Novidades

[Report] Viagem a Novokuznetsk (sibéria)

viela

Membro Novo
Viagem a Novokuznetsk (sibéria)

Boa noite a todos!
Como podem ver pelo numero de posts sou novo aqui no site e quero partilhar a minha viagem a um destino pouco normal.
Em 2008 fui 2 vezes a uma cidade na Rússia com o nome Novokuzetsk. É verdade que quando se pensa ir à Russia, vai-se a Moscovo ou São Petersburgo mas eu meti-me logo em complicações que é para ter mais piada:D.

ai848.photobucket.com_albums_ab42_vielam_P1000946800x600.jpg_4bb94dd355159f743aab8de175151683.jpg


Para quem deseja ir à Russia o primeiro conselho que posso dar é o de se dirigirem a uma agência de viagens que existe mesmo ao lado da embaixada russa em Lisboa. Mesmo que tratem vocês do alojamento e viagem, só têm de levar a papelada toda e eles tratam de tudo directamente com a embaixada (não me lembro do preço por esse serviço). Se quiserem ir tratar do visto directamente na embaixada, só vos posso desejar toda a sorte do mundo...

Relativamente à viagem, tive algumas situações engraçadas pelo facto de na altura nem uma letra em cirilico saber. Na primeira vez ao chegar a um dos aeroportos em Moscovo, fui levantar o meu bilhete para Novokuznetsk, quando tive a bela da surpresa. O voo era de outro aeroporto que ficava apenas a 100 kms do aeroporto onde eu estava! Lá tive de pagar um dinheirão por um taxi de um aeroporto para o outro.
Da segunda vez já não me deixei enganar:D, mas o mau tempo decidiu pregar-me uma partida. Estava eu feliz da vida, a dormir durante o voo de Moscovo para Novokuznetsk, que só acordo mesmo quando o avião estava prestes a aterrar. Na altura já sabia o alfabeto cirilico quando vejo pela janela o nome Novosibirsk. Comecei a desconfiar, mas pensei que talvez ainda tivesse que aprender melhor as letras. Foi nessa altura que a senhora que estava ao meu lado começou a tentar explicar-me que devido ao mau tempo não foi possivel aterrar em Novokuznetsk e então iamos ficar naquela cidade até ser possivel seguir viagem. Pelo menos é o que eu acho que ela disse no seu russo bastante fluente do qual eu sabia zero. Como aquilo era um voo interno as hospedeiras também falavam muito mal ingles mas lá foi possivel perceber o que se tinha passado

ai848.photobucket.com_albums_ab42_vielam_Moscou_4800x600.jpg_ecaa91d2e17e6c31c814ffd6aad227ce.jpg


Sobre Novokuznetsk devo dizer que fiquei bastante surpreendido, esperava encontrar algo muito mau. Isto tudo devido às imagens que nos passam pela cabeça quando pensamos na sibéria. Mas garanto a todos que não vi ursos nas ruas, bem como que não neva o ano todo. As temperaturas variam entre os -30 no Inverno e os +30 em julho.

ai848.photobucket.com_albums_ab42_vielam_Lago_Congelado_1800x610d63fd42a854d00db730151934d8367.jpg


ai848.photobucket.com_albums_ab42_vielam_P1010202800x600.jpg_72e7dff19f39a52f259fe082b99dac68.jpg


O que podem ver na foto anterior é algo que encontrarão em qualquer cidade russa. Um memorial aos heróis russos da segunda guerra mundial. Este era realmente muito bonito e além do que conseguem ver aqui tinha também um local que eles dão o nome de chama eterna. Outro local muito interessante que visitei foi um museu que tinha sido no passado a casa-prisão de Dostoievsky

ai848.photobucket.com_albums_ab42_vielam_S0918800x600.jpg_a8883988ae4af9a6b1340e202bc1b2b6.jpg


ai848.photobucket.com_albums_ab42_vielam_S0956800x600.jpg_04b6471fbc94b8d41c7e83a58a22249a.jpg


Quando se pensa em Russia talvez a primeira palavra que nos vem à cabeça é comunismo. Em Novokuznetsk algumas coisas como os prédios e os carros faziam-me relembrar isso a cada minuto. Apenas na zona do centro governamental da cidade era possivel ver edificios diferentes. De resto era impossivel para mim perceber se ali moravam familias pobres ou ricas. Por fora era tudo igual.

ai848.photobucket.com_albums_ab42_vielam_P1010262800x600.jpg_b41a20e66a48c99903562b469ed83ea2.jpg


ai848.photobucket.com_albums_ab42_vielam_DSC00178Small800x600.9730d4bf4c1fa9c173359fba63b91ea1.jpg


ai848.photobucket.com_albums_ab42_vielam_P1010478800x600.jpg_25df592567fa11a7f3690b5a328d4605.jpg


