Novidades

[Report] - Varadero + Excursão a Havana & Cayo Blanco 2019

DaisyP

Membro Conhecido
A viagem
As férias de este ano foram difíceis de decidir por várias razões, ora eram as algas no México, os voos caros para a Turquia ou as pedras na praia do Be Live Canoa em Bayahibe... Em todos os destinos havia sempre algum aspeto que me desagradava, e eis que me enviam uma campanha para Varadero e do minuto de a ver até reservar foram segundos.
Foi tudo tratado com o máximo de rigor e eficácia, e agradeço muito ao responsável por isso. :)
O operador foi a Sonhando com saída de Lisboa a 05/10.

Estadia
Em relação ao hotel não havia grandes dúvidas - Sol Palmeras.
É realmente um bom hotel para ficar, é pequenino e por isso tudo está a curtas distâncias. Há quartos remodelados e antigos, eu não vi os antigos uma vez que fiquei nos remodelados mas conheci lá um casal que teve e não falou muito bem, é certo que o hotel não poderá agradar a todos mas um e-mail antes de ir nunca fez mal a ninguém, fiquei no 1029 era r/c em frente a piscina.
Os funcionários são todos super atenciosos e simpáticos, não senti em momento algum o "peso" da propina para me atenderem melhor ou mais rápido mas que vi pessoas a fazerem, vi.
As refeições - o grande ponto mais criticado de Cuba. Ia com as expectativas bem baixinhas por tudo o que lia e pelas dificuldades que o país tem, e fui agradavelmente surpreendida. Não concordo, de todo, quando me dizem que não há quantidade - porque há, e a suficiente para uma semana de férias. Há sempre uns 5/6 tipos de carne, peixe, fruta, saladas, arroz, batatas,... Apanhamos ainda camarão a semana inteira, massas cozinhadas na hora, salmão, leitão assado e ao pequeno almoço havia sempre um senhor a fazer todo o tipo de ovos a nossa escolha e sumos naturais na hora. Eles são abastecidos uma vez por semana e a partir de terça-feira notou-se um aumento enorme de variedade por isso não desesperem, poderá demorar a chegar mas chega!
Há de facto alimentos que não tem tanta qualidade (principalmente estando nós habituados a comida Portuguesa - diga-se que estamos muito mal habituados!) mas em momento algum passei fome, nem perto disso. Fiquei encantada com os sumos naturais do pequeno almoço, o vinho rosé espumante nas refeições e os gelados de morango e doce de leite.
Uma das grandes diferenças para um hotel de outra parte das Caraíbas é também os horários das refeições, em Cuba, é muito provável que se apanhe horas "sem comida" isto é, os buffets não sincronizam e principalmente ao meio da manhã e da tarde é onde se sente a "falha". A hora do almoço para além de dois buffets existe também uns snacks no bar da praia - saladas, fruta, grelhados, paella, hamburguers e batatas, ao seguir ao buffet noturno voltamos a ter o snack bar aberto com cachorros, pizzas e hamburguers - que por vezes pode falhar, mas são tudo "pequenos" pormenores que em nada (pelo menos a mim) me incomodou.
Facto curioso: Não usei repelente e não fui atacada uma única vez!

Internet
Sim, a internet na maioria dos hotéis em Cuba é paga, e tem o custo de 1 CUC 1 hora, pode ser usada ás vezes que quisermos. Já tinha lido cá e na viagem do aeroporto para o hotel o operador voltou a frisar que era muuuito lenta mas não achei. Se tivermos no lobby ou na piscina funciona super bem e uma vez que o meu quarto era junto a piscina também deu. Na praia por vezes também se apanhava e a funcionar bem.

Restaurantes temáticos
O hotel conta com 5 restaurantes temáticos, sendo que só experimentei 3.
Definitivamente, e de longe, o que menos gostei foi o Tex mex - Mexicano, desde a refeição ao atendimento, a certa altura achava que estava num hotel diferente, funcionários pouco simpáticos e a comida foi uma desilusão.

O Internacional e o Oshin já tive uma experiência positiva em tudo. Gostava de ter experimentado o Italiano pelo bom feedback mas infelizmente estava em obras e não tive oportunidade para experimentar - não é que precise de desculpas para voltar mas fica aqui um motivo.
Para além destes existe ainda o Latino.
 
Última edição:

DaisyP

Membro Conhecido
(in)Felizmente os dias foram passados na praia e não tirei fotografias nem ao hotel nem a piscina - até porque nem pus os pézinhos na piscina.
E... meus senhores... nem sei se há palavras para esta praia! Acho que os azuis da água não fazem jus as fotografias que nos vendem, é ainda mais bonito. A água é quente e não tem ondulação - se bem que no primeiro dia estava uma nortada daquelas típicas de Leça da Palmeira e o mar bem agitado mas foi o único dia que apanhamos pior na praia, porque em Havana a coisa foi pior...

Nunca fiquei tão feliz por chegar ao fim de um passadiço...

