Novidades

[Report]Ushuaia-A cidade Austral - A Viagem de uma Vida - By JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
E esta foi a terceira etapa da nossa “ VIAGEM DE UMA VIDA” .
Podem ler os reports anteriores aqui :

Buenos Aires
Península Valdés
Navegando com a Baleia Franca Austral


E foi com alguma melancolia que nos despedimos de Puerto Madryn e da provincia de Trelew , onde no dia anterior percorremos as longas estradas Patagónicas e onde podemos observar a fascinante Baleia Franca Austral.

O despertar foi relativamente cedo pois a distância de Puerto Madryn até Trelew é de 60 km e o voo para Ushuaia era cedo.

O aeroporto de Trelew é um aeroporto pequeno mas muito funcional . A quantidade de voos diários ,mesmo na época alta não justifica uma dimensão maior, pelo que é com muita rapidez que se vai do check in ao embarque .

Curioso foi começar a ver caras já conhecidas e que viajaram connosco de Buenos Aires a Trelew e agora voltavam a repetir na direcção a Ushuaia.

O voo entre Trelew e Ushuaia demorou cerca de 1,40 h e foi bastante tranquilo.

A primeira impressão que tivemos de Ushuaia foi espectacular pois toda a aproximação é feita sobe os picos cheios de neve da Cordilheira dos Andes . A vista é soberba e já aqui começámos a ficar apaixonados.


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_1037.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_1035.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_1032.jpg


Chegámos cerca das 12.20 hrs a Ushuia . Uma hora fantástica para quem como nós queria descobrir a cidade e aproveitar ao máximo a estadia no FIM DO MUNDO.

O aeroporto é fantásticamente sóbrio e totalmente incorporado na filosofia da região que tem como lema a preservação do ambiente e do habitat natural de todas as espécies que ali vivem
O aeroporto está construído em cima de uma pequena ilha em frente á cidade de Ushuaia. È todo ele construído em madeira e os seus tectos são inclinados tipo " tenda " o que faz com que o seu volume passe despercebido em todo o entorno do Canal Beagle.


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_9187.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_9197.jpg


Embora o voo viesse completamente cheio , a chegada das malas foi relativamente rápida como aconteceu em grande parte dos aeroportos que estivémos.
Na sala de espera estava a equipa de guias que nos iria acompanhar nestes dois dias em Ushuaia e que como era normal nos deram todas as informações necessárias para uma estadia que se pretendia fantástica.

Tinhamos então o plano de visitar USHUAIA , o Parque Nacional da Terra do Fogo e um cruzeiro no Canal Beagle. Este report será só sobre a cidade de Ushuaia .Os outros dois ficam cada um em separado ( muitas fotos que não quero deixar de partilhar ) :)

Saindo para o exterior encontramos o primeiro cartão de visita da cidade.
Eis que saindo as portas do aeroporto , somos confrontadas com uma visão fantástica da cidade rodeada pelos Montes Martial.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Panorama_201.jpg



A sensação é de que afinal o " FIM DO MUNDO " é bastante mais agradável do que se poderia imaginar.

Embora a época do ano fosse já o inicio da Primavera ,ainda se fazia sentir um pouco de frio e especialmente um vento Norte persistente e ao mesmo tempo incomodativo.Nada que nós TUGAS verdadeiros não conseguissemos suportar.

O transfer com os respectivos guias levaram-nos até ao hotel mas antes de nos deixarem ainda nos deram mais algumas informações importantes sobre as visitas que poderiamos fazer nesse resto de dia que era de actividades livres.

O Hotel escolhido foi o ALTOS USHUAIA ( http://www.altosushuaia.com ) .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_9151.jpg


O Hotel era e é fantástico . Longe do centro da cidade , encontra-se na encosta dos Montes Martial ,com uma vista fabulosa sobre a cidade. Embora se possa pensar que o facto de estar fora da cidade possa ser menos agradável , o facto é que a distância é muito pouca , o táxi muito barato e o ganho em termos de vista e de sossego é compensador .

Este era o nosso quarto

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8738.jpg


E esta era a vista panorâmica que tinhamos desde a janela do nosso quarto.
De manhã com o nascer do Sol era uma imagem fascinante . Tentei duas vezes a foto mas sem filtros foi quase impossível.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Ushuaia_20vista_20hotel.jpg


Pode-se ver na imagem sobre o lado direito o aeroporto e um pouco da zona baixa da cidade . Digo zona baixa porque como poderão entender , a cidade está no sopé do Monte Martial pelo que grande parte dela está na zona mais alta ( inclinada ) do próprio Monte.