Em Novokuznetsk não existe macdonalds nem pizza hut, o que convenhamos é excelente!! A moda por lá são os sushi-bar e as lojas de paragem de autocarros. Os preços são bastante baixos para a nossa bolsa. O autocarro custava 10 centimos, uma viagem de taxi de 30 min custava 2 euros e uma garrafa de vodka também não é muito mais de 2 euros!! Por outro lado o vestuário lá é muitíssimo caro.

ai848.photobucket.com_albums_ab42_vielam_S0064800x600.jpg_2add19f5a346f67acbe6f6952156b31a.jpg


Em forma de resumo, ir a uma cidade como Novokuznetsk é conhecer a Russia real. Moscovo e São Petersburgo são claramente um país diferente, que não se pode comparar com o resto do país. Foram 2 viagens que me permitiram conhecer bastante de um país culturalmente diferente do nosso e quebrar alguns estereótipos que tinha.
De qualquer forma vou-me deixar de aventuras malucas e em Fevereiro vou-me ficar por São Petersburgo!

Peço desculpa pela qualidade das fotos não ser muito boa, mas na altura não pensava que as ia colocar num fórum de viagens. Agora tenho de tirar um curso de fotografia:D.
 

Nuno

Administrador
Staff
Olá Marco ...

Excelente entrada que fizeste ;)
O local é realmente surpreendente ... acho que a sibéria seria um destino quase no fim da lista das minhas viagens ;) !

As fotos estão excelentes! Parabéns.
 

DalilaCaldeira

Membro Novo
Olá Marco,

Obrigada pelo Report, principalmente por ser um destino realmente fora do usual.

P.S.: As fotos são óptimas!!!

Dalila
 

kl1462832

Membro Novo
Marco, "sinsenhore", carago!

Adorei o teu [Report]! Muito curtido ... e de facto, ir para um sítio desses e não saber nada de nada da escrita do mesmo há-de ser do MELHOR! ahahhaah

Continua assim ... ;-)
 

viela

Membro Novo
Flecha disse:
Ui....este gajo partiu a loiça toda...mas que belo report.
conta mais....

Posso dizer que tive a oportunidade de ver alguns espectáculos quer de dança,quer musicais e realmente a nivel cultural eles estão muito à frente. Fui também ver um jogo de hóquei no gelo da primeira divisão o que foi muito engraçado. Não sei se já repararam quando as equipas portuguesas de futebol jogam contra equipas de leste, ouve-se sempre uns apitos. Ouvir isso no pavilhão ainda é mais irritante!

ai848.photobucket.com_albums_ab42_vielam_P1010052800x600.jpg_c4ba5f039f6cd28a2e421a6bc2b660b2.jpg


Quanto a coisas menos positivas, deu para perceber que os problemas com o alcool são mesmo uma realidade e não um mito. Mas também acho que se a vodka cá fosse tão barata, tavamos desgraçados:D
 

tezita

Membro
Olá Marco :D

Só agora vi o teu report! Obrigada por nos dares a conhecer um sitio menos usual ;)

Conta lá... Já voltaste à Russia e ficaste por S. Petersburgo, ou não resististe à tentação e voltaste a meter-te em aventuras?? ;)
 

viela

Membro Novo
Olá tezita. Tenho de admitir que estava a pensar escrever aqui. Este ano já fui 2 vezes à Russia. Em Fevereiro/Março estive 15 dias em S. Petersburgo e estive o mês todo de Julho em Moscovo a tirar um curso de russo. Assim que tenha um pouco mais de tempo falarei mais dessas viagens e colocarei algumas fotos. Mas em relação a S.Petersburgo, é mesmo a cidade mais bonita onde já estive
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Viela

Muito bom Report, de um lugar muito pouco comum :).
Gostei bastante e fiquei curioso em conhecer.
Deve ter sido uma boa aventura, com todos esses contratempos.. :).

Cumprimentos
 

Jorge Esteves

Membro Ativo
viela disse:
Posso dizer que tive a oportunidade de ver alguns espectáculos quer de dança,quer musicais e realmente a nivel cultural eles estão muito à frente. Fui também ver um jogo de hóquei no gelo da primeira divisão o que foi muito engraçado. Não sei se já repararam quando as equipas portuguesas de futebol jogam contra equipas de leste, ouve-se sempre uns apitos. Ouvir isso no pavilhão ainda é mais irritante!

ai848.photobucket.com_albums_ab42_vielam_P1010052800x600.jpg_c4ba5f039f6cd28a2e421a6bc2b660b2.jpg


Quanto a coisas menos positivas, deu para perceber que os problemas com o alcool são mesmo uma realidade e não um mito. Mas também acho que se a vodka cá fosse tão barata, tavamos desgraçados:D
Ao ver a informação de um report sobre a siberia, fiquei curioso. Admiro a coragem de quem parte assim á aventura, muitas vezes somos supreendidos pelo impensavel. Excelente report
 
Top