Novidades

[Report] - Varadero - Meliá Península com 2 crianças (8 e 1 ano)

NunoCorreia

Membro Conhecido
Antes de lerem este report quero avisar das seguintes informações:
- Não sou o melhor escritor e tenho algumas dificuldades em exprimir a minha ideia em texto;
- Tenho ganho alguma experiência em viagens e considero-me um privilegiado por continuar a viajar (mesmo) com crianças;
- Todas as críticas feitas são opiniões minhas, de experiência própria e sempre que critiquei fiz questão de primeiro apontar algo positivo;
- As críticas que faço é em comparação com outros destinos semelhantes (neste caso México e República), não posso estar a comparar Cuba com Tailândia ou Indonésia apesar de serem ambos destinos turísticos;
- Estas férias como foram feitas com crianças, tive uma preocupação extra para evitar doenças súbitas como intoxicações alimentares, insolações etc.que é o mais importante, desde que as crianças estejam bem, nós estamos bem;
- E por último, se as minhas opiniões não são iguais às suas, não se sinta ofendido, eu fiz este report de livre vontade e com o intuito apenas de contribuir e informar os elementos do portaldasviagens;


As desejadas férias tinham chegado, reservei na black friday de 2021 (talvez as férias marcadas com mais antecedência) com o Juan e ao longo dos meses fomos trocando mensagens e fazendo os pagamentos da reserva.
Fomos um grupo de 2 casais com 4 crianças entre os 2 anos e os 9 anos. O total da viagem não chegou aos 6000€.
A minha mais pequenina quase a fazer 2 anos fazia a sua primeira viagem de avião, porque as anteriores haviam sido adiadas por causa de constrangimentos pessoais.
Grupo whatsapp renomeado (costumam ser os amigos que viajam connosco), montes de fotos de praias, comidas e bebidas paradisíacas, info a dizer quantos dias faltavam e eis que chegam as aguardadas férias.
Sem receio de atrasos e cancelamentos porque havia visto os voos anteriores, previsão do tempo para Varadero era de chuva ( 😅) todos os dias e lá fomos para o aeroporto.

Aeroportoparque é a companhia que tenho usado há 6 anos com serviço de transporte, pedi lavagem incluida, um mimo. O carro foi-me entregue limpinho.

8 horas sem wifi (mas faziam questão de mostrar e anunciar que tinham wi-fi), comissários e hospedeiras sem o toque particular que estou habituado aos da TAP e sem comida para a bebé.
Não tinham sequer mais comida mesmo após termos saído com atraso porque 2 pessoas haviam desistido de última hora fazer a viagem. Shame on you world2fly.

Chegados a Varadero a emigração é qualquer coisa de lenta...... mas lenta. Tenho uma pontaria para filas lentas, por isso, fomos os últimos a "entrar" no país. Com crianças, malas e carrinho lá chegamos à rua e os azarados do autocarro 4 até já sabiam o meu nome completo porque pelos vistos o responsável já havia perguntado por mim a todos. (Política de protecção de dados em Cuba... 😁)

Chegados ao hotel fomos.... os últimos a fazer o check-in. Uma barulheira descomunal porque havia "noite de discoteca" mesmo ao lado da receção, e nem um welcome drink.
Resolvi perguntar a um elemento com um "walkie talkie" porque não havia welcome drinks, ele rapidamente pediu a um elemento do bar e lá bebemos uma bebida azul com uma rodela de ananás, ora esse elemento com o walkie talkie era um dos capatazes (gerentes) do hotel.
(Tinha lido vários comentários sobre o hotel mas nunca me guiava muito por eles porque as pessoas têm tendência a escrever quando estão enervadas).
Lá chegamos ao quarto e realmente eram iguais às fotos apresentadas na net, mas essas fotos deviam ser de 2000, 22 anos depois nota-se a degradação em tudo, a remodelação feita por pessoal sem experiência e principalmente a limpeza. Havia areia no quarto, não havia berço (como havia pedido na receção) e os quartos pelos vistos eram limpos a despachar.
.Já passava da meia noite e com a bebé a dormir deixei para o dia seguinte.

Às 6h da manhã (já depois de umas horas de sono) decido ir à receção perguntar por algumas coisas que ficaram na dúvida aquando do check-in.

Mosquitos em Cuba há? sim há, são pequeninos mas fazem com cada baba.... Nem vos conto. Desde o pôr do sol até ao amanhecer.

Na manhã seguinte decido ir ver o nascer do sol e TAU:
P_20220710_064727.jpg

Que amanhecer digno de férias.
Água quente, areia fina e sem ondas.
P_20220710_093248.jpg

Sem barcos a motor dentro de água, pouca gente e uma água muito limpa.