Fomos aconselhados pelo guia a subir ao CERRO MARTIAL ,onde se encontra um pequeno glaciar , O GLACIAR MARTIAL e que está alguns km acima do hotel e de onde poderiamos ver algum gelo e ao mesmo tempo apreciar algumas das mais bonitas vistas de USHUAIA.

O lugar onde o táxi nos deixa é o ínicio do trilho que leva os caminhantes até ao Glaciar.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8749.jpg


Esta viagem pode ser feita de duas formas : caminhando ( mais de 3 h até ao Glaciar ) ou utilizando umas cadeiras de teleférico até a um ponto intermédio ( desde esse ponto serão 2 h de caminhada ). Estas caminhadas requerem boa forma física e ao mesmo tempo roupas e equipamento adequado pois as temperaturas são baixas e os ventos são fortes.

Nós ficámos mesmo por ali pois o teleférico estava fechado ( já não era época alta ) e a subida ficou fora de hipótese pois era muito inclinada e por outro lado queriamos ainda passear pela cidade.

No ínicio do trilho existe um pequeno bar em madeira que serve um chocolate quente e alguma comida rápida.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8752.jpg


Optámos por caminhar um pouco pelo trilho até uma zona um pouco mais alta de forma a poder observar a cidade . Subimos pela lateral de um pequeno ribeiro que com o degelo do Glaciar trazia muito mais água do que era habitual.


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8765.jpg


Embora fosse cedo não havia por ali muita gente. Os visitantes optavam por subir ao Glaciar em vez de caminharem por estes trilhos onde a vegetação queimada pela neve ,começava a ganhar cor e a presentear os visitantes com os seus inconfundiveis cheiros.

Só os nossos passos na gravilha e os muitos pássaros que por ali vagueavam , conseguiram cortar o silêncio único e fascinante da Natureza. A água que corria pelo ribeiro deixava o seu rasto de espuma cada vez que encontrava no seu caminho uma pedra polida e os pequenos pedaços de madeira de árvores mortas ,iam sendo tranquilamente arrastados pelas águas até se deterem num género de repressa natural.

E foi com este enquadramento que fomos subindo devagar , ao ritmo do pouco vento que se fazia sentir.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8758.jpg


Serpenteando por entre a gravilha e alguns pedaços de gelo continuámos a nossa caminhada junto a este ribeiro que se mostrava cada vez mais bonito , tranquilo e sedutor.
À medida que fomos subindo o vento tornou-se mais forte , o frio ficou mais intenso e as zonas de gelo cada vez maiores e mais espessas.

E aquilo que visto ao longe parecia ser a continuação do trilho , era afinal o ínicio de um longo caminho de gelo que infelizmente não permitia que a nossa caminhada prosseguisse.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8761.jpg


Tranquilamente ficámos por ali a descansar um pouco e decidimos descer até ao ínico do trilho pois ainda havia muita coisa a visitar.

E a descida tinha também guardado outras imagens , cores e cheiros que nos haviam passado despercebidos na subida.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8766.jpg


Não conseguimos ver a cidade desde o topo do Glaciar , afinal não era um trilho para nós ,mas tão pouco ficámos desiludidos , como bons viajantes temos sempre de reconhecer as nossas capacidades e compreender a Natureza e o meio envolvente. Não este trilho não era mesmo para nós.

No inicio / final do trilho existe um local líndissimo ,um local onde se conseguiu conjugar de uma forma fascinante a obra humana e a obra natural. Falo da " LA CABAÑA " .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8768.jpg


Uma Casa de Chá onde o estafado caminhante pode parar para descansar num ambiente natural , descontraido e donde se tem umas vistas fantásticas .
Além da Casa de Chá que serve um chocolate quente fantabulástico ,este conjunto é também um pequeno hotel de montanha onde famílias descansam das intensas actividades de inverno.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8771.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8777.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8778.jpg


E porque as horas passam muito depressa ,decidimos apanhar um táxi e rumar ao centro da cidade de USHUAIA , a CIDADE MAIS AUSTRAL DO MUNDO ou como lhe chamam os locais " O FIM DO MUNDO ".

USHUAIA
Capital da Província da TERRA DO FOGO

O seu nome provém do idioma indígena yagan: ushu + aia (fundo + baía = baía profunda)

Milhares de anos fizeram com que as águas oceânicas causassem a erosão de uma parte considerável do continente . Violentos sismos geraram essa divisão formando uma grande Ilha e um passo inter oceânico.
Quando chegaram as primeiras expedições europeias a estas terras no principio do séc. XVI já esta terra estava povoada à mais de 6.000 anos por quatro grupos étnicos : Os SELK´NAM , os YAMANA ,os ALAKALUFES e os Haush.

