelmente, a melhor cidade do Estados Unidos. Eu estive apenas, além de todos estes locais da Califórnia e Nevada, em Nova Iorque, e penso exatamente o mesmo! Pelo menos é, sem dúvida, a melhor cidade da Califórnia! Apesar de não ser uma cidade pequena (como é natural num território enormíssimo como é o dos Estados Unidos), não deixa de ser uma cidade acolhedora, onde se passeia facilmente a pé, onde se pode deambular um pouco sem destino, e ir descobrindo lojas, cafés, livrarias…




Espero que este relato resumido seja uma ajuda para quem esteja a pensar empreender uma viagem deste género ou, eventualmente, “abrir o apetite” para ficar a conhecer o fantástico território da Califórnia!

Qualquer dúvida mais específica, ou algum dado mais pormenorizado, sobre esta minha viagem, estou ao dispor para esclarecer / ajudar.

Boas viagens!
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Ruysid :)
Que bela aventura!
Deve ter sido uma viagem apaixonante, belas fotos e apesar do cansaço de tantos dias na estrada, certamente valeu a pena!
Obrigada pela partilha! ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
San Francisco é uma cidade que adorava conhecer, e essa road trip pela costa deve ser algo digno de se fazer.
Boas viagens, claro que ilustradas com report's ;)
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Ruysid!
Obrigada pela partilha e parabéns pelo report! :)
É sempre bom poder apreciar destinos menos divulgados aqui no portal.
Cumprimentos
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá!,

Muito obrigado pela fantástica partilha! Que aventura, que fotos! :D
Boas viagens e aventuras! :)
 
Top