Sobre a disposição do hotel não é dos melhorzitos em que já estive, é demasiado grande para o que oferece.
Untitled.jpg

1- Restaurante principal buffet onde eram todas as refeições;
2- Piscina para crianças com um escorrega de acesso perigoso;
3- Piscina de 75cm a 125cm com snack bar 24 horas e bar dentro da piscina que só abria de manhã.
4- Restaurante de praia que só servia almoços e além de comida grelhada tinha 2 acompanhamentos quando havia (ponto positivo era a rapidez no serviço das bebidas)
5- Restaurante temático "japonês"
6- Restaurante temático "italiano".

O hotel só tinha um restaurante para os pequenos almoços, ou seja, todos os dias vinha do quarto junto à praia para o restaurante principal 2 a 3 vezes a pé porque nunca passava o carrinho de transporte.

o 1 era o único restaurante onde havia AC mas devido a problemas nos exaustores de confeção de comida, parte do espaço estava sempre cheio de fumo.
A comida nos primeiros dias não era muita e viam-se secções vazias ou demoradas na reposição, nos dias seguintes a coisa melhorou mas em variedade era sempre isto ao almoço e jantar:

P_20220713_192044.jpg
P_20220713_192046.jpg
P_20220713_192051.jpg
P_20220713_192102.jpg
P_20220713_192110.jpg
P_20220713_192115.jpg
P_20220713_192120.jpg
P_20220713_192130.jpg
P_20220713_192136.jpg
P_20220713_192145.jpg
P_20220713_192201.jpg
P_20220713_192226.jpg



Dia de ir a Havana, tinha combinado com o Boris e o preço ficou em 260€, 2 carros clássicos com guia (ele).
Tinha ficado tudo acordado que seria ele porque falava português, e que as crianças entenderiam melhor, no entanto, não foi e não deu explicação nenhuma.
Foi o Jorge (+53 5 8247661), um rapaz impecável, falava espanhol e que fazia uns trabalhos para o Boris.
Admins se quiserem meter o contacto dele no tópico dos contactos, sempre é mais uma opção e o Jorge faz mais barato porque não tem de pagar ao Boris.

P_20220713_184404.jpg

P_20220713_084134.jpg
P_20220713_120531.jpg
P_20220713_142314.jpg


Não meti mais fotos porque foram das únicas sem elementos da família.

Foram engraçadas as conversas que tive com o Jorge, sempre que ele falava em Cuba livre, fazia aspas com os dedos.
Sempre que falava nos monumentos cubanos acabava sempre com: - Em 1959 o governo apropriou-se e transformou em...

Havana é uma cidade parada no tempo, é como se tivéssemos o DeLorean do Doc e tivéssemos viajado para os anos 60.
Na parte antiga a arquitetura europeia marca o centro e na parte moderna nota-se a grande influência dos americanos até 1959, depois a revolução do Fidel Castro travou para sempre este país que tem um grande potencial, mas fica-se pelo potencial só.
Eu adorei a cidade, é cidade para ficar 3-4 dias e ver tudo com calma, o grande problema era o calor e humidade para as crianças que só pensavam na piscina e na praia.

Tinha dito ao Boris que gostava de almoçar num restaurante típico de Havana, num restaurante onde os cubanos costumam almoçar. Os únicos cubanos eram os que cantavam e os que serviam. O restaurante é caro para o que oferece e ainda se paga 10% a mais para gorjeta, estavam lá só turistas.
A partir dessa refeição o meu estômago já não funcionou corretamente.
Comentei com o Jorge que achei muito cara a conta do restaurante e ele desculpou-se com o estado actual da economia cubana. Eu percebi exatamente o que ele queria dizer entrelinhas e disse que numa próxima vez quereria ir a outro sítio, não queria sítios turísticos.
Como estava muito calor decidimos fazer a parte "moderna" da cidade de carro e ficamos 1 hora no mercado onde existe muita coisa local e excelente para negociar porque não havia preços em lado nenhum.
Tivesse eu mais tempo e teria comprado muito mais coisas.
Conversei com alguns cubanos do mercado e disseram-me que não se vê muitos turistas, e os que há têm medo de ir ao mercado. A senhora a quem comprei uma caixa mágica disse que era a primeira venda do dia.
Ali senti-me muito bem a conversar com pessoas humildes que tentam que vás ao espaço delas mas se não quiseres não te pressionam a nada. Simplesmente agradecem e esperam que voltes.
Ninguém me seguiu, ninguém me chateou.
Negociei muitas coisas, umas comprei, outras comprei no espaço seguinte sem negociar.