O homem europeu conheceria a Ilha Grande da Terra do Fogo aquando da expedição de Fernão de Magalhães ao Sul e que rendeu as primeiras descrições da TERRA DO FOGO.
Este nome, segundo rezam as crónicas da altura , deve-se a que os navegantes espanhóis observaram fumo e fogo a costa eem virtude disso baptizaram a ilha com " Terra do Fogo ".

Com o tempo várias expedições europeias permitiram um contacto mais directo entre o homem branco e os aborígenes.

Uma missão de pastores anglicanos , dirigida por Thomas Bridges , instalou-se na zona do Canal Beagle em 1869 formando assim o assentamento europeu no que se entende hoje como o território de Ushuaia.

A cidade de Ushuaia foi fundada em 12 de Outubro de 1884 sobre a costa do Canal Beagle e é rodeada pelos Montes Martial e Olívia ,pela Cordilheirados Andes e pelos belos e férteis vales glaciares.

Pedimos ao taxista para nos deixar junto do Posto de Turismo pois queriamos carimbar os nossos passaportes com 4 carimbos da Cidade Mais Austral do Mundo.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8784.jpg



Infelizmente a cidade não tem monumentos consideráveis para se visitar. Possui um centro de artesanato com peças de grande riqueza onde quase todas elas estão relacionadas com o mar ou com os DUENDES , uma das peças típicas da cidade . Começámos o nosso passeio pela zona do Porto de Ushuaia : Esta é uma zona muito concorrida pois é daqui que saem todos os catamarans para os passeios no Canal Beagle.


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8791.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8783.jpg


É também nesta zona junto ao porto que existe uma das placas mais fotografadas da América do Sul e talvez a mais fotografada da Argentina. Esta :

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_1070.jpg


E como em qualquer porto de pesca ou não existem sempre esvoaçando algumas gaivotas . Ushuaia não foge à regra , mas estas têm uma cor um pouco diferente das que estamos habituados a ver por cá. São bastante mais cinzentas que as nossas.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8793.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8792.jpg


Aproveitámos e fomos caminhando ao longo da margem do Canal Beagle ,passando pela Alameda das Personalidades .Aqui existem diversos bustos de personalidades famosas da cidade.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8797_1.jpg


A Argentina é banhada por dois Oceanos , pelo que estava convencido que a capacidade e presença da sua Marinha de Guerra por zonas tão sensiveis como esta do Canal Beagle , fosse de grande dimensão e de grande presença.
Parece que me enganei pois esta foi a imagem que encontrei do Porto da Marinha de Guerra Argentina.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8801.jpg


Alguns , poucos navios e na sua grande maioria já bastante velhos e a necessitar de uma reforma urgente. Lá como cá vivem-se momentos de crise

Continuámos a percorrer a avenida em direcção ao um dos locais mais visitados de Ushuaia , " MUSEU DO FIM DO MUNDO " situado no antigo Presídio de Ushuaia.

No inicio do séc.XX foi construido nas proximidades da então aldeia de Ushuaia , o Presidio do Fim do Mundo.
Funcionou entre 1902 e 1947 e recebeu desde dissidentes políticos , a funcionários públicos corruptos e muitos condenados à morte .
Os condenados que se portavam melhor tinham a possibilidade de trabalhar no exterior do Presídio , sendo grande parte deles levados até à zona do Parque Nacional , através de uma linha férrea , onde procediam ao corte de arvores de forma a obter a madeira que era utilizada nas diversas obras da cidade. Essa linha férrea é hojeuma atracção turística de que falaremos mais tarde .

Após um longo tempo de abandono foi transformado em Museu .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8813.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8814.jpg


Possui no seu interior uma cópia perfeita do que era o FAROL DO FIM DO MUNDO.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8823.jpg



Não foi das visitas que mais me impressionou .O Museu está bastante antigo face às actuais possibilidades multimédia.Alguns dos factos históricos são dificies de encontrar dentro do Museu. No fundo é um local que abrange várias temáticas ligadas à Marinha Argentina , com algumas alusões à Guerrra das Malvinas . A outra temática muito presente é a ligação do Museu ao " TREN DOS PRESOS ".
Demasiada concentrada e demasiada informação temática . Em algumas partes da visita pensei " Afinal o que estou a ver pertence a ? " .
Sinceramente não gostei

Abandonámos o Presídio e tomámos a " Calle San Martin " ou seja a Rua Principal onde tudo acontece.
Toda a rua é preenchida com lojas de souvenirs , pizzerias , cafés onde servem um chocolate quente maravilhoso e muitos restaurantes com a famosa Santola.

