Novidades

[Report] Viagem à Croácia

euzinha

Membro Ativo
Viagem à Croácia
Duração: 6 dias - de 26 Julho a 1 de Agosto
1 € = 7,5 kunas
Percurso:
Zagreb
Lagos plitvice
Zadar
Trogir
Split
Ston
Dubrovnik
Voo da TAP Lisboa/Frankfurt e Air Croácia Frankfurt/Zagreb. Chegamos às 19:30h a Zagreb. Fomos levantar o carro que tínhamos alugado através da Rental groups Cars - Speed - não fiquei com boa impressão desta empresa, por isso no futuro a Speed não será a agência de eleição.
No dia seguinte seguimos para os Lagos plitvice. Chegámos às 8:30h o que foi uma boa hora para começarmos o passeio, ainda não estava muita gente e a temperatura ainda estava suportável..
Adorei este lugar... É um espaço mágico que tem de fazer parte obrigatoriamente de uma visita à Croácia. Fizemos o percurso médio - cerca de 6 kms.
Percorrer os vários lagos é uma experiência única. Cada um é mais fantástico que o outro. As águas são cristalinas e com vários tons de azul, as cascatas lindas de morrer. Tirei imensas fotos mas não conseguem refletir a verdadeira beleza...
Optámos por levar umas sandes e almoçar no caminho e foi uma excelente opção.
Acabamos às 16h cansados mas felizes de conhecer esta maravilha que é Património Da Humanidade.
Seguimos para Zadar onde iríamos ficar 2 noites.
O alojamento foi fora da zona histórica mas a 10 minutos de distância a pé. Bastava apanhar um pequeno barco a remos que custava 5 kunas por pessoa. Facilmente se chega à outra margem.
A zona histórica é à semelhança de outras um pequeno labirinto de ruas estreitas e casas em pedra onde em cada canto é colocada uma mesa de um restaurante. Todos os espaços são aproveitados para fazer negócio.
Igreja de São Donato - custava 20 kunas para entrar e visitar a igreja - achei que não vale o dinheiro. Felizmente e como não estava momentaneamente ninguém na entrada, entrámos e não pagámos nada. Ainda bem porque teria ficado muito frustrada...
Percorremos toda a zona descobrindo ruas incríveis e pormenores únicos de uma história fantástica. Visitamos a maior parte dos monumentos e relaxamos num restaurante perto da Marina.
Ao final do dia e como centenas de pessoas esperámos pelo pôr do sol que de facto é único...e conseguimos fazê-lo a ouvir o Sea Organ sentados nas escadas. É um ambiente mágico...
Depois do sol se por, toda a gente vai ver o jogo de luzes num espaço que se inicia mesmo junto ao Sea Organ.
No dia seguinte seguimos para Trogir - cidade cheia de história com cerca de 4000 anos de existência.
Aqui as ruas são das mais estreitas que encontrei na Croácia. O ambiente é muito descontraído. Visitamos alguns dos pontos de interesse da cidade e deliciamo-nos com um gelado - é de aproveitar as muitas geladarias existentes por toda a Croácia. Os gelados são muito bons e significativamente mais baratos que em Portugal ( 7 kunas em Zadar o que significa que 1 bola de gelado fica por menos de 1 euro), com excepção de Dubrovnik. Aliás os preços de tudo começam a aumentar à medida que descemos para o sul...
Vale a pena subir à Torre para desfrutar de uma vista de 360 graus de toda a cidade - custa 25 kunas. A subida é feita por umas escadas muito pequenas e íngremes.
Ao contrário das restantes cidades aqui podemos entrar em vários espaços históricos sem pagar nada.
Ao final do dia dirigimo-nos para Split onde ficamos 1 noite. A zona histórica está em óptimas condições e com uma grande animação. Achei que o número de lojas de "souvenirs" é exagerado... São dezenas e tornam alguns dos espaços demasiado "vulgares", o que acho uma pena..mas percebe-se que é um país que está a descobrir ainda os benefícios de um turismo recente onde ainda existem poucas regras..
Dormimos nesta zona e de manhã bem cedo arrancamos para Ston. Decidimos ir pela autoestrada uma vez que queríamos chegar cedo a Ston, mas infelizmente aqui os planos não correram bem, uma vez que chegando à fronteira da Bósnia ( cerca das 10h) e depois de andar cerca de 3 kilometros na Bósnia, ficámos parados numa fila que ia até a próxima entrada de novo para a Croácia. Estivemos cerca de 2 horas debaixo de um sol escaldante... Eu já sabia que se perdia algum tempo, mas penso que o facto de ser sábado e o início das férias para muita gente ( coincidiu como fim de semana do início de Agosto) fez agravar é muito esta espera... Não é necessário apresentar o passaporte. Eles mal olharam para o CC...
Ston é uma vila simpática com ruas estreitas e alguns restaurantes que promovem essencialmente as ostras, uma vez que é uma zona de grande produção. Almoçamos por aqui e aproveitamos para provar as famosas ostras. Não encontrei diferença nenhuma em relação às nossas...
À tarde fomos para o nosso destino final: Dubrovnik. Aqui resolvemos entregar o carro uma vez que ficamos alojados num apartamento mesmo no centro histórico, o que foi óptimo porque assim não tínhamos grandes deslocações para podermos visitar a cidade e tendo em conta o calor que estava+ nível de humidade elevadíssimo foi uma óptima decisão de localização do alojamento! apesar de mais caro, claro. O nosso apartamento era de 3 andares muito estreito em que no primeiro andar tinha 1 quarto é uma wc, no segundo andar tínhamos mais um quarto e no terceiro ficava uma pequena cozinha/sala.
A cidade é lindíssima é sempre com muitas animações de rua.
Fizemos o passeio da muralha (120 k/pessoa) logo de manhã cedo, porque a partir de uma determinada altura é muito complicado andar sob um sol escaldante. A muralha permite desfrutar de umas vistas maravilhosas sobre a cidade.
Conseguimos encontrar facilmente um dos bares mais engraçados, que fica fora da muralha e sobre as rochas, dando acesso directo ao mar Adriatico para quem quer dar um mergulho.
Aliás na Croácia qualquer pedaço de pedra ou cimento é óptimo para fazer praia...
O passeio de Teleférico não foi nada de especial e achei caro: 120 kunas/pessoa. Lá em cima existe 1 restaurante onde é possível almoçar com uma vista deslumbrante sobre a cidade.
Visitamos o Museu da Farmácia mais antiga do mundo e foi muito interessante ver os utensílios e livros que usavam no século 14 e 15.
Perto da farmácia existe uma pedra que fica saliente da parede e onde todos tentam subir e equilibrarem-se. Reza a lenda que quem o conseguir fazer terá sorte para toda a vida. Como todos lá fomos para tentar a nossa sorte mas não conseguimos como os 99,999999% dos que tentaram...
Comer em Dubrovnik é bastante mais caro que nas restantes cidades mas a oferta é muito diversificada e por isso consegue-se de tudo.
Dica: não vale a pena gastar dinheiro em garrafas de água. Pode-se encher na fonte e ter sempre água bem fresquinha.
 