Sobre a minha experiência em Havana vou dizer apenas algumas coisas para isto não se transformar um grande testamento:
- Perde-se 4 horas só em viagens de Varadero por isso voltava à cidade para 3-4 dias e sem crianças porque elas não querem saber de andar e visitar monumentos, iria querer beber um copo numa tasca qualquer sem turistas, iria sentar-me a ver pessoas a passar, artistas de rua a atuar, iria perder-me por ruas mal cheirosas e ir parar a sítios com segurança duvidosa; 😂

- O mercado é o sítio ideal a ir para comprarem lembranças e muito material artesanal para ficarem com recordações de Cuba;

- O embargo americano não pode ser desculpa para tudo, existe muita falta de produtos essenciais como água ou medicamentos e a dependência do mercado russo mostra ainda mais as dificuldades que estão a passar. Para terem um exemplo, Cuba exporta grande parte da água engarrafada mais barato do que vende no país, não faz sentido, e não consigo perceber porquê (nem o Jorge);

- Não faz sentido falarem na ruas em revolução ou lutar por liberdade quando um cubano não pode sair livremente do país para procurar melhores condições de vida. Existem muitas mas muitas restrições para se sair do país.

Sobre o Meliã Península pontos positivos:
Entre água quente e areia fina foi a melhor praia onde já estive. Já estive em águas mais quentes mas sem areia, já estive em areias mais finas mas com água mais fria.
A praia é mesmo o melhor cartão de visita do hotel, espreguiçadeiras e guarda-sóis mais que suficientes, animação na praia simpática e sem te andar a chatear e nenhuma fila no bar da piscina.
WiFi com password mas havia em qualquer lugar, nunca tive falhas quando precisava. Quando acabava, bastava só renovar na receção.
Foram as férias onde bebi mais sumos de frutos tropicais, havia de goiaba, manga, melância, papaia, ananás, eu sei lá :)
Pequenos-almoços com muita fruta e 2 secções para ovos mexidos, estrelados etc.
Ginásio amplo com várias máquinas, no entanto, o horário era das 9h às 18h.

Pontos a melhorar:
A gestão do hotel é má, o staff (capataz incluído) do hotel em 3 dias consecutivos estava a fazer limpeza das piscinas com alta pressão durante o horário para os clientes o_O, as piscinas abriam das 10h às 18h, porque não fazer a limpeza de manutenção fora dessa janela?
A comida ser sempre a mesma não me fere nada, o mau confeccionamento, as falhas na higiene alimentar e a falta de originalidade da comida apresentada é que me deixou parvo para uma cadeia mundial.
Os cozinheiros das carnes e peixe/marisco terem 2 chapas grandes para grelhar e apenas usarem 1 mesmo com 15 pessoas na fila.
O hotel é muito grande para ter apenas um sítio para trocar toalhas (longe da praia ou piscinas) e ter apenas um sítio com snacks (e longe da praia) durante o dia.
Nas refeições não havia secção de comida para crianças e as opções que haviam, era pizza de qualidade muito duvidosa e massas. Nunca houve batatas fritas, bolonhesa ou panados.
Não havia colheres no hotel :D (nem nos hotéis do lado).
O restaurante temático cubano não estava disponivel, o italiano era ridículo e o japonês não cheguei a ir.
Não há limpeza na praia, se não forem os clientes a levar os copos das bebidas para o lixo, ficam lá até ao dia seguinte.
Notava-se que haviam trabalhadores que eram muitos bons no que faziam, outros nem sabiam o que andavam a fazer.

No dia de regresso foi-me dito que o check-out era às 12h e mesmo tendo feito o check-in tão tardio, pediam 20€ por hora. Fiz check-out às 12h e foi um dia perdido de férias porque o autocarro era só às 18h30.
No aeroporto há algumas lojinhas (antes da alfândega) boas para gastar os pesos que se trocou com câmbio ilegal. Depois da alfândega só podem pagar com euros porque a lei cubana só permite a saída no máximo de 250 pesos por pessoa. Nas lojas Duty free a água custa 3€ (garrafa de 50cl) a de 1,5L custa 6€. O rum de 3 anos 1 litro custa 11-12€, outros recuerdos são mais caros em comparação ao que apanhei em Varadero ou Havana.