Para quem está de frente para a água a praia do lado esquerdo (que foi onde fiquei) não tinha animação mas do lado direito após o bar tinha bastante.
Tanto de um lado como do outro há muitas espreguiçadeiras com guarda-sóis.
Existe um clube náutico onde as pessoas gratuitamente podem experimentar desde canoas, gaivotas,...
Antes do passadiço da praia, todos os dias é montada uma feirinha de artesanato variado e os preços são bem simpáticos.
Caminhava-mos pela praia sempre para o lado esquerdo (quem está de frente para a água) e de manhã estavam sempre lá uns Cubanos a pescar.
A técnica deles era bem engraçada e diferente, eles usavam uma câmara de ar de um pneu com uma rede, as barbatanas e um balde e estava feito, o certo é que todos os dias era aos quilos de peixe, aconselho-vos a ir ver que vale a pena e fica a uma distância de 5 minutos do "nosso" bar de praia.
A porta do hotel tem um comboio que podem usar gratuitamente, este leva-nos até a um pequeno shopping perto do hotel onde podem encontrar umas barracas também de artesanato.

Depois existe um bus que faz a penÍnsula toda de Varadero tem o custo de 5 CUC e podem entrar as vezes que quiserem nesse dia.
Não apanhei o bus, fui de táxi e paguei 10 CUC por trajeto, pedi um descapotável e a experiência foi bem gira.
No centro também encontramos uma feira maior de artesanato e é o sitio ideal para comprar recordações. Estive lá até as 20h30 e achei sempre muito seguro, os Cubanos são um povo muito simpático e é perfeitamente normal encontrarem turistas por lá, a segurança em toda a ilha é boa.
Este é o itinerário do bus.
 
Última edição:

DaisyP

Membro Conhecido
Havana
Era obrigatório fazer a excursão a Havana e ainda em Portugal tratei de marcar tudo com o Bóris, no dia marcado e mais ou menos a hora combinada o motorista estava a nossa espera. O Boris já tinha o dia preenchido e quem veio foi o Rui, o motorista e o Aldi o guia, para além de falar muito bem português era extremamente simpático e explicava tudo muito bem.
A viagem é feita num carro clássico muito confortável e com AC, demora em média 2 horas, sendo que para lá demora mais um bocadinho porque ainda paramos na Ponte de Bacanayagua, para além do miradouro incrível tem a melhor pina colada que já bebi até hoje, custa 5CUC por pessoa e só posso dizer que não se vão arrepender.
O carro que nos levou até Havana.

Mal chegamos a Havana temos o nosso guia a espera e começa a visita, paramos nos locais mais emblemáticos da cidade, tanto em Havana velha como nova e rapidamente somos conquistados pelas cores, cheios, a arte na rua, no quotidiano cubano, os carros e até os prédios quase a ruir. Havana é uma cidade saída de filme, e a cada passo que damos mais a sensação temos que de tudo se trata de cenários montados, é realmente mágica e apesar do tempo da parte da tarde não dar tréguas conseguimos tirar o melhor partido da excursão e ficar com uma ideia da cidade, contudo ficaram algumas coisas por ver, com muita pena minha... - já falei em motivos para voltar?
 
Última edição:

DaisyP

Membro Conhecido
Cayo Blanco
Outra excursão que decidimos fazer foi visitar um Cayo, compramos a excursão ao operador Sonhando no hotel e por ser em época baixa teve o custo de 65CUC por pessoa já com a refeição incluída.
A viagem é feita de catamaran, primeiro é feito uma paragem para fazer snorkeling (o material é emprestado, o tubo fica de recordação para nós os óculos temos de devolver), há bastante quantidade de peixes mas sem grande variedade mas dá para matar o bichinho e passar alí uns 30 min bem agradáveis. A praia em Cayo Blanco é de sonho, tínhamos sempre pé, praia deserta e apenas víamos palmeiras, areia e muita água, a água é ainda mais quente que em Varadero.
O almoço incluí meia lagosta e um mini buffet de massas, carnes, saladas e camarões. Aqui, foi o único sítio onde apliquei a tão famosa "proprina" para receber mais lagostas.
Sem dúvida que foram umas férias fantásticas e que recomendo totalmente, ficou a promessa de voltar e é para cumprir.
E em tom de despedida fui presenteada com mais um incrível por-do-sol de Varadero.
Até breve, e boas viagens.
 
Última edição:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Hello @DaisyP ,

Que maravilha rever "uma casa" onde já fui feliz!!!

Tu sabes que o hotel me diz muito e o destino também!!!

Obrigado pela partilha e por rever mais uma vez a "minha casa".

Tenho a ideia por aquilo que já conversamos que foram 7 noites bem passadas :), usufruíste o máximo possível do destino e isso é excelente :).

Espero que voltes a Cuba :D

Obrigado
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :D

Muito obrigado pela partilha! É tão bom rever locais onde já passamos e adoramos! Cuba tem tanto para oferecer :)

Boas viagens ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Gostei de ver que a "casa" do PL continua a agradar a todos os visitantes :)
Fico triste é por ainda não ter sido convidado para uma estadia, mas enfim... :p
Foi muito bom rever tantos locais por onde passei e que tenho imensa vontade de voltar.
Boas viagens ;)
 

TREPADOR

Membro Conhecido
São estes reports que me fazem reviver memórias e me dão vontade de voltar.
Há qualquer coisa em Cuba que não se explica, mas nos cativa e nos faz regressar.
Obrigada pela partilha.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Woowwwww!!!! Que praias são essas??? Quando for grande também gostava de ir a Cuba... :p

Obrigado pela partilha e por despertares aquela cena que dizem ser saudade!!!

Boas viagens... ;)
 
Top