Última edição por um moderador:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá @euzinha , obrigada pelas excelentes dicas! A da fonte em Dubrovnik foi particularmente boa :) irei lá em breve
Diga-me por favor:
  • porque não valeu a pena a subida de teleférico
  • o nome/aproximada localização do tal bar. Pensava que isso era o Cave Bar, mas dado que esse é em Lapad devo estar a ficar confusa... :oops:
  • mais ou menos a que horas foi fazer as muralhas, e quanto tempo demorou
Agradecida!
 

euzinha

Membro Ativo
Olá @Maria B. ,
Em relação às suas questões:
- A viagem no teleférico é engraçada para ver Dubrovnik no ponto mais alto. Temos uma boa vista, mas mais nada...é uma opinião muito pessoal...além disso como já tinha feito a muralha e dai conseguimos uma boa perspectiva de toda a envolvente, achei que não acrescentou nada de novo... Mas como disse é uma opinião muito pessoal de quem não aprecia muito as vistas do alto
- Existem 2 bares que ficam fora das muralhas é que são muito parecidos. Ficam perto um do outro. O nome é Buda bar. Subindo umas escadas lindas e enormes no lado oposto da fonte, viramos a esquerda e depois vamos encontrando logo placas a dizer em Inglês, algo como "bebidas frescas com a melhor vista...". É uma entrada pequena bastante discreta. Perto deste bar exista outra porta que também é um bar semelhante, mas nem sei o nome. Ambos ficam do lado de fora das muralhas.
- Comecei a fazer as muralhas devia passar alguns minutos depois das 8h da manhã e demorei sensivelmente 2 horas. Como estive lá na última semana de Julho e com as temperaturas que se faziam sentir na altura era de loucos se fizesse este passeio mais tarde...mesmo assim destilei...aconselho a levar uma garrafa de água grande ( embora exista pontos de vendas de bebidas ao longo do percurso). O passeio é lindíssimo... Adorei...fizemos o passeio de forma tranquila e com muitas paragens para as fotos e momentos de contemplação .
Se precisar de mais alguma informação não hesite.
 
Última edição por um moderador:

euzinha

Membro Ativo
@Jorge Gonçalves um pouco tarde, mas aqui estão algumas das muitas fotos da viagem à Croácia que adorei :)

 
Última edição:
Top