Alguns prédios são memória viva de alguns momentos da história da cidade ,já que mostram nas suas janelas algumas cenas do quotidiano da região nos primórdios da sua colonização.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8829.jpg


Outros não mostram o passado mas sim o presente mais realista e consumista :)

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8830.jpg


Ainda nos sobrou algum tempo para ir visitar um lugar especial para este povo. O Monumento aos mortos na Guerra das Malvinas .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8832.jpg


Para nós uma guerra que se passou lá longe , para os locais uma guerra que esteve aqui muito perto.
Está situado numa praçae é interessante ver os argentinos a pararem emfrente ao monumento e baixarem a cabeça em sinal de respeito pelos seus mortos.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8833.jpg


Como conclusão : É uma cidade bastante desordenada no que respeita a urbanismo. Os locais são muito simpáticose muito virados ao turismo. É uma cidade que depende quase exclusivamente do turismo para viver e onde não existe desemprego , tal é a quantidade de turistas que aqui chegam diáriamente.
Mesmo na época mais fria , em que muitas vezes não existe ligação com o exterior , a taxa de ocupaçãodos seus hoteis e hosteis é bastante elevada.

Como cidade e sem ter o suporte dos vizinhos " Parque Nacional daTerra Fogo " e " Canal Beagle " seria para esquecer. Com os vizinhos torna-se ponto de paragem obrigatório e suporta-se.

A grande vantagem .... Os Montes que a rodeiam tornam a paisagem um pouco mais especial.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_8831.jpg


Fiquem por aí e sigam os próximos reports " Parque Nacional Terra Fogo " e " Canal Beagle "

Obrigado pela vossa paciência

Abraço
João Paulo
 
Última edição por um moderador:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá João...

Mais uma Obrada de Arte... Obrigado por partilhares connosco a "tua grande Viagem"....

Confesso que Ushuaia não me era completamente desconhecida pois por motivos profissionais já tive que fazer pesquisa...

Parabéns e Muito Obrigado...

O Portal hoje está mais rico... :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado por mais uma fantástica partilha e por mostrares locais que não são tão conhecidos, é sempre bom ver reports diferentes do habitual :)

Boas Viagens :)
 

d3ci0

Membro Conhecido
Fantástica partilha!!! Sinceramente nunca tinha ouvido falar desta cidade :huh:

Mas gostei muito do que vi!!! ;)
 

Titos

Membro Conhecido
Olá Joao Paulo,
Tenho seguido a tua viagem e só posso agradecer a tua generosidade em vires aqui partilhar está experiencia.

Obrigado.
 

Nika

Membro Conhecido
Olá João Paulo!

Obrigada pela partilha e parabéns por mais um report fantástico. :)
Que grande vista sobre a cordilheira dos Andes. :agitado:
 

JJPPMM

Membro Conhecido
d3ci0 disse:
Fantástica partilha!!! Sinceramente nunca tinha ouvido falar desta cidade :huh:

Mas gostei muito do que vi!!! ;)
Olá d3ci0
Não é muito comum falar-se nela . Afinal é o FIM DO MUNDO e normalmente não se vai lá pela cidade mas pelo Parque Nacional da Terra do Fogo . Este talvez já tenha ouvido falar. De resto não e uma cidade muito turistica.
Obrigado pelo comentário
J.P.


Ricardo_7 disse:
Olá,

Obrigado por mais uma fantástica partilha e por mostrares locais que não são tão conhecidos, é sempre bom ver reports diferentes do habitual :)

Boas Viagens :)
Olá Ricardo
De facto são lugares que para nós europeus estão muito distantes e não é muito normal ir até lá.
Aguarda pelos restantes . Ainda faltam " Perito Moreno " , " Lima " , " Cusco " , " Matchu Picchu " e o " Rio ".
Obrigado pelo comentário e pela leitura
Abraço


Nika. disse:
Olá João Paulo!

Obrigada pela partilha e parabéns por mais um report fantástico. :)
Que grande vista sobre a cordilheira dos Andes. :agitado:
Olá Nika
E estas não são as melhores.
Espera pelo report do Canal Beagle e aí sim , essas são magnificas ( modéstia à parte )
Obrigado uma vez mais pela tua leitura e comentario.
Bj
J.P
 

JJPPMM

Membro Conhecido
CarpeDiemMan disse:
Olá João Paulo

Muito bom Report :).
Que paisagens!! As montanhas mesmo ali ao lado, espetacular!

Cumprimentos
Obrigado

São o final da Cordilheira do Andes.
No próximo report verás desde um outro ponto a mesma cordilheira.

Abraço
J.Paulo
 
Top