Conversei com muitos turistas na minha estadia, alguns eram de hotéis ao lado e as queixas sobre a comida eram praticamente as mesmas por isso fiquei com a noção que os hoteis que me foram apresentados no range dos 3000€ são de fugir, se formos para o range dos 3700€-4200€ para um casal com 2 crianças há outras opções.
Já li várias (demasiadas) vezes que não podemos comparar um 5* europeu com um 5* das caraíbas, e comparar um 5* de Cuba com um do México ou República já se pode? é que nada tem a ver. Também há hoteis de 5* em Portugal que sáo quase o dobro do preço da mesma companhia em Espanha e têm qualidade inferior.

Eu escolhi Cuba porque era o único que me faltava visitar dos 3 que é costume e dentro do orçamento foi o destino escolhido.

Voltarei a Cuba sem dúvida mas não por agora.
P_20220711_101442-1.jpg
 
Última edição:

rum

Membro Conhecido
Antes de lerem este report quero avisar das seguintes informações:
- Não sou o melhor escritor e tenho algumas dificuldades em exprimir a minha ideia em texto;
Começas mal... Está bem escrito.

Quanto a Cuba, é um destino fantástico, mas é um país onde falta tudo e até as grandes cadeias hoteleiras têm algumas dificuldades e por isso um hotel de Cuba não se pode comparar a um hotel do México. É uma realidade completamente diferente. Quanto aos restaurantes à disposição, localização e oferta as coisas são feitas de forma a servir os clientes, mas de maneira que não estejam sempre a lá ir.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Começas mal... Está bem escrito.

Quanto a Cuba, é um destino fantástico, mas é um país onde falta tudo e até as grandes cadeias hoteleiras têm algumas dificuldades e por isso um hotel de Cuba não se pode comparar a um hotel do México. É uma realidade completamente diferente. Quanto aos restaurantes à disposição, localização e oferta as coisas são feitas de forma a servir os clientes, mas de maneira que não estejam sempre a lá ir.
Obrigado pelo elogio mas a dificuldade que me refiro é a falta de capacidade para fazer resumos e querer explicar tudo. Tinha muito mais texto mas apaguei muitas vezes a mesma coisa. ;)

Aproveito para dizer que estou disponivel (como sempre) para tirar dúvidas por aqui ou em privado no que puder.
 

Drachen

Membro Novo
Gostei se ler o report e confirma a minha ideia de Cuba. Infelizmente, não tive a oportunidade de lá ir quando não tive filhos, agora com eles pequenos acho que não é o melhor destino tendo em conta o que quero fazer (conhecer Havana como disseste).

Por isso, ou sem filhos ou com eles um pouco maiores, espero conhecer este país fantástico sempre com um espírito de aventura.

Este ano, e por esse preço fui para o México com os meus miúdos, acho que foi uma boa opção. Tentarei este fim de semana deixar um mini report sobre as férias.
 

CBotelho

Membro
Estive no mesmo hotel em Julho e fiz a visita a a Havana exactamente com o mesmo carro e o mesmo guia 😅

100% de acordo com a opiniao sobre o hotel e os serviços. No meu caso, a piscina esteve encerrada 3 dias pela falta de condições da água..
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Estive no mesmo hotel em Julho e fiz a visita a a Havana exactamente com o mesmo carro e o mesmo guia 😅

100% de acordo com a opiniao sobre o hotel e os serviços. No meu caso, a piscina esteve encerrada 3 dias pela falta de condições da água..
Se calhar falamos pessoalmente porque estive de dia 9 a 16, ou foste do pessoal que saiu a dia 9?

O Boris também te explicou porque é que não foi o teu guia?
 

CBotelho

Membro
Se calhar falamos pessoalmente porque estive de dia 9 a 16, ou foste do pessoal que saiu a dia 9?

O Boris também te explicou porque é que não foi o teu guia?
Eu fui de 2 a 9..

Nao, nao explicou, mas eu ja calculava que nao fosse ele, porque nao se consegue desdobrar com tantos carros e visitas que faz no mesmo dia. 🙂
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Eu fui de 2 a 9..

Nao, nao explicou, mas eu ja calculava que nao fosse ele, porque nao se consegue desdobrar com tantos carros e visitas que faz no mesmo dia. 🙂
Foste ao Almacenes San José Artisans' Market comprar regalos?

O Jorge fez cara feia para eu ir lá mas eu disse-lhe que ou íamos ou íamos. 😂😂
 

CBotelho

Membro
Foste ao Almacenes San José Artisans' Market comprar regalos?

O Jorge fez cara feia para eu ir lá mas eu disse-lhe que ou íamos ou íamos. 😂😂
Nao.. nem me ocorreu 🤣
Vocês puderam escolher o sitio para almoçar? Segundo a mensagem do Boris tinhamos uma serie de sítios onde podíamos almoçar, mas depois no dia da visita nem nos perguntaram e levaram nos a um restaurante que claramente era para o turista.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Nao.. nem me ocorreu 🤣
Vocês puderam escolher o sitio para almoçar? Segundo a mensagem do Boris tinhamos uma serie de sítios onde podíamos almoçar, mas depois no dia da visita nem nos perguntaram e levaram nos a um restaurante que claramente era para o turista.
Aquele que recomendaram a tábua terra e mar?
Aquele perto do Cristo rei a fumar um charro e a beber um copo?
 

andr3

Membro
Parabéns pelo report e obrigado pela partilha 👌

Posso perguntar o porquê da escolha desse Meliá Península.
Realmente tem-me aparecido em algumas pesquisas com preços simpáticos, mas é um que descartei logo quando fui fazer uma breve pesquisa pelos feedbacks no Google, que são absolutamente terríveis, se avaliarmos os últimos meses. Terríveis mesmo, parece que 90 % das pessoas que visitaram nos últimos meses, odiaram 😅
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Parabéns pelo report e obrigado pela partilha 👌

Posso perguntar o porquê da escolha desse Meliá Península.
Realmente tem-me aparecido em algumas pesquisas com preços simpáticos, mas é um que descartei logo quando fui fazer uma breve pesquisa pelos feedbacks no Google, que são absolutamente terríveis, se avaliarmos os últimos meses. Terríveis mesmo, parece que 90 % das pessoas que visitaram nos últimos meses, odiaram 😅
Sim claro.
Fiz a escolha em novembro de 2021 e as reviews no geral não eram más, além desta opção tinha o Iberostar Tainos, o playa Alameda e outro qualquer que não me lembro.
Gostei das fotos da praia, da piscina para crianças e em conjunto com o outro casal escolhemos este. Não odiei, mas não voltaria aquele. Ao menos no meu não vi ratos :D .
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Obrigado @NunoCorreia pelo report!
Estava curioso depois daquilo que vinhas a dizer no chat do Portal, e sinceramente em Cuba está tudo na mesma, antes e depois do covid :D
Como eu digo sempre a quem nunca esteve em Cuba... "Vão, mas vão pela praia, e no resto espirito aberto..." :D
 

andr3

Membro
Olá, @NunoCorreia
reparei que esteve também em Sharm el Sheik. Estou a pôr também em equacao, até porque os valores que tenho visto estão idênticos para Varadero e Sharm el Sheik.

Em termos de resort (alimentação, animação, limpeza), praia, oferta de atividades, a qual dos destinos voltaria com mais agrado? 😄

Obrigado
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Obrigado @NunoCorreia pelo report!
Estava curioso depois daquilo que vinhas a dizer no chat do Portal, e sinceramente em Cuba está tudo na mesma, antes e depois do covid :D
Como eu digo sempre a quem nunca esteve em Cuba... "Vão, mas vão pela praia, e no resto espirito aberto..." :D
Hum, antes do covid já havia má gestão? 😔
Os aviões vão cheios para Cuba mas quantos reports temos pós covid?
O problema não está só no meu hotel, no Meliã internacional também sofreram de piscinas fechadas por falta de limpeza e visitas daqueles animais que comem queijo ;)

Olá, @NunoCorreia
reparei que esteve também em Sharm el Sheik. Estou a pôr também em equacao, até porque os valores que tenho visto estão idênticos para Varadero e Sharm el Sheik.

Em termos de resort (alimentação, animação, limpeza), praia, oferta de atividades, a qual dos destinos voltaria com mais agrado? 😄

Obrigado
Qual é a opção de hotel e voos que te dão para Sharm?
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Cuba e especialmente Havana continuam na minha grande lista :)
Certamente foram umas boas férias nesse paraíso, só foi pena nem tudo ter sido 5 estrelas.
 

fransilva

Membro Ativo
Olá, @NunoCorreia
reparei que esteve também em Sharm el Sheik. Estou a pôr também em equacao, até porque os valores que tenho visto estão idênticos para Varadero e Sharm el Sheik.

Em termos de resort (alimentação, animação, limpeza), praia, oferta de atividades, a qual dos destinos voltaria com mais agrado? 😄

Obrigado
Boa tarde

Tenho um amigo que desde o fim da década de 90 todos os anos vai ao Egipto onde leva grupos de portugueses para fazer mergulho . Ele diz que desde o fim da "primavera árabe" 2012 que se nota claramente alguma hostilidade para com os turistas. O que antes era simpatia e sensação de acolhimento agora é no mínimo indiferença até a hostilidade.

Um colega meu esta ano vai a Hurghada, vamos a ver como lhe correm as coisas.
 
Top